Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 9 de 9
Tópico: [P&D] Ralenti 4E-FE.
-
02-11-2011, 08:04 AM #1
[P&D] Ralenti 4E-FE.
Boas.
Tenho aqui uma questão, a ver se me sabem esclarecer...
O meu Corolla, com o motor 4E-FE... quando o ligo de manhã, ou seja, o motor está frio... coloca-se por momentos nas 1800 rpms.
Pessoalmente, acho um pouco exagerado... já que se sabe que o maior desgaste ocorre quando o motor está frio, gostava de saber se é normal, ou se está um pouco alto demais.
Como é que é controlado o ralenti a frio nos 4E-FE?
Estive a ver, e vejo apenas um perno, onde descansa a borbuleta do acelerador. Tem um motor passo a passo só para isso?
Ele a quente está bom, fica ali nos 800 rpms... mal se ouve a trabalhar.
Agradeço qualquer sugestão ou informação. ;)
Obrigado a todos.
Cumprimentos.Rui Sousa
O meu
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
...
-
02-11-2011, 08:41 AM #2
Viva.
De facto essa rotação se calhar está um pouco elevada....talves as 1200/1400 fosse mais adequado.....de qualquer dorma deixa ver se aparece aqui alguém com esse motor a ver o que dizem
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
Toyota Auris 1.4 D-4d, versão sol. Aquela máquina
-
02-11-2011, 08:52 AM #3
Aspirante a Eng. Mecânico
- Registo
- Nov 2009
- Msgs
- 915
- Obrigado
- 8
- Thanked 30 Times in 25 Posts
Isso é normal, é para aquecer o motor...
Avensis T22 (3S-FE)
-
02-11-2011, 09:12 AM #4
Pois, tambem me parece exagerado. O E12 VVT-i da minha mãe fica ali nos 1200 rpms... até começar a cair pelo motor começar a aquecer.
Pois, normal salvo seja. Para ele aquecer, não é necessário tanta rpms.
Tenho uma data de carros com injecção mono-ponto e multi-ponto, e este é o que atinge a rotação mais elevada... a meu ver, sem necessidade.
Eu compreendo a razão dos motores necessitarem de uma mistura mais rica enquanto estão frios, deve-se principalmente à condensação dos vapores da gasolina nas paredes do colector de admissão enquanto o material está frio, e como tal, é injectada mais gasolina para compensar tal facto.
A questão é, se esse ajuste inicial, é 'afinável'... ;)
cumprimentos.Rui Sousa
O meu
...
-
02-11-2011, 07:15 PM #5
Member
- Registo
- Nov 2009
- Msgs
- 60
- Obrigado
- 0
- Thanked 0 Times in 0 Posts
Acho que e normal ele em frio estar perto das 1500 a 1800 RPM
Aguarda por mais respostas
-
02-11-2011, 08:08 PM #6
Penso que é normal já tive um Starlet com esse motor e fazia também isso e o 4A-GE também faz

Como tem ar automático fica mais acelerado e depois vai fechando o ar automaticamente e vai descendo a rotação
My E12 :
-
02-11-2011, 08:42 PM #7
Senior Member
- Registo
- Jan 2007
- Msgs
- 2,438
- Obrigado
- 39
- Thanked 39 Times in 32 Posts
Dá uma vista de olhos a este link:
Idle Control Valve - Removal and cleaning
Se quiseres faz o mesmo ao teu, trata-se de uma limpeza de uma peça.
Boa sorte.seize the day
-
07-11-2011, 10:31 AM #8
O meu EE111 tb faz isso...
acho k é normal.. mantem-se la em cima nas 1800rpm pra i 5 segs depois desce pras 1200rpm depois de aquecer desce mais...
pra i pras 800rpm
-
07-11-2011, 07:42 PM #9
Senior Member
- Registo
- Jul 2010
- Msgs
- 676
- Obrigado
- 9
- Thanked 2 Times in 2 Posts
o meu tambem faz isso.. PERFEITAMENTE NORMAL
---------- Mensagem adicionada em 08:42 PM ---------- Mensagem anterior em 08:42 PM ----------
portanto nao te alarmesTo view links or images in signatures your post count must be 10 or greater. You currently have 9 posts.
Informação do Tópico
Users Browsing this Thread
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)
Pub

LinkBack URL
About LinkBacks
Responder com Quote

Bookmarks