Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 28 de 28

Tópico: teste de pneus

gilgomes está offline gruista-wolfkran
    Registo
    Jul 2009
    Local
    bern
    Msgs
    94
    Obrigado
    0

Exclamation teste de pneus

YouTube - Teste a par pneus novos qual eixo.wmv
    e eu que andava sempre com os pneus melhores a frente

powerPT está offline Sysadmin
    Registo
    Mar 1970
    Local
    80% Aveiro/ 10% Porto
    Msgs
    9,642
    Obrigado
    7

Muitas pessoas usam esse método de meter os bons à frente mas não têm a mínima noção de física!

É óbvio e não há nada para refutar em contrário que os melhores devem estar sempre no eixo traseiro. Ao contrário de muitas pessoas próximas eu sempre fui diferente, mesmo metendo os factos em papel nada. Pode ser que com esse vídeo abram os olhos.

Claro que por outro lado há pessoas que fazem a muda por uma questão monetária mas cada um sabe de si, eu cá não poupo em pneus, é um dos elementos que nos segura à estrada, para não dizer o principal elemento.
    "I cant believe toyota made a car like this Supra, now they make the prius..."
    Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

"...the consumer can never be too complacent when it comes to brand loyalty."

"Se eu podia andar devagar? Podia...mas não era a mesma coisa"

"WRC is for boys, Group B was for men"

Registo
    Oct 2009
    Local
    Porto
    Msgs
    77
    Obrigado
    0

Não percebo nada de carros, mas até hoje, sempre que mudei os pneus, foram os próprios funcionários que diziam que os novos iam para a frente. Pensava que tinha que ver com a tracção (que é à frente), mas depois de ver o vídeo... já sei para onde é que vão os novos.

joao_onyx está offline Ajudante do bandido
    Registo
    Jan 2008
    Msgs
    12,965
    Obrigado
    154

entao do seja...

os da frente têm mais desgaste.... entao os da frente vao a vida, saltam fora, os de trás vão para a frente, e meto novos atrás...

ou meto os 4 novos.. que é o que faço...

Pneus e travões, têm de estar sempre impecaveis..
    "Não sou nada esquisito, o melhor que ha serve perfeitamente "

powerPT está offline Sysadmin
    Registo
    Mar 1970
    Local
    80% Aveiro/ 10% Porto
    Msgs
    9,642
    Obrigado
    7

Quote Mensagem Original de Webphilosopher Ver Mensagem
    Não percebo nada de carros, mas até hoje, sempre que mudei os pneus, foram os próprios funcionários que diziam que os novos iam para a frente. Pensava que tinha que ver com a tracção (que é à frente), mas depois de ver o vídeo... já sei para onde é que vão os novos.
    Sim de facto existe muito pseudo-profissionais no ramo dos pneus que fazem isso, mas não é destes que a história reza. Há muitas mentalidades a mudar e felizmente a Internet é uma óptima via de comunicação, rápida e vasta.

Vejamos:
    O automóvel possui maior peso à frente, mesmo com uma distribuição perfeita entre eixos (50%/50%) existe sempre o factor condutor e possível passageiro que leva logo para novamente o peso maior à frente.
    Numa curva foge mais depressa uma coisa leve ou pesada? Mas isto não é bem certo, o problema é que ao travarmos para uma curva estamos a colocar mais massa na parte frontal do carro e ao curvar claro, traseira está tipo uma "pena" e lá "voa"...
    Por isso é que isto dos pneus se aplica em carros tracção frontal ou traseira.
    Mas não só a transferência de massas influência, falei em tracção e controla-se melhor a frente do que uma traseira...
    "I cant believe toyota made a car like this Supra, now they make the prius..."
    Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

"...the consumer can never be too complacent when it comes to brand loyalty."

"Se eu podia andar devagar? Podia...mas não era a mesma coisa"

"WRC is for boys, Group B was for men"

JustaPor está offline Moderador
    Registo
    Jan 1970
    Local
    Azambuja
    Msgs
    14,450
    Obrigado
    3

Já há um tópico, creio que criado pelo Toyosupra, a falar desse tema.

"Wise Men talk because they have something to say. Fools, because they have to say something."
    "Since light travels faster than sound, people may appear bright until you hear them speak."

Darkness está offline B.A.D. RP
    Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,675
    Obrigado
    0

Ao contrário do que foi aqui dito, a troca dos pneus de trás para a frente, é utilizada simplesmente para o desgaste se manter o mais uniforme possivel ás 4 rodas de modo a que se fique mais tempo sem trocar de pneus e não a ver com ganhos ou perdas de tracção, agora cada um tem a sua prioridade, quem faz centenas ou milhares de kms de AE por semana, quer ficar o máximo de tempo sem trocar de pneus, quem faz muita estrada nacional dá mais prioridade á tracção que estes lhe dão e não tanto á durabilidade, são ambos métodos válidos para fins diferentes, porque se quiser ficar o maior tempo possivel sem trocar de pneus e me vierem dizer que é melhor meter os pneus mais desgastados á frente, num FWD, eu também achava que a pessoa era uma iluminada do catano! Não nos vamos por a dizer que um é melhor que outro porque são simplesmente utilizados para coisas diferentes.

VENCEDOR TOYOTA DO MÊS - JULHO DE 2009

tiago está offline Aluga-se
    Registo
    Nov 2007
    Local
    são joão do pau, santa maria da feira & Porto
    Msgs
    2,274
    Obrigado
    0

a informacao k passa nas lojas portuguesas de pneus é so msm com objectivo de poupar pneus.

Martins_Viseu está offline Dentista da B.A.D. :D
    Registo
    Jul 2008
    Local
    Viseu
    Msgs
    11,911
    Obrigado
    217

Eu normalmente mudo os pneus para ter um desgaste uniforme e quando tiver que mudar serem os 4 ao mesmo tempo.Por vezes ando com pneus em pior estado atrás do que à frente mas sei os riscos que corro...Claro que é muito mais difícil controlar uma escapadela da traseira do que da frente mas há que estabelecer objectivos...

Rectas até a minha avó faz...A curvar distinguem-se os homens dos meninos

Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,675
    Obrigado
    0

Nem mais martins! Não há métodos errados, mudam é conforme o que se procura, agora dizer que trocar os pneus é errado é que é errado!

Dryads está offline Senior Member
    Registo
    May 2007
    Local
    Portugal
    Msgs
    535
    Obrigado
    0

sempre a aprender :)

AlexM2000 está offline BANIDO!
    Registo
    Oct 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    347
    Obrigado
    0

Existe por ai muito mecânico a vender a história de colocar os pneus novos à frente para o carro ficar mais seguro, a tracção é a frente, bla bla bla...
    Por acaso já tinha visto um teste identico na BBC faz uns 10 anos e desde então é deixar os pneus gastar até ao limite, depois é colocar novos atras e os de trás na frente e assim sucessivamente.
    No ano passado na Volvo colocaram pneus novos à frente no carro de uma colega minha, fui lá falar com eles, passado uma semana estavam a ter formação de pneus...
    O ideal é sempre trocar os quatro, quando não for possível os de menor desgaste sempre atras.
    Última edição de AlexM2000 : 20-01-2010 às 06:18 AM

kamber está offline Ponto Morto
    Registo
    May 2007
    Msgs
    2
    Obrigado
    0

Default ...?

Bom,pessoal.. Vão desculpar-me pela intromissão, mas não pude ficar calado quando vi tantas barbaridades escritas e,pior,pessoas cujos conhecimentos em termos de fisica e condução de automóveis é quase nula,a acreditarem piamente naquilo que liam. Por forma a evitar que estas pessoas venham a ter comportamentos incorrectos em termos de condução e manutenção dos seus veículos, venho por este meio explicar que a maior parte do que foi dito aqui não passam de disparates sem fundamento.

A primeiro, e mais grave, é que é mais facil controlar um carro que fuja de frente do que um carro que fuja de traseira. Amigo, se o carro fugir de frente não há absolutamente nada que possa fazer. A partir do momento em que o carro perde a aderencia ao piso,a direcção deixa de existir (se os pneus nao estão a aderir ao alcatrão, aumentar o angulo de curvatura das rodas sobre o eixo só irá criar mais inercia e,consequentemente, menos aderencia). O mesmo se aplica á travagem.. Se travarmos no momento em que o eixo frontal do carro se encontre com pouca aderencia, a inercia aumenta e,consequentemente,a aderencia e menor... Se,pelo contrario,acelerarmos, o numero de rpm´s ás rodas aumenta, o que diminui a tracção. (Como quando aceleramos bruscamente e as rodas derrapam por a "força" exercida nas rodas ser superior à capacidade que o veículo tem de colocar o peso no chão).No caso dos carros de tracção traseira acontece algo muito semelhante. A força exercida sobre as rodas traseiras faz com que a frente "levante" e o seu peso seja menor,sendo portanto menor a sua capacidade de aderir ao piso.
    Por outro lado, se um carro fugir de traseira, continuamos a ter estes tres elementos (direcção,travagem, e aceleração) para nos ajudarem a reequilibrar as massas e voltar a colocar o carro na sua trajectória. Se o carro fugir de traseira, pode ser suficiente uma ligeira aceleração e contra-breacagem para equilibrarmos o peso do carro e seguirmos a direito novamente. Os travões também nos podem ajudar a manter o ângulo de viragem, mas isso já exige conhecimentos de condução desportiva mais avançados.
    Posto isto, nas minhas qualidades de profissional do sector, com formação em mecânica e física e como piloto amador de automóveis na categoria de rally e drift, o meu conselho é que, na impossibilidade de ter pneus em perfeitas condições, coloquem sempre o melhor conjunto no eixo dianteiro.

Boas curvas para todos

pack está offline AE86!
    Registo
    Jun 2008
    Local
    Top of the world!
    Msgs
    353
    Obrigado
    0

Boa tarde, depois de ler todos os posts daqui, e ler este último, fico a pensar... Que raio, afinal aquele vídeo é falso? Amigo, eu que por acaso sempre suspeitei que pneus novos é atrás, fiquei esclarecido com o vídeo. Mas já que na qualidade de cientista nos pôde elucidar explique-me, se o carro lhe fugir de traseira e falemos de um FWD pois é o mais comum no mercado, o senhor não pode fazer nada! mas vou repetir NADA! para o voltar a equilibrar na estrada.... Ele foge de traseira e a tracção está como deveria estar... Perde o controle do carro, e este atravessasse na estrada.

Já se o carro lhe fugir de frente, é mais fácil de o equilibrar pois em primeiro lugar irá sentir qualquer perda de tracção pelo volante e depois não tem o peso traseiro do carro nem toda a força de deslocação do chassi a puxarem-no para o lado, penso que seja mais fácil, neste caso tentar equilibrar o carro e por consequente seguir marcha..

Mas isto é apenas um pensamento mais comum, se qualquer facto científico para o provar, é apenas uma discussão de factos.

Cumps
    Última edição de pack : 27-01-2010 às 07:04 PM

Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,675
    Obrigado
    0

Se a frente fugir, o 1º reflexo do condutor é levantar pé, ao fazer isto está básicamente a re-distribuir o peso do carro para a frente o que fará com que ganhe tracção. É por este motivo que em maior parte dos carros, os construtores comprometem o setup de suspensão para ter algum understeer, por ser mais fácil de controlar.
    Fugir a traseira num FWD não quer dizer necessáriamente que vás dar peão, se contra-brecares e acelerares suficientemente depressa e ajustadamente, o carro deve recuperar sem dar chicote, num carro de tracção dianteira as rodas dianteiras são obrigadas a lidar com o binário aplicado pelo motor que reduz drásticamente a capacidade dos pneus em lidar com as forças inerentes á acção de curvar, ou seja são bastante mais propicios a sofrer de understeer pois os pneus traseiros irão perder aderência mais tarde do que os dianteiros.
    Última edição de Darkness : 27-01-2010 às 09:14 PM

Registo
    Jul 2008
    Local
    Viseu
    Msgs
    11,911
    Obrigado
    217

Quote Mensagem Original de kamber Ver Mensagem
    Bom,pessoal.. Vão desculpar-me pela intromissão, mas não pude ficar calado quando vi tantas barbaridades escritas e,pior,pessoas cujos conhecimentos em termos de fisica e condução de automóveis é quase nula,a acreditarem piamente naquilo que liam. Por forma a evitar que estas pessoas venham a ter comportamentos incorrectos em termos de condução e manutenção dos seus veículos, venho por este meio explicar que a maior parte do que foi dito aqui não passam de disparates sem fundamento.

A primeiro, e mais grave, é que é mais facil controlar um carro que fuja de frente do que um carro que fuja de traseira. Amigo, se o carro fugir de frente não há absolutamente nada que possa fazer. A partir do momento em que o carro perde a aderencia ao piso,a direcção deixa de existir (se os pneus nao estão a aderir ao alcatrão, aumentar o angulo de curvatura das rodas sobre o eixo só irá criar mais inercia e,consequentemente, menos aderencia). O mesmo se aplica á travagem.. Se travarmos no momento em que o eixo frontal do carro se encontre com pouca aderencia, a inercia aumenta e,consequentemente,a aderencia e menor... Se,pelo contrario,acelerarmos, o numero de rpm´s ás rodas aumenta, o que diminui a tracção. (Como quando aceleramos bruscamente e as rodas derrapam por a "força" exercida nas rodas ser superior à capacidade que o veículo tem de colocar o peso no chão).No caso dos carros de tracção traseira acontece algo muito semelhante. A força exercida sobre as rodas traseiras faz com que a frente "levante" e o seu peso seja menor,sendo portanto menor a sua capacidade de aderir ao piso.
    Por outro lado, se um carro fugir de traseira, continuamos a ter estes tres elementos (direcção,travagem, e aceleração) para nos ajudarem a reequilibrar as massas e voltar a colocar o carro na sua trajectória. Se o carro fugir de traseira, pode ser suficiente uma ligeira aceleração e contra-breacagem para equilibrarmos o peso do carro e seguirmos a direito novamente. Os travões também nos podem ajudar a manter o ângulo de viragem, mas isso já exige conhecimentos de condução desportiva mais avançados.
    Posto isto, nas minhas qualidades de profissional do sector, com formação em mecânica e física e como piloto amador de automóveis na categoria de rally e drift, o meu conselho é que, na impossibilidade de ter pneus em perfeitas condições, coloquem sempre o melhor conjunto no eixo dianteiro.

Boas curvas para todos

Isto que aqui está escrito em cima para mim é que são barbaridades umas a seguir às outras...Acho que não faz a mínima ideia de como se comporta um carro(FWD ou RWD) mesmo com esse background todo de rali e de drift...Se ler o post do Darkness que tem pés e cabeça pode ser que aprenda qualquer coisa...

TiZeDasCoives está offline Senior Member
    Registo
    Jan 1970
    Msgs
    725
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de Martins_Viseu Ver Mensagem
    Isto que aqui está escrito em cima para mim é que são barbaridades umas a seguir às outras...Acho que não faz a mínima ideia de como se comporta um carro(FWD ou RWD) mesmo com esse background todo de rali e de drift...Se ler o post do Darkness que tem pés e cabeça pode ser que aprenda qualquer coisa...
    Olha que há uma parte em que ele tem razão.

Aquela em que o carro foge de frente. Nem sempre o truque do desacelerar funciona...
    Legalizem o Furão!!!

"Eu também acelerava, mas ela é tão grande que trava-me o carro sozinha" by TiZeDasCoives

glock está offline Senior Member
    Registo
    Dec 2006
    Msgs
    769
    Obrigado
    5

Isto neste fórum é só expert's, sabem tudo, sempre mais que os outros.
    Uns são pilotos , outros são pseudo-mecanicos.
    Uns dizem uma coisa, outros outra, nunca se chega a uma conclusão a não ser ficar ainda mais confusão.

Olhem eu meto pneus +/- baratos, uns as vezes á frente, outras vezes atrás...
    Sabem o que faço?
    Ando devagar na estrada.
    E uso a melhor segurança que pode existir: a do condutor prevenido e atento.
    Mas não me entendam mal, os azares até aos mais atentos e prevenidos acontecem.

pack está offline AE86!
    Registo
    Jun 2008
    Local
    Top of the world!
    Msgs
    353
    Obrigado
    0

@ Darkness - Eu estava a falar com pneus velhos atrás vs pneus velhos a frente.... E a comparar o comportamento do carro nas duas situações!

Cumps

Registo
    Jul 2008
    Local
    Viseu
    Msgs
    11,911
    Obrigado
    217

Quote Mensagem Original de TiZeDasCoives Ver Mensagem
    Olha que há uma parte em que ele tem razão.

Aquela em que o carro foge de frente. Nem sempre o truque do desacelerar funciona...
    O carro sai de frente normalmente porque se vai com mais velocidade do que se devia para fazer uma determinada curva ou então só se estiver gelo, óleo ou gravilha na estrada.Ao levantar o pé do acelerador diminui-se a velocidade, diminui-se o binário que é transmitido do motor às rodas(isto num FWD) e o centro de massa do carro vai mais para a frente com a desaceleração logo passa a ter mais tracção nas rodas e deixa de sair de frente...Isto é o que me parece que acontece tal como descreve o Darkness.

Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,675
    Obrigado
    0

Há várias formas de tentar alterar essa tendencia! Pessoalmente no arosa uso uma pressão mais baixa nos pneus da frente dos que nos traseiros, porque um pneu com menos pressão vai aumentar a superficie em contacto com a estrada melhorando assim a aderência, podes usar barras que irão melhorar o comportamento do chassis e com isto diminuir a sua tendência para o understeer ou então alterações a nivel de suspensão, o próprio condutor pode corrigir levantando pé ou travando de forma controlada com o pé esquerdo enquanto controla o acelerador com o pé direito, o efeito fundamental será o mesmo, irá diminuir o binário que chega aos pneus (como um sistema de controlo de tracção) e fazer a distribuição de peso carregar mais as rodas dianteiras e menos nas traseiras de forma a que a frente recupere. Nâo vamos confundir Física com gostos, há gente que gosta da traseira mais solta para "ajudar" o carro a curvar ou seja iremos ter mais oversteer do que understeer pois os pneus traseiros irão perder tracção primeiro e há gente que não gosta, gosta da traseira mais estável sendo que com este setup o carro irá ficar mais propicio a understeer pela razão contrária á anterior!
    É claro que há várias condicionantes! Como a inclinação, se vamos a subir ou a descer, o estado do piso, o estado do pneus, a temperatura de ambos, etc...

AE86Driver está offline Moderador
    Registo
    Jan 1970
    Local
    Marinha Grande
    Msgs
    1,781
    Obrigado
    3

Apenas acrescento uma coisa.. estes estudos são feitos para o condutor do dia a dia.. aquele que apenas usa o carro pra passar de ponto X pra Y...

Eu uso pneus mais gastos trás por opção mas isso nao quer dizer que seja o mais correcto, temos de ver o estudo no ponto de vista generalista, como devem ser todos.

Just my two cent´s.

Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,675
    Obrigado
    0

Exacto! Não podemos trazer coisas muito "complicadas" para "condutores por obrigação", nem todos gostam de andar a fazer linhas e apreender noções sobre under e oversteer.

telmo.salgado está offline Senior Member
    Registo
    Jul 2006
    Msgs
    817
    Obrigado
    6

O problema reside somente no "feed-back" que um deslize faz. Se for na frente, dá-se logo conta e até, por ser mais cedo, é mais fácil de corrigir.
    Se for na traseira, o condutor poderá só dar fé mais tarde, comprometendo a correcção. Pior do que isso, a correcção quando foge de traseira é menos óbvia, pois levantando o pé (1º instinto de 99% de nós, condutores de estrada), dará azo a maior traseirada ainda.
    Land Cruiser'80

CarinaE'93

Prius'10

bcortez está offline Member
    Registo
    Jan 2010
    Local
    Lisboa
    Msgs
    78
    Obrigado
    0

De facto muito se fala em sub e sobre-viragem mas parece-me que isso desvia um pouco o tema do tópico.
    Temas muito importantes em condução desportiva, não creio serem muito relevantes para a condução do dia a dia.
    Pois qualquer uma delas ocorre quando se conduz nos limites da aderencia e não creio que sejam muitos de nós os que o façam no dia-a-dia.

Aqui comentavam-se as conclusoes fornecidas por um video, no que isso contraria a habitual indicação dos vendedores de pneus.

Ora o que ainda não vi aqui ninguém referir é o facto de haver pneus em condições de funcionamento e pneus sem condições para funcionar.
    E, desculpem que vos diga, embora pela fraca definição do filme não dê para confirmar, mas quer-me parecer que os pneus "velhos" não estão em estado de oferecer segurança em nenhum dos eixos.
    Além disso, este filme, embora venha provar que em piso molhado se perde mais facilmente controlo da traseira se os pneus de trás tiverem mais desgaste, não mostra quais os maleficios de ter pneus com fraca aderencia no trem dianteiro, mesmo em piso seco, em travagens fortes, em condução com ritmos mais céleres , comportamento em curvas mais rápidas, etc .
    Eu pelo menos falo por mim, a tendencia de puxar mais aos limites em seco é muito superior à de quando chove, em que o cuidado é outro.

Já me estou a alongar e estou a fugir um pouco do que queria dizer.
    Eu já troquei de pneus algumas vezes, e como se calhar muitos de vós, já cruzei, já pus de tras para a frente, etc.
    E as conclusões a que cheguei faram as seguintes: sempre que trocamos só 2 é porque o desgaste dos de tracção é desporpocional aos restantes, acontece-me frequentemente que os da frente (FWD) já estão praticamente desfeitos e os de trás parecem novos.
    Nunca me aconteceu por 2 novos e os outros deixa-los rolar em mau estado, como representa a situação do filme, pelo que actualmente o meu sistema é, por cada 2 jogos à frente troca um atrás. E por conseguinte sempre que entram só 2, estes vão sempre para a frente, na troca seguinte entram 4 novos.

Claro que nisto tudo não me refiro à Hilux, essa terá um sistema diferente por ser RWD/4WD. (ainda não trocou nenhuma vez, pelo que ainda nem pensei nisso!)
    Última edição de bcortez : 01-02-2010 às 03:27 AM

Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,675
    Obrigado
    0

bcortez, falar de sub e sobre-viragem não é desviar do assunto do tópico, pois se os pneus tiverem desgastados, qualquer condutor pode chegar aos limites de aderência destes com bastante facilidade, os construtores produzem carros a pensar no condutor banal que muitas vezes se desleixa com a manutenção do veículo e não em aficionados do mundo automóvel que assim que houve um barulho diferente encostam e vão logo ver o que se passa.

bcortez está offline Member
    Registo
    Jan 2010
    Local
    Lisboa
    Msgs
    78
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de Darkness Ver Mensagem
    bcortez, falar de sub e sobre-viragem não é desviar do assunto do tópico, pois se os pneus tiverem desgastados, qualquer condutor pode chegar aos limites de aderência destes com bastante facilidade, os construtores produzem carros a pensar no condutor banal que muitas vezes se desleixa com a manutenção do veículo e não em aficionados do mundo automóvel que assim que houve um barulho diferente encostam e vão logo ver o que se passa.
    Concordo plenamente, mas também concordas que a sub e sobre-viragem ocorrem quando o binário transmitido pelo motor às rodas é superior aquele que o pneu terá condições de lidar.
    Ou seja, em condições normais, mesmo com pneus já mais gastos é preciso acelerar à parva para que tal aconteça.

Numa condução normal o que acontece é que por vezes as velocidades de abordagem das curvas são superiores às que todo o carro irá suportar, e isto normalmente por desconhecimento, descuido, distracção, etc, e isto é por norma um deslizamento às 4 rodas e não o fenómeno de sub ou sobre-viragem.
    Isto a acontecer, por norma, resulta em despiste se os pneus não estiverem em condições, e como o filme demonstra, mais facilmente em piso molhado se os de trás estiverem gastos.

Registo
    Jul 2008
    Local
    Viseu
    Msgs
    11,911
    Obrigado
    217

Quote Mensagem Original de bcortez Ver Mensagem
    Concordo plenamente, mas também concordas que a sub e sobre-viragem ocorrem quando o binário transmitido pelo motor às rodas é superior aquele que o pneu terá condições de lidar.
    Ou seja, em condições normais, mesmo com pneus já mais gastos é preciso acelerar à parva para que tal aconteça.

Numa condução normal o que acontece é que por vezes as velocidades de abordagem das curvas são superiores às que todo o carro irá suportar, e isto normalmente por desconhecimento, descuido, distracção, etc, e isto é por norma um deslizamento às 4 rodas e não o fenómeno de sub ou sobre-viragem.
    Isto a acontecer, por norma, resulta em despiste se os pneus não estiverem em condições, e como o filme demonstra, mais facilmente em piso molhado se os de trás estiverem gastos.
    Ou então numa condução anormal e se uma pessoa quiser curtir! Tem é que se conhecer bem os limites do carro, os limites dos pneus e os limites do condutor.

Informação do Tópico

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)