Announcement

Collapse
No announcement yet.

Motores TwinCam quais usam?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Motores TwinCam quais usam?

    Boas!

    Vieram-me à dias com uma história que me deixou com água na boca relativamente ao meu projecto...

    Um motor TwinCam! Isto é, a cabeça de um motor TwinCam!

    Pergunto-vos por isso, quais de vós tê ou conhecem motores TwinCam...

    Por exemplo, começo já pelos conhecidos AE86 (4age) e os TA22 (2tg)...

    Gostava de conhecer os motores Twin Cam Toyota que há no mercado....

    Cumprimentos!

  • #2
    Twin Cam é o mesmoo que dizer: DOHC-Double Over Head Camshaft
    Quem usa essa designação além da Toyota nos seus carros são a Suzuki e Nissan.

    Dos motores da toyota que conheço há muitos que usam esa designação, pois a maioria são DOHC, mas creio que no caso da Toyota essa designação é usada quando o motor é perfomante.

    Comentar


    • #3
      a honda tb é DOHC

      Comentar


      • #4
        Agora é tudo DOHC... esse nome só era pomposo nos tempos que ainda havia SOHC. É como agora andar com andar com as letras a dizer turbo atrás, não faz grande espanto porque é tudo turbo.

        Comentar


        • #5
          Pois, têm razão!
          DOHC é o mesmo que TwinCam, e a toyota também usa essa designação na tampa das valvulas ou nos 4age ou nos 2tg, (ambos relativamente antigos) já não me lembro bem, mas é em pelo menos num deles.

          Isto é, não é bem a mesma coisa, mas na practica é como de fosse.... TwinCam significa que o motor em questão possui 2 arvores de cames puro e simplesmente, enquanto que DOHC significa que o motor tem 2 arvores de cames, e que estas se situam à cabeça do motor... que como sabem, são muitos os modelos em que a arvore de cames situa-se no bloco...

          Bem, mas o que eu queria mesmo era através da experiência ou conhecimento dos utilizadores deste blog, reunir informação de quais motores/automoveis toyota possuiam Dupla Arvore de Cames, (Twincam), mas se fosse DOHC ainda melhor... :lol

          Comentar


          • #6
            se começares a subir na cilindrada, tambem encontras mais twincam's

            Comentar


            • #7
              Twincam, é um nome que deixou de ser tão utilizado nos últimos anos e encontram-se mais nos carros nipónicos.

              Exemplos de "não Toyotas" com motores Twincam:
              - Suzuki Swift 1.3 GTi;
              - Suzuki Cappoccino (600cc 3 cilindros 12v);
              - Nissan Sunny 2.0 GTi;




              Originally posted by costinha_trf View Post
              Pois, têm razão!
              (...)Bem, mas o que eu queria mesmo era através da experiência ou conhecimento dos utilizadores deste blog, reunir informação de quais motores/automoveis toyota possuiam Dupla Arvore de Cames, (Twincam), mas se fosse DOHC ainda melhor... :lol
              Isto não é um Blog, mas um fórum! ;)

              Comentar


              • #8
                Originally posted by JustaPor View Post
                Isto não é um Blog, mas um fórum! ;)
                Tens toda a razão, é um fórum, peço desculpa, foi um lapso...

                Comentar


                • #9
                  Motores com denominação Twin Cam? Há tantos... 4A-GE, 4A-GZE, 2T-G, 3T-GTE, 4T-GTE, 3S-GE, 3S-GTE, etc...
                  Ao contrário do que foi aqui dito, Twin Cam não é o mesmo que DOHC, Twin Cam é uma denominação mais comercial e com o intuito de demonstrar que eram motores virados para performance do que outra coisa, pois temos motores toyota DOHC que não têm essa denominação, como por exemplo o 4A-FE que é DOHC mas não é denominado Twin Cam.
                  Penso que a denominação Twin Cam tenha sido aplicada em todos os motores com cabeças "G" até ao final dos anos 90, quando essa última geração foi descontinuada deixou de ser usada a denominação Twin Cam.

                  Comentar


                  • #10
                    acho que nao vou dizer uma grande barbaridade, mas como o darkness varios motores DOHC nao sao virados para a performance, 4A-FE ou 3S-FE sao dois deles!

                    o que eu acho que os twim cam têm que estes motores nao têm (4A-FE ou 3S-FE) é a borboleta "milagrosa" em que a partir de uma certa rotacao abre o outro canal de ar e os motores continuam sem perder potencia.

                    acho eu, nao tenho a certeza, que so os motores denominados twim cam, isto na toyota, é que tem esta borboleta.
                    se tiver errado facam o favor de me corrigir!

                    Comentar


                    • #11
                      Não sei do que estás a falar Sparow, ora vejamos, o meu ke25 tem carburador duplo, onde o duplo carburador apenas abre a uma certa rotação... é isso que estás a falar? Ele tem apenas uma "cam" lol

                      Comentar


                      • #12
                        tou a falar de motores que ja tem injeccao!sao os que melhor conheco!

                        Comentar


                        • #13
                          Nada disso sparow, os motores com cabeças "F" usam um sistema chamado slave cam, ou seja, uma das árvores de cames (por norma a de admissão) gira através de uma engrenagem dentro da cabeça que faz a girar á mesma velocidade que a de escape, se reparares bem, tanto o 4A-FE como o 3S-FE só possuem uma única polie de árvore de cames, enquanto que os "G" possuem duas ou seja são totalmente independentes, e o ângulo entre válvulas varia, nas cabeças "F" costuma ser entre 20º e 25º e nas "G" chegam a ser 50º de forma a obter mais performance.

                          Comentar


                          • #14
                            Originally posted by Darkness View Post
                            Nada disso sparow, os motores com cabeças "F" usam um sistema chamado slave cam, ou seja, uma das árvores de cames (por norma a de admissão) gira através de uma engrenagem dentro da cabeça que faz a girar á mesma velocidade que a de escape, se reparares bem, tanto o 4A-FE como o 3S-FE só possuem uma única polie de árvore de cames, enquanto que os "G" possuem duas ou seja são totalmente independentes, e o ângulo entre válvulas varia, nas cabeças "F" costuma ser entre 20º e 25º e nas "G" chegam a ser 50º de forma a obter mais performance.
                            olha la tou eu aprender mais uma vez, pensei que os "F" tambem usassem duas polies independentes!obrigado DK!

                            Comentar


                            • #15

                              Legenda:

                              Twin Cam
                              1 - Polie da árvore de cames que comanda as válvulas de admissão
                              2 - Polie da árvore de cames que comanda as válvulas de escape
                              3 - Correia de distribuição
                              4 - Árvore de cames que comanda as válvulas de admissão
                              5 - Árvore de cames que comanda as válvulas de escape

                              Slave Cam
                              6 - Polie das árvores de cames
                              7 - Engrenagem da árvore de cames que comanda as válvulas de escape
                              8 - Árvore de cames que comanda as válvulas de admissão
                              9 - Árvore de cames que comanda as válvulas de escape
                              10 - Correia de distribuição
                              11 - Engrenagem da árvore de cames que comanda as válvulas de admissão

                              Talvez assim consigas entender melhor, foi feito em paint do nada mas acho que dá para perceber, o Twin Cam é o sistema que encontramos nos motores 4A-GE, 3S-GE, etc... O Slave Cam é encontrado nos motores 4A-FE e 3S-FE, entre outros.

                              ---------- Mensagem adicionada em 07:54 PM ---------- Mensagem anterior em 07:44 PM ----------

                              Também consegues ver que a diferença possivel no ângulo entre válvulas de escape e admissão de um sistema para o outro é enorme!
                              (Tive que criar outro post porque por algum motivo não consigo editar os meus posts.)

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X