Announcement

Collapse
No announcement yet.

Modo de segurança-d4d-2.0

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Modo de segurança-d4d-2.0

    Boas,
    Hoje o Rav 4, com motor D4d de 2002, lá entrou outra vez em modo de segurança, não acendeu a luz do motor, como nunca acendeu anteriormente, e não passa das 2000rpms.
    O que noto é que passa-se em 5ª, quando se desacelera e volta-se acelerar ele perde força e baixa às 2000rpms, mete-se 4ª e na mesma....mas se travar um pouco e meter 3ª a +- às 1000rpms e acelerar ele desencrava e fica bom.
    O que poderá ser? algum sensor de pressão? quais?:evil:
    Obrigado

  • #2
    Já vi um caso semelhante a esse e era o turbo a dar o peido mestre.....mas não quero estar com suposições. Já cá passa pessoal mais qualificado para ajudar :fixe

    Comentar


    • #3
      Originally posted by Comandante View Post
      Já vi um caso semelhante a esse e era o turbo a dar o peido mestre.....mas não quero estar com suposições. Já cá passa pessoal mais qualificado para ajudar :fixe
      Poderá ser mas duvido, ele puxa bem...sucede isso quando se acelera e desacelera sé em 5ª, quando se retoma ele entra nesse modo (não com regularidade... pois anda todos os dias e num ano/12.000kms só fez isso 4 vezes), talvez uma quebra de pressão, que faz com que o turbo não retome, será geometria presa? ou valvula a ele associada? mas como disse se baixar a 3ª e acelerar ele ultrapassa essa crise.....

      Comentar


      • #4
        Esse motor de como é de 2002 nao é de geometria variavel... é de geometria fixa.. logo nao é a geometria presa...

        O que tens é a borrachinha , retentor , vedante da wastegate rompida ou trilhada .. quando aceleras mais , o turbo ganha pressa e quando chega ao maxima abre a wastegate , como tens a o retentor lixado , a valvula nao faz o recuo ficando sempre aberta.. logo o turbo nao enche... nao ganha pressao .. e o carro nao anda... Ao desacelerar por completo nao ha pressao interior e lentamente a valvula volta ao sitio.. voltando tdo ao principio e ficando td bem

        Leva o carro á toyota e fala lhes nisto que te disse.. eles dao logo com o problema.. Abraço..

        Comentar


        • #5
          Originally posted by nuno_n View Post
          Esse motor de como é de 2002 nao é de geometria variavel... é de geometria fixa.. logo nao é a geometria presa...

          O que tens é a borrachinha , retentor , vedante da wastegate rompida ou trilhada .. quando aceleras mais , o turbo ganha pressa e quando chega ao maxima abre a wastegate , como tens a o retentor lixado , a valvula nao faz o recuo ficando sempre aberta.. logo o turbo nao enche... nao ganha pressao .. e o carro nao anda... Ao desacelerar por completo nao ha pressao interior e lentamente a valvula volta ao sitio.. voltando tdo ao principio e ficando td bem

          Leva o carro á toyota e fala lhes nisto que te disse.. eles dao logo com o problema.. Abraço..
          Boas
          Pensei que fosse de geometria, e que a tivesse!!!! e fosse algo associado a ela.
          Vou passar na Toyota....mas em antes tenho que agradecer...OBRIGADO NUNO.
          Filipe Cunha

          Comentar


          • #6
            filipe.. o motor é de 116cvs ou de 110cvs?

            Se for o de 116 cvs é de geometria variavel ...e sendo assim ate pode ser a geometria presa.. mas isso notaria-se logo em baixas rotacoes tb..

            Mas mm assim .. a valvula wastegate continua com um retentor e borrachinha que te falei .. ve la.. pode ser disso .. :)

            Comentar


            • #7
              Boas e a saga continua...
              O motor é um 116cvs...mas o mecanico diz que os de geometria sairam mais tarde..
              Ora bem fui à toyota e lá passei mais de 2 horas.... depois de ter posto novamente o problema e o caso da wastgate, conforme disse o NUNO, o mecanico que já das outras vezes o tinha metido á "máquina" continuou a não detectar erros e todos os dados são normais.
              Então mediu-se os valores das valvulas de pressão e tudo normal, a pressão do turbo normal, testou-se a wastgate e quer no vacuo quer na pressão funciona bem.
              Mas o mecanico, contou que já teve um caso semelhante...mesmo motor, mesmo defeito... e como não tinha detectado nada...substituiu a MAF, para experiencia e que é certo é que nunca tive problemas... e lá meteu-se maf nova... no meu caso metemos uma Maf de substituição e fomos fazer a prova de estrada, e tentei dezenas de vezes a maneira de o por em safe mode...e o que é certo é que nada.
              Agora vou andar com a Maf de substituição para testar e se for lá meto uma....pois se for a wastgate, são só 1300€ (pois a wastgate está agarrada ao turbo)....

              Comentar


              • #8
                Olha.. Melhor assim ..

                Realmente tinha conhecimento de um caso parecido ao teu , relacionado com a wastegate... Se esta a funcionar bem melhor :) eheheh :fixe..

                olha , como eu disse no post anterior.. os motores com turbo de geometria tb me pareceu que sairam mais tarde.. por isso eu dizer que seria de geomtria fixa.. Em relaca aos 1300 euros.. Nao é preciso comprar a valvula com o turbo .. isso vende-se em separado ;) ...

                Comentar


                • #9
                  Originally posted by nuno_n View Post
                  Olha.. Melhor assim ..

                  Realmente tinha conhecimento de um caso parecido ao teu , relacionado com a wastegate... Se esta a funcionar bem melhor :) eheheh :fixe..

                  olha , como eu disse no post anterior.. os motores com turbo de geometria tb me pareceu que sairam mais tarde.. por isso eu dizer que seria de geomtria fixa.. Em relaca aos 1300 euros.. Nao é preciso comprar a valvula com o turbo .. isso vende-se em separado ;) ...
                  Boas
                  Mais uma vez obrigado.
                  Vamos a ver o desenvolvimento....
                  Estivemos a ver e a valvula é vendida em conjunto com o turbo....1300€, recondicionado....pelo menos deu a entender isso, tanto nos manuais como nas peças....
                  Vou dando noticias...

                  Comentar


                  • #10
                    Sim.. Mas esse turbo arranja-se bem mais barato do que esse preço .. Caso seja preciso.. :fixe...

                    Mas mm assim acho que se arranja a valvula em separado... :) ... Mas olha .. ainda bem que foi so a MAF :)

                    Comentar


                    • #11
                      Originally posted by nuno_n View Post
                      Sim.. Mas esse turbo arranja-se bem mais barato do que esse preço .. Caso seja preciso.. :fixe...

                      Mas mm assim acho que se arranja a valvula em separado... :) ... Mas olha .. ainda bem que foi so a MAF :)
                      Esperemos que sim....para já não deu sintomas da doença.

                      Comentar


                      • #12
                        Mas ja agora.. tentou-se limpar ou lavar aquela que estava a dar problemas ? .. a maf? ..

                        Comentar


                        • #13
                          Originally posted by nuno_n View Post
                          Mas ja agora.. tentou-se limpar ou lavar aquela que estava a dar problemas ? .. a maf? ..

                          Boas
                          Nada, simplesmente tirou-se e meteu-se outra...naquela de vamos ver se é disto!!!!!

                          Comentar


                          • #14
                            Se ate agora o Rav 4 nao se queixou é pk em principio era mm desse sitio..

                            A maf internamente tem um filamento , que de vez em quando é preciso lavar ou limpar correctamente.. Pode ser que a tua antiga de para o fazer..

                            Essa ja é comprada definitivamente . ou foi a titulo de experimentar? :)

                            Comentar


                            • #15
                              Originally posted by nuno_n View Post
                              Se ate agora o Rav 4 nao se queixou é pk em principio era mm desse sitio..

                              A maf internamente tem um filamento , que de vez em quando é preciso lavar ou limpar correctamente.. Pode ser que a tua antiga de para o fazer..

                              Essa ja é comprada definitivamente . ou foi a titulo de experimentar? :)
                              É uma usada "interna" mas como "nova" para tirar essas duvidas.... claro que se for disso lá terei que comprar uma nova....depois do trabalho/paciencia e afins...
                              Sou mas é capaz de pedir a "velha" para a limpar e ficar como suplente.

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X