Quem reservou autocolantes na primeira remessa queira consultar a sua caixa de mensagens privadas.
Pág 1 de 3 123 ÚltÚlt
Resultados 1 a 30 de 65
    fapoc está offline Member
    Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

Talking [Recuperação] Corolla AE92 GTI '87

Boas.

Este tópico vai servir para acompanhar a recuperação de mais um GTI, o carro é de 87, tem 208mil Km e foi comprado pelo meu irmão hoje.... Claro, eu e o meu pai somos "maluquinhos" (já explico porquê) por este modelo e o carro passou logo a projecto familiar.
    A nossa unidade está bastante boa de chapa, muito melhor do que eu esperava para 22 (quase 23) anos. Os interiores também não estão maus, à primeira vista só encontrei um plástico partido (que envolve a coluna de direcção) e o forro do banco do condutor ligeiramente descosido. A mecânica após o primeiro test drive não pareceu má. Tem a direcção desalinhada, precisa de 2 pneus novos à frente para poder andar com alguma segurança, 4 pastilhas e velas porque o achamos um pouco "morto"... À primeira vista não encontrámos fugas, de óleo ou líquido refrigerante, a embraiagem funciona bem, a caixa não tem demasiada folga e a direcção também não. A nível de motor só com uma análise mais detalhada vai ser possível perceber se tem algum problema a precisar de reparação. Depois vai ser para ir vendo aos pouco o que é preciso trocar para por o carro como novo.

Não ponho já fotos porque as únicas que tenho são as do stand, mas daqui a 8 dias, quando o carro já estiver no nosso nome e o formos buscar prometo deixar aqui umas fotos.

Entretanto, peço a todos vós, que conheçam o modelo em questão para irem deixando aqui dicas sobre aspectos que devo ter em atenção, cuidados extra com este ou aquele componente, sugestões para substituir aqueles que mencionei em cima, etc... Toda a ajuda será benvinda!

PS: A razão pela qual nós somos "maluquinhos" pelo carro é porque em tempos tivemos um cá em casa, durou cerca de 13 anos nas nossas mãos e 150mil Km, e quando foi deixou muita muita saudade... É por isso com algum sentimento que voltamos a ter um brinquedo destes e o desejo de o estimar como ele merece é grande. Pode demorar mas é para ser bem feito! :)

Bem, já chega de conversa, vou ficar à espera dessas sugestões e prometo ir actualizando este fórum sempre que possível.

Obrigado a todos e cumprimentos.

Smartass está offline Senior Member
    Registo
    Feb 2006
    Msgs
    1,151
    Obrigado
    0

bem-vindo.

Boa sorte co restauro, tambem tou a arranjar o meu! parece que pegou moda, daqui a nada tão como os ae86's a custarem 5mil€ lol.

Poe.te a defesa com as capas de bielas, ouvi dizer que eh problema cronico nestes motores quando chegam a esses km's, ja ando a ver se trato disso no meu.

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

Jdm as fuck

LSanta está offline GTi-16
    Registo
    Jul 2009
    Local
    Coimbra
    Msgs
    101
    Obrigado
    0

Boas sorte com esse projecto ;) quero ver isso a evoluir!

Por acaso e verdade smartss, parece que virou moda mesmo, aqui em coimbra ja apareceram mais dois..

Outro problema cronico é mesmo a embraiagem deixar de vedar e começar te a escorrer oleo para cima do pedal... ja me aconteceu por isso ve se isso esta em condiçoes ;) e se quiseres mais informaçoes sobre isto da embraiagem podes sempre ver o que o pessoal falou no meu topico.

Abraço

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

Bem, é só para dizer que o GT-i já cá está em casa. Ainda não deu nem pra fotos nem pra grande coisa mas já cá está. Mal possa deixo aqui novidades.

Afonso está offline "Floor It!"
    Registo
    Jun 2006
    Local
    Braga
    Msgs
    954
    Obrigado
    0

Isso não se faz...começas um tópico a falar de algo que chama toda a atenção e quando esperamos ver fotos tu ñ as dás!! !
    aiai...ve-la se te despachas com isso!

(Já agora boa sorte com isso! )

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

Pronto, aqui vai a 1ª foto:

Manual Haynes para os Corollas de 87 a 92, incluindo o Gt-i. Chegou hoje.

Reaper está offline Member
    Registo
    Dec 2008
    Local
    Paços de Ferreira
    Msgs
    33
    Obrigado
    0

Boa sorte para o restauro.... não te esqueças das fotos....
    O meu GT-i foi restaurado no motor a pouco tempo... por tanto já não deve ter esses problemas que dizem tão cedo... espero eu...

Para poder visualizar links, imagens ou assinaturas terá de ter 10 ou mais mensagens. Neste momento possui 0 mensagens no fórum.

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

O carro está na garagem, mas ando cá com uma preguiça.... LOL! Ainda são 4 pisos até lá abaixo.

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

Bem, ontem tive de dar uma volta "forçada" com o carro e depois de o arrumar na garagem lá tirei a primeira foto... Não é de muita qualidade porque há pouca luz e foi com o telem, mas aqui vai:

Cumps.

gti/1.8xl está offline Senior Member
    Registo
    Jun 2005
    Local
    paredes
    Msgs
    160
    Obrigado
    0

Antes de mais parabéns pela maquina e boa sorte para o restauro…
    Em relação aos problemas e tirando aqueles já mencionados, da uma vista de olhos no tvis, quando o tvis fica com folga o pessoal tem a mania de desengatar um tubo de vaco que faz o fecho ou a abertura das borboletas. Resultado ficam sempre abertas e perdes em baixas e nos consumos exagerados…

Outro problema e no distribuidor que começam a ter uma pequena humidade de óleo à sua volta…

No meu caso a parte pior são os travões, o meu carro quando tens que fazer uma travagem mais a fundo tem a mania de me pregar cada cagaço, a distribuição de travagem não esta a ser bem feita então tenho uma roda de trás a bloquear mais cedo. Em tempo de chuva já apanhei bons sustos a custa desta situação, um deles foi tão grande que fiquei com as pernas a tremelicar, queria carregar na embraiagem para meter 1º nem conseguia…

Fora isto é meter gasolina e devorar rotaçoes...

cumps

EGROJ está offline Senior Member
    Registo
    Jan 2008
    Msgs
    231
    Obrigado
    0

grande maquina...ja vão sendo raros...estima bastante bem esse animal...iss deve dar ca um gozo a conduzir...só uma duvida...que consumos fazem esses popos?
    abraço

jae86 está offline Member
    Registo
    Feb 2010
    Msgs
    99
    Obrigado
    0

Grande máquina e com o famoso 4A-GE.
    Se necessitares de alguma dica em relação ao motor apita, refiz o meu a muito pouco tempo.

Abraço

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

Hoje olhei para a mecânica pela primeira vez com atenção... Encontrei um fole de cardan roto (na roda esquerda), os travões que pareciam em mau estado estão cada vez melhores (era só ferrugem nos discos de ter estado algum tempo parado), e o escape cheira um bocado a gasolina, por isso desconfio que há qualquer desajuste na injecção/ignição. Esta semana, ou na próxima, o carro vai fazer uma revisão grande, trocar os óleos, verificar a questão da injecção/ignição e alinhar a direcção e suspensão (à frente e atrás).

Depois logo se vê o que mais haverá a fazer.

Cumps.

---------- Mensagem adicionada em 02:46 AM ---------- Mensagem anterior em 02:42 AM ----------

Ainda não se fizeram km suficientes para tirar médias....

---------- Mensagem adicionada em 02:46 AM ---------- Mensagem anterior em 02:46 AM ----------

Em relação ao cheiro a gasolina, tens dicas?

jae86 está offline Member
    Registo
    Feb 2010
    Msgs
    99
    Obrigado
    0

Começa por mudar as velas pois podem não estar nas melhores condições e não fazem bem a queima.

A partir dai pode ser muita coisa; válvula de regulação do relanti a frio (em quente faz relanti mais baixo?), injectores, centralina, etc.

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

Quote Mensagem Original de jae86 Ver Mensagem
    Começa por mudar as velas pois podem não estar nas melhores condições e não fazem bem a queima.

A partir dai pode ser muita coisa; válvula de regulação do relanti a frio (em quente faz relanti mais baixo?), injectores, centralina, etc.
    Pois, eu quis ver as velas, mas a chave que eu tenho é curta demais... As velas são muito finas (15 ou 16, agora não me lembro) e pra essa medida a minha chave é curta. Por isso vai ser tratado na revisão.

Em relação ralenti ele desce como é suposto, injectores e centralina não tenho meios para verificar o funcionamento.

sparow está offline Senior Member
    Registo
    Nov 2007
    Local
    BRAGA
    Msgs
    6,414
    Obrigado
    0

parabens pelo carro!é um dos carros que sempre me fascina!boa sorte para o restauro

Rufra está offline 1000rpm
    Registo
    Jan 2010
    Msgs
    17
    Obrigado
    0

Smile progressos :)

Bem pessoal, fala o real dono do carro, foi para a oficina ja á umas 3 semana, levou foles de transmissao novos, oleo do motor,oleo de travoes, liquido de refrigiracao, 4 discos de travao novos, as maxilas retiradas/restauradas/repintadas, Pastilhas novas á frente e atras, entretanto o mecanico (que por sinal ja e mecanico da toyota á volta de 30 anos) vai leva-lo á marca para alinhar direccao camber e etc, vai tb levar uma afinacao de totor e velas d igniçao novas, tenho algumas perguntas se algum de voces me souber responder, gostava de pôr o motor no seu explendor de funcionamento,o que me sugerem que lhe faça?

aguardo sugestões!
    abraços :)

balkaum está offline Whirlpool power
    Registo
    Jan 2007
    Msgs
    52
    Obrigado
    0

qual é o prob do motor? (if it ain't broken don't fix it)

JustaPor está offline Moderador
    Registo
    Jan 1970
    Local
    Azambuja
    Msgs
    14,453
    Obrigado
    3

Quote Mensagem Original de Rufra Ver Mensagem
    Bem pessoal, fala o real dono do carro, foi para a oficina ja á umas 3 semana, levou foles de transmissao novos, oleo do motor,oleo de travoes, liquido de refrigiracao, 4 discos de travao novos, as maxilas retiradas/restauradas/repintadas, Pastilhas novas á frente e atras, entretanto o mecanico (que por sinal ja e mecanico da toyota á volta de 30 anos) vai leva-lo á marca para alinhar direccao camber e etc, vai tb levar uma afinacao de totor e velas d igniçao novas, tenho algumas perguntas se algum de voces me souber responder, gostava de pôr o motor no seu explendor de funcionamento,o que me sugerem que lhe faça?
    aguardo sugestões!
    abraços :)
    Seria adequado uma passagem por este tópico: http://www.toyotistas.com/forum/gera...-do-forum.html
    E de seguida por esta secção: http://www.toyotistas.com/forum/forum-de-apresentacoes/

"Wise Men talk because they have something to say. Fools, because they have to say something."
    "Since light travels faster than sound, people may appear bright until you hear them speak."

pedrovale está offline Senior Member
    Registo
    Sep 2005
    Msgs
    130
    Obrigado
    0

Se o teu mecânico trabalha na Toyota à 30 anos, deve saber o que fazer...

Registo
    Jan 2010
    Msgs
    17
    Obrigado
    0

Default progressos :)

bem o carro ja voltou da oficina, a injecçao estava correcta, precisava mesmo era d velas novas, quanto ao alinhamento da direcçao, ando a procura aki de um sitio para os lados de loures onde possa desempenar jantes d liga leve, meter o carro nos cavaletes e reparar as 4 jantes de uma vez, o alinhamento tem k ser feito dpois disso, alguem me sabe dizer onde posso encontrar alguns dos plasticos do interior?

abraços

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

bem o carro ja voltou da oficina, a injecçao estava correcta, precisava mesmo era d velas novas, quanto ao alinhamento da direcçao, ando a procura aki de um sitio para os lados de loures onde possa desempenar jantes d liga leve, meter o carro nos cavaletes e reparar as 4 jantes de uma vez, o alinhamento tem k ser feito dpois disso, alguem me sabe dizer onde posso encontrar alguns dos plasticos do interior?

abraços

Isto não são SMS, escreve como deve ser...

fast ae92 está offline Senior Member
    Registo
    May 2007
    Local
    Barcelos
    Msgs
    326
    Obrigado
    0

abraços
    ola,
    parabens pela maquina, tb tenho um ae92 ja a 11 anos e é de 1987 e graças a deus munca me deu problemas graves.

a ultima coisa que fez foi trocar lhe o motor porque o meu ja tava bastante cansado ja tinha muitos km 600.000.
    e trocei para o motor de 140cv e tou bastante contente
    qualquer coisa manda...
    Toyota Corolla AE92 & AE82

Toyota Corolla AE92 & AE82

Smartass está offline Senior Member
    Registo
    Feb 2006
    Msgs
    1,151
    Obrigado
    0

não existe tal coisa 140... não sei onde foi buscar isso.

Jdm as fuck

cenourax está offline Ex- AE92 driver!
    Registo
    Jan 2010
    Local
    Barcelos
    Msgs
    1,148
    Obrigado
    0

parabens pela maquina......
    e estima a bem....
    pra ja tens mais sorte do que eu porque o meu ainda esta no mecanico....

Registo
    Jan 2010
    Msgs
    17
    Obrigado
    0

Smile Lista de reparaçoes

Boas!
    como já tinha dado a entender o carro levou alguns arranjos, peço desculpa a informação ter sido um bocado vaga.

aqui vai a listagem de peças e dos progressos com mais algum pormenor:

1 bomba de embraiagem nova
    2 discos de travão dianteiros (origem)
    2 discos de travão traseiros (aftermarket) penso que nada por ai alem.
    1 jogo de pastilhas de travão novas, frente/trás
    4 foles de transmissão novos
    1 filtro de óleo novo
    2L valvoline
    3,5L óleo ( não sei especificar qual ao certo)
    4 velas de origem
    1L óleo de travão
    4 anilhas feitas à medida porque se reparou no pormenor de as jantes não estarem juntas ao cubo o que podia resultar em estragos nos pernos dos cubos
    1 novo filtro de gasolina

tive o azar de o mecânico ter dado um toque com a porta no portão de casa, o senhor reparou a porta e deu uma pintura nova assim como o retrovisor novo, a unica coisa que me preocupa e o facto de nao ter conseguido arranjar os autocolantes originais para a porta e os dois que arranjou são bem mais pequenos
    Gostava de perguntar se alguém me sabe indicar algum sitio onde eu consiga adquiri-los, se possível ficaria agradecido!

Vou dando noticias :)
    cumprimentos e obrigado pelas dicas até agora!

Registo
    Feb 2006
    Msgs
    85
    Obrigado
    0

Já punhas era cá umas fotos....

Registo
    Jul 2009
    Local
    Coimbra
    Msgs
    101
    Obrigado
    0

Ouvi dizer que sao uns cabos de velas que sao cerca de mais 15cv, e que sao de origem...

Uploaded with ImageShack.us

nuno_n está offline Consultor Té-nico
    Registo
    Oct 2007
    Local
    Ermesinde - Porto
    Msgs
    7,419
    Obrigado
    2

Quote Mensagem Original de LSanta Ver Mensagem
    Ouvi dizer que sao uns cabos de velas que sao cerca de mais 15cv, e que sao de origem...

Uploaded with ImageShack.us
    ...ui... so ? .. devem ser mais... ora pensa bem ..

Entao se tiveres 2 pares na mala.. devem somar mais 30cvs..
    O meu corolla E12 :

Registo
    Jul 2009
    Local
    Coimbra
    Msgs
    101
    Obrigado
    0

E depois ainda ha um SuperCharged...

Pág 1 de 3 123 ÚltÚlt

Informação do Tópico

Users Browsing this Thread

There are currently 1 users browsing this thread. (0 members and 1 guests)

Bookmarks

Regras