Eu nos últimos dias tenho andado a fazer algumas formações, e como não sou egoísta e nem quero morrer com o conhecimento só para mim , vou partilhar toda a informação possível aqui , para todos poderem consultar e para ficar guardado.
As formações são sobre , Óleos Auto , FAPs , Sistemas Híbridos , Sistemas EPB e Sistemas Start&Stop.
Fica aqui então a 1º parte, espero que seja útil.
LUBRIFICANTES AUTOMOTIVE
O significado das normas, siglas, especificações e homologações
Existem entidades que emitem normas e especificações (baseadas em testes específicos), que são utilizadas para
conferir os diferentes níveis de qualidade aos lubrificantes para motores. Deste modo, o consumidor (consultando
o manual do proprietário) tem como identificar se o lubrificante cumpre, ou não cumpre, a qualidade exigida pelo
fabricante da sua viatura. As principais entidades são:
SAE – Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros de Automóveis).
API – American Petroleum Institute (Instituto do Petróleo Americano).
ACEA– Association des Constructeurs Européens de I`Automobile (ex: CCMC) (Associação dos
Construtores de Automóveis da Europa.
A Norma SAE descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (graus) de um
lubrificante de motor a diferentes temperaturas. Assim no grau SAE 5W-30, o algarismo 5 ao lado do W significa
a viscosidade a temperaturas negativas. Quanto mais baixo for este número mais fino é o óleo a baixas
temperaturas. O segundo número significa a viscosidade à temperatura de 100ºC.
TABELA DE GRAUS DE VISCOSIDADE SAE J300 (2004)
GRAU
SAE
VISCOSIDADE A BAIXAS TEMPERATURAS VISCOSIDADE A ALTAS TEMPERATURAS
MÁXIMA VISCOSIDADE
(1)
NO ARRANQUE A FRIO
(mPa.s a ºC)
MÁXIMA VISCOSIDADE
(2)
DE BOMBAGEM
(mPa.s a ºC)
BAIXA TAXA DE CORTE
(mm2/s) a 100 ºC
(3)
ALTA TAXA DE
CORTE
(mPa.s a 150 ºC
(4)
Mín. Máx. mín.
0 W 6 200 a -35 60 000 a -40 3.8 --
5 W 6 600 a -30 60 000 a -35 3.8 --
10 W 7 000 a -25 60 000 a -30 4.1 --
15 W 7 000 a -20 60 000 a -25 5.6 --
20 W 9 500 a -15 60 000 a -20 5.6 --
25 W 13 000 a -10 60 000 a -15 9.3 --
20 --5.6 <9.3 2.6
30 --9.3 <12.5 2.9
40 --12.5 <16.3 2.9 (5)
40 --12.5 <16.3 3.7 (6)
50 --16.3 <21.9 3.7
60 --21.9 <26.1 3.7
API
Os níveis de qualidade API são expressos com base em duas letras e de acordo com o seguinte critério:
- Motores de Gasolina, identificados pelo prefixo S, de “Service Station”;
- Motores Diesel, identificados pelo prefixo C, de “Commercial”.
Dentro de cada grupo, há diferentes níveis de tecnologia, identificados pela adição de uma letra após o S, ou o C.
A segunda letra identifica o nível de evolução do lubrificante.
Exemplo: Para motores de gasolina de viaturas ligeiras de passageiros a classificação que identifica um óleo com
o mais elevado nível de qualidade segundo o critério API é: API SM
NÍVEIS DE QUALIDADE API
MOTORES DE GASOLINA
SM Actual
Para todos os motores de automóveis actualmente em uso. Introduzido em Novembro de
2004, os lubrificantes API SM foram projectados para oferecer uma melhor resistência à
oxidação, protecção superior contra a formação de depósitos, maior protecção contra o
desgaste e melhor rendimento a baixa temperatura durante o ciclo de vida útil do
lubrificante. Alguns lubrificantes API SM também podem cumprir as últimas especificações
do ILSAC e/ou serem classificados como economizadores de energia "Energy Conserving".
SL Actual Para motores construídos entre 2002 e 2004.
SJ Actual Para motores construídos entre 1997 e 2001.
SH Obsoleto Para motores construídos dentre 1993 e 1996. Válido quando precedidos pela categoria
actual C.
SG Obsoleto ara motores construídos entre 1989 e 1993.
SF Obsoleto Para motores construídos entre 1980 e 1988.
SE Obsoleto Para motores construídos entre 1971 e 1979.
SD Obsoleto Para motores construídos entre 1968 e 1970.
SC Obsoleto Para motores construídos entre 1964 e 1967.
SB Obsoleto Para motores anteriores a 1963. Use somente quando recomendado especificamente pelo
fabricante.
SA Obsoleto Óleo mineral puro. Sem requisitos de desempenho.
MOTORES DIESEL DE VEÍCULOS PESADOS
CI-4 Actual
Introduzido em Setembro de 2002. Para motores de quatro tempos e alta rotação
projectados de quatro tempos e alta rotação projectados para cumprir os padrões 2004 de
emissão de gases poluentes, implementados em 2002. Os lubrificantes CI-4 foram
formulados para manter a durabilidade dos motores equipados com dispositivos de
recirculação de gases de escape (EGR) e são destinados ao uso de combustíveis diesel com
teor de enxofre até 0,5% em peso. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD, CE, CF4,
CG-4 e CH-4.
Alguns lubrificantes CI-4 também reúnem as condições para receber a classificação CI-4
PLUS.
CH-4 Actual
Introduzido em 1998. Para motores de quatro tempos e alta rotação projectados para
atender aos padrões de emissão de gases poluentes de 1998. Os lubrificantes CH-4 foram
formulados especificamente para uso com combustíveis diesel com teor de enxofre até
0,5% em peso. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD, CE, CF-4 e CG-4.
CG-4 Actual
Introduzido em 1995. Para motores pesados de quatro tempos e alta rotação utilizando
combustíveis com teor de enxofre inferior a 0,5% em peso. Os lubrificantes CG-4 são
exigidos para motores que atendam aos padrões de emissão de 1994. Pode ser utilizado
em vez de lubrificantes CD, CE e CF-4.
CF-4 Actual Introduzido em 1990. Para motores de quatro tempos e alta rotação normalmente
aspirados e com turbo. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD e CE.
CF-2 Actual Introduzido em 1994. Para motores de dois tempos para serviços pesados. Pode ser
utilizado em lugar de lubrificantes CD-II.
CF Actual
Introduzido em 1994. Para motores de veículos 4x4 (off-road) com injecção indirecta e
outros motores diesel, incluindo aqueles que usam combustíveis com um teor de enxofre
superior a 0,5% de enxofre. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD.
CE Obsoleto Introduzido em 1985. Para motores de quatro tempos e alta rotação normalmente
aspirados e com turbo. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CC e CD.
CD-II Obsoleto Introduzido em 1985. Para motores de dois tempos.
CD Obsoleto Introduzido em 1955. Para determinados motores normalmente aspirados e com turbo.
CC Obsoleto Para motores introduzidos em 1961.
CB Obsoleto Para motores de serviço moderado de 1949 a 1960.
CA Obsoleto Para motores de serviço leve (anos 40 e 50).
SEQUÊNCIAS ACEA
A ACEA estabeleceu 4 categorias identificadas por 4 letras para classificar os níveis de qualidade dos
lubrificantes.
A - Lubrificantes destinados a motores de gasolina de veículos ligeiros de passageiros e comerciais.
B – Lubrificantes destinados a motores diesel de veículos ligeiros de passageiros e comerciais.
C – Lubrificantes destinados a motores de gasolina e diesel de veículos ligeiros de passageiros e
comerciais equipados com sistemas de pós tratamento de gases de escape: Filtro de partículas diesel e
catalisadores de 3 vias.
E – Lubrificantes destinados a motores diesel pesados.
Os níveis de qualidade ACEA actualmente em vigor são:
SEQUÊNCIAS ACEA 2007
A1/B1-07 C1-04 E2-96 Issue 5*
A3/B3-07 C2-04 E4-07
A3/B4-07 C3-07 E6-04 Issue 2* Low Saps
A5/B5-07 C4-07 E7-04 Issue 2*
SIGNIFICADO DAS SEQUÊNCIAS
MOTORES DE GASOLINA E DIESEL DE VEÍCULOS LIGEIROS
A1 / B1
Lubrificante específico para motores de gasolina e diesel de veículos ligeiros com tecnologia de
baixo atrito, aptos para usarem óleos de baixa viscosidade com uma taxa de corte (HT/HS) de 2.6 a
3.5 mPa.s. Estes lubrificantes podem ser inadequados para uso em alguns motores.
A3 / B3
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, para uso em motores de alta performance a
gasolina e diesel de veículos ligeiros e/ou com intervalos de mudança de óleo alargados e/ou
motores recentes que usem lubrificantes de baixa viscosidade e/ou para uso em condições severas
de utilização quando especificadas pelo fabricante.
A3 / B4 Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, para uso em motores de alta performance a
gasolina e diesel de injecção directa, mas sendo adequado para aplicações descritas para A3/B3.
A5 / B5
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, específico para uso em motores a gasolina
de altas prestações com intervalos de mudança de óleo alargados, aptos a usarem lubrificantes de
baixa viscosidade com uma taxa de corte (HT/HS) de 2.9 a 3.5 mPa.s. Estes lubrificantes podem ser
inadequados para uso em alguns motores.
LUBRIFICANTES COMPATÍVEIS COM SISTEMAS PÓS TRATAMENTO DE GASES DE ESCAPE: FILTRO DE
PARTÍCULAS (DPF) E CATALISADORES DE TRÊS VIAS (TWC)
C1
Lubrificante estável, mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance equipados com motores a
gasolina ou diesel que requerem lubrificantes de baixo atrito, baixa viscosidade, baixo teor de
SAPS, com HT/HS maior que 2.9 mPa.s. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC
mantendo a economia de combustível.
C2
Lubrificante estável, mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance equipados com motores a
gasolina ou diesel que requerem lubrificantes de baixo atrito, baixa viscosidade, baixo teor de
SAPS, com HT/HS maior que 2.9 mPa.s. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC
mantendo a economia de combustível.
C3
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance com motores a gasolina ou
diesel. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC.
C4
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance com motores a gasolina ou
diesel. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC.
MOTORES DIESEL PESADOS
E2
Lubrificante para uso geral em motores de veículos pesados naturalmente aspirados ou com turbo
sujeitos a cargas médias e elevadas. Períodos normais de mudança de óleo.
E4
Lubrificante estável que mantém o grau de viscosidade. Fornece um controlo adicional de limpeza
dos êmbolos, desgaste e formação de depósitos. É recomendado para motores diesel que
cumpram as exigências de emissão de gases Euro 1, Euro 2 e Euro 3 operando em condições muito
severas e exigentes, por exemplo intervalos de mudança de óleo muito alargados (de acordo com
as recomendações de fabricantes). É adequado para motores Euro 4, sem filtro de partículas e para
alguns motores equipados com válvula EGR ou com sistemas SCR de redução de NOx.
E6
Lubrificante estável que mantém o grau de viscosidade. Fornece um controlo adicional de limpeza
dos êmbolos, desgaste e formação de depósitos. É recomendado para motores diesel que
cumpram as exigências de emissão de gases Euro 4, operando em condições muito severas e
exigentes, por exemplo, intervalos de mudança muito alargados (de acordo com as
recomendações de fabricantes). É também adequado para motores equipados com válvula EGR
com ou sem filtro de partículas e com sistemas SCR de redução de NOx. A qualidade ACEA E6 é
especificamente recomendada para motores equipados com filtros de partículas diesel (DPF)
utilizando combustível com baixo teor de enxofre (máx. 50 ppm).
E7
Lubrificante estável que mantêm o grau de viscosidade. Fornece um controlo efectivo de limpeza
dos êmbolos, polimento dos cilindros e desgaste no turbo compressor. É recomendado para
motores diesel que cumpram as exigências de emissão de gases Euro 1, Euro 2 e Euro 3 operando
em condições muito severas e exigentes, por exemplo intervalos de mudança de óleo muito
alargados (de acordo com as recomendações de fabricantes). É adequado para motores Euro 4,
sem filtros de partículas e para a maioria dos motores equipados com válvula EGR e com sistemas
de redução SCR NOx.
Notas:
SAPS: Sulphated Ash, Phosphorus, Sulphur (Cinzas sulfatadas, Fósforo, Enxofre)
DPF: Diesel Particulate Filtre (Filtro de Partículas Diesel)
TWC: Three Way Catalyst (Catalisador de 3 vias)
Os dois dígitos identificam o ano de implementação do nível de qualidade dentro de cada categoria.
Um novo ano significa sempre um novo parâmetro ou um novo teste (sempre) mais severo que o anterior.
* Quando o ano é seguido de Isssue 3, 4, 5, ettc., significa que o respectivo nível de qualidade foi actualizado, mas
não foi aumentadas a severidade dos parâmetros dos testes, isto é, foram mantidos os limites especificados
anteriormente.
ESPECIFICAÇÃO DOS CONSTRUÍRES (OEM`S )
Para além das especificações APII e ACEA, existem as dos próprios fabricantes.
PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÃO DOS FABRICANTES PARA LUBRIFICANTES DE VEÍCULOS LIGEIROS DE PASSAGEIROS E COMERCIAIS
VW 50 0 00
Para motores a gasolina e diesel atmosférico s. Obsoleta.
VW 50 1 01
Óleos convencionais multigraduados (10W-40, 15W-40, 20W-40) sem carácter de baixo atrito para
motores a gasolina ou diesel atmosféricos. Obsoleta.
VW 50 2 00
Óleos de baixo atrito para motores a gasolina a operando sob regimes pouco severos.
VW 50 3 00
Nova norma para motores a gasolina com intervalos de manutenção alargados (WWIV: 30.000 kkm, 2
anos). Supera as exigências de VVW 502 00.
VW 50 3 01
Norma para motores a gasolina sobrealimentados com intervalos de manutenção alargados.
VW 50 4 00
Nova norma para veículos com serviço “Lonng Life” (WIVV). Para motores a gasolina equipados com
sistemas pós tratamento de gases de escape:: catalisadores de 3 vias.
VW 50 5 00
Para motores diesel sobrealimentados ou não.
VW 50 5 01
Especialmente para motores diesel equipados com Injector Bomba. Intervalo de mudança máx. 15
0000 kkm. Viscosidade: 5W-40.
VW 50 6 00
Nova norma para motores diesel com intervalo de manutenção alargado.
VW 50 6 01
Norma para motores diesel Injector bomba com intervalo de manutenção alargado.
VW 50 7 00
Nova norma para veículos com serviço “Lonng Life” (WIVV), para motores diesel TDI, equipados com
sistemas pós tratamento de gases de escape: filtro de partículas diesel, (excepto alguns modelos:
touareg/phaeton/transporter engines).
MB 2299.1
Motores de gasolina e diesel.
MB 2299.3
Motores de gasolina e diesel.
MB 2299.31
Motores equipados com sistemas pós tratamento de gases de escape: filtro de partículas diesel.
MB 2299.5
Motores de gasolina e diesel com intervalo de mudança alargado.
MB 2299.51
Motores de gasolina e diesel com intervalos de mudança de óleo alargados equipados com sistemas
pós tratamento de gases de escape: filtro de partículas diesel.
GM-LL-AA-025 Motores a gasolina. Total economia de combustível.
GM-LL-B-025 Motores diesel. Total economia de combustível.
BMW SSpecial Oil Motores a gasolina e diesel anteriores ao ano 19998.
BMW LongLife-98 Motores a gasolina e diesel a partir de 1998.
BMW LongLife-01 Motores a gasolina e diesel a partir de 09/01.
BMW LongLife-01 FFE Motores a gasolina a partir de 2001. Propriedades de economia de combustível.
BMW LongLife-04 Motores a gasolina e diesel do ano 2004 e seguintes com intervalos de mudança de óleo
alargados equipados com sistemas pós tratamento de gases de escape: catalisadores e filtro
de partículas diesel.
WSS-M2C 912-A1 Motores a gasolina e diesel, excepto 1 .9 Diesel TDI (Ford Galaxy) e 1.4 TDCI (Ford Fiesta) .
WSS-M2C 913-A Motores a gasolina e diesel, excepto 1 .9 Diesel TDI (Ford Galaxy) e 1.4 TDCI (Ford Fiesta) .
WSS-M2C 913-B Motores 1.4 TDCI (Ford Fiesta).
WSS-M2C 917-A Motores Diesel 1.9 TDI (Ford Galaxy).
WSS-M2C 934-A Motores EURO 4 a gasolina e diesel equipados com sistemas pós tratamento de gases de
escape: catalisadores e filtros de partículas diesel.
As formações são sobre , Óleos Auto , FAPs , Sistemas Híbridos , Sistemas EPB e Sistemas Start&Stop.
Fica aqui então a 1º parte, espero que seja útil.
LUBRIFICANTES AUTOMOTIVE
O significado das normas, siglas, especificações e homologações
Existem entidades que emitem normas e especificações (baseadas em testes específicos), que são utilizadas para
conferir os diferentes níveis de qualidade aos lubrificantes para motores. Deste modo, o consumidor (consultando
o manual do proprietário) tem como identificar se o lubrificante cumpre, ou não cumpre, a qualidade exigida pelo
fabricante da sua viatura. As principais entidades são:
SAE – Society of Automotive Engineers (Sociedade de Engenheiros de Automóveis).
API – American Petroleum Institute (Instituto do Petróleo Americano).
ACEA– Association des Constructeurs Européens de I`Automobile (ex: CCMC) (Associação dos
Construtores de Automóveis da Europa.
A Norma SAE descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (graus) de um
lubrificante de motor a diferentes temperaturas. Assim no grau SAE 5W-30, o algarismo 5 ao lado do W significa
a viscosidade a temperaturas negativas. Quanto mais baixo for este número mais fino é o óleo a baixas
temperaturas. O segundo número significa a viscosidade à temperatura de 100ºC.
TABELA DE GRAUS DE VISCOSIDADE SAE J300 (2004)
GRAU
SAE
VISCOSIDADE A BAIXAS TEMPERATURAS VISCOSIDADE A ALTAS TEMPERATURAS
MÁXIMA VISCOSIDADE
(1)
NO ARRANQUE A FRIO
(mPa.s a ºC)
MÁXIMA VISCOSIDADE
(2)
DE BOMBAGEM
(mPa.s a ºC)
BAIXA TAXA DE CORTE
(mm2/s) a 100 ºC
(3)
ALTA TAXA DE
CORTE
(mPa.s a 150 ºC
(4)
Mín. Máx. mín.
0 W 6 200 a -35 60 000 a -40 3.8 --
5 W 6 600 a -30 60 000 a -35 3.8 --
10 W 7 000 a -25 60 000 a -30 4.1 --
15 W 7 000 a -20 60 000 a -25 5.6 --
20 W 9 500 a -15 60 000 a -20 5.6 --
25 W 13 000 a -10 60 000 a -15 9.3 --
20 --5.6 <9.3 2.6
30 --9.3 <12.5 2.9
40 --12.5 <16.3 2.9 (5)
40 --12.5 <16.3 3.7 (6)
50 --16.3 <21.9 3.7
60 --21.9 <26.1 3.7
API
Os níveis de qualidade API são expressos com base em duas letras e de acordo com o seguinte critério:
- Motores de Gasolina, identificados pelo prefixo S, de “Service Station”;
- Motores Diesel, identificados pelo prefixo C, de “Commercial”.
Dentro de cada grupo, há diferentes níveis de tecnologia, identificados pela adição de uma letra após o S, ou o C.
A segunda letra identifica o nível de evolução do lubrificante.
Exemplo: Para motores de gasolina de viaturas ligeiras de passageiros a classificação que identifica um óleo com
o mais elevado nível de qualidade segundo o critério API é: API SM
NÍVEIS DE QUALIDADE API
MOTORES DE GASOLINA
SM Actual
Para todos os motores de automóveis actualmente em uso. Introduzido em Novembro de
2004, os lubrificantes API SM foram projectados para oferecer uma melhor resistência à
oxidação, protecção superior contra a formação de depósitos, maior protecção contra o
desgaste e melhor rendimento a baixa temperatura durante o ciclo de vida útil do
lubrificante. Alguns lubrificantes API SM também podem cumprir as últimas especificações
do ILSAC e/ou serem classificados como economizadores de energia "Energy Conserving".
SL Actual Para motores construídos entre 2002 e 2004.
SJ Actual Para motores construídos entre 1997 e 2001.
SH Obsoleto Para motores construídos dentre 1993 e 1996. Válido quando precedidos pela categoria
actual C.
SG Obsoleto ara motores construídos entre 1989 e 1993.
SF Obsoleto Para motores construídos entre 1980 e 1988.
SE Obsoleto Para motores construídos entre 1971 e 1979.
SD Obsoleto Para motores construídos entre 1968 e 1970.
SC Obsoleto Para motores construídos entre 1964 e 1967.
SB Obsoleto Para motores anteriores a 1963. Use somente quando recomendado especificamente pelo
fabricante.
SA Obsoleto Óleo mineral puro. Sem requisitos de desempenho.
MOTORES DIESEL DE VEÍCULOS PESADOS
CI-4 Actual
Introduzido em Setembro de 2002. Para motores de quatro tempos e alta rotação
projectados de quatro tempos e alta rotação projectados para cumprir os padrões 2004 de
emissão de gases poluentes, implementados em 2002. Os lubrificantes CI-4 foram
formulados para manter a durabilidade dos motores equipados com dispositivos de
recirculação de gases de escape (EGR) e são destinados ao uso de combustíveis diesel com
teor de enxofre até 0,5% em peso. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD, CE, CF4,
CG-4 e CH-4.
Alguns lubrificantes CI-4 também reúnem as condições para receber a classificação CI-4
PLUS.
CH-4 Actual
Introduzido em 1998. Para motores de quatro tempos e alta rotação projectados para
atender aos padrões de emissão de gases poluentes de 1998. Os lubrificantes CH-4 foram
formulados especificamente para uso com combustíveis diesel com teor de enxofre até
0,5% em peso. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD, CE, CF-4 e CG-4.
CG-4 Actual
Introduzido em 1995. Para motores pesados de quatro tempos e alta rotação utilizando
combustíveis com teor de enxofre inferior a 0,5% em peso. Os lubrificantes CG-4 são
exigidos para motores que atendam aos padrões de emissão de 1994. Pode ser utilizado
em vez de lubrificantes CD, CE e CF-4.
CF-4 Actual Introduzido em 1990. Para motores de quatro tempos e alta rotação normalmente
aspirados e com turbo. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD e CE.
CF-2 Actual Introduzido em 1994. Para motores de dois tempos para serviços pesados. Pode ser
utilizado em lugar de lubrificantes CD-II.
CF Actual
Introduzido em 1994. Para motores de veículos 4x4 (off-road) com injecção indirecta e
outros motores diesel, incluindo aqueles que usam combustíveis com um teor de enxofre
superior a 0,5% de enxofre. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CD.
CE Obsoleto Introduzido em 1985. Para motores de quatro tempos e alta rotação normalmente
aspirados e com turbo. Pode ser utilizado em lugar de lubrificantes CC e CD.
CD-II Obsoleto Introduzido em 1985. Para motores de dois tempos.
CD Obsoleto Introduzido em 1955. Para determinados motores normalmente aspirados e com turbo.
CC Obsoleto Para motores introduzidos em 1961.
CB Obsoleto Para motores de serviço moderado de 1949 a 1960.
CA Obsoleto Para motores de serviço leve (anos 40 e 50).
SEQUÊNCIAS ACEA
A ACEA estabeleceu 4 categorias identificadas por 4 letras para classificar os níveis de qualidade dos
lubrificantes.
A - Lubrificantes destinados a motores de gasolina de veículos ligeiros de passageiros e comerciais.
B – Lubrificantes destinados a motores diesel de veículos ligeiros de passageiros e comerciais.
C – Lubrificantes destinados a motores de gasolina e diesel de veículos ligeiros de passageiros e
comerciais equipados com sistemas de pós tratamento de gases de escape: Filtro de partículas diesel e
catalisadores de 3 vias.
E – Lubrificantes destinados a motores diesel pesados.
Os níveis de qualidade ACEA actualmente em vigor são:
SEQUÊNCIAS ACEA 2007
A1/B1-07 C1-04 E2-96 Issue 5*
A3/B3-07 C2-04 E4-07
A3/B4-07 C3-07 E6-04 Issue 2* Low Saps
A5/B5-07 C4-07 E7-04 Issue 2*
SIGNIFICADO DAS SEQUÊNCIAS
MOTORES DE GASOLINA E DIESEL DE VEÍCULOS LIGEIROS
A1 / B1
Lubrificante específico para motores de gasolina e diesel de veículos ligeiros com tecnologia de
baixo atrito, aptos para usarem óleos de baixa viscosidade com uma taxa de corte (HT/HS) de 2.6 a
3.5 mPa.s. Estes lubrificantes podem ser inadequados para uso em alguns motores.
A3 / B3
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, para uso em motores de alta performance a
gasolina e diesel de veículos ligeiros e/ou com intervalos de mudança de óleo alargados e/ou
motores recentes que usem lubrificantes de baixa viscosidade e/ou para uso em condições severas
de utilização quando especificadas pelo fabricante.
A3 / B4 Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, para uso em motores de alta performance a
gasolina e diesel de injecção directa, mas sendo adequado para aplicações descritas para A3/B3.
A5 / B5
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, específico para uso em motores a gasolina
de altas prestações com intervalos de mudança de óleo alargados, aptos a usarem lubrificantes de
baixa viscosidade com uma taxa de corte (HT/HS) de 2.9 a 3.5 mPa.s. Estes lubrificantes podem ser
inadequados para uso em alguns motores.
LUBRIFICANTES COMPATÍVEIS COM SISTEMAS PÓS TRATAMENTO DE GASES DE ESCAPE: FILTRO DE
PARTÍCULAS (DPF) E CATALISADORES DE TRÊS VIAS (TWC)
C1
Lubrificante estável, mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance equipados com motores a
gasolina ou diesel que requerem lubrificantes de baixo atrito, baixa viscosidade, baixo teor de
SAPS, com HT/HS maior que 2.9 mPa.s. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC
mantendo a economia de combustível.
C2
Lubrificante estável, mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance equipados com motores a
gasolina ou diesel que requerem lubrificantes de baixo atrito, baixa viscosidade, baixo teor de
SAPS, com HT/HS maior que 2.9 mPa.s. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC
mantendo a economia de combustível.
C3
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance com motores a gasolina ou
diesel. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC.
C4
Lubrificante estável mantendo o grau de viscosidade, compatível com DPF e TWC, para uso em
veículos (ligeiros de passageiros e comerciais) de alta performance com motores a gasolina ou
diesel. Estes lubrificantes prolongam a vida útil do DPF e do TWC.
MOTORES DIESEL PESADOS
E2
Lubrificante para uso geral em motores de veículos pesados naturalmente aspirados ou com turbo
sujeitos a cargas médias e elevadas. Períodos normais de mudança de óleo.
E4
Lubrificante estável que mantém o grau de viscosidade. Fornece um controlo adicional de limpeza
dos êmbolos, desgaste e formação de depósitos. É recomendado para motores diesel que
cumpram as exigências de emissão de gases Euro 1, Euro 2 e Euro 3 operando em condições muito
severas e exigentes, por exemplo intervalos de mudança de óleo muito alargados (de acordo com
as recomendações de fabricantes). É adequado para motores Euro 4, sem filtro de partículas e para
alguns motores equipados com válvula EGR ou com sistemas SCR de redução de NOx.
E6
Lubrificante estável que mantém o grau de viscosidade. Fornece um controlo adicional de limpeza
dos êmbolos, desgaste e formação de depósitos. É recomendado para motores diesel que
cumpram as exigências de emissão de gases Euro 4, operando em condições muito severas e
exigentes, por exemplo, intervalos de mudança muito alargados (de acordo com as
recomendações de fabricantes). É também adequado para motores equipados com válvula EGR
com ou sem filtro de partículas e com sistemas SCR de redução de NOx. A qualidade ACEA E6 é
especificamente recomendada para motores equipados com filtros de partículas diesel (DPF)
utilizando combustível com baixo teor de enxofre (máx. 50 ppm).
E7
Lubrificante estável que mantêm o grau de viscosidade. Fornece um controlo efectivo de limpeza
dos êmbolos, polimento dos cilindros e desgaste no turbo compressor. É recomendado para
motores diesel que cumpram as exigências de emissão de gases Euro 1, Euro 2 e Euro 3 operando
em condições muito severas e exigentes, por exemplo intervalos de mudança de óleo muito
alargados (de acordo com as recomendações de fabricantes). É adequado para motores Euro 4,
sem filtros de partículas e para a maioria dos motores equipados com válvula EGR e com sistemas
de redução SCR NOx.
Notas:
SAPS: Sulphated Ash, Phosphorus, Sulphur (Cinzas sulfatadas, Fósforo, Enxofre)
DPF: Diesel Particulate Filtre (Filtro de Partículas Diesel)
TWC: Three Way Catalyst (Catalisador de 3 vias)
Os dois dígitos identificam o ano de implementação do nível de qualidade dentro de cada categoria.
Um novo ano significa sempre um novo parâmetro ou um novo teste (sempre) mais severo que o anterior.
* Quando o ano é seguido de Isssue 3, 4, 5, ettc., significa que o respectivo nível de qualidade foi actualizado, mas
não foi aumentadas a severidade dos parâmetros dos testes, isto é, foram mantidos os limites especificados
anteriormente.
ESPECIFICAÇÃO DOS CONSTRUÍRES (OEM`S )
Para além das especificações APII e ACEA, existem as dos próprios fabricantes.
PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÃO DOS FABRICANTES PARA LUBRIFICANTES DE VEÍCULOS LIGEIROS DE PASSAGEIROS E COMERCIAIS
VW 50 0 00
Para motores a gasolina e diesel atmosférico s. Obsoleta.
VW 50 1 01
Óleos convencionais multigraduados (10W-40, 15W-40, 20W-40) sem carácter de baixo atrito para
motores a gasolina ou diesel atmosféricos. Obsoleta.
VW 50 2 00
Óleos de baixo atrito para motores a gasolina a operando sob regimes pouco severos.
VW 50 3 00
Nova norma para motores a gasolina com intervalos de manutenção alargados (WWIV: 30.000 kkm, 2
anos). Supera as exigências de VVW 502 00.
VW 50 3 01
Norma para motores a gasolina sobrealimentados com intervalos de manutenção alargados.
VW 50 4 00
Nova norma para veículos com serviço “Lonng Life” (WIVV). Para motores a gasolina equipados com
sistemas pós tratamento de gases de escape:: catalisadores de 3 vias.
VW 50 5 00
Para motores diesel sobrealimentados ou não.
VW 50 5 01
Especialmente para motores diesel equipados com Injector Bomba. Intervalo de mudança máx. 15
0000 kkm. Viscosidade: 5W-40.
VW 50 6 00
Nova norma para motores diesel com intervalo de manutenção alargado.
VW 50 6 01
Norma para motores diesel Injector bomba com intervalo de manutenção alargado.
VW 50 7 00
Nova norma para veículos com serviço “Lonng Life” (WIVV), para motores diesel TDI, equipados com
sistemas pós tratamento de gases de escape: filtro de partículas diesel, (excepto alguns modelos:
touareg/phaeton/transporter engines).
MB 2299.1
Motores de gasolina e diesel.
MB 2299.3
Motores de gasolina e diesel.
MB 2299.31
Motores equipados com sistemas pós tratamento de gases de escape: filtro de partículas diesel.
MB 2299.5
Motores de gasolina e diesel com intervalo de mudança alargado.
MB 2299.51
Motores de gasolina e diesel com intervalos de mudança de óleo alargados equipados com sistemas
pós tratamento de gases de escape: filtro de partículas diesel.
GM-LL-AA-025 Motores a gasolina. Total economia de combustível.
GM-LL-B-025 Motores diesel. Total economia de combustível.
BMW SSpecial Oil Motores a gasolina e diesel anteriores ao ano 19998.
BMW LongLife-98 Motores a gasolina e diesel a partir de 1998.
BMW LongLife-01 Motores a gasolina e diesel a partir de 09/01.
BMW LongLife-01 FFE Motores a gasolina a partir de 2001. Propriedades de economia de combustível.
BMW LongLife-04 Motores a gasolina e diesel do ano 2004 e seguintes com intervalos de mudança de óleo
alargados equipados com sistemas pós tratamento de gases de escape: catalisadores e filtro
de partículas diesel.
WSS-M2C 912-A1 Motores a gasolina e diesel, excepto 1 .9 Diesel TDI (Ford Galaxy) e 1.4 TDCI (Ford Fiesta) .
WSS-M2C 913-A Motores a gasolina e diesel, excepto 1 .9 Diesel TDI (Ford Galaxy) e 1.4 TDCI (Ford Fiesta) .
WSS-M2C 913-B Motores 1.4 TDCI (Ford Fiesta).
WSS-M2C 917-A Motores Diesel 1.9 TDI (Ford Galaxy).
WSS-M2C 934-A Motores EURO 4 a gasolina e diesel equipados com sistemas pós tratamento de gases de
escape: catalisadores e filtros de partículas diesel.
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