Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 30 de 30
    doc_14 está offline Senior Member
    Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Default [Ajuda] Troca de Liquido de Refrigeração & Anomalia electrica EE90

Boas tardes caros Toyotistas
    Aqui venho mais uma vez chatear-vos com um problemazito no meu EE90.

É o seguinte: A uns meses atrás troquei o liquido de refrigeração do auto pois antigamente ele só era refrigerado com água e com isso, ganhou muita ferrugem. Quando desapertei o bujon do radiador, era só agua acastanhada a sair, ganda monte de ferrugem que tinha

Desde esse dia, tenho reparado que o motor, ou anda enjoado do anti ou então não sei, mas anda sempre a deita-lo fora. Quase todos os dias que o ligo o depósito de expansão está vazio ou quase vazio e o tubo do depósito sempre cheio de ferrugem. A minha duvida: Reparei hoje que a borracha da tampa do radiador esta um bocado "comida", será por aí que o liquido teima a sair ou poderá ser algo mais grave?

Outra duvida: Vinha eu descansadinho a conduzir o bólide (e com muita chuva à mistura) quando noto que as escovas começam a trabalhar mais devagar, quase sem força. Bem, não liguei muito a isso. passados uns minutos, para meu espanto o rádio deixa de apanhar a emissão, parte do relógio fica desligado e as escovas voltam a trabalhar mais devagar. Aí parei e desliguei o motor mas reparei que até as luzes do painel estavam fracas, como se a bateria estivesse nas couves. Passados breves momentos voltei a ligar e tudo estava normal. Poderá ser água da chuva que eventualmente tivesse sido projectada para a parte eléctrica e causado tal coisa?

Cumpz

zinna1 está offline Senior Member
    Registo
    Feb 2011
    Local
    Santa Maria da Feira
    Msgs
    632
    Obrigado
    0

Se o carro tinha água deves ter lavado o circuito primeiro antes de colocar o liquido, liquido vai limpando a ferrugem no sistema de refrigeração do motor, com isso pode aparecer algumas fugas.
    Se dizes que já mudaste algum tempo o liquido... torna a mudar.
    Se a borracha está desfeita ou degradada convém substituir, aproveita e muda o liquido e depois vê.

Quanto a ficares com luzes fracas não sei muito... mas pode ser o alternador não carregar a bateria ou esta fraca.
    corolla=
    Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

3. Os seguintes utilizadores agradeceram a zinna1 pela participação:

doc_14 (03-11-2011)

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Boas.

O Liquido foi trocado hoje (novamente) e saiu mais um bom bocado de ferrugem. Tanto da outra vez como desta, deitei uns bons litros de agua lá pa dentro até que ela saisse limpa. À pouco tempo meti também um aditivo anti-ferrugem que comprei no Roady mas hoje ao trocar ele já se foi. Parece-me que o motor agora já demora mais a aquecer, porque dei uma voltita de 7Km aqui em Grijó e quando cheguei a casa o ponteiro estava a chegar ao "normal".

joao_mourico está offline Senior Member
    Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Tu purgas-te só o radiador, não purgas-te o bloco do motor?

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Pois, purgar foi só mesmo no radiador porque quem me informou como fazer não tinha falado de purgar o motor, embora estivesse com essa dúvida, atestei e deixei-o desligado por um bom bocado de tempo e o liquido aos poucos ia baixando, aí acrescentava-lhe mais até que estabilizou.

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Quote Mensagem Original de doc_14 Ver Mensagem
    Pois, purgar foi só mesmo no radiador porque quem me informou como fazer não tinha falado de purgar o motor, embora estivesse com essa dúvida, atestei e deixei-o desligado por um bom bocado de tempo e o liquido aos poucos ia baixando, aí acrescentava-lhe mais até que estabilizou.
    O bujon do dreno do bloco está mesmo ao lado do filtro do óleo. Aconselho-te a despertares-lo com uma chave de caixa para não danificares a cabeça do bujon, o meu foi um pouco difícil de desapertar.
    Tem atenção que existe lá uma anilha de cobre, não a percas.

Antes de montares o bujon, devias de recozer a anilha de cobre para que fique macia. Recozer o cobre é aqueceres-la no fogão até que fique vermelho vivo (atenção para não dares calor de mais se não derrete) e arrefeceres-la logo de seguida em água.

Espero ter ajudado

8. Os seguintes utilizadores agradeceram a joao_mourico pela participação:

doc_14 (03-11-2011)

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Bad News! Hoje deparei-me com uma situação estranha. De manhã fui ver o radiador e faltava liquido. Acrescentei quase 2L

Moral da historia: O radiador está a perder liquido pelo bujão e não houve maneira de conseguir vedar. Já tentei apertar mais mas sem efeito.

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Não apertes demasiado.

Logo quando chegar a casa já analiso melhor essa situação e dou-te alguma ideia de como resolveres isso.

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Eu nunca tirei esse bujon fora não tenho uma ideia muito detalhada de como seja, mas é assim, se ele continua a verter podes fazer duas coisas:
    1 é comprar um o-ring com o diâmetro da rosca do bujon e monta-lo junto.
    2 utilizares silicone no lugar do o-ring.

Acho que a primeira é mais fiável, mas diz-me uma coisa, isso não trazia nada? uma anilha, um o-ring?

Onde o bujon enrosca é de plástico? o bujon é metálico ou de plástico?

Carlos Sol está offline Senior Member
    Registo
    Apr 2009
    Local
    DreamLand
    Msgs
    246
    Obrigado
    2

Vai mudando a agua até estar limpa, nem que rodes mais uns dias assim ! Muda todos os dias se puderes , não esqueçer de abrir a saufagem ao maximo , muita gente esqueçe deste pormenor ! Por dentro do carro tambem tem um radiador que é o que faz aqueçer ( ar quente) roda um pouco com a saufagem ligada ao maximo ( não é necessario ventilação), isso faz com que a agua dentro tambem circula e vá tirando a ferrugem !!! Depois um bom anticongelante ( aconselhava original ) e tá lá !! Ups, ja me esqueçia o tampão compra original , é barato em comparação á concorrênçia e o bujão do radiador faz-lhe uma junta ! Acho que o bujão que vem lá tem uma junta de cartão de de amianto !! Mas podes fazer de pedaço de bóia , como meu cunhado fez e ficou bom

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Bóia ou camera-de-dar de uma bicicleta, também dá. :D

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Buenas, Problema resolvido:D

Levei ao "xor" mecanico e o problema estava no bujão que pelos vistos estava em mau estado, aliás, até partiu. Foi trocado por um que ele tinha lá e o problema resolveu-se. Ontem também comprei uma tampa de radiador, 9.98€ no roady. Vamos a ver se agora o problema fica resolvido, só se vê com o andamento normal mas já noto que ele demora mais um bocado a chegar à temperatura ideal.

Obg a todos

Dantas está offline Turbineiro
    Registo
    Oct 2010
    Local
    Leiria
    Msgs
    133
    Obrigado
    0

Boas doc_14

Não tens que sangrar o bloco ele sangra automaticamente, basta depois de colocar o liquido de refrigeração abrir a valvula do rariador até começar a pingar e deixar o carro trabalhar sem acelerar dirante 10 min, depois acertas o nivel em falta e fica impec!

Só á um truque que tens que fazer abrir a valvula do rádiador da sofagem para o circuito ficar totalmente sangrado.
    Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Boas,

Por acaso da 1º vez que troquei não me lembrei da sofagem, provavelmente daí é que veio o monte de ferrugem que saiu nesta muda. Dessa vez por acaso troquei o liquido quando estava em Leiria, na altura não obtive muita info sobre o assunto mas agora já tive o cuidado com isso. Em todo o caso, ele já parece estar bonzito e o ponteiro da temperatura raramente chega a meio, fica 1 a 2mm abaixo. Obrigado

Cumpz

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Quote Mensagem Original de Dantas Ver Mensagem
    Boas doc_14

Não tens que sangrar o bloco ele sangra automaticamente, basta depois de colocar o liquido de refrigeração abrir a valvula do rariador até começar a pingar e deixar o carro trabalhar sem acelerar dirante 10 min, depois acertas o nivel em falta e fica impec!

Só á um truque que tens que fazer abrir a valvula do rádiador da sofagem para o circuito ficar totalmente sangrado.
    Se não é preciso sangrar o bloco, para que é que existe aquele bujon?

Tens a certeza que da maneira que estas a dizer sagra por completo? Não fica nada dentro do bloco do motor?

Registo
    Apr 2009
    Local
    DreamLand
    Msgs
    246
    Obrigado
    2

O bujão que tem no bloco é para drenar toda a agua de dentro do bloco ! Para isso a saufagem tem de estar aberta ao máximo ! Quem quiser, tira o bujão e poe uma mangueira com agua corrente a correr lá para dentro , ora tapa o bujão, enche tudo e depois tira e deixa escorrer de novo !! Repetir até sair limpa !! Atestar com um bom liquido ( não aconselho os de marca de hipers ) , deixar trabalhar ao ralenti até disparar a ventoinha umas duas a tres vezes ! Sempre com a saufagem no maximo , para o seu correcto enchimento !! Depois disto tudo, deixar o motor ficar frio e verificar o nivel ! Depois de mudar a agua e quando fica frio, é normal baixar qualquer coisa ! Atestar tambem o reservatorio !! O processo de mudar a agua e tirar o bujão de drenagem é feito com o motor frio !
    1º - Porque não vão apanhar abrasadura !
    2º- O motor não apanha mudança brusca de temperatura , o que pode originar a sua quebra !!
    Espero ter ajudado !!

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Boas

Quando foi ao mecânico reparei que ele não sangrou o sistema mas verdade seja dita, o popó agora está bom, o ponteiro continua a não chegar a meio e hoje, em Vila D'este, onde tive o carro parado uns breves minutos reparei que a ventoinha ligou-se à que tempos que não a ouvia

Registo
    Apr 2009
    Local
    DreamLand
    Msgs
    246
    Obrigado
    2

Doc, como é que ele fez ??

Registo
    Oct 2010
    Local
    Leiria
    Msgs
    133
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de joao_mourico Ver Mensagem
    Se não é preciso sangrar o bloco, para que é que existe aquele bujon?

Tens a certeza que da maneira que estas a dizer sagra por completo? Não fica nada dentro do bloco do motor?
    Boas João,
    No motor 2E a ferragem do bloco é automática apenas se tem de abrir a válvula do rádiador um pouco para aliviar a pressão de ferragem, depois é só repor o nivel.
    Muito importante é abrir a válvula do radiador da sofagem, tanto na drenagem como na ferragem do circuito.

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Quote Mensagem Original de Carlos Sol Ver Mensagem
    Doc, como é que ele fez ??
    Ora bem, passo a passo

1 - Tirou o resguardo que há por baixo do carro para conseguir desapertar o bujon partido
    2 - Tirou o bujon e instantaneamente levou um banhozito de anticongelante
    3 - Meteu o novo bujon, meteu um funil no radiador e toca a encher, depois tapou-o e... fire up the engine

O que e certo é que cada dia mais comprovo que afinal o problema de deitar o liquido fora era a borracha da tampa do radiador que estava "comida"

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Que anti colgelante recomendam?

Registo
    Mar 2010
    Local
    Grijó - V.N.Gaia
    Msgs
    193
    Obrigado
    3

Bem, eu uso da marca Macau, que comprei no Roady por 2.49€

O mecânico viu e até que não se queixou dele. Aliás, o EE90 também não

Registo
    Oct 2010
    Local
    Leiria
    Msgs
    133
    Obrigado
    0

Que anti colgelante recomendam?
    Boas João

O melhor dos melhores é o LIQUI MOLY - KÜHLER FROST KFS11 é liquido concentrado usado pelas marcas alemãs todas em especial pela Mercedes... é um pouquinho caro mas rende bem e vale bem o investimento (ferrugem zero). :)

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

O que é para ti caro? :)

Registo
    Oct 2010
    Local
    Leiria
    Msgs
    133
    Obrigado
    0

O que é para ti caro? :)

Se a memória não me falha anda a rondar os 15€/L.
    Mas é consentrado e acaba por render bastante.

Registo
    Apr 2010
    Local
    Vila Velha de Ródão
    Msgs
    154
    Obrigado
    4

Caro? MUITO caro. :)

Parece-me que ja vi desses produtos concentrados mais baratos. Esses é para misturar com água destilada?

EE90 está offline Member
    Registo
    Jun 2010
    Msgs
    50
    Obrigado
    0

Fiz esse trabalho há uns anos, pois também estava cheio de ferrugem e qualquer dia vou voltar a fazer. convém também tirar o termostato (aproveitar e testa-lo), e voltar a colocar a campanula dele, e depois meter uma mangueira de água a correr por uma das tubagens que ligam o bloco ao radiador, até sair toda a ferrugem. Fazer o mesmo no radiador, e limpar o vaso de expansão com areia. Atestar com anticongelante, lentamente, para evitar bolhas de ar no interior, e fazer isto num local plano, senão lá se vai a ferragem automática.

Na altura não retirei o radiador do habitáculo, mas da próxima irá sair, pois já noto um ligeiro embaciar ao ligar o desembaciador da frente.

Registo
    Oct 2010
    Local
    Leiria
    Msgs
    133
    Obrigado
    0

Caro? MUITO caro. :)

Parece-me que ja vi desses produtos concentrados mais baratos. Esses é para misturar com água destilada?
    Tens toda a razão,

Mas há produtos e produtos este é de topo.
    Para teres uma ideia em mistura de 1:1 o ponto de ebulição é de 165ºC e de solidificação de -60ºC, já para não falar que o PH 7 (neutro ou seja oxidação Zero)... Simplesmente tem uma eficiência brutal!

telmo.salgado está offline Senior Member
    Registo
    Jul 2006
    Msgs
    817
    Obrigado
    6

Quote Mensagem Original de Dantas Ver Mensagem
    Tens toda a razão,

Mas há produtos e produtos este é de topo.
    Para teres uma ideia em mistura de 1:1 o ponto de ebulição é de 165ºC e de solidificação de -60ºC, já para não falar que o PH 7 (neutro ou seja oxidação Zero)... Simplesmente tem uma eficiência brutal!
    Oxidação zero não existe. O pH ser neutro não inibe totalmente a corrosão.
    http://www.corrosionist.com/what_is_...osion_rate.htm
    http://www.tpub.com/content/doe/h101...1015v1_121.htm
    Última edição de telmo.salgado : 18-11-2011 às 11:19 AM
    Land Cruiser'80

CarinaE'93

Prius'10

Registo
    Oct 2010
    Local
    Leiria
    Msgs
    133
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de telmo.salgado Ver Mensagem
    Oxidação zero não existe. O pH ser neutro não inibe totalmente a corrosão.
    ***What is the Effect of pH on General Corrosion Rate
    Figure 9 ***Effect of pH on Aluminum Corrosion and Oxide Solubility

Boas Temo,

“Oxidação zero” foi um modo de expressão um pouco arrojado!

Acho que é de senso comum, para nãodizer obvio, que num motor tudo ou quase tudo tem desgaste, e dai osfabricantes recomendarem neste caso a mudança periódica do liquido derefrigeração.

Mas uma coisa te garanto com este produto que sugeri e nem precisa de ser emdiluição de 1:1 como falei anteriormente, não vês certamente ferrugem liquidaou bombas de água a verter antes do tempo como acontece com uma grande parte dosprodutos que andam por ai a ser comercializados.

Informação do Tópico

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Bookmarks

Regras