Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 14 de 14
    MBM
    MBM está offline 1000rpm
    Registo
    Jan 2010
    Msgs
    22
    Obrigado
    0

Default Os novos designios da Toyota... uma opinião

Após ter tido, até agora, uma experiência menos boa com o meu Toyota, e após ter lido muito e investigado um pouco sobre a filosofia Toyota e até sobre o Toyotismo e o que se teria passado na história desta grande marca para os seus padrões de qualidade terem diminuido nos últimos tempos fui definindo uma teoria que gostaria de partilhar.

Olhando para o meu Toyota o que têm dado chatice são situações que não comprometem o andamento do carro, ou seja, a sua fiabilidade, em relativo, mantêm-se. Ouvindo e lendo outros casos apercebi-me que é mais comum as queixas por defice de qualidade de construção do que por avarias propriamente ditas.

Ora ai está o novo paradigma Toyota. A marca, na minha opinião, quis manter os niveis de qualidade nos orgãos do carro, que garante que tudo o que utilizador use realmente (direcção, travões, motor, etc) seja à prova de avarias, enquanto abdicava, estrategicamente, um pouco da sua qualidade de construção e do detalhe que sempre a pautou, conseguindo assim poupar milhões à marca no que concerne a tempos de montagem e poupança nos materiais.

Claro que a marca sabe que isso iria causar o descontentamento de alguns fieis clientes da marca e de outros que esperam alta qualidade dela mas mantinha o seu designio original, fabricando veiculos que avariam pouco e dão pouco trabalho ao seu utilizador, apesar de abdicar de certos detalhes que a pautaram.

O Prius é exemplo do novo designio Toyota, um cliente alvo jovem, não tanto preocupado com qualidade mas sim com o ambiente, que dá valor a bons consumos e a vários gadgets, a Toyota poupa na qualidade dos materiais que utiliza no carro, pois sabe que o cliente chavão que procura qualidade, está direccionado para outras versões como Avensis ou Lexus. Caso igual me parece o Auris, direccionado para publico jovem, ar desportivo, anda bem, mas já se sabe que o publico jovem não é tão exigente com montagem de plasticos, detalhe e qualidade de materiais.

Mesmo as vozes de descontentamento que surgem estão acauteladas, a Toyota sabe que há uma determinada percentagem de pessoas que se sente descontente, mas o lucro gerando por carros mais populistas, acessíveis, direccionados para publicos alvo poupa milhoes à marca e garante uma nova vaga de clientes Toyota que dantes ficavam por marcas mais acessíveis.

Para mim isto faz todo o sentido. Mas reconheço que pode ser apenas uma teoria da conspiração não passando do campo das hipoteses. Mas gostava de a partilhar convosco.

1 abraço

Martins_Viseu está offline Dentista da B.A.D. :D
    Registo
    Jul 2008
    Local
    Viseu
    Msgs
    11,911
    Obrigado
    217

Pelo que me é dado a ver, parece-me uma análise correcta.

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

Rectas até a minha avó faz...A curvar distinguem-se os homens dos meninos

AlexM2000 está offline BANIDO!
    Registo
    Oct 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    347
    Obrigado
    0

É uma analogia correcta, agora o que ninguém estava à espera é que os jovens já começam a reclamar qualidade, e as reclamações hoje em dia atingem outro nível, nos Estado Unidos um único cliente acabou com uma concessão Toyota. Na França e após dois anos de reclamações a marca vergou-se e indemnizou o cliente.
    Nos Estados Unidos e no Reino Unido grupos de clientes foram para tribunal, sabem qual foi a sentença? Não houve sentença a marca pagou avultadas somas para os calar.
    Se em 2009 era só o "maluquinho" do Alex a reclamar em 2010 já não é o único, e se formos para outros sites e blogs, já existe malta que compara a Toyota à Alfa Romeo, marca que viveu um passado historico e caio em desgraça. Só nos Estados Unidos a marca levou um valente tombo.
    Agora se a TCP, quiser fechar os olhos a tanta evidencia e continuar a encapotar diligencias no sentido de resolver de uma vez por todas os problemas dos seus clientes é lá com eles. A agir desta maneira estão a dar tiros nos pés. É alarmante a quantidade de pessoas que fazem piadas e gozam com a Toyota. Até na televisão já gozam com a Toyota, um conhecido apresentador disse que a Toyota já deu o que tinha a dar, até o Top Gear (programa de carros mais visto do mundo) já goza com a Toyota, Nem vou falar do Jay Leno e por ai fora...
    Ou A TCP poem os concessionários na ordem ou a imagem da Toyota vai continuar a sofrer. Pensam que me metem medo a telefonar e a ameaçar que me vão processar, o tempo do come e cala já lá vai meus amigos.
    Isto é maneira de resolver um conflito, ameaçar o cliente?
    Eu sou um embaixador Toyota, se a marca julga que ganha alguma coisa em me ter como cliente insatisfeito, só perde e no passado fim de semana perdeu mais uma venda.
    A marca além de perder credibilidade junto da opinião pública também o faz junto dos seus actuais clientes, já viram a factura do Rui M Lopes?
    São estes os padrões Toyota em Portugal???
    Não existe meio deste país evoluir.
    Última edição de AlexM2000 : 20-01-2010 às 06:23 AM

telmo.salgado está offline Senior Member
    Registo
    Jul 2006
    Msgs
    817
    Obrigado
    6

Vamos por partes.
    O MBM referiu a qualidade dos plásticos. Essa percepção não passa disso. Como ele bem saberá, os plásticos usados no Prius, além de parte deles provirem de novas fontes renováveis, são todos rastreados, tornando possível a qualificação de veículo amigo do ambiente. Quem compra um Prius pode querer ignorar o processo produtivo, mas deverá ter isto em mente para ser justo, mesmo mantendo a exigência. Mas também até agora não ouvi falar de tabliers rachados ou outras coisas que definitivamente são más de encontrar num veiculo novo ou em garantia, e que o MBM também não encontrou seguramente. Referiu, e bem que as questões mais centrais, que são as que abonam na fiabilidade se vão mantendo.

O Alex referiu as representações da marca. Ao desviar do tópico para desabafar sobre o seu assunto já conhecido, acrescentou esta questão. Convinha ver também o que as outras marcas sofrem com isto. Houve grandes alterações de figurino em praticamente todos os países, e nem sempre para melhor. São sinais dos tempos, a ligação cliente-marca tem sido abalada em todas as vertentes. Algumas marcas até vão desaparecendo, outras não têm peças para carros que saíram de produção...Continuo a preferir a Toyota, mesmo sabendo que estou estatisticamente na calha para ser uma próxima "vítima".

Transversalmente, cabe-me a mim dizer que o futuro da Toyota está assegurado e que fidelização continuará, quer pelas tecnologias de futuro que empregam e fazem evoluir, de forma corajosa e tecnicamente correcta, quer pelos índices de fiabilidade que ainda detém, apesar de liderar a quantidade de vendas a nível mundial, lidera ainda a qualidade.
    Land Cruiser'80
    Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

CarinaE'93

Prius'10

DoriftoKingu está offline BANIDO!
    Registo
    Jan 2010
    Msgs
    59
    Obrigado
    0

A verdade é que tudo isto não deixa de ser verdade, e eu estou inteiramente de acordo com o AlexM2000, a Toyota esta cada vez mais a perder caminho para outras construtoras.
    Se ninguem fizer nada, quem fará??
    A ver vamos se eles vão evoluir.

Registo
    Jul 2006
    Msgs
    817
    Obrigado
    6

Alex, a redacção do Top Gear já veio reconhecer que o Prius é o vencedor da classe, e que é uma aposta de futuro. Não teve pejo em desdizer o que o Clarkson tinha peremptoriamente afirmado.
    Land Cruiser'80

CarinaE'93

Prius'10

CrasyE12 está offline Senior Member
    Registo
    Aug 2008
    Local
    Vialonga
    Msgs
    2,123
    Obrigado
    38

não quero estar a defender a toyota porque não estou aqui para defender ninguem, o que posso dizer sobre isso da "qualidade" na minha modesta opinião ate porque tenho 3 e graças a Deus só tenho e que falar bem eu tenho visto em foruns (vão só ao dos Seats para ver o que doí) e no dia-dia e veijo outras marcas muito piores.
    E nao venham com a história do "toyota elite e que não se justifica a toyota ter esses tipo de situaçoes" porque todas as marcas teem os seus problemas veijam o caso da BMW da serie 5 antiga versão tiveram que os vender ao preço da chuva porque estavam cheios de problemas que ate foi critica no 5th gear e jornais.., e de um X5 salvo erro um Suv qualquer...

Tenho visto carros com embraiagem gripadas ao sair do Stand, carros que nao pegam ao sol, ferruguem com um 1 ano de vida, a meter agua nos pés do condutor... etc etc etc.. e acredito que voces também o sabem de outro tipo de situações que tambem já viram

e acredito que voces também teem historia iguais ao mais que eu de outros modelos de outras marcas ah sempre um cancro em cada marca e casos que é um de muitos modelos que teem erros e não é so um modelo expecifico.

Eu só tenho que falar bem da toyota e nao defende-la até porque não precisa.

a História prova isso mesmo
    Última edição de CrasyE12 : 20-01-2010 às 02:15 PM

O meu carrito :

powerPT está offline Sysadmin
    Registo
    Mar 1970
    Local
    80% Aveiro/ 10% Porto
    Msgs
    9,642
    Obrigado
    7

Quote Mensagem Original de AlexM2000 Ver Mensagem
    Pensam que me metem medo a telefonar e a ameaçar que me vão processar, o tempo do come e cala já lá vai meus amigos.
    Isto é maneira de resolver um conflito, ameaçar o cliente?
    Isto aqui pode dar pano para mangas, ui se pode!

Eu também só falo bem, graças ao senhor que tenho um tanque, todos os problemas crónicos foram pós E12.
    Mas no entanto reconheço que hoje em dia as coisas estão piores e lá está, apesar de tudo a Toyota continua a primar pela qualidade acima da média. Carambas, se forem a fóruns de outras marcas até se assustam!
    Todas as marcas estão a seguir padrões para se aguentarem perante a dificuldade financeira dos consumidores, as marcas premium continuam a vender pois cada vez mais existe disparidade de classes e as altas continuam numa boa e ainda melhor.
    Os clientes Toyota nunca foram os chamados premium, estão habituados a qualidade e claro, tudo o que se tem passado coloca-os insatisfeitos, normal.

Bem, o que tenho a dizer é apenas o desejo de boa sorte!
    "I cant believe toyota made a car like this Supra, now they make the prius..."

"...the consumer can never be too complacent when it comes to brand loyalty."

"Se eu podia andar devagar? Podia...mas não era a mesma coisa"

"WRC is for boys, Group B was for men"

Rui Figueiredo está offline Senior Member
    Registo
    Apr 2008
    Local
    Gouveia
    Msgs
    121
    Obrigado
    0

Bom, já se falaram aqui algumas verdades, sem dúvida!

Quanto ao Prius penso que o carro está todo ele bem conseguido e os "plásticos" que utiliza na montagem do tablier, etc, provem de materiais reciclados, pelo que, penso que o carro defende uma ideia objectiva: o Ambiente. Quanto sei isso também se estende ao Yaris, Auris, Corolla...(esses "plásticos"...).

Quanto á minha vsão de utilização do automóvel, digo que quando falamos por exemplo no novo Avensis (segmento no qual me identifico), na minha opinião o caso já muda de figura...esses tais "plásticos" eram de evitar, (a qualidade de montagem é boa, no entanto...) posicionando o veículo uns quantos pontos abaixo de modelos tais como Insignia, C5, Mondeo, (pondo de fora marcas realmente "premium") etc (e acreditem, que me custa dizer isto!) que se apresentam de uma forma mais evoluida na sua instrumentação e que também usam material de melhor qualidade em mais abundancia!

Bom, quem quiser um veículo bem construido e evoluido nos tempos de hoje, na Toyota só Lexus! É pena! Mais do que nunca acredito que a Toyota começa a perder terreno e hoje em dia, desculpem-me mas não me venham com desculpas de grande fiabilidade mecanica...eu pelo menos já ultrapassei isso! Apenas deixo um exemplo, pondo uma A4 (170 cv) e uma Avensis 2.2D-Cat Automática, num universo de 100 condutores, a escolha do veículo já começa a ser á alguns anos bastante tendenciosa para a carrinha alemã... A Opel, a Citroen (!), etc parece que já se aperceberam do rigor construtivo das marcas alemãs, mas parece que a Toyota ainda não deu conta...

É a minha visão actual de uma marca que defendi, durante muitos anos, mas que começo a deixar, sou possuidor de um Lexus, e só espero que a próxima geração do IS se mantenha de forma notável, caso contrário, mudo!

Abraço!
    Saudações

Lexus IS 250

MBM
    MBM está offline 1000rpm
    Registo
    Jan 2010
    Msgs
    22
    Obrigado
    0

Na minha opnião e só posso falar do meu Prius, apesar de já ter conduzido outros o tempo de utilização não foi suficiente para emitir uma opinião válida, a montagem é sem dúvida deficiente, independentemente da qualidade ou características dos seus plásticos. Se essa montagem deficiente só reporta a algumas unidades ou a todo o conjunto da gama não sei. Agora na minha visão, é um defeito de fabrico/montagem/contrução os ruídos que emanam no tablier do meu carro.

Acho que qq pessoa que goste do seu carro e os ouvisse ia reclamar. Ruidos tipos "trrrrrrrrrraaaaa" vindos do tablier de um automóvel, sejam roçar de cabos, seja lá o que for, não é de todo normal.
    Se o for a marca que o assuma e compense os clientes que se sentem lesados, e que pelo mundo fora não são poucos, e pare definitivamente de utilizar chavões do género "qualidade visionária". Não hesito um segundo em dizer que o meu Micra de 2004 é muito mais bem construido que o meu Prius.
    Acreditem que me custa "incriminar" um carro que foi escolhido com tanto cuidado e afecto e em que nele depositava a experança de um verdadeiro Toyota.

Sem contar com o deslize, de cerca de 1,5cm, que o meu banco fazia originalmente nas travagens acentuadas que agora ao ser trocado foi substituido por um ranger a todo o instante.

De uma coisa estou convicto. A Toyota que todos conhecemos do passado vai provavelmente voltar. Não sei daqui a quantos anos. Mas a marca vai indubitavelmente perceber que o mercado pede carros com características especiais, tal como a Nissan já percebeu, e não generalidades banais e insipidas que se limitam a nivelar por cima, quando o consegue fazer, o "mais do mesmo" do actual mercado automóvel.

O balão de oxigénio dos veiculos hibridos Toyota, o grande impulsionador da marca actualmente, terá provavelmente uma duração limitada atendendo as novas propostas de outras marcas que vão adensar a concorrência que estava limitada à Toyota/Lexus e Honda.

A Toyota terá de perceber que Toyota só vende porque é Toyota.
    Última edição de MBM : 20-01-2010 às 10:00 PM

AlexM2000 está offline BANIDO!
    Registo
    Oct 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    347
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de telmo.salgado Ver Mensagem
    Alex, a redacção do Top Gear já veio reconhecer que o Prius é o vencedor da classe, e que é uma aposta de futuro. Não teve pejo em desdizer o que o Clarkson tinha peremptoriamente afirmado.
    Telmo, que o Prius é um grande carro, já toda a gente percebeu, provavelmente é o Toyota mais bem conseguido dos últimos anos, é tecnologicamente avançado, fiável e o carro que mais prémios deu à marca.

O problema é que a Toyota não é só o Prius.

Registo
    Jul 2006
    Msgs
    817
    Obrigado
    6

Se leres o teu post lá atrás, verás que me estou a cingir ao que escreveste. Que eu saiba a única ocasião em que "atacaram" de forma velada a Toyota foi no Prius, lembro-me bem dos elogios suados à Hilux num artigo difícil que foi tentarem acabar com uma.

---------- Post added at 09:19 AM ---------- Previous post was at 09:07 AM ----------

Quote Mensagem Original de MBM Ver Mensagem
    (...)
    De uma coisa estou convicto. A Toyota que todos conhecemos do passado vai provavelmente voltar. Não sei daqui a quantos anos. Mas a marca vai indubitavelmente perceber que o mercado pede carros com características especiais, tal como a Nissan já percebeu, e não generalidades banais e insipidas que se limitam a nivelar por cima, quando o consegue fazer, o "mais do mesmo" do actual mercado automóvel.

O balão de oxigénio dos veiculos hibridos Toyota, o grande impulsionador da marca actualmente, terá provavelmente uma duração limitada atendendo as novas propostas de outras marcas que vão adensar a concorrência que estava limitada à Toyota/Lexus e Honda.

A Toyota terá de perceber que Toyota só vende porque é Toyota.
    A Nissan tem um passado muito penoso nos últimos anos no que diz respeito aos ligeiros. Provavelmente nunca mais recuperarão da perda do Primera e do Almera, e mesmo nos SUV só recentemente o Qashqai fez ressuscitar a grande difusão que a Nissan já conheceu no passado. O Micra é bem mais fácil de construir que um carro da gama do Prius, e será sempre mais provável encontrar mais defeitos na complexidade do último. Basta ver que o Dacia está surpreendentemente bem colocado ao nível da fiabilidade, tão simplesmente porque terá menos coisas para avariar.

A outras propostas concorrentes da Toyota só podem enaltecer as suas decisões dos últimos quinze anos. Vão sendo cada vez mais parecidas com o que Toyota tem (Otto + NiMH), embora muitas ainda tenhamos de esperar alguns anitos para aparecerem. E de laboratório, convenhamos, estamos fartos de ver propostas que não passam disso. Os híbridos são maduros na Toyota e Honda, e ainda nem sequer foram suficientemente testados na Mercedes e BMW.
    Land Cruiser'80

CarinaE'93

Prius'10

ravex está offline Senior Member
    Registo
    Nov 2005
    Msgs
    164
    Obrigado
    0

Ora viva pessoal, já há muito tempo que por aqui não passava.... Saudações a todos os toyotistas.
    Quero apenas comentar e deixar a minha opinião pessoal como proprietário de um Corolla Hatchback 1.4 D4D sol. Comprei o carro novo e fui atrás da qualidade e fiabilidade, conta agora com 71000 km, os problemas que surgiram de facto nenhum deles me deixou parado na estrada, agora uma coisa vos digo e que muita me desagrada e que muitas vezes me fez reclamar na oficina até que desisti pois quase sempre acabava por ficar pior... estou a falar dos ruidos parasitas!, não estou a falar de pequenos barulhinhos é mesmo daqueles que irritam nomeadamente o do painel de instrumentos do carro, parece que tenho plásticos partidos ou soltos, eu próprio já consegui eliminar alguns colocando esponja para evitar vibraçoes, mas este de plásticos "partidos ou soltos" não consigo eliminar.... adiante.... quero com isto dizer que realmente noto e muito a diferença de uma montagem feita na europa e uma proveniente do Japão como o carro do meu Pai- corolla xli sedan de 1994, ainda hoje faz muitos menos ruidos que o meu... é desolador:-( adoro o meu carro mas a qualidade montagem e de acabamentos é desanimador... e depois a oficina da Prior Velho que apesar das tentativas apenas arranjei é mais uns barulhinhos extras em troca de outros que desapareceram e uns risquitos aqui e ali por alguma falta de cuidado.... enfim.... Que saudades dos Toyotas made/ e montados no Japão.....

---------- Post added at 03:02 AM ---------- Previous post was at 02:57 AM ----------

Esqueci-me de mencionar outra coisita que também muita me irrita especialmente no modelo do meu carro que segundo sei é comum e dizem que não tem solução... é aquele ruído das pinças do travão de mão... aquele que se ouve sempre que se entra ou se sai do carro com o travão de mão puxado... não entendo.... outras marcas não têm este problema ou ruído como queiram chamar.... A Toyota já soube fazer melhor....
    se fizeste uma escolha inteligente... és um Toyotista com certeza!

vlad está offline Member
    Registo
    Mar 2009
    Msgs
    53
    Obrigado
    0

desde k comprei o meu toyota de 1998 anda apaixonado pelo carro. sem duvida, o melhor carro k ja tive.. Agora, malta k compra carro novo ou mais recente.. lá tá, padrões k se adptam ás novas gerações, por sinal, menos preocupadas com o k realmente define um verdadeiro carro.

E valente treta essa de fazer carros para determinados grupos, jovens, ricos..... volta e meia passo por carros iguais ao meu e são cótas a maioria das vezes.. lá tá, eram feitos para toda a gente. novos, velhos.. enfim, pessoas de bom gosto! hehe

Informação do Tópico

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Bookmarks

Regras