Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Pág 1 de 2 12 ÚltÚlt
Resultados 1 a 30 de 33
    JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

Cool Auris 1.4 D4D será bom para a ilha da Madeira?

Vivam

Tenho um Toyota Auris 1.4 D4D que poderei vir a "exportar" para a ilha da Madeira. A minha dúvida é se o motor será suficiente ou minimamente adequado à utilização naquela acidentada ilha. Os declives são extremamente acentuados, o carro terá que percorrer uma estrada dessas, nomeadamente até acima do jardim botânico. Ora como sabem o Auris é relativamente pesado e o motor abaixo das 1800 tem falta de força dada a sua baixa cilindrada e isso poderás levantar problemas ou dificultar a locomoção. A ideia será substituir um Yaris 1.0 que já conduzi algumas vezes lá no Funchal e que apresenta algumas dificuldades neste tipo de declives. Por vezes o carro não aguenta a segunda... Tem de se puxar a primeira até as 6000 e mesmo assim...

Será que algum user da Madeira tem um Auris que possa dar a sua opinião. Quem diz na Madeira diz noutros locais tambem fortemente acidentados.

Desde já agradeço as respostas

Mansonick está offline RWDriver...
    Registo
    May 2009
    Msgs
    390
    Obrigado
    1

Amigo claro que sim, não te esqueças que vais passar para um carro a disel, ou seja bastante força, e se não estou em erro acima das 1750rpm o auris tem a sua força toda!! e acima dessa rpm em 3ªmudança aguenta se bem, o pessoal dos auris que se prenuncie mas acho que ficas bem servido, eu tenho um VAG 1.9 com quase 2ton, e posso te dixer que aquilo tem força que nunca mais acaba!! dou-te um exemplo que na subida do monssanto aguenta 5ªmudança!! e são 310nm, o auris têm menos, mas deve ser mt fixe á mesma!! ;)

JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

Pois, o Auris cá em Lisboa a subir a A5 em Monsanto tb aguenta bem a quinta desde que vá acima dos 80-100km/h. Só que na Madeira os declives são ainda bem maiores, tipo 20% ou mais. Para um Yaris 1.0 não se aguentar em segunda abaixo das 3000-3500 rpm... estas a ver... aquilo é quase uma parede :D

Registo
    May 2009
    Msgs
    390
    Obrigado
    1

Ah mas tu já conduzis te o carro? loool entao pq perguntas? tu se já conduzis te sabes o que tens em mãos e tens a tua opinião looool

Darkk está offline Moderador
    Registo
    Jan 1970
    Local
    Around the World!
    Msgs
    8,925
    Obrigado
    5

Um dia, gostava que me explicassem com muita calma, como é que justificam a compra de um Diesel para andar na ilha da Madeira!

Fazem o que? 9 mil km por ano?
    Mais que isso, andam a passear e a dar voltas á ilha apenas por desporto!
    "Truly Superior Pilots are those who use their Superior Judgement to avoid those situations where they have to use their Superior Skills.

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

wysiwygyaris está offline Senior Member
    Registo
    Feb 2006
    Local
    Funchal
    Msgs
    1,068
    Obrigado
    15

Penso que o Auris aguenta-se bem com o motor cá na Madeira. Será certamente melhor que o Yaris!

Justificar um diesel cá não é dificil:
    - quem depende do carro para trabalhar certamente faz mais de 9000Km's por ano.
    - até há bem pouco tempo, muitos dos motores de baixa cilindrada a gasolina simplesmente não se mexiam cá na Madeira, em muitos sítios. Na minha casa tivemos várias situações com um clio 1200 de 96 (já com o motor de 60cv injecção multiponto, não o energy) que simplesmente não arrancava se tivesse mais que uma pessoa em determinados sítios (um deles mesmo num dos caminhos para casa). Solução? diferencial reduzido e uma despesa (fora da Renault) de cerca de 600 euros. Passou a dar pouco mais de 120Km/h, mas ficou com muita genica até lá chegar. Nesse sentido, os motores diesel, com os turbos, são um bom aliado, por terem mais binário e embraiagem adaptada a isso.
    - muitas pessoas cá na ilha ficam com os carros muitos anos.

Eu tenho dois carros em casa, o Corolla, a gasolina, já fez mais de 12000Km em menos de um ano que o tenho e esteve quase 3 meses parado neste tempo.
    O Yaris já fez quase 15000Km no último ano. O Corolla gasta cá na Madeira, em média 10/11 lts /100Km's, pelo menos nos meus itinerários. Nos depósitos que puxo mais por ele, vejo números para lá do 12. O Yaris, mesmo gastando mais do que quando estava em Lisboa, faz cerca de 6 ou 6,5lt/100Km.
    Nenhum deles é carro de trabalho e infelizmente a verdade é que tenho passeado muito pouco pela ilha, por razões que para aqui não interessam. Acabamos fazendo muitos kilometros, como se faz por aí. Houve um período, na altura que estivemos em Lisboa, que faziamos muitos mais kilometros de facto, mas "em tempo normal" já percebi que a diferença não é assim tão grande.

Justifica ter diesel? eu acho que sim.

---------- Mensagem adicionada em 03:58 PM ---------- Mensagem anterior em 03:54 PM ----------

Quote Mensagem Original de wysiwygyaris Ver Mensagem
    Penso que o Auris aguenta-se bem com o motor cá na Madeira. Será certamente melhor que o Yaris!

Justificar um diesel cá não é dificil:
    - quem depende do carro para trabalhar certamente faz mais de 9000Km's por ano.
    - até há bem pouco tempo, muitos dos motores de baixa cilindrada a gasolina simplesmente não se mexiam cá na Madeira, em muitos sítios. Na minha casa tivemos várias situações com um clio 1200 de 96 (já com o motor de 60cv injecção multiponto, não o energy) que simplesmente não arrancava se tivesse mais que uma pessoa em determinados sítios (um deles mesmo num dos caminhos para casa). Solução? diferencial reduzido e uma despesa (fora da Renault) de cerca de 600 euros. Passou a dar pouco mais de 120Km/h, mas ficou com muita genica até lá chegar. Nesse sentido, os motores diesel, com os turbos, são um bom aliado, por terem mais binário e embraiagem adaptada a isso.
    - muitas pessoas cá na ilha ficam com os carros muitos anos.

Eu tenho dois carros em casa, o Corolla, a gasolina, já fez mais de 12000Km em menos de um ano que o tenho e esteve quase 3 meses parado neste tempo.
    O Yaris já fez quase 15000Km no último ano. O Corolla gasta cá na Madeira, em média 10/11 lts /100Km's, pelo menos nos meus itinerários. Nos depósitos que puxo mais por ele, vejo números para lá do 12. O Yaris, mesmo gastando mais do que quando estava em Lisboa, faz cerca de 6 ou 6,5lt/100Km.
    Nenhum deles é carro de trabalho e infelizmente a verdade é que tenho passeado muito pouco pela ilha, por razões que para aqui não interessam. Acabamos fazendo muitos kilometros, como se faz por aí. Houve um período, na altura que estivemos em Lisboa, que faziamos muitos mais kilometros de facto, mas "em tempo normal" já percebi que a diferença não é assim tão grande.

Justifica ter diesel? eu acho que sim.
    Ah... por acaso já pensei que devia ter procurado um T-Sport... se calhar gastava o mesmo para andar consideravelmente mais... enfim, opções. Mas já me mentalizei que, assim, daqui a uns anos compro um carro a gasolina cheio de cavalos que gasta menos que este e vai doer menos do que se comparasse com um diesel :)
    F.Gomes

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

Registo
    Jan 1970
    Local
    Around the World!
    Msgs
    8,925
    Obrigado
    5

Atenta que a minha dúvida é simples....

Esquecendo o binário do diesel, eu conheco quem tenha um Taxi na Ilha da Madeira, e passe o dia a rolar, e ao fim de 4 anos, tem 80 mil km....
    Ou seja, 20 mil km por ano é mesmo mesmo no limiar do investimento!

E a pessoa em causa, só o fez por o diesel ser combustivel de trabalho!

Além do que, hoje em dia, já ha motores a gasolina que fazem bem o trabalho!
    "Truly Superior Pilots are those who use their Superior Judgement to avoid those situations where they have to use their Superior Skills.

JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

Repara, a Madeira não é assim tão pequena. Eu quando vou la uns dias, é verdade que se anda a passear mas facilmente se fazem umas centenas de km. Por vezes os locais em linha recta podem não ser muito longe mas as estradas são todas as curvas. Ir do Funchal a Porto Moniz e volta, por exemplo são mais de 100km. Um carro que tivesse de fazer este trajecto diariamente pode fazer qq coisa como 40 mil km/ano.

Um taxi em Lisboa pode não sair da cidade e mesmo assim fazer centenas de km por dia...

De qualquer forma a situação é esta. O Auris é meu, foi comprado em Lisboa em Agosto de 2007 e tem neste momento 53 mil km. A ideia é eventualmente vende-lo e poderei ter um amigo interessado mas ele vive no Funchal. Eu conheço bem o Auris e conheço a Madeira mas não sei como o carro se comporta com aqueles declives. Tenho algum receio porque mesmo cá noto alguma dificuldade com certas subidas se o motor nao estiver acima das 1800 rpm. Se o carro não estiver mais à vontade que o Yaris 1.0 naquele terreno então não vale a pena levar o carro para lá. Ele que compre um Yaris 1.33 a gasolina que fica pouco mais caro novo que o meu Auris usado...

Tiago Moniz está offline Member
    Registo
    Jan 2010
    Msgs
    50
    Obrigado
    0

Boas!
    Eu tambem sou madeirense ja tive oportunidade de conduzir varios veiculos e alguns ate bem potentes mas essa potencia sente-se a partir de uma determinada rotaçao e para fazer arranques numa estrada inclinada é preiso acelerar e bem o que desgasta permeturamente a embraiagem e depois do arranque uma conduçao com uma velocidade engrenada baixa.
    Santo remedio é mesmo reduzir o diferencial o carro fica ate com mais genica e nao sobrecarrega tanto o motor

JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

Pois, é o chamado diferencial de montanha mas quem pode fazer essa alteração? A ideia era o carro não perder a garantia...

Eles estao a ponderar o meu carro por ser Toyota, estão relativamente satisfeitos com a assitência na Madeira e podiam comprar um carro melhor, com mais espaço e conforto pelo preço de um Yaris 1.0 novo. Mas tenho receio que na utilização não fiquem satisfeitos, eles têm de fazer um percurso com declives elevadissimos. Como disse, por vezes o Yaris deles não aguenta a segunda ou quando aguenta tb não desenvolve grande coisa, vai ali ganhanhando velocidade muito muito lentamente...

Tenho de experimentar arrancar com o carro a meio daquela subida da Serra da Luz, de Odivelas para o cemitério de Carnide... Nessa zona já deve dar uma boa ideia do comportamento que o carro terá por lá...

Registo
    May 2009
    Msgs
    390
    Obrigado
    1

Tens uma mais facil!! alfragide - Santomar (Honda), um pouco acima da Honda têm ainda mais declive!!! podes exprimentar a vontade!!

Shake está offline Senior Member
    Registo
    Feb 2010
    Local
    Calheta - Madeira
    Msgs
    281
    Obrigado
    1

Qual é o peso desses auris vazios?

JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

Segundo as especificaçoes é 1260. Uma vez coloquei o carro numa balança de pesar carros e deu 1420 comigo ao volante. Eu peso 80kg +/- tinha para ai 10kg de coisas na mala e o tanque estava com bastante gasoleo... Acredito que o peso vazio ande entre os 1260 e os 1300 kg.

Shake está offline Senior Member
    Registo
    Feb 2010
    Local
    Calheta - Madeira
    Msgs
    281
    Obrigado
    1

Bem sendo assim, o meu Yaris que pesa 1185 vazio segundo o DUA, e se de resto os motores forem iguais, o carro é bem capaz de se safar bem por aqui. Com o meu já andei a subir alguns caminhos íngremes, inclusive de marcha-atrás para o estacionar e ate agora nunca me vi em alguma situação embaraçosa, tenho é dependendo dos casos dar mais algum pouco de rpm ao motor ao arrancar mas depois de desenvolver ta la.
    Mas prontos sempre é melhor testares ele por ai para teres noção da sua resposta. Ate é bem capaz que uns 160kg façam alguma diferença ou outros aspectos em si :/
    De resto ate tenho visto alguns novos Auris por estas zonas mas nunca reparei nas suas motorizações.
    Última edição de Shake : 14-04-2010 às 09:22 PM

JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

Tirando do site da Toyota em PT serão entre 150 e 200 kg, ainda é um bocado. O Yaris com o 1.4 D4D de 90cv deve andar mesmo mt bem...

CorreiaRS está offline Senior Member
    Registo
    Jan 1970
    Local
    S.M.Feira
    Msgs
    3,986
    Obrigado
    0

e um híbrido? como o motor eléctrico tem um binário constante já não havia o problema da falta de rotação no arranque :)

nuno_n está offline Consultor Té-nico
    Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,416
    Obrigado
    2

e que tal um Jipe bom ? .. por exemplo um 3.0TD com 125cvs as 1200/1500 rpm com 300N.m ? ... chegava-te??

levava-te aonde tu keres , mesmo que fosse a subir 20 % e ainda puxava um atrelado.. Ate podias atrelar dois atrelados, mas ai ja tinhas de ligar as redutoras..
    O meu corolla E12 :

Darkness está offline B.A.D. RP
    Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,675
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de Darkk Ver Mensagem
    Um dia, gostava que me explicassem com muita calma, como é que justificam a compra de um Diesel para andar na ilha da Madeira!

Fazem o que? 9 mil km por ano?
    Mais que isso, andam a passear e a dar voltas á ilha apenas por desporto!
    Pensei exactamente no mesmo quando li este tópico...

VENCEDOR TOYOTA DO MÊS - JULHO DE 2009

CorreiaRS está offline Senior Member
    Registo
    Jan 1970
    Local
    S.M.Feira
    Msgs
    3,986
    Obrigado
    0

mas os consumos na madeira, nao sao bem os mesmos que fazem no ocontinente.... se calhar a diferença nem é tanta como pensam.

Registo
    Feb 2006
    Local
    Funchal
    Msgs
    1,068
    Obrigado
    15

Voltem acima e façam as contas com o que já gastei com um e outro carro, só este ano, em combustível...

Acho que o Auris 1.4 D4d deve ser mais que aceitável cá na Madeira. E bem melhor que um 1.4VVti (que o 1.33 não posso propriamente comparar).
    F.Gomes

Registo
    Jan 1970
    Local
    Around the World!
    Msgs
    8,925
    Obrigado
    5

Quote Mensagem Original de wysiwygyaris Ver Mensagem
    Voltem acima e façam as contas com o que já gastei com um e outro carro, só este ano, em combustível...

Acho que o Auris 1.4 D4d deve ser mais que aceitável cá na Madeira. E bem melhor que um 1.4VVti (que o 1.33 não posso propriamente comparar).
    Ok...
    Compreendo!

Mas de todos os exemplos que conheco, existe sempre a excepcao!!!

O que quero dizer com isto:
    Eu apenas quis salientar, que no caso da Madeira, as contas teem de ser muito muito bem feitas!

Porque mais uma x, há excepcoes, mas eu nao conheco ninguém na Madeira que faca grandes percursos para ir trabalhar, aliás, trabalham quase todos a 2min39s479 do trabalho, curiosamente!

Claro que por vezes, há quem faca mais... Só estou a dizer para fazerem bem as contas!

Além do que se for o problema as 1800RPM para arrancar, só tenho uma coisa a dizer... Comprem um gasolina com 6 ou 8 cilindros e arrancam ás 900!
    :P :P :P :P

Tiago Moniz está offline Member
    Registo
    Jan 2010
    Msgs
    50
    Obrigado
    0

"ninguém na Madeira que faca grandes percursos para ir trabalhar, aliás, trabalham quase todos a 2min39s479 do trabalho, curiosamente!"
    So se for esses conhecidos teus que fazem esses so esses km e esses tempos e usam o carro para andar um quarteirao para ir beber cafe
    Tu és um exemplo do cumulo quando nao sabes inventas a ver se alguem te presta atençao

Registo
    Jan 1970
    Local
    Around the World!
    Msgs
    8,925
    Obrigado
    5

Quote Mensagem Original de Tiago Moniz Ver Mensagem
    "ninguém na Madeira que faca grandes percursos para ir trabalhar, aliás, trabalham quase todos a 2min39s479 do trabalho, curiosamente!"
    So se for esses conhecidos teus que fazem esses so esses km e esses tempos e usam o carro para andar um quarteirao para ir beber cafe
    Tu és um exemplo do cumulo quando nao sabes inventas a ver se alguem te presta atençao
    Queres elaborar?

Comandante está offline Senior Member
    Registo
    Jan 2009
    Msgs
    9,115
    Obrigado
    11

(...)
    Não vás por aí.....

powerPT está offline Sysadmin
    Registo
    Mar 1970
    Local
    80% Aveiro/ 10% Porto
    Msgs
    9,642
    Obrigado
    7

Tu és o cumulo de quem se acha o maior da tua aldeia!
    O Darkk tem a esposa a trabalhar na Madeira e vários conhecimentos lá na ilha. Mas eu nem devia de dizer seja o que fosse mas detesto pessoal que se acha mais que os outros.
    "I cant believe toyota made a car like this Supra, now they make the prius..."

"...the consumer can never be too complacent when it comes to brand loyalty."

"Se eu podia andar devagar? Podia...mas não era a mesma coisa"

"WRC is for boys, Group B was for men"

Registo
    Jan 1970
    Local
    Around the World!
    Msgs
    8,925
    Obrigado
    5

Quote Mensagem Original de powerPT Ver Mensagem
    Tu és o cumulo de quem se acha o maior da tua aldeia!
    O Darkk tem a esposa a trabalhar na Madeira e vários conhecimentos lá na ilha. Mas eu nem devia de dizer seja o que fosse mas detesto pessoal que se acha mais que os outros.
    Felizmente já voltou para Londres...
    Só esteve lá enquanto tive a voar nos EUA...

Mas sim, a numerosa familia dela, está lá toda...

Mas ainda tou á espera de ser esclarecido!
    Ás vezes existem razoes, para se escrever A ou B, e podem-me ter passado ao lado...

Registo
    Feb 2006
    Local
    Funchal
    Msgs
    1,068
    Obrigado
    15

Quote Mensagem Original de Darkk Ver Mensagem
    Além do que se for o problema as 1800RPM para arrancar, só tenho uma coisa a dizer... Comprem um gasolina com 6 ou 8 cilindros e arrancam ás 900!
    :P :P :P :P
    :)
    é... de facto, para fazer estes consumos estava mais satisfeito se tivesse um... ou pelo menos um T-Sport :D
    por acaso vi ha dias um à venda por cá
    F.Gomes

JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

A razão de ponderar o Auris diesel para ir para o Funchal é porque o carro existe, é conhecido e está disponivel. O carro efectivamente vai fazer poucos km por ano.

Face aos declives que se apanham por lá um turbo-diesel é uma boa opção em termos de binário e agradabilidade de condução. A unica dúvida tem a ver com arranques em subidas muito ingremes pois caso ao meter a segunda o regime caia abaixo das 1800 o carro pode não aguentar a mudança...

Por falar em consumos e na vantagem do diesel, quando vou lá o Yaris 1.0 normalmente indica consumos bem acima dos 8 litros no computador de bordo ... Ao fim de uns dias e dado que acaba por tb fazer alguns percursos mais longos e em estradas um pouco menos acidentadas acaba por baixar mas sempre para valores relativamente altos para o carro que é.

WildStar está offline Ponto Morto
    Registo
    Apr 2010
    Local
    Funchal
    Msgs
    1
    Obrigado
    0

Eu com o meu yaris 1.4 d4d no Funchal tenho feito medias de consumo na ordem dos 5.8...
    Mas isto subindo o Funchal todo ate quase á serra e todos os dias.

Eu arranco numa subida bastante ingreme e mesmo sendo eu o unico dentro do carro tenho que ir as 2000 rotaçoes para ele arrancar. E na mesma subida quase nao da para meter segunda. é preciso esticar bem a primeira velocidade para conseguir a segunda.

JCF
    JCF está offline Member
    Registo
    Sep 2007
    Msgs
    46
    Obrigado
    0

Viva

Pois, como o Auris é bastante mais pesado a situação pode ser bem pior. Digamos que o Auris com o condutor tem o mesmo peso que o teu Yaris com 3 ou 4 adultos...

Não tenho insentivado a ideia de ficarem como Auris por causa disso. Primeiro o carro é algo grande e pesado para o uso que vai ter e segundo porque o motor pode ser curto nessa fase de arranque em declives muito acentuados.

No Yaris 1000 na zona do Jardim botânico, por exemplo, é preciso puxar a primeira as 6000 ou mesmo um pouquinho mais para ele aguentar a segunda e mesmo assim não ganha grande velocidade pq o motor fica a menos de 3000 rpm. Para essa utilização convem um motor com cilindrada relativamente elevada.

Ha uns largos meses eles estiveram a testar um Mazda 2 que é relativamente leve e tem um motor 1.35 com 86cv e esse já se aguentava bastante bem nas subidas com 3 adultos. Só não foram para essa solução por causa da assitência da marca. Outra hipotese será o Yaris 1.33.

A assitência da Toyota aí parece ser mais garantida, mas a marca tem o inconveniente da intransigencia dos vendedores. Não fazem descontos de jeito, têm uma postura arrogante (o preço é este e é se queres)... para mim não dava, mandava-os logo dar uma curva. Agora com o ARMAS até é facil levar um carro aqui do continente...
    Última edição de JCF : 12-05-2010 às 07:57 PM

Pág 1 de 2 12 ÚltÚlt

Informação do Tópico

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Bookmarks

Regras