Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 30 de 54
-
13-07-2008, 12:06 PM #1
Member
- Registo
- Apr 2005
- Local
- Senhora da Hora
- Msgs
- 60
- Obrigado
- 0
- Thanked 0 Times in 0 Posts
[P&D] Corolla DX 1.3 12 Valve [EE80]
Boas,
o meu Corolla, neste momento conta com 343 mil km´s.
Neste momento, começa a dar umas "passas" de fumo branco e a consumir algum oleo.
Esperando, que não sejam segmentos nas "couves", já li algures por aqui, que estes motores tinham um "vedantes" que penso que seja na cabeça, que poderiam já não estar nas melhores condições, e então deixam passar o oleo.
alguem sabe disto em concreto?
2ª Questão,
O motor não está a desenvolver como devia, há um periodo em que enrola e só depois de determinada rotação e que parece que desenvolve correctamente. ( Está a mamar muita gota)
sugestões?
Sílvio
-
13-07-2008, 01:06 PM #2
pah, com a idade que a máquina tem poderá ser mesmo isso. Aconteceu-me o mesmo no meu EE90, só com uma pequena diferença, a minha querida esposa andou quase 10000km sem óleo. Apenas queimou um bocado da junta da cabeça, o suficiente pra beber óleo.
Conclusão abre motor junta nova, aproveita põe segmentos novos, bronzes das bielas, fecha motor óleo pra dentro e tá a bulir. pra tudo 500epoucos aérios. Agora é juntar pra pô-lo a GPL.
-
14-07-2008, 10:53 PM #3
BANIDO!
- Registo
- Jan 1970
- Msgs
- 1,902
- Obrigado
- 0
gana makina, mete ai umas fotos..
ja tive um que o meu pai enviou pa sucata, e foi um carro que me deixou saudades...
quanto ao motor, isso nao deve ser nada....
-
30-09-2008, 01:25 AM #4
esse motor esta ok.
boa noite.
esse motor deve estar ok,apenas deve ser uma valvula de vacuo com passagem,e daí o fumo branco e o exagero de consumo.
fazes assim,tira a vela do 1º cilindro e vê se ela esta encharcada ou babada,se estiver é a vavula de vácuo que liga ao carburador.
tambem te deve acotecer o carro embrulhar a frio, e depois de bem quente já não se passa nada.
Alguns irão indicar-te para mudares os vedantes das valvulas,mas em principio não te resolve o problema.
Eu tenho um ae 80 que me deu esse problema, e a propria toyota disse que era aconselhavel mudar os vedantes das valvulas. Mudei os vedantes das valvulas e de nada me adiantou.Depois disseram-me que o motor estava a beber óleo e que tinha de ser rectificado,mas eu não caí na esparrela e medi-lhe a compressão pela via das dúvidas e a compressão estava ok.
demorei cerca de 1 ano a encontrar o problema sozinho mas encontrei.
faz assim manda fotos do motor promenorizado á beira do carburador que eu identifico-te a peça,é muito identica á do meu.
abraço.
-
01-10-2008, 11:23 AM #5
Sempre li que este problema de consume de óleo nestes motores era derivado dos vedantes de válvulas... Mas se há outra explicacao, venham de la as fotos porque o meu motor é muito parecido e tb fumega bastante!!
Mas á partida com um kit de descarbonizacao novo, uma boa limpeza e rodagem de valvulas isso fica como novo...de novo!!Toyota Starlet 54HP/86nm
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
-
01-10-2008, 03:55 PM #6
BANIDO!
- Registo
- Jan 1970
- Msgs
- 1,902
- Obrigado
- 0
o cenoura tem razao isso aconteceu com o meu e agora ja ta bom....
-
29-10-2008, 05:29 PM #7
Ponto Morto
- Registo
- Jan 2008
- Msgs
- 1
- Obrigado
- 0
Boas eu também sou um feliz proprietário de um EE90 e tenho o mesmo problema! Fumo que não gosto nada de ver no meu carrão!!! Já levou vedantes de válvulas, segmentos, enfim etc e nada resultou!! ou seja estou praticamente com um motor novo e ainda não percebi o porqué de tanto fumo!! Agora com a explicação do cenoura ae80, gostava, se for possível se me dizes qual é a tal valvula de vacuo que liga ao carburador para eu comprar e substitui-la e continuar a disfrutar do meu ee90 liftback mas sem fumo.
Obrigado...
-
29-10-2008, 11:45 PM #8
assim que possa ponho aqui uma foto da peça,talvez te vá guiar um pouco na solução do teu problema.
eu não sou mecanico ,mas se vir o motor do teu carro identifico com facilidade a peça ,e tambem provavelmente sei como te resolver o problema na hora sem a ter que substituir....
cmpts
-
30-10-2008, 10:17 AM #9
Member
- Registo
- Apr 2005
- Local
- Senhora da Hora
- Msgs
- 60
- Obrigado
- 0
Bom dia,
"Cenoura", não estamos a falar de uma peça verde ?
à cerca de 2 anos, o carro parecia um tractor, a trabalhar, mavava gasolina à fartazana, e na altura, essa peça verde foi mudada.
mas eu no fim de semana, já ponho fotos.
obrigado pela disponibilidade !!!
Sílvio
-
31-10-2008, 02:15 AM #10
Suponho que é esta a válvula de que estão a falar, certo? (ver anexo)
É a que se encontra mais por baixo da caixa do filtro e idêntica à branca que está mais próximo da lente da maquina fotográficaÚltima edição de zapper : 31-10-2008 às 02:17 AM
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
-
05-11-2008, 07:22 PM #11
-
05-11-2008, 07:58 PM #12
é mesmo essa peça que te faz o consumo exagerado...
vais fazer o seguinte:desliga os tubos que vão ligar á valvula ,e arranja um tubo curto e conecta o tubo desta forma como está nesta foto.
apesar de a valvula na foto não ser igual á tua , a situação é identica e deve-te resolver o problema temporáriamente até a sua substituição.
ah outra coisa ,no painel do conta kms o simblo verde(econ) vai ficar laranja(pwr),e não deverá mudar enquanto não substituires a valvula de vacuo.
-
05-11-2008, 08:25 PM #13
ah outra coisa,se quiseres saber se a tua valvula está avariada faz o seguinte:
1- tira a valvula fora
2-sopra para dento de um dos 2 tubinhos que tem a valvula,e verifica se tanto num tubinho (que vais soprar)como no outro oposto ,se o ar sai pelo outro buraco oposto ao que sopras.este sintoma é de valvula avariada.
3-se soprares num dos lados do tubo e o ar sair pelo outro lado,experimenta soprares no buraco oposto ao que sopras-te, e este não vai sair nenhum ar pelo outro lado ou seja faz o vácuo(está boa).
resumindo e concluindo,se soprares em ambos os lados ,estes não se podem comportar da mesma maneira ,senão a valvula está avariada.
observa a valvula desconectada com os tubinhos a verem -se na foto abaixo.
cmpts
-
06-11-2008, 02:15 AM #14
-
06-11-2008, 09:22 AM #15
BANIDO!
- Registo
- Jan 1970
- Msgs
- 1,902
- Obrigado
- 0
eu andei a voltas com essas valvulas no meu antigo Dx, uma vez disse-me um mecanico da toyota que isso avariava sempre...
tambem andei a assuprar...
mas eu mudei a verde, a do clector de escape nao...
-
06-11-2008, 05:49 PM #16
Member
- Registo
- Apr 2005
- Local
- Senhora da Hora
- Msgs
- 60
- Obrigado
- 0
Viva,
Cenoura, obrigado pela disponibilidade.
Se estou a entender, neste momento, tenho 2 problemas no meu DX.
Consumos elevados, + de 8 com o carro a engasgar.. -> válvula verde
e consumo de oleo ... -> é outro problema, outra valvula ??? ou é consequência da valvula verde estar KO?
se deixar o carro na rua de noite (mais frio), de manhã, ele só trabalha em 3 cilindros. sinal que uma vela está isolada, que vai de encontro ao que dizes (da vela encharcada)
Cumps
Sílvio
-
10-12-2008, 11:02 PM #17
Member
- Registo
- Apr 2005
- Local
- Senhora da Hora
- Msgs
- 60
- Obrigado
- 0
viva,
este fim de semana, tirei a valvula verde fora.
soprei dos 2 lados, e não saiu ar de lado nenhum.
pelo que o Cenoura, disse a valvula está estragada.
vou comprar a valvula.
obrigado pelas explicações.
Sílvio
-
12-12-2008, 08:18 PM #18
BANIDO!
- Registo
- Dec 2008
- Msgs
- 88
- Obrigado
- 0
Consumo de oleo so pode se dar pelos segmentos retentores das guias das valvulas ou entao pela junta da cabeça deteriorada e em casos cronicos fisuras no bloco ou na cabeça
Reparaçao muito dispendiosa...
Todos envelhecem e começam ter suas falhas so temos que ser tolerantes ;)
-
12-12-2008, 08:25 PM #19
BANIDO!
- Registo
- Dec 2008
- Msgs
- 88
- Obrigado
- 0
Uma curiosidade, os classicos que tanto foram investidos milhares na sua recuperaçao tanto nivel de mecanica e chapa continuam a dar problemas sem destino e constantemente ficam pelo caminho, nao se deixam levar pela ilusao da aparencia
Tudo chega um limite que nao dá mais e pede a bendita reforma e so temos que partir pra outra lol ou viver uma constante dor de cabeça lol
-
13-12-2008, 08:15 PM #20
JDMJ é tudo uma questão sobre o que se investe na recuperação do mesmo. Uma coisa podes ter a certeza, é mais fiavel um carro antigo do que um mais recente. :)
-
23-12-2008, 10:09 AM #21
Member
- Registo
- Apr 2005
- Local
- Senhora da Hora
- Msgs
- 60
- Obrigado
- 0
JDMJ,
compreendo o que dizes.. mas neste carro em particular....
Carro adquirido em 1986, pelo meu Pai, por 1.200 cts, na Transmotor...
Unico condutor, durante 18 anos e 200 mil km´s. foi preciso chegar aos 200 mil, para "estrear" o carro num rail... coisa pouca... ufa... só substituição de peças.
sempre bem assistido e muito bem conduzido!!!
logicamente que com esta idade, e com os 346 mil que tem actualmente, não se pedem milagres.... mas ainda tem que ter muito para dar :)
eu considero que este carro, já deu o que tinha a dar, "já está mais que pago", já cumpriu a função dele, mas enquanto não se calar para sempre... vai ter que andar e claro há sempre aquela coisa de ver quantos km´s é que vai fazer, a 1ª meta, foi atingir os 300 mil, agora é a dos 400 mil !!!!
e ainda cola o ponteiro...se for preciso LOL
neste momento, os 6000 mil euros que o carro custou em 86, nos dias de hoje, teria um custo de novo de +- 18.240 euros.
foi no sabado, a inspecção. chumbou pelos gases de escape...mas já estava à espera.
agora, vai ser só afinar...e meter gasolina e andar !!!
Long Living Corolla :-D
-
23-12-2008, 09:35 PM #22
pois pois.....
a tua conversa até é muito gira, mas eu neste caso em particular tenho conhecimento na causa,e pelo que sei apesar dos seus km ainda tem muito para dar....
se eu assim pensa-se o meu já estaria na sucata,ao tempo.....
tem 25 anos e neste momento está novamente em restauro,vai ser todo pintado e eliminado todos os pontos de ferrugem.
nada se faz sem trabalho.
cmpts
-
11-03-2009, 12:17 AM #23
Ponto Morto
- Registo
- Mar 2009
- Msgs
- 1
- Obrigado
- 0
Vi que falavam de um problema que infelizmente tenho no meu querido bicho, que é:
- Engasga, e por consequencia bebe o que não deve.
Ja troquei a valvula de Vácuo (verde) por outra de outro ae80 que tenho, mas em nada resoltou...
O que posso fazer para que este problema me deixe de vez...pois o carro assim nao responde como desejo...ja o outro que tenho responde que é uma maravilha....
Cumps
Psico
-
11-03-2009, 08:50 AM #24
BANIDO!
- Registo
- Jan 1970
- Msgs
- 1,902
- Obrigado
- 0
olha o mal e' do ar autometico que nao desliga dai a mistura estar sempre rica... isola as velas e gasta mt
solução desligas o tubo que vai para o ar automatico interior do carburador (ao pe de uma mola forte) ou retiras o ar automatico e limpas, akilo tem uns furinhos que entope...
se houver umas fotos eu identifico o sitio..
e' dai de certeza...
com o meu Dx foi assim
-
29-03-2009, 11:57 AM #25
Boas a todos:
Como o meu Starlet anda a uns tempos com o mesmo problema (consumos 8,9L/100), e algum fumo branco
Hoje de manhã dei a volta ao carro e encontrei a bendita válvula, e muito semelhante a que o cenoura ae80 postou.
tirei a dita para fora, suprei num lado, saiu ar pelo outro, no outro lado também suprei e também saiu ar pelo outro, ou seja esta avariada
Comprei no Station ums cms de tubo e liguei ambos os lados da válvula, o curioso, e que em vez de duas saídas, esta tem 3, mas a terceira esta tapada, ou seja não deve servir para nada
Bem ao pessoal dos Starlets aqui têm:Toyota Starlet EP80 (1E) (4/OHC 12v Carb-2v)
Toyota Celica AT 180 (4A-FE)
-
29-04-2009, 12:21 AM #26
Boas!
Chegaste a testar a válvula nova, para verificar que o comportamento é mesmo diferente da que tinhas?
É que segundo o que vejo no site Toyodiy (referencia de peças) essa válvula é designada por "Filter, Gas" Link para a página
E o até como te disse no dia do EN9 cheguei a perguntar a um mecânico na toitorres o que era essa peça, dizendo eu que que pensava ser uma tomada de ar da admissão (vácuo), e ele confirmou-me que era.Última edição de zapper : 29-04-2009 às 12:28 AM
-
29-04-2009, 08:54 AM #27
300.000kms. GRANDE!!! Muito grande!!!
O meu está com 193.000kms e já teve tantas histórias, imagino o teu.
Uma vez um Toyotista ensinou-me alguns truques para se ver como está o motor a nível de válvulas.
Em cada uma das mudanças, acelerar e depois tirar o pé, para ver se o carro "trava" só com o motor... conforme a resposta o carro estará bom ou não de pressão de válvulas.
A nível do "puxar" do carro... como deves compreender já inventei muito neste carro, desde admissões directas, até dupla ventoinha no radiador e muitas outras invenções "cientificas".
Desde que voltei a ter a admissão "normal" do DX, o carro deixou de engasgar TANTO como antigamente.
QUando temos um carro Diesel nota-se mais a diferença entre o puxar Otto e o puxar Diesel... mas mesmo assim, se achas que o DX está estranho, dá-lhe uma atenção ao "parafuso" do carburador. Ele pode estar a fazer a mistura erradamente... ou seja, dá mais gasolina (bom para altas rotações e a engasgar em baixas), em contraste, se a mistura der menos gasolina (bom para baixas, mas não puxa tanto em altas).
O TERNO EQUILÍBRIO!!!
-
22-09-2011, 08:13 PM #28
Member
- Registo
- Apr 2011
- Local
- Gaia
- Msgs
- 83
- Obrigado
- 1
- Thanked 1 Time in 1 Post
Antes de mais peço desculpa por desenterrar este tópico mas assim escuso estar a abrir um novo.
Há uns tempos comprei um Corolla DX 1.3 12v e o carro tem dado muito problemas.
Veio para casa em condições mas, dois dias depois, não pegava. Quando pegou tinha o ralenti muito baixo e instável. Fui verificar o filtro da gasolina e estava muito sujo. Procedi à troca e andou mais ou menos.
Depois, numa manhã foi abaixo e não pegou. Mais tarde fui lá e pegou como se nada fosse. Na oficina disseram que havia um problema qualquer no starter, que tinha ligação directa, porque tenho lá um cabo solto, mas que remediava.
Durante este tempo tinha quase sempre de acelerar bastante para pegar.
Esta Segunda saio de manhã e o carro não tinha força nem para uma pequena subida que fazia em 3º. Tive que pôr 1º. Á vinda, a arrancar num determinado local ele não responde, ponho pé a fundo e mesmo assim foi abaixo. Encostei, fui a pé para a casa e, mais tarde fui lá, ele pegou e levei-o à oficina.
O mecânico disse logo que um cilindro estava em baixo. Ao verificar as velas uma estava encharcada. Ele disse que era segmentos e que não compensava arranjar. Aconselhou tentar arranjar um aumento de vela. Lá a trocou e o carro ficou logo bom.
Hoje saio de casa e sinto o carro a puxar muito pouco e, mal acelero um pouco, fica logo vermelho. Quando vinha embora não pegava. Insisti e pegou mas... ralenti baixíssimo e tinha de estar com o pé a fundo. Mal tirava o pé ele morria. Depois de ter apanhado um choque ao confirmar os cabos das velas o meu irmão foi ao carburador abrir e lá pegou em condições mas não podia ir ao ralenti senão morria.
Ninguém fará ideia do que se passa?
Acho estranho o facto de, das duas vezes que fui à oficina, o mecânico apontar defeitos diferentes.
Será o tal defeito da válvula de vácuo? O carro apresenta todos os sintomas.
-
24-09-2011, 06:13 PM #29
Member
- Registo
- Apr 2011
- Local
- Gaia
- Msgs
- 83
- Obrigado
- 1
- Thanked 1 Time in 1 Post
Ninguém tem sugestões??
-
03-11-2011, 12:56 PM #30
Tudo bem?
já resolves-te o problema?
finalmente a minha máquina está restaurada
Informação do Tópico
Users Browsing this Thread
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)