+ Responder ao Tópico
Pág 2 de 2
PrimeiroPrimeiro 1 2
Resultados 31 a 39 de 39

Tópico: Auris/Corolla E15: Admissão de ar ...

Registo
    Sep 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    1,939
    Downloads
    0
    Uploads
    0

Quote Mensagem Original de nuno_n Ver Mensagem
    JoaoM . esta muito bem tirada a tua conclusao , mas acho ke estamos em "desacordo" num ponto .

Na minha opiniao . O turbo nao vai repor a pressao que se perde na tubagem . O motor quando comeca a trabalhar, o motor suga ar, logo cria uma depressao = vacuo . Seja aspirado ou nao o motor. No caso do meu motor a trabalhar sem acelerar fica constante a -0.2bar ( vacuo ) .. quando o motor ganha rpm , os gases de escape á saida , passam na turbina de escape do turbo , e fazem rodar a turbina que por sua vez acciona na mesma rotacao a turbina de admissao , quando o carro tem rpm suficiente para vencer o vacuo criado inicialmente no motor, a turbina de admissao ao inves de sugar ar , pressiona o ar . Criando pressao na parte da admissao , forcando o motor a ganhar mais rpm . è um ciclo vicioso.

Agora vamos a contas. A pressao atm é 1bar logo quando se falar ke o turbo faz: exemplo 0.7 , ele realmente faz 1.7bar, mas como a pressao atm é constante nao conta na equacao. Agora vamos quantificar os atritos. Perda de carga na linha no tubo de ar, perda de carga no filtro , mais perda de carga no Ic... Nao sei as expressoes de cor para calcular estas perdas de carga , mas somando tudo digamos que chega a 0.2bar de depressao de perdas, mais 0.2bar de depressao do motor ao relantim, a perda de carga total no circuito sera 0.4 bar, como o turbo debita 0.7 a entrada mesmo á entrada de admissao a pressao REAL que ele esta a fazer é 0.4 ( perdas ) + 0.7 pressao real = 1.1 bar .. Digamos que o turbo para fazer e vencer as perdas demora 2segundos, e para fazer o total de 1.1bar demora mais 1segundo . O que a admissao directa e o filtro Kn tentam fazer é diminuir as perdas de carga na linha, fazendo as passar de 0.4 para 0.2 , demorando menos tempo em segundos, o turbo a vencer as perdas... o que tu sentes é que o carro te responde mais rapido , e com mais forca pk nao demora tanto a vencer as perdas... Apenas o que eu acho ...

Se tu vires um filtro KN atentamente veras que é um filtro de algodao normal , mas com uma altura muito mais baixa do que o filtro de origem . ou seja ocupa menos area de atrito , causando menos perda de carga !!! Isso ja é basicamente o que concluiste no final ...

oh JoaoM Olha que ouco falar desse pozinhos comeco-me a rir...Em mecanica nao existem nada com esse nome tecnico !! .."pozinhos" .. essa palavra é para quem nao sabe realmente o nome tecnico das coisas ou entao nao entende o que esta a dizer ...

" olhe desculpe , keria 4 parafusos M5 x 1.5 , uma chave Torque de 6mm e uns Pózinhos ... " ....

ABraco..
    Não estamos em desacordo em nada! Apenas vamos é discutindo este ponto com muita pinta! E corrigindo e explicando-nos cada vez melhor.
    A turbina de admissão chama-se compressor, neste caso, do tipo radial. Até porque a malta diz que o turbo isto e aquilo, quando o turbo apenas serve para fazer o compressor rodar pois quem faz o trabalho de aumentar a pressão do ar é mesmo o compressor (e ninguém fala dele, coitado) e a turbina propriamente dita só nos traz problemas pois demora tempo a ganhar velocidade, "atrapalha" a saída dos gases de escape e, como trabalha a altas temperaturas, estraga-se mais. E um compressor (ou bomba, no caso dos líquidos) tem sempre um lado de aspiração (ou sucção) e um lado de pressão, pois suga o ar do lado da aspiração e empurra do lado da pressão, neste caso fazendo com que o motor passe a trabalhar a uma pressão superior à atmosférica, o que permite queimar mais combustível e fazê-lo de forma mais eficiente. Eu escrevi "repor a pressão" quando devia ter escrito "compensar" ou "anular a perda de carga da admissão" que se tornava mais perceptível.

Quanto ao efeito de menores perdas de carga através da admissão directa e de um filtro com menores perdas de carga, não me tinha lembrado desse duplo efeito de não só aumentar logo à partida a pressão no motor como também de diminuir o tempo de resposta! E isso interessa-nos muito nos nossos motores D-4D pois aumenta-nos a resposta em baixas. Não podiamos estar mais de acordo! E eu vou investigar melhor se não existe mesmo um filtro K&N que sirva no meu carro pois só tinha a ganhar.

Os pózinhos é porque a pressão final do turbo-compressor é o que um homem quiser... gastar! Quanto mais não seja em turbos partidos... Agora a sério, o que eu queria dizer era que o compressor não servia apenas para vencer as perdas de carga da admissão mas para aumentar efectivamente a pressão de funcionamento, o que bem explicaste com o teu exemplo. Agora vê lá se estou a fazer bem esta conta: P0=1bar, menos perdas de carga de 0,4 bar mais 1,1bar metidos pelo compressor temos o motor a trabalhar a 1-0.4+1.1=1,7bar, certo?

Votando à nossa questão inicial: apesar de haver clara vantagem em reduzir ao máximo as perdas de carga na admissão, não adianta fazer uma conduta para aproveitar a pressão dinâmica associada à velocidade do ar (carro) porque o valor é irrisório, sobretudo se comparado com os ganhos de montar um filtro com menor perda de carga.

To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    4,692
    Downloads
    0
    Uploads
    0

Quote Mensagem Original de JoaoM Ver Mensagem
    Não estamos em desacordo em nada! Apenas vamos é discutindo este ponto com muita pinta! E corrigindo e explicando-nos cada vez melhor.A turbina de admissão chama-se compressor, neste caso, do tipo radial. Até porque a malta diz que o turbo isto e aquilo, quando o turbo apenas serve para fazer o compressor rodar pois quem faz o trabalho de aumentar a pressão do ar é mesmo o compressor (e ninguém fala dele, coitado) e a turbina propriamente dita só nos traz problemas pois demora tempo a ganhar velocidade, "atrapalha" a saída dos gases de escape e, como trabalha a altas temperaturas, estraga-se mais. E um compressor (ou bomba, no caso dos líquidos) tem sempre um lado de aspiração (ou sucção) e um lado de pressão, pois suga o ar do lado da aspiração e empurra do lado da pressão, neste caso fazendo com que o motor passe a trabalhar a uma pressão superior à atmosférica, o que permite queimar mais combustível e fazê-lo de forma mais eficiente. Eu escrevi "repor a pressão" quando devia ter escrito "compensar" ou "anular a perda de carga da admissão" que se tornava mais perceptível.

Quanto ao efeito de menores perdas de carga através da admissão directa e de um filtro com menores perdas de carga, não me tinha lembrado desse duplo efeito de não só aumentar logo à partida a pressão no motor como também de diminuir o tempo de resposta! E isso interessa-nos muito nos nossos motores D-4D pois aumenta-nos a resposta em baixas. Não podiamos estar mais de acordo! E eu vou investigar melhor se não existe mesmo um filtro K&N que sirva no meu carro pois só tinha a ganhar.

Os pózinhos é porque a pressão final do turbo-compressor é o que um homem quiser... gastar! Quanto mais não seja em turbos partidos... Agora a sério, o que eu queria dizer era que o compressor não servia apenas para vencer as perdas de carga da admissão mas para aumentar efectivamente a pressão de funcionamento, o que bem explicaste com o teu exemplo. Agora vê lá se estou a fazer bem esta conta: P0=1bar, menos perdas de carga de 0,4 bar mais 1,1bar metidos pelo compressor temos o motor a trabalhar a 1-0.4+1.1=1,7bar, certo?

Votando à nossa questão inicial: apesar de haver clara vantagem em reduzir ao máximo as perdas de carga na admissão, não adianta fazer uma conduta para aproveitar a pressão dinâmica associada à velocidade do ar (carro) porque o valor é irrisório, sobretudo se comparado com os ganhos de montar um filtro com menor perda de carga.
    Ola joaoM , boas noites, Estou a gostar cada vez mais de "discutir " contigo . Gostei da parte que esta acima sublinhada ehehehe

Em relacao a este ponto : " Eu escrevi "repor a pressão" quando devia ter escrito "compensar" ou "anular a perda de carga da admissão" que se tornava mais perceptível." . Ora é exactamente isso , é isso mesmo . Quando o compressor / Turbina consegue anular as perdas de carga Totais no circuito deixamos de ter vacuo , perda de carga, para termos Pressao na admissao do motor.. é quando sentes aquele "desenvolver " do motor..

Cada carro tem um turbo " estudado" para o seu motor. O que interessa basicamente aqui é o volume de gases de escape conforme a cilindrada . Por exemplo nao adianta colocar um turbo grande num carro com baixa cm3 , pk vai demorar imenso a encher a turbina de escape e em baixas o carro nao tem "pressao " para andar.. como ao contrario , um turbo pequeno num carro com elevada cm3, conduzia a que o motor so tivesses baixas e em mais elevada rpm o turbo nao tivesse eficiencia nenhuma . Mas isso penso que ja estas bem ciente

O efeito de menor perdas de carga ( atrito ) e o menor tempo de resposta, é um factor que realmente se sente na conducao , nao sendo em percentagem grande , por um filtro nao deixa de ser apenas um filtro. Mas ajuda !! Tenta procurar no site da Kn . K&N High Performance Air Filters, Oil Filters, & Air Intakes - Official K&N Engineering Site a ver se encontras alguma coisa .... ...

Todos os turbos dao para alterar a sua pressao de funcionamento , uns mais facilmente que outros , mas todos veem montados e afinados para ter e exercer a sua maxima de eficiencia no regime global de rotacao do carro.. Se tu alterares os seus valores de pressao para acima do seu proprio limite, e nao seja "tratado " devidamente é provavel que ele ceda mecanicamente e se verifique a sua fadiga/desgaste = turbo partido ! :P

No caso apresentado pelo user Xana , de se retirar a ponteira nao estavamos a mexer em algo significativo . A perda de carga na tubagem é calculada pelo Diamentro, e pelo seu comprimento e curvas.

Ora bem , em 3 variaveis , ele so mexeu em 2 !! Na curva , que foi retirada, e encurtou o comprimento , mas em quantidades irrisorias !! logo o seu significado em termos de pressao dinamica vai ser baixo ( mas o importante nao era isso que te queria demonstrar, mais abaxio ja explico ) .. Agora imagina eliminavas o caixa do filtro para , trocavas a tubagem com diametro 45mm de origem para uma de 60mm/65mm , na ponta um filtro conico ( isto tudo pode parecer um pco racing ) .

resultado : maior volume de ar disponivel , menor perda de carga no filtro ( devido a parede e configuracao ), menor tempo de resposta do turbo. Mas so com filtro estamos a falar em valores baixos. Mas como o teu carro tem 2.2cm3 ja é uma quantidade de ar suficiente para se notar qq coisa :) ...

Agora a razao que toda a gente vira pra a frente a tomada de ar num filtro de caixa, ( foste calcular pk pensaste que era a pressao dinamica que influenciava ) é a TEMPERATURA do ar.. se a entrada do ar para a caixa do filtro estiver dentro do compartimento d motor o ar entra mais kente , se a puxada de ar for a frente do carro o ar entra mais frio. Por isso é que os carros turbos teem que ter um intercooler com boas dimensoes. Ar mais frio ajuda a eficiencia do IC :) e á eficiencia dentro do motor em termos de compressao. Maior nivel de O2, maior compressao.Melhor rendimento

O que o user ingles tentou fazer foi , na minha opiniao foi : uma busca pela diferença ..." A ver se isto da em alguma coisa "..... Tipo um pescador a tentar mudar de cana a ver se dava em alguma coisa.. a ver se pescava alguma coisa...

O que se passa é ke quase toda a gente faz isto acima , mas nao sabe o porque das coisas.. sabe ke " sente " o carro diferente.. e as vezes faz coisas desnecessarias , gasta dinheiro com aquilo ke nao serve de nada, e ainda por cima as vezes faz mal ....

Apenas mais uma entrada para o nosso "debate " .. abraço
    Última edição de nuno_n : 03-07-2009 às 04:24 AM

Registo
    Sep 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    1,939
    Downloads
    0
    Uploads
    0

Cada carro tem um turbo " estudado" para o seu motor. O que interessa basicamente aqui é o volume de gases de escape conforme a cilindrada . Por exemplo nao adianta colocar um turbo grande num carro com baixa cm3 , pk vai demorar imenso a encher a turbina de escape e em baixas o carro nao tem "pressao " para andar.. como ao contrario , um turbo pequeno num carro com elevada cm3, conduzia a que o motor so tivesses baixas e em mais elevada rpm o turbo nao tivesse eficiencia nenhuma . Mas isso penso que ja estas bem ciente
    Às vezes vejo algumas mods deste tipo a serem feitas tão em cima do joelho sobretudo quando comparadas com a complexidade das variáveis em questão/cálculos necessários, que até me arrepio. Pelo que consegui perceber o meu carro tem o IHI RH F4V, de geometria variável, capaz de debitar entre 5 e 10 m³/min não sei a que pressões porque não encontrei mais info na net...

O efeito de menor perdas de carga ( atrito ) e o menor tempo de resposta, é um factor que realmente se sente na conducao , nao sendo em percentagem grande , por um filtro nao deixa de ser apenas um filtro. Mas ajuda !! Tenta procurar no site da Kn . K&N High Performance Air Filters, Oil Filters, & Air Intakes - Official K&N Engineering Site a ver se encontras alguma coisa .... ...
    Já lá estive mas vou ter que ver isso melhor e ver também as medidas do meu filtro pois deve ser mais fácil arranjar um que se adapte. Aquilo é rectangular e tudo!

Todos os turbos dao para alterar a sua pressao de funcionamento , uns mais facilmente que outros , mas todos veem montados e afinados para ter e exercer a sua maxima de eficiencia no regime global de rotacao do carro.. Se tu alterares os seus valores de pressao para acima do seu proprio limite, e nao seja "tratado " devidamente é provavel que ele ceda mecanicamente e se verifique a sua fadiga/desgaste = turbo partido ! :P
    Fazem só metade do serviço e depois No dia-a-dia o que me interessa é mesmo que aquilo esteja equilibrado para o regime global de rotação.

No caso apresentado pelo user Xana , de se retirar a ponteira nao estavamos a mexer em algo significativo . A perda de carga na tubagem é calculada pelo Diamentro, e pelo seu comprimento e curvas.
    Ora bem , em 3 variaveis , ele so mexeu em 2 !! Na curva , que foi retirada, e encurtou o comprimento , mas em quantidades irrisorias !! logo o seu significado em termos de pressao dinamica vai ser baixo ( mas o importante nao era isso que te queria demonstrar, mais abaxio ja explico ) .. Agora imagina eliminavas o caixa do filtro para , trocavas a tubagem com diametro 45mm de origem para uma de 60mm/65mm , na ponta um filtro conico ( isto tudo pode parecer um pco racing ) .
    resultado : maior volume de ar disponivel , menor perda de carga no filtro ( devido a parede e configuracao ), menor tempo de resposta do turbo. Mas so com filtro estamos a falar em valores baixos. Mas como o teu carro tem 2.2cm3 ja é uma quantidade de ar suficiente para se notar qq coisa :) ...
    Aquela curva introduz uma perda de carga enorme, das piores coisas que se pode fazer numa tubagem são curvas a 90º. Mas tás lá: o diâmetro influencia imenso as perdas de carga, só passar a tubagem de 45 para 60/65mm já era um avanço. No meu motor a tubagem a seguir à caixa do filtro é realmente muito larga. Mas NÃO ME DÊS IDEIAS! Com caraças, se eu sacar aquele filtro e meter um cónico... A gaita é que cá em Portugal isso não é legal, pois não?

Agora a razao que toda a gente vira pra a frente a tomada de ar num filtro de caixa, ( foste calcular pk pensaste que era a pressao dinamica que influenciava ) é a TEMPERATURA do ar.. se a entrada do ar para a caixa do filtro estiver dentro do compartimento d motor o ar entra mais kente , se a puxada de ar for a frente do carro o ar entra mais frio. Por isso é que os carros turbos teem que ter um intercooler com boas dimensoes. Ar mais frio ajuda a eficiencia do IC :) e á eficiencia dentro do motor em termos de compressao. Maior nivel de O2, maior compressao.Melhor rendimento
    Eu tinha-me lembrado disso mas no meu caso isso não é problema porque o compartimento do motor da Verso é grande à brava e vai buscar o ar a um sítio relativamente fresco. Nos Auris parece-me que esse será o maior ganho pois de origem vai buscar o ar a uma zona quente.

O que o user ingles tentou fazer foi , na minha opiniao foi : uma busca pela diferença ..." A ver se isto da em alguma coisa "..... Tipo um pescador a tentar mudar de cana a ver se dava em alguma coisa.. a ver se pescava alguma coisa...
    O que se passa é ke quase toda a gente faz isto acima , mas nao sabe o porque das coisas.. sabe ke " sente " o carro diferente.. e as vezes faz coisas desnecessarias , gasta dinheiro com aquilo ke nao serve de nada, e ainda por cima as vezes faz mal ....
    Quando toda a gente sabe que não é só o comprimento da cana que interessa, mas o que se sabe fazer com ela

Apenas mais uma entrada para o nosso "debate " .. abraço
    Assim dá gosto debater! Aprende-se e relembra-se as coisas que se aprendeu.
    Um grande abraço

To view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 0 posts.

Registo
    May 2007
    Msgs
    419
    Downloads
    0
    Uploads
    0

Pessoal, vocês percebem e bem da poda! Estou a aprender cada vez mais, continuem s.f.f. :)

Mas já agora, afinal é benéfico no meu caso ter tirado a ponteira do tubo ou não?
    (Pelo que me apercebi da vossa conversa, sim é benéfico, ou estou errado?)

Outra coisa, em relação ao filtro K&N, pesquisei imensos testemunhos na net, e fiquei com o pé atrás...
    Segundo alguns, reduz a vida do motor e provoca maior desgate no mesmo devido à menor filtragem do ar, aqui ficam alguns testemunhos que encontrei:
    Links:
    K & N Performance Filter Reviews

passem por todas as reviews, e têm muita controvérsia instalada...

O que acham em relação a tudo isto?

Um abraço pessoal ! ;)

Registo
    Sep 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    1,939
    Downloads
    0
    Uploads
    0

A peça que tiraste não te vai provocar uma diferença por aí além no rendimento do motor, se é que consegues notar alguma.
    Quanto aos filtros há imensos users do forum com eles e estão satisfeitos. Só te reduz a vida do motor se não filtrar o que deve. Vais com o carro para troços de terra ou para pedreiras? Se não, tranquilo, se sim talvez devas pensar duas vezes. Eu a meter até é mais para reduzir o consumo do que para ganhar força porque 136cv já chegam para fazer mexer a carrinha.

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    4,692
    Downloads
    0
    Uploads
    0

Quote Mensagem Original de Xana Ver Mensagem
    Pessoal, vocês percebem e bem da poda! Estou a aprender cada vez mais, continuem s.f.f. :)

Mas já agora, afinal é benéfico no meu caso ter tirado a ponteira do tubo ou não?
    (Pelo que me apercebi da vossa conversa, sim é benéfico, ou estou errado?)

Outra coisa, em relação ao filtro K&N, pesquisei imensos testemunhos na net, e fiquei com o pé atrás...
    Segundo alguns, reduz a vida do motor e provoca maior desgate no mesmo devido à menor filtragem do ar, aqui ficam alguns testemunhos que encontrei:
    Links:
    K & N Performance Filter Reviews

passem por todas as reviews, e têm muita controvérsia instalada...

O que acham em relação a tudo isto?

Um abraço pessoal ! ;)
    Oh Xana é assim .. eu estou de acordo com o JoaoM , o filtro kn é para user nomal do dia a dia , ajuda-te nos consumos em caso de andares com o turbo normalmente em pressao , ou seja em AE , e cidade a partir dos 60.. o que importante é que o turbo ande em carga, pk é assim que ele vai sugar o ar, e so nessa fase é o ke o filtro kn se faz valer pela diferenca para o original . E tem a vantagem tb de ser lavavel e poderes fazer cerca de 40 mil kmate o lavares novamente ! ...

Mesmo em situacaoes de poeira, eu sei quem tenha em jipes, e jipes a serio que comem po , obstaculos , lama e agua ate aos bancos..eles usam esse tipo de filtro kn e nao tenho ouvido ng keixar-se...

isto faz lembrar a controversia do Tabaco... eh pa ,os cigarros tem enxofre, polui, causa cancro, depois ha ESTUDOS ( duvidosos ) medicos para dizer o seguinte : o tabaco previne Alzheimer , parkinson, doencas renais... bla bla...

Em que acreditas tu ? ..... o filtro ajuda , nao faz milagres...

Como tens centralina bosch Xana , eu ate pensaria numa reprogramacao " docil" para fazer subir as curvas de binario ! .. talvez uma reprogramacao para 110cvs com 230 N.m .. ficava forte em baixas... Agil e disponivel em transito e nada sofria em velocidade de ponta ou esforco... Pk realmente é binario que acho que precisas... acho ke é isso que te " queixas"...Tb é um E15 com 1.4cc ... claro ke a carrocaria pesa ...

ja agoar kt pesa o e15 ?... o E12 1.4 pesa 1250kgs ...

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    4,692
    Downloads
    0
    Uploads
    0

Quote Mensagem Original de JoaoM Ver Mensagem
    Às vezes vejo algumas mods deste tipo a serem feitas tão em cima do joelho sobretudo quando comparadas com a complexidade das variáveis em questão/cálculos necessários, que até me arrepio. Pelo que consegui perceber o meu carro tem o IHI RH F4V, de geometria variável, capaz de debitar entre 5 e 10 m³/min não sei a que pressões porque não encontrei mais info na net...

Já lá estive mas vou ter que ver isso melhor e ver também as medidas do meu filtro pois deve ser mais fácil arranjar um que se adapte. Aquilo é rectangular e tudo!

Fazem só metade do serviço e depois No dia-a-dia o que me interessa é mesmo que aquilo esteja equilibrado para o regime global de rotação.

Aquela curva introduz uma perda de carga enorme, das piores coisas que se pode fazer numa tubagem são curvas a 90º. Mas tás lá: o diâmetro influencia imenso as perdas de carga, só passar a tubagem de 45 para 60/65mm já era um avanço. No meu motor a tubagem a seguir à caixa do filtro é realmente muito larga. Mas NÃO ME DÊS IDEIAS! Com caraças, se eu sacar aquele filtro e meter um cónico... A gaita é que cá em Portugal isso não é legal, pois não?

Eu tinha-me lembrado disso mas no meu caso isso não é problema porque o compartimento do motor da Verso é grande à brava e vai buscar o ar a um sítio relativamente fresco. Nos Auris parece-me que esse será o maior ganho pois de origem vai buscar o ar a uma zona quente.

Quando toda a gente sabe que não é só o comprimento da cana que interessa, mas o que se sabe fazer com ela

Assim dá gosto debater! Aprende-se e relembra-se as coisas que se aprendeu.
    Um grande abraço
    Ola boas noites JoaoM ...

Em relacao "Pelo que consegui perceber o meu carro tem o IHI RH F4V, de geometria variável, capaz de debitar entre 5 e 10 m³/min não sei a que pressões porque não encontrei mais info na net..."

Ja estive no site online sobre o catalogo dos turbos IHI e nao consegui saber nada tb... eles nao podem colocar informacao " secreta" , a circular assim.. era bom saber os diagramas de pressao e caudal as rotacoes que precisavamos .... mas deu para ficar a saber é ke o teu turbo faz 85.000rpm em regime maximo .. a Corolla ainda levanta voo um dia deste ehehehe...

Atencao , tens de arranjar um filtro kn exactamente com as mesmas medidas de caixa , senao acontece-te que vais meter o filtro ao sitio , e depois queres fechar a tampa e nao consegues, ou pk a altura é diferente , ou a beira...atencao a esses pormenores...tenta verificar as medidas todas

Sim as curvas a 90º, os chamados "joelhos " introduzem uma perda de carga enorme , mas compensada em parte pelo diametro ser um pco largo desde o inicio ... se a tua tubagem ja é larga so quer dizer que a toyota estuda e pensa em tudo eheheh...

Em relacao ao filtro conico , o que esta legislado é que "Alteração do filtro de ar provocando alteração de emissão gasosa ou ruido anormal " codigo de reprovacao 810/820 na IPO !!

É o que esta escrito na lei . OH pa.. um filtro conico lavavel é barato ..no maximo ate 20 euros compras um que de para um bom caudal de entrade de ar, claro que ha mais caros e grandes. mas ate este preco deves comprar um . Retiras a caixa ( é apertada com 4 parafusos no fundo por debaixo do filtro ) .. e colocas na ponta do tubo original o flitro conico . Aquilo ja deve trazer abracadeiras e tudo acho eu e os bocais de encaixe conforme o diametro do teu tubo , fazes um pco de bricolage e experimentas.. Nao ha nada que ultrapasse a experiencia !!! ... e andas um deposito e vais ver a media que vais fazer ...

Fica aqui um desafio para ti eheheheheh

Estes filtro sao baratos pk realmente nao estao bem "aprovados " em termos de codigo . Os de caixa da Kn sao "legais" por isso é que sao mais caros ! mas em termos de produto sao exactamente iguais !! ..

" Quando toda a gente sabe que não é só o comprimento da cana que interessa, mas o que se sabe fazer com ela " ... tu es tramado !!!

Hoje divagamos pco , mas tb nao pode ser todos os dias ehehehe

Registo
    May 2007
    Msgs
    419
    Downloads
    0
    Uploads
    0

nuno_n: Viva!
    O peso do E15 são 1315kg, logo são mais 65kg que o E12... em relação à repro, o carro ainda está na garantia portanto não arrisco...

Mas em relação ao KN, já contactei o dsitribuidor e na Europa ainda não chegou este novo filtro para os E15, portanto à que esperar um pouco mais... já agora o filtro KN para os E12 1.4 D4D quanto custa ?

Um abraço a todos!

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    4,692
    Downloads
    0
    Uploads
    0

Quote Mensagem Original de Xana Ver Mensagem
    nuno_n: Viva!
    O peso do E15 são 1315kg, logo são mais 65kg que o E12... em relação à repro, o carro ainda está na garantia portanto não arrisco...

Mas em relação ao KN, já contactei o dsitribuidor e na Europa ainda não chegou este novo filtro para os E15, portanto à que esperar um pouco mais... já agora o filtro KN para os E12 1.4 D4D quanto custa ?

Um abraço a todos!
    Ok, fazes bem em nao arriscar , enquanto esta na garantia... depois mais tarde , pensas na reprogramacao entao! ..

O filtro Kn para o meu E12 anda a volta de 65euros....

+ Responder ao Tópico

Informação do Tópico

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)