JoaoM . esta muito bem tirada a tua conclusao , mas acho ke estamos em "desacordo" num ponto .
Na minha opiniao . O turbo nao vai repor a pressao que se perde na tubagem . O motor quando comeca a trabalhar, o motor suga ar, logo cria uma depressao = vacuo . Seja aspirado ou nao o motor. No caso do meu motor a trabalhar sem acelerar fica constante a -0.2bar ( vacuo ) .. quando o motor ganha rpm , os gases de escape á saida , passam na turbina de escape do turbo , e fazem rodar a turbina que por sua vez acciona na mesma rotacao a turbina de admissao , quando o carro tem rpm suficiente para vencer o vacuo criado inicialmente no motor, a turbina de admissao ao inves de sugar ar , pressiona o ar . Criando pressao na parte da admissao , forcando o motor a ganhar mais rpm . è um ciclo vicioso.
Agora vamos a contas. A pressao atm é 1bar logo quando se falar ke o turbo faz: exemplo 0.7 , ele realmente faz 1.7bar, mas como a pressao atm é constante nao conta na equacao. Agora vamos quantificar os atritos. Perda de carga na linha no tubo de ar, perda de carga no filtro , mais perda de carga no Ic... Nao sei as expressoes de cor para calcular estas perdas de carga , mas somando tudo digamos que chega a 0.2bar de depressao de perdas, mais 0.2bar de depressao do motor ao relantim, a perda de carga total no circuito sera 0.4 bar, como o turbo debita 0.7 a entrada mesmo á entrada de admissao a pressao REAL que ele esta a fazer é 0.4 ( perdas ) + 0.7 pressao real = 1.1 bar .. Digamos que o turbo para fazer e vencer as perdas demora 2segundos, e para fazer o total de 1.1bar demora mais 1segundo . O que a admissao directa e o filtro Kn tentam fazer é diminuir as perdas de carga na linha, fazendo as passar de 0.4 para 0.2 , demorando menos tempo em segundos, o turbo a vencer as perdas... o que tu sentes é que o carro te responde mais rapido , e com mais forca pk nao demora tanto a vencer as perdas... Apenas o que eu acho ...
Se tu vires um filtro KN atentamente veras que é um filtro de algodao normal , mas com uma altura muito mais baixa do que o filtro de origem . ou seja ocupa menos area de atrito , causando menos perda de carga !!! Isso ja é basicamente o que concluiste no final ...
oh JoaoM Olha que ouco falar desse pozinhos comeco-me a rir...Em mecanica nao existem nada com esse nome tecnico !! .."pozinhos"

.. essa palavra é para quem nao sabe realmente o nome tecnico das coisas ou entao nao entende o que esta a dizer ...
" olhe desculpe , keria 4 parafusos M5 x 1.5 , uma chave Torque de 6mm e uns Pózinhos ... " ....
ABraco..
Bookmarks