Announcement

Collapse
No announcement yet.

Porque é pior ficar sem gasóleo do que sem gasolina??

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Porque é pior ficar sem gasóleo do que sem gasolina??

Ora bem...

Sempre ouvi dizer que nunca se deve deixar um carro a Diesel ficar sem combustível... Contudo, isto parece não ser um "terror" tão grande no que toca aos carros a gasolina... :?

Assim, há muito, que me inquieta uma pergunta para a qual ainda não obtive resposta...
    :arrow: Afinal, porque é tão prejudicial para um motor a Diesel ficar sem gasóleo??

Visto que a maioria das pessoas a quem perguntei isto não me soube responder, hoje ganhei coragem e perguntei ao "home" das bombas... :oops: :lol

Segundo ele: "É pior, porque se tal acontecer, tem que se desmontar a bomba e fazer circular lá gasóleo; enquanto que, nos a gasolina, dá-se umas acelaradelas e fica resolvido."

Ora esta resposta pareceu-me insuficiente... Mas não quis chatear mais o homem e fui-me embora... :oops:

Insuficiente, porque causou o aparecimento de novas questões:
    :arrow: Então, porque não dar também umas aceleradelas no a gasóleo e a coisa resolver-se assim?
    :arrow: O que têm as bombas de diferentes para justificar que uma tenha de ser removida e a outra não?
    :arrow: Se a de gasóleo dá esse trabalhão todo é pior... Porque não terem os dois sistemas semelhantes?
    :arrow: Etc...

(Sim, eu sei... Sou uma curiosa... :oops: )

Posto isto, decidi perder um bom tempo a pesquisar na net...

Aqui, vai o que descobri... (Provavelmente, já sabem isto :oops: , mas...)

__________________________________________________ ___________

O chamado motor de ciclo Diesel realmente foi criado por um alemão com esse sobrenome. Rudolf Diesel conseguiu patentear seu projeto em 22 de fevereiro de 1893, mas a apresentação oficial do motor só ocorreu em 1898. Desenvolvia apenas 10 cv de potência e logo passou a ser fabricado em toda a Alemanha. Suas primeiras aplicações foram em fábricas geradoras de energia.

A principal diferença dos motores do ciclo Diesel para os do ciclo Otto (a gasolina ou álcool) consiste na queima do combustível por pressão e não por ignição. Esses motores não possuem velas ou sistema de ignição, logo não há emissão de centelha (faísca). O óleo diesel - que de fato tem esse nome por causa do criador do motor - se inflama por causa do calor gerado pela pressão, que varia entre 65 e 130 kgf/cm², contra 60 a 80 kgf/cm² dos motores Otto.

Para melhor ilustrar essa diferença, acompanhe o paralelo do funcionamento dos motores nos quatro ciclos de funcionamento:

1 - admissão
    Gasolina: aspiração da mistura ar-combustível
    Gasóleo: aspiração e enchimento dos cilindros apenas com ar

2 - compressão
    Gasolina: compressão da mistura numa taxa em torno de 9:1 (gasolina) ou 12:1 (álcool)
    Gasóleo: compressão do ar puro, numa taxa acima de 20:1

3 - combustão
    Gasolina: ignição por centelha da vela e explosão da mistura
    Gasóleo: injeção de óleo diesel, auto-inflamação pelo calor da compressão, combustão à medida em que é injetado

4 - escapamento
    Gasolina: saída dos gases queimados
    Gasóleo: saída dos gases queimados

Pela elevada taxa de compressão e pelas características do combustível, o motor a diesel obtém rendimento muito elevado, o que se reflete no baixo consumo. Entretanto, a alta taxa exige que seus componentes sejam mais reforçados - daí seu maior peso e menor potência que um motor do ciclo Otto de tamanho equivalente. O nível de ruído e vibrações também é mais elevado, embora este inconveniente venha se reduzindo bastante nos projetos mais modernos.

Os motores a diesel representam grande economia, pois consomem menos (percorrem mais quilômetros com um litro) e o combustível é sensivelmente mais barato que o álcool ou a gasolina. Também são mais duráveis e têm manutenção simplificada. A contrapartida está no preço mais alto das versões equipadas com esses motores, que só se amortiza em tempo razoável para quem roda vários milhares de quilômetros por mês. Por outro lado, o valor de revenda dos pickups a diesel é também maior.
    In http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-die.htm

Num motor a gasolina, o piston comprime a mistura de ar e combustivel, a vela cria uma faisca e a mistura explode. Já num diesel, o que é comprimido é apenas o ar. O piston comprime ar e no ponto máximo da sua compressão, entra o combustivel. Como a pressão cria calor, quando o gasoleo entra no cilindro, o ar está tão quente que provoca a combustão. Não há portanto faisca nenhuma e denotam-se aqui grandes diferenças no processo de admissão de combustivel.
    Ao passo que nos motores a gasolina, entra para o cilindro uma mistura de ar e combustivel (é para fazer essa mistura que serve o carburador ou, nos veiculos mais recentes a injecção), nos motores a diesel, entra primeiro o ar, e depois uma nuvem de combustivel proporcionada pelos injectores. Ou seja, a gasolina é misturada com o ar e depois injectada e o diesel é injectado directamente no cilindro que já tem o ar comprimido, daí o termo "injeção directa". Uma vez que apenas o ar é comprimido, isso permite taxas de compressão muito superiores à dos motores a gasolina, e mais compressão siginifica mais potencia.
    Note-se que esta potencia não é necessariamente em termos de cavalos, mas em termos de torque. Ou seja, a aceleração pode nao ser das melhores, mas consegue puxar mais peso.
    Além disso, a taxa de compressão maior aliada ao peso do motor, faz com que não se consigam atingir rotações tão elevadas, o que por si significa menos cavalos.
    Depois, tem que se ter em conta que o diesel é muito mais energético que a gasolina, o que contribui para um consumo mais moderado.
    Outro factor que contribui para um menor consumo, é a propria arquitectura do motor diesel. Num diesel, dificilmente fica combustivel por queimar, ao passo que com gasolina, isso acontece frequentemente (daí os sempre divertidos "raters")

(...)

Na gasolina, é o piston que abre a entrada de ar, mas, no caso do gasóleo, o que entra é mesmo só ar e não ar+combustivel.
    Nos a gasóleo o combustivel é injectado no topo do cilindro quando a subida do piston provoca a maxima compressão, e o combustivel explode por acção da pressão e temperatura, sem faisca.
    Isto é um pouco complicado de explicar sem desenhos, mas imagina o cilindro como sendo um copo com 2 furos a meio. Por esses furos entra o ar quando o piston desce, e à medida que sobe, a entrada fica bloqueada.
    Os gases resultantes da explosão são libertados por valvulas.
    Uma vez que o que é comprimido é ar e uma vez que a combustão do gasoleo é completa ( nos 2 tempos gasolina, queima-se oleo e fica combustivel por queimar), os diesel 2 tempos são extremamente potentes, limpos e eficientes.Alem disso, não sofrem de problemas de durabilidade como os gasolina por terem a tal lubrificação.

Mas têm alguns senãos:

-Terão obrigatoriamente que ter um turbo ou qualquer outro compressor para forçar a entrada de ar no cilindro.

-São muito mais pesados do que os 2 tempos a gasolina.

-São carissimos.
    In http://www.portaldascuriosidades.com...c,13752.0.html

Disto, retirei duas conclusões que não sei se serão válidas...

1) Nos Diesel é pior, visto que há uma compressão muito grande de ar, que causa elevadas temperaturas. Logo, se não entrar gasóleo, mantem-se lá o ar, porque o piston não desce e, há um sobreaquecimento.
    Enquanto que nos de gasolina não há tanta compressão, nem uma temperatura tão elevada, pois o que causa a explosão é a faísca da vela e não a temperatura gerada pela compressão de ar.

2) A combustão dos carros a gasolina nunca é total, ficando sempre um pouco de gasolina no depósito.
    Por outro, lado a combustão dos a Diesel é total, não "sobrando" nenhum combustível.
    Logo, umas "aceleradelas" nunca vão conseguir fazer com que seja aspirado algum combustível e, só vão piorar a coisa, porque farão entrar ainda mais ar para o cilindro.

Será isto??

Re: Porque é pior ficar sem gasóleo do que sem gasolina??

Grande post acs , sim senhora.

Bem um pequeno reparo, , nao sao temperaturas altas , mas sim pressoes muito mais elevadas, devido nao só à alta taxa de compressao que os motores diesel tem , em relaçao aos motores otto.

Por outro lado, os motores otto tb tem bombas de gasolina de elevada pressao o que faz com que a gasolina seja tb toda retirada do depósito tal como nos diesel.

Os diesel nao necessitam de turbos, apenas tem outra maneira de incluir o ar dentro do motor, como por exemplo as pressoes negativas quando o pistao começa a descer, criando assim uma depressao e puxando o ar para dentro.

Agora pq é mais complicado, bem penso que seja relativo, pois hpje em dia tanto é complicado ficar sem gasolina como sem gasoleo, alguns carros com sistemas de bombas de gasolina de alta pressao que tiram a gasolina toda do depósito tambem se vem greegos para pegar.

A mim aconteceu-me num renault 5 gt turbo, aquilo nem de imporrao pegava porque criou ar dentro dos tubos de gasolina, e como tal tinha que se sangrar a bomba para este obter novamente gasolina dentro dos tubos.

Nos diesel, a unica coisa é que os tubos podem ser mais pequenos e o sangramento da bomba pode ser mais complicada.

Este é o problema, é que os tubos ficam com ar no interior e depois nao conseguem puxar o combustivel.

É como se tivesses ar dentro dos tubos de travao, o carro nao travava.

MAs excelente post, parabens

Comentar

responder às tuas questões nao posso...mas fiquei a saber mais umas coisas...thanks plo post....

Comentar

Originally posted by acs
        Ora bem...

Disto, retirei duas conclusões que não sei se serão válidas...

1) Nos Diesel é pior, visto que há uma compressão muito grande de ar, que causa elevadas temperaturas. Logo, se não entrar gasóleo, mantem-se lá o ar, porque o piston não desce e, há um sobreaquecimento.
        Enquanto que nos de gasolina não há tanta compressão, nem uma temperatura tão elevada, pois o que causa a explosão é a faísca da vela e não a temperatura gerada pela compressão de ar.

2) A combustão dos carros a gasolina nunca é total, ficando sempre um pouco de gasolina no depósito.
        Por outro, lado a combustão dos a Diesel é total, não "sobrando" nenhum combustível.
        Logo, umas "aceleradelas" nunca vão conseguir fazer com que seja aspirado algum combustível e, só vão piorar a coisa, porque farão entrar ainda mais ar para o cilindro.

Será isto??

Isso acontece nos carros antigos porque a bomba de gasolina é acionada com a rotaçao do motor, assim e com condiloes estequiométricas eles aceleram para fazer entrar ar para as condutas de admissao, ao mesmo tempo que o dar a chave puxa a gasolina, e mal etejam estas condiçoes satisfeitas a faisca encarrega-se do mesmo.

Tambem há o famoso encharcar o carro, ou seja entra demasiada gasolina para o ar que la esta, e a vela nao consegue ter energia sufeciente para dar inicio a reacçao de combustao.

No gasoleo o ar nao faz aquecer nada, pois ao dar a chave o ar que entra nao está comprimido(o turbo so é acionado com os gases de escape a altas velocidades)tb sai pelo escape.

Comentar

Hoje vem mesmo a proposito este topico, á cerca de uma hora uns primos meus ficaram empanados sem gasolina :lol nenhum dos membros do casal queria por a gasolina "mete tu" "mete anetes tu, que é quem usa mais o carro" "grande lata, nunca m etes gasolina" glup glu glup o carro parou :lol :lol :lol :lol :lol :lol :lol

Comentar

Grande post, ACS, já deu p aprender umas coisas. Obrigado. 8)

Comentar

Dário... Não é por mal, mas acho que ainda me baralhaste mais... :oops: :oops:

Originally posted by DarioD-4D
              No gasoleo o ar não faz aquecer nada, pois ao dar a chave o ar que entra nao está comprimido(o turbo so é acionado com os gases de escape a altas velocidades)tb sai pelo escape.
              Então, mas para arrancar, o carro vai tentar puxar combustível... Logo, mesmo que não tenha gasóleo, atendendo ao ciclo pelo qual se faz a combustão, o ar vai ser comprimido ainda antes de lhe misturar gasóleo...

Ou seja, o ar vai sempre ser comprimido, ou não?

E, segundo o que li, esse ar está quente, daí a explosão, sem ser necessária a faísca...

Logo, se não houver gasóleo, fica lá o ar quente ou não? :?

Outra coisa... Actualmente, é tão mau ficar sem gasolina como ficar sem gasóleo, é isso??

Ou seja, neste momento a minha pergunta inicial já não tem lógica, porque é igualmente prejudicial aos dois...

Certo? :?

Mas, por outro lado, falaste em tubos mais estreitos e mais dificeis de "desemtupir" (por assim dizer)...

Desculpa lá chatear-te, mas agora vias ter de me explicar melhor isto... :P :lol

Comentar

Excelente post

Comentar

Acho que tenho de ler 3 vezes o mesmo pra juntar bem as peças do puzzle :lol 8) .

Bom trabalho mori :D

Comentar

Originally posted by acs
                    Dário... Não é por mal, mas acho que ainda me baralhaste mais... :oops: :oops:

Originally posted by DarioD-4D
                    No gasoleo o ar não faz aquecer nada, pois ao dar a chave o ar que entra nao está comprimido(o turbo so é acionado com os gases de escape a altas velocidades)tb sai pelo escape.
                    Então, mas para arrancar, o carro vai tentar puxar combustível... Logo, mesmo que não tenha gasóleo, atendendo ao ciclo pelo qual se faz a combustão, o ar vai ser comprimido ainda antes de lhe misturar gasóleo...

Ou seja, o ar vai sempre ser comprimido, ou não?

E, segundo o que li, esse ar está quente, daí a explosão, sem ser necessária a faísca...

Logo, se não houver gasóleo, fica lá o ar quente ou não? :?

Outra coisa... Actualmente, é tão mau ficar sem gasolina como ficar sem gasóleo, é isso??

Ou seja, neste momento a minha pergunta inicial já não tem lógica, porque é igualmente prejudicial aos dois...

Certo? :?

Mas, por outro lado, falaste em tubos mais estreitos e mais dificeis de "desemtupir" (por assim dizer)...

Desculpa lá chatear-te, mas agora vias ter de me explicar melhor isto... :P :lol
                    vou tentar explicar-me.

A combustao só se dá se as quantidades de gasoleo e ar forem as correctas,ora ao dares à chave o carro puxa ar do exterior, porem este até pode ser compirimido, com o movimento do pistao, mas é uma quantidade insignificante de calor que se gera no cilindro, agora ao entrar o gasoleo , este é comprimido juntamente com o ar, mas para pegar, e como por vezes o motor está frio, existem velas de incadescencia, que aquecem ligeiramente o gasoleo de modo a facilitar as condiçoes propicias à combustao.

se comprimires o ar, este aquece , porem nunca atinge valores de temperatura a que o motor a funcionar correctamente atinge, tipo, ao comprimires o ar ele fica a 200ºc, mas com o ar e combustivel atinge 550ºC, logo os 200ºc nao danificam o motor.

Este é um ponto, o seguinte, bem o cavaleiro falou bem, existe actualmente um botao que se pressiona para que se sangre a bomba de gasoleo, e fazendo com que o gasoleo volte a ficar nos tubos do mesmo, fazendo desaparecer o ar existente nesles devido a falta de combustivel.

Penso que é isto, espero ter tirado algumas duvidas.

Comentar

E agora, só para vos confundir:

http://www.cicloengenharia.com.br/pdf/Dica%20537.pdf

Comentar

Como tive alguma dificuldade em visualizar o funcionamento do motor, nas diferentes fases, e supondo que mais alguém sentiu o mesmo, isto é capaz de ajudar:

Motor a gasolina: 0 automóvel moderno tem, em geral, quatro, seis ou oito cilindros. A mesma potência poderia ser produzida por um motor de um único cilindro, mais pesado e de funcionamento menos suave. Seja de um só cilindro ou de muitos cilindros, o motor deve ter as mesmas partes e o mesmo ciclo de quatro tempos. No tempo de aspiração, o pistão move-se para baixo, partindo de cima do cilindro, e cria, assim, um vácuo parcial. A válvula de admissão se abre e a pressão atmosférica força o ar através de uma parte do carburador onde um jato de gasolina se mistura com ar. Esta mistura passa pelo cano de aspiração e entra no cilindro sob a forma de mistura de ar com vapor de gasolina. No tempo de compressão, a válvula de admissão se fecha e o pistão é empurrado para cima do cilindro, comprimindo a mistura, no moderno motor de automóvel, a um sétimo ou um décimo do volume inicial. No tempo de explosão, uma faisca elétrica acende-se na mistura e esta explode, elevando a temperatura a quase 500ºC e a pressão a cêrca de 25 vêzes a pressão atmosférica. Os gases em expansão forçam o pistão para baixo, fazendo girar o eixo que movimenta o carro. Finalmente, no tempo de exaustão, a válvula de exaustão se abre. O pistão, ao chegar ao tôpo do cilindro, expele os gases queimados através do cano de escape e silencioso. O silencioso absorve a maior parte da energia cínética dos gases e diminui o som do motor reduzindo-o a um suave ronrom.

Esquematização motor a gasolina:

Legenda:
                        Os quatro tempos de um motor a gasolina. (A) Aspiração; (B) compressão; (C) explosão; (D) exaustão.
                        Cada cilindro deve passar por êsse ciclo de quatro tempos: aspiração, compressão, explosão, exaustão. Observe que há um tempo de explosão para duas revoluções de um motor de um só cilindro. Para a manutenção do movimento, a roda da Fig. 20-13 deve ser pesada. Um motor de quatro cilindros tem dois tempos de explosão para cada revolução; um motor de oito cilindros tem quatro tempos de explosão para cada rotação, ou um quarto de rotação para cada explosão. O motor de muitos cilindros dá um suave fluxo de explosões. O rendimento do motor de um automóvel em boas condições pode variar de 22 a 28 por cento.

Mais:

A alta compressão economiza combustível. Durante o segundo tempo de um motor de explosão o pistão realiza trabalho comprimindo e aquecendo a mistura de ar e gasolina. O ar é comprimido a cêrca de um décimo de seu volume. Maior compressão aqueceria tanto a mistura que a gasolina se queimaria tão depressa, explodindo, que o motor "bateria" como se fôsse atingido por um martelo. Adicionando à gasolina um pouco de "chumbo tetraetílieo", podemos usar maior compressão, sem batidas, e conseguir maior quilometragem por litro.

- O que é o índice de octana? Os cientistas classificam a gasolina por sua qualidade antidetonante (de não produzir batidas), comparando-a com misturas de dois combustíveis: heptana e octana. A octana quase não detona, mas a heptana detona com facilidade. Uma gasolina que resiste à detonação como uma mistura de 7 partes de octana e 3 partes de heptana é dita de 0,70 ou 70 por cento de octana ou então de 70 octanas. Algumas gasolinas de aviação têm um índice de mais de 100 octanas; elas resistem à detonação melhor que a octana pura.

http://www4.prossiga.br/lopes/prodci...la/cap20-5.htm

Comentar

Motor a diesel:

Este motor, usado em grandes caminhões locomotivas, navios e submarinos: queima um combustível mais barato com rendimento maior que o motor a gasolina. O motor diesel tem o mesmo ciclo de quatro tempos que o motor a gasolina com as seguintes exceções. Sómente o ar entra no cilindro, no tempo de aspiração, e é comprimido a um dezesseis avos do volume inicial, aquecendo-se a mais de 500ºC. Então o óleo é forçado para dentro do tôpo do cilindro por um injetor de alta pressão. O ar está tão quente que êle acende o óleo produzindo o tempo de explosão. Os gases queimados são expelidos como no motor a gasolina. No tempo de aspiração, o ar entra no cilindro; no tempo de compressão, o cilindro comprime e aquece o ar; no tempo de explosão, o combustível é injetado e queimado pelo ar quente e o pistão é impelido para baixo; no tempo de exaustão, os gases queimados são expelidos. O motor diesel não tem carburador nem ignição elétrica; a faísca não é necessária. É mais simples que o motor a gasolina; apresenta melhor rendimento, em virtude da alta compressão e alta temperatura em que opera. O rendimento pode atingir 38 por cento.

Legenda:
                          O motor diesel com ciclo de quatro tempos. Não tem carburador ou ignição elétrica. O ar é forçado para dentro do cilindro e comprimido a 1/16 de seu volume. O óleo combustível é injetado no ar altamente comprimido e é queimado pela alta temperatura do ar.

http://www4.prossiga.br/lopes/prodci...la/cap20-6.htm

Comentar

Belo post. Confuso à primeira, mas não deixa de ser belo...

Comentar

tu dedicaste-te mesmo a fundo nisso, mas era muita coisa pra ler grande post

Comentar

Em processamento...
                              X