Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 30 de 53
-
27-08-2011, 08:27 PM #1
Tubos Vaco Carburador Corolla XL 1.3
Boas,
Depois de alguma pesquisa na net encontrei este esquema dos tubos de vaco do carburador e distribuidor:
ToyoDIY.com
Aluguém me sabe dizer se isto está correcto?
As ligações não coincidem com as que estao no carro e quando meto como esta apresentado no esquema, aquilo não bate certo, fica pior do que o que está.
Alguma ideia?
-
31-08-2011, 07:28 AM #2
Pode ser, no entanto tens que ver se o carburador que tens é o qua está no diagrama, penso que nos motores 2E existem 3 carburadores diferentes e as ligações dos tubos de vaco são diferentes.
Deves ter a versão de carburador que o svicente tem no DX dele. Manda uma PM para ele te mandas umas fotos do esquema da ligação.Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
-
01-09-2011, 02:03 AM #3
Se o carburador que tens é o Aisin VV (anterior a agosto 89) então o esquema ta certo.
O problema é que no esquema há sítios onde é pouco perceptível quais são os tubos quando estes estão sobrepostos, chega até a criar "ilusão de óptica" principalmente no sitio que assinalei a verde. Mas uma coisa é certa, se nos 3 tubos que estou a dar relevância houver trocas, notas logo que está mal.

Se for preciso meto aqui fotos, mas quando tiver um tempo.
Boa sorte
-
01-09-2011, 06:09 PM #4
Agradecia as fotos. :)
Eu realmente fiquei na duvida em relação a esses tubos mas em ambas as possibilidades não me parece bater certo e quando o passo para a pratica parece que o motor do carro fica com um trabalhar diferente para pior...
-
01-09-2011, 09:23 PM #5
O meu é de 90, supostamente não ajuda... senão tentava, não hoje, tirar umas fotos...
-
01-09-2011, 09:30 PM #6
Até pode ajudar, o teu é de carburador?
Se é, de que lado é que o carburador tem o cabo do acelerador? Se tiver do lado do motorista então dá, tem o carburador aisin v que é igual ao meu.
-
01-09-2011, 09:33 PM #7
sim tem, mas o meu carburador é da 2º geração depois de agosto de 89...
-
01-09-2011, 10:03 PM #8
Obrigado na mesma. A intenção também conta. :)
Mas já agora, quais são os consumos com esse carburador?
-
01-09-2011, 11:24 PM #9
Assim de repente, pode ser que te ajudem as fotos que coloquei há algum tempo atrás noutro tópico.
http://www.toyotistas.com/forum/perg...arburador.html (espero que consigas abrir as imagens em grande)
Ps: Com o aisin VV acabei de fazer 680Km com 40L (entre atestamentos) verifiquei os 5.88L/100Km, com andamento normal, calmo e a evitar levar ao laranja no economy.
-
01-09-2011, 11:32 PM #10
"joao_mourico, você não tem permissão para aceder a esta página." não consigo abrir.
5.88?! o meu anda na casa dos 7,5/8l/100... demasiado para os tempos de hoje
-
02-09-2011, 05:09 AM #11
Boas João,
Possivelmente, tendo os tubos devidamente ligados deves ter uma das válvulasde vácuo obstruída ou mesmo avariada, o que faz com que o trabalhar do motorparece que está descompassado. O que podes fazer é deixar o circuito aberto atédescobrires a válvula avariada; isto é desconectas o tubo que liga á válvula depow/econ que te faz funcionar as luzes do painel (essa válvula está perto docabeçote da suspensão do lado esquerdo).
---------- Mensagem adicionada em 06:07 AM ---------- Mensagem anterior em 06:00 AM ----------
Confirmo Zapper o meu fez 576Km com 33L de gasosa, 5.72L/100Km.
---------- Mensagem adicionada em 06:09 AM ---------- Mensagem anterior em 06:07 AM ----------
Pois é João o que te disse no post anterior... dá um salto á Toyota que esse carburador tem que ser revisto!Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"
-
02-09-2011, 07:31 AM #12
-
02-09-2011, 10:12 AM #13
Pois em casa ou com um amigo de confiança fica barato se só for afinação limpeza e rectificação do circuito de vacuo (não é complicado fazer o serviço em casa). Na Toyota não sei mas eles não levam nada barato (a vantagem é que eles tem outros recursos de diagnostico).Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"
-
02-09-2011, 07:48 PM #14
Pois, só que para isso preciso de alguma informação extra para o fazer... Esquemas ou fotografias... são muitos tubos..

---------- Mensagem adicionada em 08:48 PM ---------- Mensagem anterior em 07:18 PM ----------
Porque é que não consigo ver as fotos?
http://www.toyotistas.com/forum/perg...arburador.html

-
05-09-2011, 11:23 PM #15
Então e essas fotos?
Desculpem estar a apressar mas tenho alguma urgência nisso.
Pena não conseguir ver as que estão no link em cima... é como estar com sede ao pé de uma fonte e não conseguir beber a água....
---------- Mensagem adicionada em 12:23 AM ---------- Mensagem anterior em 12:13 AM ----------
Encontrei este pdf na net, tem um esquema mas não coincide.
De qualquer das maneiras deixo aqui o link pois pode ser útil para alguém. Lá diz como se verifica essas valvulas que estão de volta do carburador.
http://repairnet.aircare.ca/document...yotatercel.pdf
-
06-09-2011, 12:11 AM #16
Boas João,
Manda uma PM ao Svicente ele tem um DX EE80 com a versão de carburador do EE90.
Amanhã se tudo correr bem devo estar com ele, se assim for tiramos umas fotos para te enviar.
De qualque maneira deixa o circuito aberto como te disse anteriormente, não é grave e o motor trabalha (apenas a frio é que tens que carregar um pouco no acelerador, depois de quente é só andar)!!!
Motor 2E é um verdadeiro guerreiro!Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"
-
06-09-2011, 06:57 AM #17
Eu já lhe mandei a PM à uns dias
-
06-09-2011, 01:17 PM #18
Eu consigo ver as fotos....
Alguem que abra as fotos e coloque aqui no forum para o colega ver..
Tenho fotos do carburador do 2E
---------- Mensagem adicionada em 02:13 PM ---------- Mensagem anterior em 02:13 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:14 PM ---------- Mensagem anterior em 02:13 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:14 PM ---------- Mensagem anterior em 02:14 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:15 PM ---------- Mensagem anterior em 02:14 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:15 PM ---------- Mensagem anterior em 02:15 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:17 PM ---------- Mensagem anterior em 02:15 PM ----------
quem colocou as fotos deste carburador foi o Zapper..
outra foto
O meu corolla E12 :
-
06-09-2011, 05:30 PM #19
Desde já agradeço a disponibilidade. ;)
Mas continuo com um problema. Entre o carburador e o motor passam 2 tubos de vaco, um proveniente de uma valvula do colector de admissão e o outro que vem do distribuidor.
Qual é que é o tubo que liga directamente ás duas valvulas que estão ao pé do carburador? É o que vem do distribuidor (do diafragma mais pequeno do distribuidor) ou o que vem da tal valvula do colector de admissão?
-
07-09-2011, 02:03 AM #20
Ora bem, antes de mais quero avisar que as ligações que tenho no meu corolla não estão de acordo com o diagrama proveniente do site toyodiy e que é de fonte oficial... por isso tudo o que mostrar aqui fica apenas como referencia para um esquema de ligação que tem funcionado desde sempre... se existe erro ou não no esquema oficial, disso já não tenho certezas, mas se formos a ver bem afinal de contas o esquema é mais para indicação das peças constituintes e não da sua montagem e ligação. Por isso tenho mantido o esquema que vou indicar a seguir em detrimento do esquema "oficial".
Seguem então as fotos com a correspondência de números quanto as pontas de cada tubo, e as ligações que tenho actualmente aplicadas sobre esquema do site toyodiy (assumindo o erro de desenho no quadrado verde).

Espero que ajude.
---------- Mensagem adicionada em 02:44 AM ---------- Mensagem anterior em 02:40 AM ----------
Em tempos lembro-me de tentar procurar esquemas de ligação noutros modelos que tenham sido equipados com o 2E e com o carburador Aisin VV, como por exemplo no starlet EP71, para ver se comprovava o erro do esquema oficial, mas por agora não tou a conseguir... A ver se faço uma pesquisa com mais tempo.
---------- Mensagem adicionada em 02:57 AM ---------- Mensagem anterior em 02:44 AM ----------
Encontrei o esquema do Starlet EP71 com o 2E e carburador Aisin VV. Este sim já ta de acordo com o esquema de ligações que tenho:

Fonte: ToyoDIY.comÚltima edição de zapper : 07-09-2011 às 02:00 AM
-
07-09-2011, 07:42 AM #21
Então o esquema da toyodiy está errado?
-
07-09-2011, 08:54 PM #22
Agradeço o trabalho que tives-te.
O meu está diferente do que mostras-te. O teu esta a trabalhar bem, né?
Vou alterar o meu e amanhã ver o resultado.
Obrigado zapper
-
07-09-2011, 10:03 PM #23
Pois, eu não posso dizer com certeza se os esquemas estão errados ou não (tanto o do EE90 como o do EP71) mas uma coisa é certa, já tentei há uns anos atrás meter como ta no esquema do EE90 e o resultado foi mau, o motor ficava a trabalhar a baixo das 850rpm (o ralanti normal a quente) e incerto (devia estar a influenciar avanço do distribuidor).
Tenta como te mostrei pelas fotos ou pelo como apresenta o esquema do EP71. É como tenho, o avanço do distribuidor está como deve ser, os consumos estão normais, e puxa bem.
-
07-09-2011, 10:48 PM #24
Meti como disses-te e à pouco fui beber café e reparei que a luz do economy não fica certa. Mal toco no acelerador ele passa logo a laranja.
O teu faz o mesmo?
-
08-09-2011, 12:35 AM #25
Não é logo mal toco no acelerador, claro que no curso do acelerador, o laranja aparece mais cedo se tiver em baixa rotação (por ex: 1000-1500rpm).
O sensor de vácuo se tiver se vácuo informa o laranja no economy, as tantas tens alguma fuga no circuito...
Mas à parte do laranja aparecer quando mal tocas no acelerador, sentiste melhorias?
-
08-09-2011, 09:23 AM #26
Ainda não deu bem para ver se há melhorias.
Logo já vejo quando for para casa. Já vou dar uma volta com ele e tiro a prova dos 9.
Agora essa parte da luz do economy é estranha... ali passa-se algo de muito estranho naquele carro...
-
09-09-2011, 11:01 PM #27
Não há melhorias....
Alguma ideia?
-
10-09-2011, 02:03 AM #28
Bem podes começar por um teste simples.
Com o motor em funcionamento, se retirares o tubo inferior do avanço do distribuidor, sentes vácuo se encostares a ponta do dedo no tubo? E ao retirar o tubo, o ralenti baixou das normais 800-900 para 600rpm? Se constatares as duas coisas então parece estar tudo como é suposto.
Atenção fazer isto de retirar o tubo com o motor em funcionamento é um procedimento que é efectuado quando se afina o avanço estático do distribuidor, por isso não é nada que não possa ser feito para efeitos de teste.
Ah e outro teste, desliga o tubo que vai pro sensor de vácuo e tapa o tubo de modo a não entrar ar algum pro circuito, e dá uma volta com o carro a ver se notas diferenças. O sensor é apenas um indicador para o painel de instrumentos visto que não há "centalinas" para monitorizar o quer que seja.Última edição de zapper : 10-09-2011 às 02:06 AM
-
10-09-2011, 10:46 PM #29
No tubo inferior não obtenho qualquer vaco com o motor em funcionamento, so quando acelero e nesse mesmo momento de acelerar é que aparece o vaco que desapareço logo quando o motor repõem a aceleração que lhe impus.
Onde tenho vaco é no tubo superior (que se encontra mais próximo do distribuidor na zona maior do diafragma).
Esse tubo inferior que te referes, no meu caso, está ligado à zona traseira do carburador (mais próximo do pendura).
Outra coisa, o distribuidor avança conforme diminui o vaco (aumenta a pressão da admissão de ar) do motor?
-
11-09-2011, 12:26 AM #30
Sim, o vácuo aumenta com o aumento do regime de funcionamento do motor. Mas ao ralenti ainda existe vácuo, tanto que se tapares com o dedo o tubo que retiraste do bocal inferior do avanço do distribuidor, o motor sobe de regime até ao ralenti normal.
No tubo superior não tenho a certeza se tem vácuo ou não, só experimentando...
Sim, esse tubo que referes está ligado à traseira do carburador como referes.
O avanço do distribuidor aumenta com o aumento do vácuo pelo menos pelo bocal inferior do avanço do distribuidor (passo a redundância), ou seja, ao retirares o tubo, o distribuidor retarda o ponto de ignição, para os 10ºBTDC tal como é referido num autocolante que existe sob capot.
Informação do Tópico
Users Browsing this Thread
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)
Pub

LinkBack URL
About LinkBacks
Responder com Quote

Bookmarks