Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Alguns de vós já devem conhecer, mas deixo aqui nos Toyotistas as fotos da recuperação e preparação do meu AE86.

No momento da compra

Os primeiros investimentos foram para a manutenção. Muda dos óleos todos, com Mobil 1 5W40 para o motor e 75W90 para a caixa e diferencial.

Algumas semanas depois desafinou-se o ponto (resultado da falta de leitura do manual) e voltou-se a afinar. Ficou a 12/13º de avanço contra os 10º que são recomendados de fábrica.

Desde o início o carro veio com um problema um pouco chato. Em reduções de 3ª para 2ª, não engrenava a mudança. O prognóstico apontava para os sincronizadores e depois de desmontada a caixa revelou-se verdade...

Depois de desmontada a caixa, foi tempo de encomendar as peças à Toyota. Aproveitei para mandar vir o kit da embraiagem (que é bastante caro) com o resto das peças que o mecânico pediu (2 anilhas sincronizadoras, 2 rotentores, juntas e mais 3 rolamentos). Depois de deixar o couro e o cabelo na Toyota, deixei as peças no mecânico e tudo ficou bom.

Entretanto estreei-me no Estoril, à chuva!

Primeiro teste de potência!

Em Março de 2005 dei início à desmontagem do carro, que ficou completamente descascado em 3 dias, trabalho feito por mim, pelo gon e mais alguma malta que de vez em quando ia lá dar uma olhadela.

Para futuros projectos, como nota, recomendo a separação dos parafusos todos por caixinhas, senão às tantas perdem-se. Se bem que para o trabalho ser bem feito, era preferível comprar parafusos novos ou mandar estes para a electrozincagem, só pelo aspecto... mas aí a organização perdia-se. Deixo ao vosso critério!

No caso de terem a transmissão sem ruídos no momento da desmontagem, recomendo que antes de retirar o veio de transmissão marquem a posição deste para que depois montem da mesma forma. Tenho vindo a reparar que quanto mais equipamos o carro em termos de suspensão, mais sensível a desequilibrios fica.

Na altura da desmontagem, tinha muito receio das cablagens eléctricas e que não ia ser capaz de voltar a montar tudo...

Não se preocupem, os gajos da Toyota não brincam em serviço, é rara a ficha que dê pra montar em mais que um sítio e a cablagem espalha-se praticamente sozinha. Foi mesmo muito simples a montagem das cablagens.

Apesar do sorriso do gon, retirar o vidro da frente revelou-se muito manhoso. Nós utilizámos a ferramenta que tinhamos à mão que acabou por ser um cabo de aço multifilar comum que acabou por esmilhar um pouco do vidro mesmo na finalização do corte. Era possível terminar o trabalho em condições, mas o desconhecimento acabou por ser determinante. Apesar de parecer a 100% os pequenos estilhaços no canto depressa cresceram para o centro inutilizando o vidro. Acabei por comprar um novo na carglass a preço de arromba - 115€ sem montagem (a montagem foi mais cara que o vidro, e foi mal feita pela malta da Ó do vidro que é em Dona Maria).

Nota: se forem fazer isto em casa, usem fio metálico de secção quadrada. É o que usam as casas dos vidros.

Entretanto tive que desmontar a caixa mais uma vez pois da última a reparação não foi total numa da economia mas acabou por sair mais caro, tive que a desmontar outra vez para trocar uma manga.

Para retirar a protecção insonorizante do chassis usei gelo seco que funciona às mil maravilhas. Custou 65€ (posto de venda da Air Liquide) uma caixa com 20kg que é mais ou menos conta certa para fazer o trabalho. Recomendo vivamente.

Aqui vai um vídeo:

http://cosmos.oninetspeed.pt/apardal.../gelo_seco.wmv

Depois de ter feito um trabalho destes e pelo que tenho visto por esse mundo fora, arrependo-me de não ter levado o chassis ao jacto de areia nesta altura. Teria sido bastante proveitoso com vista à durabilidade da carcaça, eliminando todas as ferrugens que por vezes passam ao lado na pintura. A pintura anterior foi lixada e não decapada, facto que também me deixa um pouco triste por não ter estado em cima do assunto na altura.

Esta fase de desmontagem foi bastante rápida, e nestes 3 dias estava o carro praticamente todo desmontado e pronto para mandar para o bate chapas. Entretanto seguiu-se uma espera de 2 meses até deixar o carro no bate chapas... e mais 3 à espera que ficasse pronto.

Recebi o carro em Julho, pronto a montar...

A ideia inicial era reforçar todo o chassis com pontos de solda, mas o bate-chapas foi-me dissuadindo dizendo que bastava reforçar o cofre do motor, eu até cheguei a marcar o chassis todo com um marcador dizendo onde queria os reforços... mas acabou por ser mesmo só no cofre do motor... E eu queria pontos, e eles fizeram cordões! Enfim.

Nesta foto dá para ver que os guarda lamas traseiros foram retocados, a fim de evitar que os pneus rocem. O que foi feito foi apenas dobrar a chapa que faz um "L" e passou a fazer um "U" dando mais uns milímetros. Se fosse hoje, teria pedido para fazer um alargamento mais significativo para poder usar uma jante com mais offset.

Todas as peças que foram para a metalização chegavam agora da lacagem que as deixou como novas, fiquei muito satisfeito com o trabalho que até nem foi muito caro. Com a devida metalização, a lacagem revela-se bastante resistente e duradoura.

Last edited by APardal; 20-07-2008, 00:37 AM.

Excelente!! 8O :D

Comentar

Quando for grande quero ser assim 8)

Comentar

Eu já tinha visto este tratamento... não sei onde... heheheh

Mas adorei reve-lo... para quanto fotos da "re-montagem"?

Comentar

excelente trabalho :D melhor do que isto, só vendo ao vivo mesmo :D

já agora ... umas duvidas... (a ver se percebo +qualquer coisa)

a torre de suspençao teve de ser reconstruida? o que se passou?

e o que sao aquelas coisas brancas dentro do habitaculo que se vêm nesta foto?

Comentar

Boas!

Parabéns pelo excelente projecto!!! É assim mesmo!!

Correia, segundo sei o que vês nas torres de suspensão são "pontos" de solda para reforçar o chassis...

As coisas brancas é gelo para conseguir tirar o alcatrão que está na base do carro... ;)

Comentar

isso das brancas, era +/- o que estava a pensar ;)

agora na torre de suspençao, realmente tem lá uns "X's" a marcar. será isso para a soldadura por pontos para reforçar a rigidez do chassis, certo?

entao e os cordoes de soldadura contunuos que se notam? nesta foto vê-se melhor o que me estava a referir.

Comentar

bom, a mim ja só me falta

1 AE86
                espaço de oficina
                tempo
                know how
                grana

ehhh acho q me falta tudo :(

boa sorte com o maquinao :fixe

Comentar

:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

Parabéns pela tempo & t€mpo dispensado a recuperar a maquina que todos adoram 8)

É tão lindo ver o material todo pipi, pintado de fresco 8)

Comentar

andre pardal? epa eu tb sou pardal, nuno pardal e tenho um irmao mais novo que tb e andre pardal ! es de onde?

bem agora o teu excelente projecto, na minha opiniao, esta a ficar mesmo muito baril ! adorava fazer uma coisa assim do genero qualquer dia!
                    muitos parabens e boa sorte com a maquina!

:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

Comentar

Parabens pelo projecto! ta a fikar impek ;)

Comentar

correiaRS, as cruzes marcadas ("X") foi o meu estudo para colocar o reforço por pontos, mas depois de falar com o bate chapa, ele disse que o melhor era cordão. As torres não tinham problema nenhum, apenas quis que fossem reforçadas. De qualquer maneira, o soldador acabou por fazer uma coisa que eu não queria que foi cordão continuo e eu queria cordão de 2,5 cm espaçado 1 cm.

corolla_wrc, então és meu irmão... porque o meu irmão mais velho chama-se Nuno Pardal. Só falta teres uma irmã mais nova chamada Ana Pardal :lol.

Sou de Assafora, Sintra.

Cumprimentos

Comentar

tanto pardal... vou já buscar a espingarda... :lol :lol :lol :lol

(tou na brincadeira)

Comentar

Sim senhor, grande projecto!!Para quando as fotos da remontagem e pintura??Quem me der ter um maquinão desses em minha casa para restaurar!
                            Nunca mais chega o dia que o meu irmao(corollaae82) tem t€mpo para aplicar um tratamento destes ao seu corolla ae82 gt...Espero que quando este sonho do meu irmao se concretizae ainda exista este fantastico forum para postar aki as fotos todas do projecto!!

Abraços

Comentar

o forum ate serve para unir familia :lol separados á nascença junto novamente :P

Comentar

Em processamento...
                              X