Announcement

Collapse
No announcement yet.

[DIY] - Luzes do quadrante Corolla XL... e não só!

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [DIY] - Luzes do quadrante Corolla XL... e não só!

Depois de muito procurar as tão famosas Philips que o bakano69 falou, encontrei-as e hoje meti mãos à obra.

Para quem tem o E9, aviso já que vai ter muito mais trabalho do que quem tiver um E10!

Porquê? Porque tem de sair tudo fora para tirar o quadrante. Rádio, cinzeiro, sai tudo!

Eu esqueci-me de tirar fotos desde o inicio, e a qualidade é fraca porque teve de ser com o telemovel!

Primeiro à que retirar esta peça:

que só tem 2 parfusos junto à ignição mais dois no lado oposto. O resto são molas e é puxar!

De seguida retirar o rádio:

A partir daqui houve uma falha de documentação! :oops: Tem de sair a moldura que tem uns 6 ou 7 parafusos e o quadrante tem quatro um em cada canto. Também é muito fácil! Fica assim:

A partir daqui podemos mudar qualquer lampada do tablier. :)

Se quisermos mudar a do isqueiro:

Não é preciso mais nada. Está mesmo ali! :)

Para mudar a dos controlos da sofagem:

Retiram-se os manipulos:

Retira-se o painel, puxando primeiro em cima:

E por fim retirar o "espalhador de luz" puxando um ganchinho no canto inferior esquerdo deste:

E lá está ela com o preservativo! :D

Para trocar as do quadrante propriamente dito, basta aceder à parte de trás e trocar as lampadas dos casquilhos com pintinha amarela! O quarto casquilho que está ao lado esquerdo sem pinta amarela também tem lampada mas pareceu-me só supelente. Não sei se ligava ou não, mas não iluminava nada porque o buraco onde ela está é selado! De qualquer forma troquei essa também. Ficou para supelente no futuro.

As lampadas usadas:

comparadas com as que lá estavam:

E os resultados:

Um pequeno extra:

Aproveitei que tinha desmontado isto tudo, para limpar algum pó que tinha dentro do vidro, e sem querer toquei no ponteiro do conta-quilometros que ficou a pousar abaixo do zero! :( Solução: Desmontar MESMO tudo!!!!!!:

Retirar a moldura preta (necessita desapertar um parafuso atrás, o que está mais ao meio de todos):

Desapertar os dois parafusos que fixam o conta-quilometros (CUIDADO AQUI!!!! para ele não cair):

Depois de ficar com ele na mão (cuidado com as interpretações!!!!):

Por trás, afinar o batente do ponteiro (muito sensivel!!! ao minimo desvio o ponteiro anda logo demais):

E é tudo o que tenho. Espero que gostem! :P

Re: [DIY] - Luzes do quadrante Corolla XL... e não só!

Fica fixe?, tenho que ver isso para por no meu tambem!!!! Quanto custou as lampadas?

Comentar

ganda trabalheira!! clap clap clap

tou a ver k fikamos com menos uns 50KKm lololol

Comentar

4,99€ o par no Continente!

Comentar

Cheguei agora a casa e aquilo de noite fica um luxo. Pena é o resto do tablier não ficar com a mesma luz, mas vou já tratar de resolver isso!

Mas há outra coisa que aconteceu depois disto tudo: o conta-quilometros ficou a contar menos!!!

É verdade, para a mesma velocidade, agora marca menos km/h! Ora isto pode até nem ser mau. Depois de reparar que isto aconteceu, fui fazer umas medições e a 120km/h, o erro que era de 15Km/h agora é 1 ou 2km/h!!! Vou verificar a outras velocidades e pode ser que sem querer tenha retirado o erro do velocimetro! :P :D :P :D

Comentar

Sim senhor grande tarde passada, isso é que é nao ter medo de estragar, tambem se fosse novo eras capaz de com receio nao mexeres.

isso faz-me lembrar quando tive que montar o meu radio no ae92, que trabalheira que deu, andar a medir a voltagem dos fios para descobrir qual era o que dava corrente, e qual era o de massa.

Parabens, agora so tens de arranjar as lampadas da frente.

Comentar

que trabalheira, eu acho que fizesse isso iriram sobrar peças.

Essas luzes novas por serem mais fortes .. os fios aguentam, não vai queimar nada?

Comentar

Bom Post. ;)

É destes que nós queremos 8)

Comentar

Originally posted by DarioD-4D
                  Sim senhor grande tarde passada, isso é que é nao ter medo de estragar, tambem se fosse novo eras capaz de com receio nao mexeres.

isso faz-me lembrar quando tive que montar o meu radio no ae92, que trabalheira que deu, andar a medir a voltagem dos fios para descobrir qual era o que dava corrente, e qual era o de massa.

Parabens, agora so tens de arranjar as lampadas da frente.
                  Por acaso foi de manhã! ;) :lol

Se fosse novo, era capaz de mecher na mesma... montar e desmontar sempre foi comigo!

Por falar em rádios, fui eu que montei os rádios dos meus vizinhos quase todos! :lol :lol

Tenho de começar a cobrar! eheheheh

Comentar

Originally posted by Toyosupra
                    que trabalheira, eu acho que fizesse isso iriram sobrar peças.

Essas luzes novas por serem mais fortes .. os fios aguentam, não vai queimar nada?
                    As lampadas em termos de Watt, são iguais (5W). Estas só dão mais luzes porque não tem o preservativo azul a cortar a intensidade! :)

Comentar

Isso é fixe até para limpar aquele pó que entra na zona onde se pões os km parciais a 0.

Mas como o ToyoSupra disse, se eu fize-se isso ou não ficava a trabalhar como antes, ou sobravam peças :lol

Comentar

Strick és dos meus, eu tambem não tenho medo de desmontar nem montar, pelo contrario, desmonto tudo que apanho á frente mesmo qeu esteja bom!!!! No meu carro só não tirei o tablier, de resto foi tudo, manometros,bancos, tecto, portas, mala, motor, tudo!!!!!!! E tambem já montei talvez quase duas dezenas de rádios!!!! ;) ;)

Comentar

Já agora só para terem uma ideia!!!!

Comentar

Boa sorte para as montagens, porke nas desmontagens é fácil.

Comentar

strick q telemovel é q tens?
                              um siemens?
                              para conseguires essa qualidade nas fotos...

Comentar

Em processamento...
                              X