Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Resultados 1 a 24 de 24
Tópico: Colunas para uma STARVAN E10
-
20-12-2011, 08:31 PM #1
Colunas para uma STARVAN E10
Caríssimos
Ando a tentar perceber qual o tamanho das colunas das portas da STARVAN 2.0 modelo E10. Uma das da minha irmã deu o pifo e gostava de lhe oferecer um para de colunas decentes mas não faço ideia de que tamanho são.
Já agora o como desforrar as portas também ajudava :-)
Um abraço
GonçaloToyota Forever!
-
23-12-2011, 07:39 PM #2
Uma pista: não é de 13cm

Parece-me ser de 12cm ou qualquer coisa parecida pois as de 13 têm a furação 1 cm mais além que a furação do carro.
Existem colunas (sem ser TOYOTA) dessa medida???
Já agora, como é que raio sai a manivela do vidro?
Um Santo NATAL a todos!Toyota Forever!
-
23-12-2011, 07:40 PM #3
Tem algum postiço a coluna?
-
24-12-2011, 03:36 PM #4
Altifalantes ditos normais não existem com dimensões iguais aos de origem. Existem de 13cm ou de 16,5cm.
O que precisas é 13 e depois ou compras um adaptador ou constróis tu um para montares os altifalantes novos.
Nunca deves montar altifalantes directamente na estrutura da porta.
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
-
24-12-2011, 03:56 PM #5
Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.
“I live my life a quarter mile at a time, nothing else matters, for those ten seconds or less.... I'm free”
"Kit d'unhas não se compra... Nasce-se com ele!!!"
-
24-12-2011, 04:28 PM #6
Porque causa de vibrações kick do woofer, ressonâncias na chapa etc.
Queremos o altifalante a tocar e não a porta
-
24-12-2011, 05:34 PM #7
-
24-12-2011, 07:16 PM #8
Caríssimos
Andei a cuscar melhor e acho que o raio da coluna original é de 10cm, não de 13 nem 12 (12 cm também existe mas é mais para OEM's - na Mercedes é um tamanho "normal"). Existem também uns woofers de 12cm em caixa dupla... caríssimos.
Neste caso, a estrutura que suporta a coluna é feita num compósito qualquer que está bem agarrado por três parafusos bem fortes. A coluna em si está encaixada no suporte pelos 4 parafusos da praxe e tem um selante tipo alcatrão entre o orifício do suporte e o corpo da coluna - não se mexe nem vibra. O reload_at_250K tem razão quando diz que montar colunas num carro não é só apertar 4 parafusos (na MErcedes e outros, são três para os médios agudos :-) ).
Devo dizer que, para carro comercial, aquela instalação está muito boa! Só mesmo falta algum tratamento à chapa da porta contra reverberações e afins.
Por um lado até tenho sorte com este carro dado que ainda usavam parafusos. Os últimos carros que tive, as colunas eram fixas com rebites (nunca tive problemas de vibrações por causa disso!) e para as substituir seria um pincel.
Portanto, na próxima Terça (Segunda feira é feriado na terra do Ti Alberto) vou arranjar umas de 10cm e tentar encaixa-las no sítio. Infelizmente nesta terra estou muito limitiado em termos de escolha: Pioneer, JBL ou SONY. Já ouvi as primeiras e as últimas e não desgostei de nenhuma. Ainda não consegui ir à loja da JBL... A Pioneer é muito bem representada - pelo concessionário da rede BoschCarService. A SONY é na Worten e JBL numa loja de instrumentos musicais... UFF!
E não tenho tempo para esperar por outras marcas do EBAY ou similares.
Porque é que mudo as colunas(?) - estão ambas sem suspensão! Desfez-se toda! E os baixos foram-se além de provocar uma pancada agonizante aos ouvidos! Neste cenário, qualquer coisa é melhor do que o que está de momento ;-)
Outra coisa "esperta" da TOYOTA para se precaver financeiramente
: a ligação da coluna ao cabo é feita por um conector: o lado deste, da coluna, está fixo à estrutura que suporta a coluna e os cabos estão soldados a esta. Não facilitam, os senhores da Toyota...
Um santo Natal para todos!Toyota Forever!
-
24-12-2011, 08:02 PM #9
Existem adaptadores em plástico para o e10 para montares 13cm. Ficas muito mais bem servido.
-
25-12-2011, 04:47 PM #10
Onde é que encontro esses? Ou como procuro isso na net? Já procurei por "13cm speaker adapter for Toyota Corolla E10" e nada. Tentei quase todas as combinações possiveis com as mesmas palavras e nada. Se conheceres alguma loja ou site fico muito agradecido, ficando a alteração para o fim do próximo ano...
Toyota Forever!
-
25-12-2011, 05:19 PM #11
eu ia jurar que as colunas são de 16,5cm...
-
25-12-2011, 05:29 PM #12
NOP!
São de 10cm, pelo menos na Starvan.
Aposto que deva haver diversos adaptadores para diversos tamanhos dependendo da versão do Corolla. Mas nesta é de 10cm. Só restava é que a Toyota cá da Madeira tivesse em stock uns adaptadores de 13cm :-) Devem custar um monte de €€€'sToyota Forever!
-
25-12-2011, 05:45 PM #13
Eu na minha CE100 tinha uns adaptadores da Phonocar para umas colunas maiores que comprei na altura... o Cabrita trabalha com material da Phonocar, ele pode saber alguma coisa sobre isso!
“I live my life a quarter mile at a time, nothing else matters, for those ten seconds or less.... I'm free”
"Kit d'unhas não se compra... Nasce-se com ele!!!"
-
25-12-2011, 06:44 PM #14
E fazer uns em mdf não? isso é que era trabalho.
-
25-12-2011, 08:56 PM #15
Hummmm isso implica que a minha irmã vá estar outro ano (só cá venho de ano a ano) ouvindo pura distorção :-)
É um bom castigo, coitada.
Acho que vou meter-lhe umas de 10cm baratuchas e depois logo se vê. Se conseguir sacar completamente o adaptador para lhe tirar o molde... é uma hipótese para um presente de Natal 2012. Supondo que ela mantém a Starvan em sua posse por mais um ano. Se calhar até lhe faço também um Subwoofer :-)
Depois posto umas fotos do interior da porta, adaptador e colunas antigas e novas.
Um grande abraço a todos!!Toyota Forever!
-
25-12-2011, 10:20 PM #16
Depois posta fotos então.
-
27-12-2011, 03:53 PM #17
Como prometido aqui vão as fotos do antes e depois.
Como irão constatar facilmente, eu sou um grande nabo nestas coisas e, mesmo depois de ter medido e remedido o raio das colunas enganei-me e, afinal são de 12cm. Digo isto pois a furação das de 10 fica a dois mm afastada dos buracos (só consigo fixar dois pontos adjecentes) e, nas traseiras das colunas antigas, está lá, na sua referencia, um 12... Do mal o menos. As de 10 estão tocando bem melhor que as antigas, se bem que, o trabalho não está perfeito.
Aqui vão:

Como podem ver abaixo, as colunas originais estão num estado lamentável!

Pormenor da massa asfáltica à volta do suporte da coluna e da ficha da mesma.

Agora com as Pioneer novas (nem foram as mais baratas pois não as tinham em stock):

Eis o estado das antigas bem como a sua marca e referência:
Um grande abraço.
Gonçalo
---------- Mensagem adicionada em 04:53 PM ---------- Mensagem anterior em 04:42 PM ----------
Vamos se agora aparecem as fotos! :-)
Aqui vão:
Como podem ver abaixo, as colunas originais estão num estado lamentável!
Pormenor da massa asfáltica à volta do suporte da coluna e da ficha da mesma.
Agora com as Pioneer novas (nem foram as mais baratas pois não as tinham em stock):
Eis o estado das antigas bem como a sua marca e referência:
Um grande abraço.
GonçaloÚltima edição de goncas_pt : 27-12-2011 às 03:47 PM
Toyota Forever!
-
27-12-2011, 06:09 PM #18
Isso dava para montar 16,5 sem grande trabalho, agora é que reparei, não conhecia o carro.
-
28-12-2011, 12:58 PM #19
Era fixe fazerem workshops ao pessoal sobre determinados assuntos. Ganhavam uns trocos e ajudavam ao pessoal a poupar dinheirinho com o DIY (Do It Yourself).
O fazer adptadores em MDF para situações destas era uma boa: já tinham um aluno :-) Acho que conseguia inventar um para as de 13cm. tinha de sacar o adaptador actual, tirar-lhe o molde e acrescentar uns cm para cada lado de maneira a não bater em nenhuma parte da porta. Agora para 16,5 já ia precisar mesmo do curso.
Um abraço e obrigado pelas dicas.
GonçaloToyota Forever!
-
28-12-2011, 01:58 PM #20
Só agora é que vi este tópico

Na altura que tinha o E10 cheguei a trocar as colunas (acho que ainda devo ter as originais lá por casa), não me lembro o tamanho que meti lá para trocar as colunas.
Como aquilo tinha um suporte estranho, tive de inventar um pouco para conseguir segurar as colunas.
Em relação ao forro da porta, aquilo é muito facil de tirar. A manete dos vidros é só puxar que aquilo sai (abre o vidro todo 1º). Tens de tirar o "espelho" de plastico ao pé da manete de abertura da porta e tens de tirar o puxador da porta também. Com essas peças todas cá fora, é só puxar o forro da porta a começar por baixo. Tem daquele encaixes de plastico. Com a forra quase toda solta tiras a forra da porta, puxando-a de cima.
Em relação ao dizeres que o Corolla, para um comercial, tem uma boa instalação, ficas a saber que os carros chegavam a Portugal como carros de passageiros e eram transformados em Comerciais cá!
"Wise Men talk because they have something to say. Fools, because they have to say something."
"Since light travels faster than sound, people may appear bright until you hear them speak."
-
28-12-2011, 10:24 PM #21
-
29-12-2011, 12:41 AM #22
Realmente as forras das portas diferem no tamanho das colunas entre starvan e os demais, uma boa mod era colocares as forras de um XLI e ficavas com aspecto original
-
29-12-2011, 11:04 AM #23
Member
- Registo
- Mar 2011
- Local
- Gondomar - Porto
- Msgs
- 93
- Obrigado
- 8
- Thanked 2 Times in 2 Posts
-
29-12-2011, 05:01 PM #24
Obrigado pela descrição como desmontar o forro. Só me faltou mesmo conseguir arrancar a manete dos vidros. Bem que a puxei mas nem se mexeu. Ontem apanhei no YouTube um tipo que mostrava o truque para tirar essas menetes: é igual para praticamente todos os carros: aquilo tem um anel de retenção que temos de puxar para cima com um clip dobrado ou com a ferramenta especial para isso.
Para os carros actuais com comandos electricos, temos de sacá-los todos à força (mas com jeitinho :-) ), desligá-los e arrancar o forro da forma que acima descreves.
Será muito bem vinda, caro reload_at_250k!
... e o adaptador de colunas interno também :-)
---------- Mensagem adicionada em 06:01 PM ---------- Mensagem anterior em 05:54 PM ----------
AH!
Já agora, mesmo meio aldrabado, o trabalho satisfez a "cliente" :-)
As colunas eram umas Pioneer TS-1002i e, para 10cm, tem um som porreiro - bem melhor que as JBL que montei há uns anos no 190D do meu pai (no tablier - logo devem ter falta de "caixa" e daí o som franzino que dali sai).Toyota Forever!
Informação do Tópico
Users Browsing this Thread
There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)
Pub

LinkBack URL
About LinkBacks
Responder com Quote

Bookmarks