Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 30 de 30
-
03-11-2011, 03:44 PM #1
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
- Thanked 1 Time in 1 Post
[Ajuda] Troca de Liquido de Refrigeração & Anomalia electrica EE90
Boas tardes caros Toyotistas

Aqui venho mais uma vez chatear-vos com um problemazito no meu EE90.
É o seguinte: A uns meses atrás troquei o liquido de refrigeração do auto pois antigamente ele só era refrigerado com água e com isso, ganhou muita ferrugem. Quando desapertei o bujon do radiador, era só agua acastanhada a sair, ganda monte de ferrugem que tinha
Desde esse dia, tenho reparado que o motor, ou anda enjoado do anti ou então não sei, mas anda sempre a deita-lo fora. Quase todos os dias que o ligo o depósito de expansão está vazio ou quase vazio e o tubo do depósito sempre cheio de ferrugem. A minha duvida: Reparei hoje que a borracha da tampa do radiador esta um bocado "comida", será por aí que o liquido teima a sair ou poderá ser algo mais grave?
Outra duvida: Vinha eu descansadinho a conduzir o bólide (e com muita chuva à mistura) quando noto que as escovas começam a trabalhar mais devagar, quase sem força. Bem, não liguei muito a isso. passados uns minutos, para meu espanto o rádio deixa de apanhar a emissão, parte do relógio fica desligado e as escovas voltam a trabalhar mais devagar. Aí parei e desliguei o motor mas reparei que até as luzes do painel estavam fracas, como se a bateria estivesse nas couves. Passados breves momentos voltei a ligar e tudo estava normal. Poderá ser água da chuva que eventualmente tivesse sido projectada para a parte eléctrica e causado tal coisa?
Cumpz
-
03-11-2011, 04:50 PM #2
Senior Member
- Registo
- Feb 2011
- Local
- Santa Maria da Feira
- Msgs
- 632
- Obrigado
- 0
- Thanked 28 Times in 27 Posts
Se o carro tinha água deves ter lavado o circuito primeiro antes de colocar o liquido, liquido vai limpando a ferrugem no sistema de refrigeração do motor, com isso pode aparecer algumas fugas.
Se dizes que já mudaste algum tempo o liquido... torna a mudar.
Se a borracha está desfeita ou degradada convém substituir, aproveita e muda o liquido e depois vê.
Quanto a ficares com luzes fracas não sei muito... mas pode ser o alternador não carregar a bateria ou esta fraca.corolla=
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
-
Os seguintes utilizadores agradeceram a zinna1 pela participação:
doc_14 (03-11-2011)
-
03-11-2011, 06:20 PM #3
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Boas.
O Liquido foi trocado hoje (novamente) e saiu mais um bom bocado de ferrugem. Tanto da outra vez como desta, deitei uns bons litros de agua lá pa dentro até que ela saisse limpa. À pouco tempo meti também um aditivo anti-ferrugem que comprei no Roady mas hoje ao trocar ele já se foi. Parece-me que o motor agora já demora mais a aquecer, porque dei uma voltita de 7Km aqui em Grijó e quando cheguei a casa o ponteiro estava a chegar ao "normal".
-
03-11-2011, 08:53 PM #4
Tu purgas-te só o radiador, não purgas-te o bloco do motor?
-
03-11-2011, 09:22 PM #5
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Pois, purgar foi só mesmo no radiador porque quem me informou como fazer não tinha falado de purgar o motor, embora estivesse com essa dúvida, atestei e deixei-o desligado por um bom bocado de tempo e o liquido aos poucos ia baixando, aí acrescentava-lhe mais até que estabilizou.
-
03-11-2011, 09:40 PM #6
O bujon do dreno do bloco está mesmo ao lado do filtro do óleo. Aconselho-te a despertares-lo com uma chave de caixa para não danificares a cabeça do bujon, o meu foi um pouco difícil de desapertar.
Tem atenção que existe lá uma anilha de cobre, não a percas.
Antes de montares o bujon, devias de recozer a anilha de cobre para que fique macia. Recozer o cobre é aqueceres-la no fogão até que fique vermelho vivo (atenção para não dares calor de mais se não derrete) e arrefeceres-la logo de seguida em água.
Espero ter ajudado
-
Os seguintes utilizadores agradeceram a joao_mourico pela participação:
doc_14 (03-11-2011)
-
04-11-2011, 10:02 AM #7
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Bad News! Hoje deparei-me com uma situação estranha. De manhã fui ver o radiador e faltava liquido. Acrescentei quase 2L 
Moral da historia: O radiador está a perder liquido pelo bujão e não houve maneira de conseguir vedar. Já tentei apertar mais mas sem efeito.
-
04-11-2011, 12:59 PM #8
Não apertes demasiado.
Logo quando chegar a casa já analiso melhor essa situação e dou-te alguma ideia de como resolveres isso.
-
04-11-2011, 08:10 PM #9
Eu nunca tirei esse bujon fora não tenho uma ideia muito detalhada de como seja, mas é assim, se ele continua a verter podes fazer duas coisas:
1 é comprar um o-ring com o diâmetro da rosca do bujon e monta-lo junto.
2 utilizares silicone no lugar do o-ring.
Acho que a primeira é mais fiável, mas diz-me uma coisa, isso não trazia nada? uma anilha, um o-ring?
Onde o bujon enrosca é de plástico? o bujon é metálico ou de plástico?
-
04-11-2011, 08:24 PM #10
Vai mudando a agua até estar limpa, nem que rodes mais uns dias assim ! Muda todos os dias se puderes , não esqueçer de abrir a saufagem ao maximo , muita gente esqueçe deste pormenor ! Por dentro do carro tambem tem um radiador que é o que faz aqueçer ( ar quente) roda um pouco com a saufagem ligada ao maximo ( não é necessario ventilação), isso faz com que a agua dentro tambem circula e vá tirando a ferrugem !!! Depois um bom anticongelante ( aconselhava original ) e tá lá !! Ups, ja me esqueçia
o tampão compra original , é barato em comparação á concorrênçia e o bujão do radiador faz-lhe uma junta ! Acho que o bujão que vem lá tem uma junta de cartão de de amianto !! Mas podes fazer de pedaço de bóia , como meu cunhado fez e ficou bom
-
04-11-2011, 08:53 PM #11
Bóia ou camera-de-dar de uma bicicleta, também dá. :D
-
05-11-2011, 11:59 AM #12
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Buenas, Problema resolvido:D
Levei ao "xor" mecanico e o problema estava no bujão que pelos vistos estava em mau estado, aliás, até partiu. Foi trocado por um que ele tinha lá e o problema resolveu-se. Ontem também comprei uma tampa de radiador, 9.98€ no roady. Vamos a ver se agora o problema fica resolvido, só se vê com o andamento normal mas já noto que ele demora mais um bocado a chegar à temperatura ideal.
Obg a todos
-
08-11-2011, 04:11 AM #13
Boas doc_14
Não tens que sangrar o bloco ele sangra automaticamente, basta depois de colocar o liquido de refrigeração abrir a valvula do rariador até começar a pingar e deixar o carro trabalhar sem acelerar dirante 10 min, depois acertas o nivel em falta e fica impec!
Só á um truque que tens que fazer abrir a valvula do rádiador da sofagem para o circuito ficar totalmente sangrado.Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
-
08-11-2011, 09:54 AM #14
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Boas,
Por acaso da 1º vez que troquei não me lembrei da sofagem, provavelmente daí é que veio o monte de ferrugem que saiu nesta muda. Dessa vez por acaso troquei o liquido quando estava em Leiria, na altura não obtive muita info sobre o assunto mas agora já tive o cuidado com isso. Em todo o caso, ele já parece estar bonzito e o ponteiro da temperatura raramente chega a meio, fica 1 a 2mm abaixo. Obrigado
Cumpz
-
08-11-2011, 12:15 PM #15
-
08-11-2011, 03:57 PM #16
O bujão que tem no bloco é para drenar toda a agua de dentro do bloco ! Para isso a saufagem tem de estar aberta ao máximo ! Quem quiser, tira o bujão e poe uma mangueira com agua corrente a correr lá para dentro , ora tapa o bujão, enche tudo e depois tira e deixa escorrer de novo !! Repetir até sair limpa !! Atestar com um bom liquido ( não aconselho os de marca de hipers ) , deixar trabalhar ao ralenti até disparar a ventoinha umas duas a tres vezes ! Sempre com a saufagem no maximo , para o seu correcto enchimento !! Depois disto tudo, deixar o motor ficar frio e verificar o nivel ! Depois de mudar a agua e quando fica frio, é normal baixar qualquer coisa ! Atestar tambem o reservatorio !! O processo de mudar a agua e tirar o bujão de drenagem é feito com o motor frio !
1º - Porque não vão apanhar abrasadura !
2º- O motor não apanha mudança brusca de temperatura , o que pode originar a sua quebra !!
Espero ter ajudado !!
-
10-11-2011, 05:15 PM #17
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Boas

Quando foi ao mecânico reparei que ele não sangrou o sistema mas verdade seja dita, o popó agora está bom, o ponteiro continua a não chegar a meio e hoje, em Vila D'este, onde tive o carro parado uns breves minutos reparei que a ventoinha ligou-se
à que tempos que não a ouvia
-
10-11-2011, 06:38 PM #18
Doc, como é que ele fez ??
-
10-11-2011, 08:31 PM #19
Boas João,
No motor 2E a ferragem do bloco é automática apenas se tem de abrir a válvula do rádiador um pouco para aliviar a pressão de ferragem, depois é só repor o nivel.
Muito importante é abrir a válvula do radiador da sofagem, tanto na drenagem como na ferragem do circuito.Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"
-
11-11-2011, 03:13 PM #20
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Ora bem, passo a passo

1 - Tirou o resguardo que há por baixo do carro para conseguir desapertar o bujon partido
2 - Tirou o bujon e instantaneamente levou um banhozito de anticongelante
3 - Meteu o novo bujon, meteu um funil no radiador e toca a encher, depois tapou-o e... fire up the engine
O que e certo é que cada dia mais comprovo que afinal o problema de deitar o liquido fora era a borracha da tampa do radiador que estava "comida"
-
12-11-2011, 12:59 PM #21
Que anti colgelante recomendam?
-
12-11-2011, 05:59 PM #22
Senior Member
- Registo
- Mar 2010
- Local
- Grijó - V.N.Gaia
- Msgs
- 193
- Obrigado
- 3
Bem, eu uso da marca Macau, que comprei no Roady por 2.49€

O mecânico viu e até que não se queixou dele. Aliás, o EE90 também não
-
15-11-2011, 12:20 AM #23
Toyota Corolla DX - "CLÁSSICO SEMPRE A DAR CALOR!"
-
15-11-2011, 10:18 PM #24
O que é para ti caro? :)
-
15-11-2011, 10:54 PM #25
-
15-11-2011, 11:23 PM #26
Caro? MUITO caro. :)
Parece-me que ja vi desses produtos concentrados mais baratos. Esses é para misturar com água destilada?
-
16-11-2011, 12:50 AM #27
Member
- Registo
- Jun 2010
- Msgs
- 50
- Obrigado
- 0
Fiz esse trabalho há uns anos, pois também estava cheio de ferrugem e qualquer dia vou voltar a fazer. convém também tirar o termostato (aproveitar e testa-lo), e voltar a colocar a campanula dele, e depois meter uma mangueira de água a correr por uma das tubagens que ligam o bloco ao radiador, até sair toda a ferrugem. Fazer o mesmo no radiador, e limpar o vaso de expansão com areia. Atestar com anticongelante, lentamente, para evitar bolhas de ar no interior, e fazer isto num local plano, senão lá se vai a ferragem automática.
Na altura não retirei o radiador do habitáculo, mas da próxima irá sair, pois já noto um ligeiro embaciar ao ligar o desembaciador da frente.
-
17-11-2011, 11:37 PM #28
-
18-11-2011, 11:16 AM #29
Oxidação zero não existe. O pH ser neutro não inibe totalmente a corrosão.
http://www.corrosionist.com/what_is_...osion_rate.htm
http://www.tpub.com/content/doe/h101...1015v1_121.htmÚltima edição de telmo.salgado : 18-11-2011 às 11:19 AM
Land Cruiser'80
CarinaE'93
Prius'10
-
20-11-2011, 09:03 PM #30
Boas Temo,
“Oxidação zero” foi um modo de expressão um pouco arrojado!
Acho que é de senso comum, para nãodizer obvio, que num motor tudo ou quase tudo tem desgaste, e dai osfabricantes recomendarem neste caso a mudança periódica do liquido derefrigeração.
Mas uma coisa te garanto com este produto que sugeri e nem precisa de ser emdiluição de 1:1 como falei anteriormente, não vês certamente ferrugem liquidaou bombas de água a verter antes do tempo como acontece com uma grande parte dosprodutos que andam por ai a ser comercializados.
Informação do Tópico
Users Browsing this Thread
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)
Pub

LinkBack URL
About LinkBacks
Responder com Quote

Bookmarks