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Estou a pensar comprar um Toyota Yaris Comfort Diesel (novo): algumas questões

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  • #16
    Originally posted by c_s_amaral View Post
    Os motores de hoje em dia praticamente não precisam de rodagem, precisam sim é de ser tratados com algumas precauções nos primeiros Km.
    Fazer uma condução absolutamente normal, sem acelerações nem reduções bruscas e ter muito cuidado com o que se faz com o motor frio.
    Nunca aquecer o motor com o carro parado. Bastam algguns segundos para que o oleo chegue a todas as partes do motor.
    Nunca desligar o motor repentinamente depois de uma situação em que o turbo esteve a funcionar.
    Isso está escrito no manual, principalmente a última frase, referindo inclusive um ou dois minutos de "espera" após situações de AE ou carga elevada.

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    • #17
      As paragens em autoestrada em estaçoes de serviço são muito problemáticas porque o turbo vem "em carga" à muito tempo e aí sim temos mesmo de cumprir o está dito no post anterior, porque em poucos segundos passamos da velicidade normal, para zero quando estacionamos.
      De resto ninguem mora ou trabalha na auto estrada, o mais prudente é uns minutos antes do fim da viagem, começar a baixar as rotações.

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      • #18
        Obrigado pelas respostas. Já agora, no manual vem indicado que os motores diesel dos Toyota Yaris vem de fábrica com o óleo 0W-30 e podem consumir algum óleo quando novos. Que quantidade de óleo devo comprar para ter em casa, para adicionar se necessário, tendo em conta que a próxima mudança de óleo é aos 15 000 Km ou 1 ano? Dois litros chegam? Outra coisa, como sei se o meu motor tem sistema DPF?

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        • #19
          Originally posted by c_s_amaral View Post
          As paragens em autoestrada em estaçoes de serviço são muito problemáticas porque o turbo vem "em carga" à muito tempo e aí sim temos mesmo de cumprir o está dito no post anterior, porque em poucos segundos passamos da velicidade normal, para zero quando estacionamos.
          De resto ninguem mora ou trabalha na auto estrada, o mais prudente é uns minutos antes do fim da viagem, começar a baixar as rotações.
          Não tem nada a ver com as diferenças de velocidade e sim com a temperatura.
          Ao parares o carro, depois de uma situação de carga contínua, o tempo de espera serve essencialmente para fazer circular o óleo no turbo enquanto este baixa de temperatura evitando criar depósitos de óleo queimado que, por sua vez, podem originar desgaste no turbo.

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