Announcement

Collapse
No announcement yet.

DIY - fecho central CE100

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • DIY - fecho central CE100

    Boas malta


    venho dar uma pequena ajuda aqui a malta das ce100 e nao só :p
    uma vez que montei o sistema na minha menina, fiz um "pequeno" testemunho para quem quiser se aventurar a fazer o mesmo ser mais facil

    ja tinha publicado no forum do team starvan mas acho que este tipo de coisas deve ser partilhado :lol

    para aplicação nas ce100 basta seguir tudo a risca mas para qualquer modelo a base é sempre esta :assobio



    Originally posted by Luis Carlos
    Boas
    Como a maior parte do pessoal que tem sv sabe principalmente ce100 nao tem fecho central e isso nos dias de hoje é praticamente impensavel e passado um ano e meio de andar de sv fartei me e decidi investir numa coisa que faz falta nos dias de hoje (pelo menos para mim). Principalmente nesta epoca do ano com chuva e frio ter de esperar até abrir o carro principalmente o pendura ... era um bocado chato, e já que fiz e sei que existe pessoas aqui e não so, que só não se metem nessa aventura de colocar fecho central pk nao sabem como se faz e então vou tentar dar uma ajuda aqui a malta. Espero que ajude alguem pois foi um topico parecido que me ajudou mas a maior parte das coisa foram todas a inventar :p
    mas vamos deixar de falar e vamos passar a montagem ;)
    só de referir que tambem montei alarme mas a montagem do alarme é mais complicada de fazer um DIY pois os fechos centrais sao quase todos iguais ja os alarmes nem por isso.

    Material do kit de fecho central necessario:
    2 pistolas (1 master e 1 slave ou 2 master) eu coloquei um de cada pois comprei um kit de 4 portas e assim fico com uma pistola de cada de reserva caso haja algum problema ;)
    Guias que vao ligar a pistola ao sistema existente no carro e as patilhas que agarram ambos os elementos
    E a Box onde todo o sistema de fecho central vai ligar
    as barras para fixação na ce100 nao sao necessarias


    Ferramentas necessarias que nos vao auxiliar na montagem do fecho central: :D


    Vamos começar a desforrar as portas


    O puxador da porta e o manipulo de abrir a porta sao tirados com parafusos embora o manipulo seja com um certo jeito ;)

    No fim de tirar o parafuso ao centro do manipulo, a forma mais facil e sem partir a capa é meter uma chave de fendas entre a capa e o manipulo de fechar o carro e fazer subir a capa pois existe um veio que entra dentro da capa, como mostra na foto




    depois temos de tirar a manivela do vidro, que sai com uma mola como mostra na segunda foto.
    para retirar esta mola temos de enfiar novamente a chave de fendas entre o manipulo e a quartela (atenção para nao deixar escapar a chave e ronper a quartela) e levantar uma das pontas da mola para cima que ela automaticamente sai e depois e so tirar com a mao


    para retirar a forra basta ir puxando (com cuidado) com as 2 maos uma de cada lado da mola que segura a forra a porta e ir puxando a volta até tirar a forra toda, no fim de ter a forra toda sem as molas tem de se agrarrar a forra pela parte de baixo e empurrar para cima paralelo a porta e dar um jeitinho que ela sai :)


    No fim de retirar a quartela da porta temos de tirar o platico de isolamento para se trabalhar :D para isso basta levantar uma ponta e ir andando sempre a descolar a volta (depois no meio da porta o plastico foi aparafusado junto com umas peças, eu ai para nao perder tempo curtei com o X-acto a volta das peças onde está presso)

    e é assim que ficamos com a porta para poder começar a montar o fecho central propriamente dito :)

    ********
    Outra peças que se tem de tirar para montar o fecho central mais facilmente, porta luvas e a capa de protecção de baixo do volante e as embaladeiras junto aos pes
    esta é a capa de protecção de baixo do volante

    é retirada com alguns parafusos, 2 dentro do pequeno compartimento de arrumação


    outro ao pé da fecho do capo

    e ainda tem outro do outro lado junto ao pedal do acelarador que está virado para baixo (este é complicado de tirar uma foto que dê para ver onde é)

    ++++
    agora o porta luvas tem parafusos de fixação junto a cima, basta abrir a tampa e começar a desaparafusar

    e se nao estou em erro tem mais 2 ou 3 parafusos na parte de baixo junto aos pes e estes estao virados para baixo
    e por fim as embaladeiras

    basta retirar com as maos pois ela esta fixa com molas e tem um parafuso ou 2 junto aos pes do condutor e passageiro (o meu ja nao tinha :p )



    agora temos de tirar esta capa de plastico que está junto a guia do fecho central.

    numa das extremidades como é possivel ver ela está fixa por uma mola (que sai bem com um alicate) e a outra esta a fazer altura onde faz o "jogo" Mudança de direção da guia do fecho central, nessa ponta eu curtei com um tesoura para poupar tempo e trabalho e assim nao se reduz a altura entre o "jogo" feito pelo fecho central e a porta

    Agora é a altura de fazer a montagem/fixação das pistolas para o fecho central

    o parafuso onde eu estou a apontar com o dedo (eu sei que é feio apontar =)) ) já está feito de origem na porta e pode se aproveitar esse furo para colocar um parafuso e assim apenas temos de fazer o outro de acordo com furo existente na pistola do fecho central ;)
    tendo sempre em atenção que a pistola do fecho central tem de trabalhar paralela ao sistema existente no carro


    mas antes de apertarem devidamente os parafusos das pistolas tem de se dar um jeito com um alicate na chapa pois a chapa do carro nao é regular e a pistola faz uma especie de barriga e então e necessario puxar um pouco da chapa da porta para fora (1cm nem tanto) mas isto nao é regular depende do fecho central que comprarem
    dá para ver na foto de cima que a chapa foi um pouco puxada pra fora é so para a pistola acentar melhor na chapa para que fique paralela ao sistema de fecho do carro
    mesmo assim pode ser necessario a colocação de anilhas entre a pistola e a chapa do carro para criar uma altura e nao forçar de mais a pistola (mas isso tem de ser visto por cada um ;) )
    (tenham em atenção a manipular o alicate para nao "ferir" a chapa pois pode criar pontes de ferrugem e ninguem quer isso ;) )



    Agora vamos a fase de colocar a guia para fazer a ligação entre a pistola e o fecho do carro
    (para começar aconselho a curtar logo um bocado da guia pois vem um bocado grande para se ver as medidas, sendo assim mais facil para manipular no interior da porta)

    agora temos de marcar a guia para curvar de forma a pode fixala a do carro
    se olharem com atenção no cruzamento da guia da pistola com a existente no carro tem um risco a marcador

    com a ajuda de um torno e um martelo temos de curvar a guia (tendo em atenção para que lado se deve curvar pois se curvarem para o lado erra ja nao dá e nao é possivel voltar a indireitar ;) )

    como é possivel ver na foto de cima a guia está um pouco grande então com um alicate curtamos mais um bocadinho para caber bem ;)

    depois com a peça fornecida com o kit basta aperta 3 parafusos para fixar a guia da piscola a do fecho do carro

    :ymhug:
    A parte mecanica da coisa está feita #:-s
    Agora vamos começar a passar cabos e fazer as ligações :ymdevil:



    para fazer de guia para passar os cabos utilizei uma braçadeira de cerrilha das grandes pois foi o mais indicado que encontei, experimentei mesmo com umas guias de electricista mas foi mais simples com a braçadeira de cerrilha, depois de a passa entre a porta e o interior do carro foi so colar os fios com fita isoladora e puxar a braçadeira de cerrilha


    depois de ter os cabos para o interior da porta basta ligar as fichas de encaixe rapido pelas devidas cores ;)



    no fim de ligar isolar bem com fita isoladora por causa da humidade e tambem para nao se desligar nenhum fio :ymblushing:

    agora é so fixar bem os fios para depois nao andarem a fazer barulhos na porta :p
    utilizei em alguns sitios braçadeiras de cerrilha e noutros cola a quente e silicone





    E agora o processo repete-se na porta do condutor :)
    as diferenças sao poucas, uma delas é que a pistola tem 5 fios e o kit nao tinha cumprimentos suficiente entao tive de passar um cabo que tivesse 5 condutores para a porta e depois fazer as ligaçoes todas :)

    No fim do cabo passado entre a consola central ate ao interior da porta basta fazer as ligaçoes dos cabos utilizando caixas de ligação
    tendo em atenção que nao se pode trocar fio nenhum ;)
    depois nao esquecer novamente de isolar bem com fita isoladora ;)



    Agora é so ligar a fixa de encaixe rapido a Box do fecho central e fixa-la no carro, eu para fixar utilizei cola de dupla face da wurth

    Os fios que nao sao utilizados ou estão grandes depois basta arrumar tudo onde está o porta luvas e prender com braçadeiras de cerrilha



    ************************************************** ************************************************** ************************************************** **************************************
    um pequeno extra e uma brincadeira que faz poupar o equipamento e fica engraçado para mostrar aos amigos :p
    é um botão para abrir e fechar o fecho central sem a necessidade de andar a puxar o manipulo da porta para abrir e fechar
    assim com o botao é mandado logo o impulso electrico e nao somos nos com a mao que vamos mexer no manipulo até que ele chegue ao "local" de mandar o impulso.

    comprei um botão "teimoso" está sempre na posição central e depois tem mola quer para a direita quer para a esquerda para voltar sempre ao centro, para um lado fecha e para o outro abre o fecho
    depois arranjei um bocado de plastico preto mais ou menos a cor do tablier, que neste caso coloquei o botão onde devia ser o botão do AC daí ter o plastico para fazer o tamanho do resto do local do botão, fiz o encaixe para o botão que comprei e fiz o encaixe tambem para caber no local do AC.
    a nivel de fios sao necessario apenas 3

    e para meter o botão a funcionar vai se roubar energia directamente ao fecho central

    como o kit é de 4 portas curtei as fichas de encaixe rapido de uma das unidades de pistola de 5 fios que eles mandavam

    a ligação é simples, basta colocar uns terminais que encaixem depois no botão e ligar o fio preto (MASSA) ao centro e castanho e o branco um a cada ponto e o que o botao vai fazer é colocar ou massa de um lado ou massa do outro lado e vai fazer que ao clicar para um lado o fecho abra e para o outro o fecho feche :p
    no final ficou assim, o encaixe de plastico que eu fiz foi colado com cola e veda a consola central do carro, mas o botao é de encaixe e nao esta colado caso seja necessario retirar a capa da consola ;)

    na foto a peça de plastico nao ficou a 100% mas na realidade é um local que nao se ve e essas imperfeições nao se veem, nem o botao =))
    aquele foi o local escolhido mesmo por isso, por ser discreto, mas esta num local pratico a meu ver ;)

    espero que este trabalho seja util a alguem pois a ideia foi ajudar pois eu nao encontrei muita ajuda e assim é mais facil para quem vier depois :p
    um abraço a todos e espero que gostem :ymdevil:

  • #2
    Bom post :)
    Da jeito, eu que nem estava com ideia disso, fiquei a pensar de outra forma.. lol
    Mas nao estou mt com ideias para meter na minha.

    Comentar


    • #3
      Boas amigo estou a pensar colocar alarme e fecho central e dica foi uma grande ajuda para saber como se faz

      Comentar


      • #4
        Boas , grande ajuda , tenho que fazer isto no meu

        Comentar


        • #5
          com calma e um pouco de paciência e gosto é um trabalho que se faz bem :p

          Comentar


          • #6
            Boas.

            fantástico projecto, ja fiz o mesmo à minha, mas diferente. A ideia do botão está muito boa.

            parabens

            Comentar

            Em processamento...
            X