Announcement

Collapse
No announcement yet.

Nova linhagem de motores Toyota vai incorporar Atkinson já em 2015

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Nova linhagem de motores Toyota vai incorporar Atkinson já em 2015

    Nos híbridos, o Atkinson tem sido um excelente parceiro como "central térmica" da motorização.
    Como pioneira deste ciclo num carro de massas, e depois do anúncio que o Lexus RC-F V8 poderia vir a incorporar um funcionamento Atkinson nalgumas gamas de funcionamento, eis a notícia que esta estratégia é alargada...
    Os primeiros a ganhar são os 1.0 e 1.3 das séries KR e NR, respetivamente com ganhos na eficiência máxima de realce...o 1.3 chegará a 38%!!
    Urge notar que estas eficiências surgem nalguns regimes e cargas, não numa grande área como no Prius ou HSDs, mas vai ser detrimental para benefícios no consumo.
    Simples, leves e sem turbos... :fixe

    http://www.greencarcongress.com/2014...40410-tmc.html

  • #2
    Só uma pequena nota:
    Alguns dos argumentos "anti-diesel" e pró-gasolina baseavam-se na inexistência de turbos, egr´s, fap's e afins, o que tudo somado deixava antever menores problemas de fiabilidade e menores custos de manutenção/reparação.
    Ora, o mito dos atmosféricos a gasolina já caiu, e pelos vistos agora o da recirculação dos gases de escape, restrito aos otto, também já era. Venham os filtros de partículas.
    Não me interpretem mal, quem me dera conduzir um gasolina atmosférico, mas parece-me que começam a faltar, infelizmente, argumentos de base económica ás actuais propostas com base no Atkinson.

    Comentar


    • #3
      Não entendi, Miguel.

      EGR estão nos Ottos há mais de 15 anos, costumam dar os problemas que dão nos diesel?
      FAP nestes Otto? Se forem injeção indireta, dispensam...

      Acho que estás a ver um prisma que não é o técnico. Que culpa têm os motores que consomem gasolina do enviesamento fiscal que faz com que se pague mais 25% pela mesma energia?

      Tenho a certeza que o diesel não é a melhor solução (mesmo económica, vá) para todos os perfis de condução. Existe um tipo de percurso que o HSD é um colosso, e faz bastante bem os outros. Faltava justificar os Otto, que encontram nesta aproximação a Atkinson o seu benefício em termos de consumo. Teremos ainda os elétricos, ou ainda híbridos eletrificados e finalmente os híbridos hidrogénio.
      Um leque destes é fundamental para a próxima geração de condutores, os que escolhem a ferramenta adequada ao serviço.

      Comentar


      • #4
        Tenho duvidas é das potências geradas... Vamos ver...

        Será que o 1.3 passando para Atkinson mantém os 99cv?

        Comentar


        • #5
          Acho que sim, a potência do RC-F deverá ser a mesma ou até superior ao do IS-F...

          Comentar


          • #6
            Se não me falha a memória li algures que o RC-F apenas para certos requisitos de baixa carga é que "expande" o Otto a Atkinson, estes são "100%" Atkinson, em todos os regimes...

            Comentar


            • #7
              Originally posted by William_1991 View Post
              Se não me falha a memória li algures que o RC-F apenas para certos requisitos de baixa carga é que "expande" o Otto a Atkinson, estes são "100%" Atkinson, em todos os regimes...
              William, um 1.0 com a potência específica do Atkinson do Prius daria...55cv...
              Estes são Otto com "zonas Atkinson", tenho quase a certeza...

              Comentar


              • #8
                Não esquecer que aumentou a taxa de compressão, o desenho da entrada de ar ajuda a misturar melhor o combustivel... Talvez os 68cv actuais não estejam longe :fixe
                Só há a questão de saber a pouco, e mandarem um motor novo com a potência do anterior... Ou pior... Ainda menos...

                Comentar


                • #9
                  Sem ainda saber dados em concreto, como o Telmo diz estes motores de certeza que usam o ciclo Atkinson apenas em certas condições de carga. Em carga máxia continuarão a funcionar como Otto para manterem a potência máxima.

                  Comentar


                  • #10
                    Nem de propósito...
                    O novo motor 2.0 Turbo do Lexus NX200t para além do turbo terá também este sistema que muda entre ciclo Atkinson e Otto (VVT-iW)

                    The NX 200t will feature Lexus' first turbo engine, a 2.0-liter four with VVT-iW. Yes, that W is new. It signifies advance and retard of the intake cam. At low loads and rpm it can operate as an Atkinson cycle engine for greater efficiency and lower pumping losses. At higher engine speeds and greater loads it switches to the more standard Otto cycle. Kind of cool, we think. The turbo is a twin-scroll for even more efficiency while the intercooler is an air-to-water-to-air unit. Output is said to be “over 200 hp.” It will be mated to a six-speed ECT automatic transmission which has been engineered for smooth transfer of power and seamless, linear acceleration, according to Lexus.
                    http://www.autoweek.com/article/2014...paign=car-news

                    Portanto, a Toyota anuncia 14 variantes de motores com esta tecnologia até 2015. Temos já 4 confirmados. Estes 1.0 e 1.3 da noticia (provavelmente servirão os europeus Aygo, iQ, Yaris e Auris), o 2.0Turbo do Lexus NX e 5.0V8 do Lexus RC-F

                    Comentar


                    • #11
                      É só de mim mas ao ser sobrealimentado (compressor/turbo) não passa a Miller?
                      Espero que se lembrem é de colocar esse motor no Auris com uma caixa manual! :fixe

                      Comentar


                      • #12
                        É verdade sim sr. Um Atkinson sobrealimentado passa a Miller. Bem observado.

                        Comentar


                        • #13
                          Originally posted by telmo.salgado View Post
                          Não entendi, Miguel.

                          EGR estão nos Ottos há mais de 15 anos, costumam dar os problemas que dão nos diesel?
                          FAP nestes Otto? Se forem injeção indireta, dispensam...

                          Acho que estás a ver um prisma que não é o técnico. Que culpa têm os motores que consomem gasolina do enviesamento fiscal que faz com que se pague mais 25% pela mesma energia?

                          Tenho a certeza que o diesel não é a melhor solução (mesmo económica, vá) para todos os perfis de condução. Existe um tipo de percurso que o HSD é um colosso, e faz bastante bem os outros. Faltava justificar os Otto, que encontram nesta aproximação a Atkinson o seu benefício em termos de consumo. Teremos ainda os elétricos, ou ainda híbridos eletrificados e finalmente os híbridos hidrogénio.
                          Um leque destes é fundamental para a próxima geração de condutores, os que escolhem a ferramenta adequada ao serviço.
                          Desculpa pela ignorância, não sabia da presença das mesmas otto.
                          Já agora a utilização é generalizada como nos diesel?

                          Comentar


                          • #14
                            Originally posted by FastPeter View Post
                            Nem de propósito...
                            O novo motor 2.0 Turbo do Lexus NX200t para além do turbo terá também este sistema que muda entre ciclo Atkinson e Otto (VVT-iW)



                            http://www.autoweek.com/article/2014...paign=car-news

                            Portanto, a Toyota anuncia 14 variantes de motores com esta tecnologia até 2015. Temos já 4 confirmados. Estes 1.0 e 1.3 da noticia (provavelmente servirão os europeus Aygo, iQ, Yaris e Auris), o 2.0Turbo do Lexus NX e 5.0V8 do Lexus RC-F
                            O toyota iq já não tinha acabado?
                            Hibrido sobrealimentado vai ser binário para partir o carro todo :-P

                            Comentar

                            Em processamento...
                            X