+ Responder ao Tópico
Pág 1 de 2 12 ÚltÚlt
Resultados 1 a 30 de 39

Tópico: Auris/Corolla E15: Admissão de ar ...

Xana está offline Senior Member
    Registo
    May 2007
    Msgs
    440
    Obrigado
    2

Default Auris/Corolla E15: Admissão de ar ...

Viva, alguém poderia me dizer se é boa ideia fazer esta modificação aos Auris/Corolla E15 - 1.4D4D ? :
    Link:
    As Requested- Pics Of The Cold Air Feed Mod I Made - Toyota Owners Club - Toyota Forum

Já agora, digam se nos E12 o tubo da entrada de ar (que vai para o filtro de ar) está igual aos E15, ou seja, com um tubo a fazer uma curva de +-90º, ficando com a abertura virada para o compartimento do motor ?

A abertura do tubo, virada para a frente, será melhor?

Prós e contras?

Obrigado
    Cumps

nuno_n está offline Consultor Té-nico
    Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

ola xana ta td bem ? ....

olha pelo ke percebi do post do forum dos ingleses dos clube corolla é que o homem so tirou a ponteira de tubo do tubo que da ar a caixa do filtro de ar... O que acontece é que ele diz ke ???autonomia do carro do CB vai corresponder melhor ao autonomia real ???!?!?...

No E15 ele tirou a ponta de tubo pk axa ke o carro faz melhores consumos... mas tb so tirou aquele pedacito... a ultima coisa que ele diz é que "afinal " nao entra chuva, que era a preocupacao dele , pk o buraco ficava voltado para cima e podia entrar agua da chuva, mas nao, pelos vistos ja andou a chover a potes com o carro e diz ke nao entra agua... ate gostava de saber como é ke ele sabe ke nao entra !! LOL...

Nos E12 existe esse tubo sim , mas esta colocado de maneira diferente... vem do filtro , passa por debaixo da bateria, por detras do farol do lado direito e depois faz 90 e fica virado para a frente mas um pco recuado , nem ar directo leva !!
    Confesso que ja estive a olhar para aquilo de maneira a fazer melhorar a admissao .. mas o espaco é mesmo apertado e nao da margem para nada...

Agora...

Pros.. pode melhorar um pco a admissao de ar do carro, melhorar um pco os consumos...

Contras... pode entrar agua sim , lixo ( tudo bem ke bate depois no filtro mas mm assim suja o filtro ) ...

A meu ver, sente-me muito mais um filtro KN de caixa do que esta pekena alteracao com o filtro de origem ...

abraco

Registo
    May 2007
    Msgs
    440
    Obrigado
    2

Viva Nuno!

Acho que o objectivo aqui será a abertura do tubo de admissão ficar virada para a frente, de modo a permitir uma maior captação de ar fresco na admissão o que até faz sentido(ou não?).

Agora podemos é questionar o porquê da Toyota não o ter feito logo de origem ? ... ou seja, gostava de saber a fundo o porquê de não estar assim logo de fábrica...?

Cumps ;)

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Quote Mensagem Original de Xana Ver Mensagem
    Viva Nuno!

Acho que o objectivo aqui será a abertura do tubo de admissão ficar virada para a frente, de modo a permitir uma maior captação de ar fresco na admissão o que até faz sentido(ou não?).

Agora podemos é questionar o porquê da Toyota não o ter feito logo de origem ? ... ou seja, gostava de saber a fundo o porquê de não estar assim logo de fábrica...?

Cumps ;)
    Viva Xana...entao ai as coisas pelo sul como vao ?

Pelo que me parece , ele so tirou mesmo a ultima curva, que fazia 90 graus para tras... Ao retirar a curva ele quis testar a ver se o ar entrava mais "directo " um pco e mais fresco, pelo que percebi aquele curva faria o ar entrar vindo da seccao do motor... logo um pco mais quente.. o que é pior.

SIm , faz sentido e nos carros Turbinados faz todo o sentido , visto que o turbo tendo maior facilidade em puxar o ar, o motor consegue subir de regime mais rapidamente e com menor esforco , basicamente esse é o principio de uma " admissao directa " "!!...

A toyota previne, com esta curva, a 100 % a entrada de agua no tubo do filtro e consequentemente no filtro e turbo. PK alguem na fase de concepcao se lembrou se calhar que Haja alguem no seu estado de espirito de inconsciencia ( americanos ) que lave o carro com o capot aberto e de banho ao motor. Se estivesses sem a curva era garantido agua dentro do motor....

Se estiveres a pensar em tirar a curva... podes tirar que nao provacas nenhum mal ... eu digo que nao ha base que chegue á experiencia ... Logo só se tirares é que vais ser o que vais notar o carro diferente.

Tens filtro de origem certo ? Se costumas fazer alguma AE dava-te o conselho de colocares um filtro Kn. Este filtro resulta se andares com o turbo em pressao durante uns kms . pk se andares em cidade pouco ar o turbo puxa do fitro de maneira a que se note melhores consumos...

espero ter ajudado . abraco

Registo
    May 2007
    Msgs
    440
    Obrigado
    2

Cá no Sul está um calor infernal... o verão chegou em força! ;)

Em relação ao KN já tinha pensado nisso, mas ainda não existe um KN com as medidas/formato(pelo que tenho visto...) para estes 1.4-D4D dos E15.

Mas esta alteração parece-me interessante... ;)

Obrigado Nuno.
    Cumps

Darkness está offline B.A.D. RP
    Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,513
    Obrigado
    0

Penso que é uma mod aplicável e talvez até seja compensatória...mas..... adapta-lhe ali um filtro de ar...ou toda a porcaria é sugada juntamente com o ar....lembra-te que não é só a água que estraga!

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

VENCEDOR TOYOTA DO MÊS - JULHO DE 2009

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Quote Mensagem Original de Darkness Ver Mensagem
    Penso que é uma mod aplicável e talvez até seja compensatória...mas..... adapta-lhe ali um filtro de ar...ou toda a porcaria é sugada juntamente com o ar....lembra-te que não é só a água que estraga!
    darkness...aquilo é o tubo de acesso a caixa do filtro do ar ! .. o que o ingles fez foi unicamente tirar a curva a 90graus na ponta .

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Cá no Sul está um calor infernal... o verão chegou em força! ;)

Em relação ao KN já tinha pensado nisso, mas ainda não existe um KN com as medidas/formato(pelo que tenho visto...) para estes 1.4-D4D dos E15.

Mas esta alteração parece-me interessante... ;)

Obrigado Nuno.
    Cumps
    se esta um calor infernal , ja havia fotos da menina em bikini em cima do capot do e15

vou tentar ver se existe , e qual a referencia da kn para o teu d4d e15...

no entanto tirar experimentar sem a curva...nao perdes nada...nao ha mal nenhum... desde ke nao abras o capot e ponhas a dar banho ao motor :) lol

reload_at_250k está offline Senior Member
    Registo
    Dec 2007
    Local
    Trofa
    Msgs
    511
    Obrigado
    0

Gajo porco pá
    Gostas de ver homens de biquini?
    :
    Última edição de reload_at_250k : 16-06-2009 às 08:11 PM

tiago está offline Aluga-se
    Registo
    Nov 2007
    Local
    são joão do pau, santa maria da feira & Porto
    Msgs
    2,246
    Obrigado
    0

oh sr.nuno nao keres ser a cobaia dos e12 .p?

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Quote Mensagem Original de reload_at_250k Ver Mensagem
    Gajo porco pá
    Gostas de ver homens de biquini?
    :
    ui.. eu a pensar que a xana era uma mulher ...

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Quote Mensagem Original de tiago Ver Mensagem
    oh sr.nuno nao keres ser a cobaia dos e12 .p?
    uhmm axas ke ja nao estive a olhar a tentar fazer coisa dali ...

Estou so a tentar verificar mais umas coisas no carro , depois a parte da admissao vai ser a proxima cobaia.. lol ...

Duarte está offline Senior Member
    Registo
    Jul 2005
    Local
    Cartaxo
    Msgs
    835
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de nuno_n Ver Mensagem
    ui.. eu a pensar que a xana era uma mulher ...

Logo vi

Quanto à modificação do tubo, também estive num dia destes em que teve uma brasa do ca.....tano a ver como obter mais ar fresco para a admissão, fiquei com a ideia de que se cortasse o tubo e o direccionasse para a frente que iria ficar melhor.

Registo
    May 2007
    Msgs
    440
    Obrigado
    2

Ó Nuno... Xana é o nome de um animal de estimação(uma gata!) que anda cá por casa... lol
    Mas se queres posso tirar fotos dela para tu veres... lololol (mas de bikini não dá muito jeito...)

Agora a sério, já tirei a tal parte final do tubo... agora só com o passar do tempo/kms é que se vai ver se faz ou não alguma melhoria, mas em principio sim. Deve apanhar mais ar fresco vindo da frente do carro, ao contrário de estar virada para trás, fica agora com abertura para cima(vertical).

Um abraço!

Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,513
    Obrigado
    0

O que eu me ri agora á pala de ti ó nuno!

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

O que eu me ri agora á pala de ti ó nuno!
    Foste tu e eu ... ... nome de animais.. Isto esta a ficar um zoologico.. !!

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Ó Nuno... Xana é o nome de um animal de estimação(uma gata!) que anda cá por casa... lol
    Mas se queres posso tirar fotos dela para tu veres... lololol (mas de bikini não dá muito jeito...)

Agora a sério, já tirei a tal parte final do tubo... agora só com o passar do tempo/kms é que se vai ver se faz ou não alguma melhoria, mas em principio sim. Deve apanhar mais ar fresco vindo da frente do carro, ao contrário de estar virada para trás, fica agora com abertura para cima(vertical).

Um abraço!
    Mas ao tirar a curva , o resto do tubo na fica virado para a frente.. mas sim para cima.. pelo menos era o ke parecia pelas fotos do forum ingles... mas mm assim sera um pco melhor... mas sinceramente acho ke vais notar quase nada....

keres fazer um teste a serio, á homem ? lol.. Tira lhe o Filtro e coloca a curva e anda assim uns 5kms... e depois da feed back !!
    Última edição de nuno_n : 17-06-2009 às 02:42 AM

tiago está offline Aluga-se
    Registo
    Nov 2007
    Local
    são joão do pau, santa maria da feira & Porto
    Msgs
    2,246
    Obrigado
    0

uhmm axas ke ja nao estive a olhar a tentar fazer coisa dali ...

Estou so a tentar verificar mais umas coisas no carro , depois a parte da admissao vai ser a proxima cobaia.. lol ...
    bota shake...depois me liga vai sr.nuno xD

Registo
    Aug 2006
    Local
    Margem Sul/Leiria
    Msgs
    13,513
    Obrigado
    0

darkness...aquilo é o tubo de acesso a caixa do filtro do ar ! .. o que o ingles fez foi unicamente tirar a curva a 90graus na ponta .
    Epah... eu sou um bocado lento... mas uma das pontas vai para o colector de admissão não?

Registo
    May 2007
    Msgs
    440
    Obrigado
    2

Mas ao tirar a curva , o resto do tubo na fica virado para a frente.. mas sim para cima.. pelo menos era o ke parecia pelas fotos do forum ingles... mas mm assim sera um pco melhor... mas sinceramente acho ke vais notar quase nada....

keres fazer um teste a serio, á homem ? lol.. Tira lhe o Filtro e coloca a curva e anda assim uns 5kms... e depois da feed back !!
    Aposto que já fizestes essa experiência... não? ...e que tal?

O que mais me espanta no relato do gajo no forum inglês, é ele dizer que o consumo baixou e muito, só com esta pequena alteração...

KN ainda não há para estes modelos, e a longo prazo até deve compensar, se fizermos contas aos preços de cada filtro original...

Um abraço!
    Imagem Anexada Imagem Anexada

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Epah... eu sou um bocado lento... mas uma das pontas vai para o colector de admissão não?
    a ponta da curva ke o ingles tirou foi a ponta de tubo inicial , depois vai para o filtro de caixa, depois do filtro segue para o turbo , depois ic e depois do Ic , admissao .. !!!

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Quote Mensagem Original de tiago Ver Mensagem
    bota shake...depois me liga vai sr.nuno xD
    lol.. ainda vou ter ke pensar no que fazer tiago.. mas esta em lista de espera :)

JoaoM está offline Family Driver @310 N.m
    Registo
    Sep 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    1,979
    Obrigado
    0

Aquele desenho é um pouco estranho, sobretudo aquele tubinho pequeno que volta para tràs. Não terá um efeito silenciador do motor e/ou utiliza o golpe de ariete para aumentar a quantidade de ar?
    No meu Corolla a admissão dá uma volta do caraças para ir acabar perto do farol, voltada para baixo. No fim de semana também comecei a pensar como poderia por o gajo a respirar ar mais fresco e aproveitar a pressão dinâmica do ar que entra pelo carro quando o mesmo está em movimento...

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Quote Mensagem Original de JoaoM Ver Mensagem
    Aquele desenho é um pouco estranho, sobretudo aquele tubinho pequeno que volta para tràs. Não terá um efeito silenciador do motor e/ou utiliza o golpe de ariete para aumentar a quantidade de ar?
    No meu Corolla a admissão dá uma volta do caraças para ir acabar perto do farol, voltada para baixo. No fim de semana também comecei a pensar como poderia por o gajo a respirar ar mais fresco e aproveitar a pressão dinâmica do ar que entra pelo carro quando o mesmo está em movimento...
    fikei curioso para saber o que chamas o " golpe de ariete" ... efeito Venturi no tubo ? sera isso?...

eu acho ke sera apenas para proteccao de entrada de objectos voadores nao identificados lol

Mas oh joaoM pensa la.. eu tb kero fazer qq coisa neste departameto mas o espaco é tao apertado que ainda vou ter ke pensar bastante..

realmente a pressao dinamica é o principal obejctivo de colocar uma admissao directa .. assim o efeito de esforco seria minimizado!!

Registo
    Sep 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    1,979
    Obrigado
    0

O golpe de ariete é um aumento de pressão que se verifica quando um escoamento é interrompido. Se fechares uma torneira de tua casa muito rápido (se for monocomando é mais fácil) ouves certamente um ruído nas tubagens: é uma onda de pressão que se forma e anda a passear de um lado para o outro, entre a válvula que se fechou e uma descontinuidade no tubo (variação de diâmetro, acessório, etc.). Em certos casos pode levar à destruição de um equipamento ou conduta, noutros podemos usar este efeito a nosso favor, como na admissão e no escape de um motor. Os escapes de rendimento das motas a 2T usam muito este efeito. A desvantagem é que ele só funciona numa gama limitada de rpm pois calcula-se o comprimento do tubo para que a onda de pressão nos ajude a extrair os gases de escape e a melhorar a lavagem (troca de mistura queimada por mistura nova) da câmara de combustão.
    Agora pensando um bocado mais nisto vejo que com o turbo a trabalhar a sucção de ar é contínua e não discreta pelo que não percebo a razão daquele espigão tão esquisito (o golpe de ariete requer que exista uma abertura/fecho de válvula cíclico).

Eu tenho muito espaço para brincar com a admissão, não sei é quando é que arranjo tempo para fazer isso.

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

Acho que nao se trata de efeito de "ariete".. agora percebi o nome de ariete.. efeito de pancada ! :) ....

O tempo aranja-se agora o que fazer e como fazer para ficar um trabalho em condicoes ....

coloca ai uma foto do motor da verso do lado da admissao .. para ver uma coisinha :)

abraco !!

Registo
    Sep 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    1,979
    Obrigado
    0

Ora então cá vai:

1 - Vista geral do lado da admissão
    2 - Entrada do tubo na caixa do filtro de ar
    3 - O tubo continua por baixo da bateria, agarrado à carroceria
    4 - Terminação do tubo, junto à face inferior da óptica esquerda

Admissao1.JPG

Admissao2.JPG

Admissao3.JPG

Admissao4.JPG

No entanto, e no seguimento da nossa "conversa", calculei o valor do termo da pressão dinâmica da equação de Bernoulli (ρ/2*v², com a velocidade, v em m/s) e uma vez que estamos a falar de ar (ρ=1Kg/m³) o valor é muito pequenino, valendo 0,001 bar a 50km/h, 0,006 bar a 120km/h e apenas 0,013 bar a 180km/h. Mesmo que estivessemos a falar de 250km/h a pressão dinâmica apenas valeria 0,024bar. Ou seja, não vale o trabalho.

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

O teu principio de bernoulii esta correcto ....alias calculado correctamente..mas isso sera se o motor nao tivesse turbo !! ..

Estas a calcular uma pressao dinamica directa sobre a entrada de ar ao tubo.. Mas nao estas a contar com o Vacuo provocado pelo turbo ! para isso, ja tinhas ke ter a folha de ensaio do turbo em vazio , e o caudal de ar deslocado !...

JoaoM , para te provar o que te estou a dizer, basta retirares o filtro de ar da caixa por 2 kms .. Nao mudas nada na entrada de ar, mas o turbo nao tem que vencer o atrito de ar no filtro, logo faz subir de regime mais rapidamente o motor .

como tens de colocar e tens um filtro, a unica solucao para compensar esse atrito sera Aumentar o caudal de ar a entrada, dai o termo " admissao Directa" . Nao é mais nada mais nada menos que arranjar uma entrada de ar directa com maior caudal ...

Registo
    Sep 2008
    Local
    Lisboa
    Msgs
    1,979
    Obrigado
    0

Certo, fiz as contas sem contar com a depressão do turbo e o filtro de ar introduz uma perda de carga (pressão) na linha de admissão (razão pela qual procurei um K&N mas não há para o meu carro). Mas vai dar ao mesmo: pondo a fronteira do sistema na ponta do tubo da admissão, com o carro parado vais ter uma pressão p0=1bar que é a pressão atmosférica; com o carro a andar vais ter na mesma p0=1+ρ/2*v². A acção do turbo é independente da pressão à entrada da tubagem pois o turbo apenas vai repor a pressão perdida na tubagem e no filtro de ar e a que se irá perder a seguir no intercooler e restante admissão e juntar-lhe mais uns pózinhos...
    A confusão pode estar a surgir porque nós chamamos motor atmosférico a um motor que trabalha a 0,7bar, ou seja a uma pressão bem inferior à atmosférica.
    A admissão directa não usa filtro de ar (ou usa um muito grosseiro) para reduzir as perdas de carga e aumentar a pressão não à entrada da admissão mas à entrada dos cilindros como aqui:

Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,330
    Obrigado
    1

JoaoM . esta muito bem tirada a tua conclusao , mas acho ke estamos em "desacordo" num ponto .

Fizeste bem em considerar o p0= 1 atmsf.

Mas " A acção do turbo é independente da pressão à entrada da tubagem pois o turbo apenas vai repor a pressão perdida na tubagem e no filtro de ar e a que se irá perder a seguir no intercooler e restante admissão e juntar-lhe mais uns pózinhos..."

Na minha opiniao . O turbo nao vai repor a pressao que se perde na tubagem . O motor quando comeca a trabalhar, o motor suga ar, logo cria uma depressao = vacuo . Seja aspirado ou nao o motor. No caso do meu motor a trabalhar sem acelerar fica constante a -0.2bar ( vacuo ) .. quando o motor ganha rpm , os gases de escape á saida , passam na turbina de escape do turbo , e fazem rodar a turbina que por sua vez acciona na mesma rotacao a turbina de admissao , quando o carro tem rpm suficiente para vencer o vacuo criado inicialmente no motor, a turbina de admissao ao inves de sugar ar , pressiona o ar . Criando pressao na parte da admissao , forcando o motor a ganhar mais rpm . è um ciclo vicioso.

Agora vamos a contas. A pressao atm é 1bar logo quando se falar ke o turbo faz: exemplo 0.7 , ele realmente faz 1.7bar, mas como a pressao atm é constante nao conta na equacao. Agora vamos quantificar os atritos. Perda de carga na linha no tubo de ar, perda de carga no filtro , mais perda de carga no Ic... Nao sei as expressoes de cor para calcular estas perdas de carga , mas somando tudo digamos que chega a 0.2bar de depressao de perdas, mais 0.2bar de depressao do motor ao relantim, a perda de carga total no circuito sera 0.4 bar, como o turbo debita 0.7 a entrada mesmo á entrada de admissao a pressao REAL que ele esta a fazer é 0.4 ( perdas ) + 0.7 pressao real = 1.1 bar .. Digamos que o turbo para fazer e vencer as perdas demora 2segundos, e para fazer o total de 1.1bar demora mais 1segundo . O que a admissao directa e o filtro Kn tentam fazer é diminuir as perdas de carga na linha, fazendo as passar de 0.4 para 0.2 , demorando menos tempo em segundos, o turbo a vencer as perdas... o que tu sentes é que o carro te responde mais rapido , e com mais forca pk nao demora tanto a vencer as perdas... Apenas o que eu acho ...

Se tu vires um filtro KN atentamente veras que é um filtro de algodao normal , mas com uma altura muito mais baixa do que o filtro de origem . ou seja ocupa menos area de atrito , causando menos perda de carga !!! Isso ja é basicamente o que concluiste no final ...

oh JoaoM Olha que ouco falar desse pozinhos comeco-me a rir...Em mecanica nao existem nada com esse nome tecnico !! .."pozinhos" .. essa palavra é para quem nao sabe realmente o nome tecnico das coisas ou entao nao entende o que esta a dizer ...

" olhe desculpe , keria 4 parafusos M5 x 1.5 , uma chave Torque de 6mm e uns Pózinhos ... " ....

ABraco..
    Última edição de nuno_n : 02-07-2009 às 05:50 AM

+ Responder ao Tópico
Pág 1 de 2 12 ÚltÚlt

Informação do Tópico

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)