Announcement

Collapse
No announcement yet.

Reprogramação da Centralina

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Reprogramação da Centralina

    Bem, para quem quer aumentar a potencia do seu carro e nao sabe como, para quem tem duvidas, para elucidar de vez todos os cepticos, criei este post. Nao queria que este fosse mais um post onde no final ainda houvesse gente com duvidas ou que ficassem ainda mais confusos! Nao queria que fosse mais o post, mas o post...

    - Onde se situa a centralina?
    - O que faz a centralina?
    - Em que consiste uma reprogramação (repro) da centralina?
    - È legal a repro?
    - Onde pode ser feita essa repro?
    - Quais as vantagens/desvantagens?
    - Qual a potencia maxima/recomendada que se pode aplicar numa repro?
    - Os consumos/performance aumentam muito apos uma repro?
    - Longevidade/Fiabilidade?
    - Quais os cuidados a ter apos uma repro?
    - Apos uma repro o carro continua com a mesma garantia?
    - (...)

    Agradecia tambem que deixassem as vossas duvidas/questoes, para poder tornar este topico mais completo.

    Obrigado a todos

  • #2
    Re: Reprogramação da Centralina

    - Onde se situa a centralina? ----> Varia de carro para carro

    - O que faz a centralina? ----> É o cérebro central do carro. Controla quase tudo via electrónica. É como se fosse o processador de um PC, a centralina controla quase toda a elétrónica indispensável do carro, tais como gestão de combustivel, informações do computador de bordo, etc...Através de um diagnóstico à centralina consegues detectar possiveis avarias não identificadas "a olho nú".

    - Em que consiste uma reprogramação (repro) da centralina? ----> Aumento do debito do combustivel.

    - È legal a repro? ----> Nada é legal neste País

    - Onde pode ser feita essa repro? ----> Em variadissimas casas da especialidade. Eu conheço 4.

    - Quais as vantagens/desvantagens? ----> Melhores prestações. Eventual aumento de consumo em alta velocidade, e decrescimo em condução tranquila.

    - Qual a potencia maxima/recomendada que se pode aplicar numa repro? ----> Depende de carro para carro.

    - Os consumos/performance aumentam muito apos uma repro? ----> É ah medida do fregues

    - Longevidade/Fiabilidade? ----> Quando bem feita, pouco afecta. Desgaste pode ser maior.

    - Quais os cuidados a ter apos uma repro? ----> Andar sempre de pata a fundo.

    - Apos uma repro o carro continua com a mesma garantia? ----> Se ninguem descobrir, fica.

    - (...)

    Comentar


    • #3
      Re: Reprogramação da Centralina

      boas.
      o meu xli tem centralina?

      motor 4e-FE

      onde ela esta?

      Comentar


      • #4
        Re: Reprogramação da Centralina

        por acaso isso é uma boa questao agora com os supostos controls mais apertados nos IPO's.

        eu já comentei uam coisa com varias pessoas, mas ainda estou sem saber que é possivel (mas acredito que sim) de modo a ultrapassar esse pormenor do control de potencia nos IPO e até para outras situaçoes.


        a "invençao" era a seguinte...

        ter duas centralinas instaladas. uma de origem, e a outra reprogramada. com um switch (tipo aqueles que se usavam à uns anos para as portas paralelas do PC) comutava-se entre as duas centralinas, tendo assim uma para economia e passar nos IPO's e outra para uma conduçao mais desportiva, track days ou algo assim.

        dada o tipo de electronica, acho que esta "comutaçao" entre centralinas só deverá funcionar com o carro desligado. caso contrario haveria conflitos ou até centralinas queimadas.

        há muitos outros aspectos a considerar, que provavelmente complicam ainda mais uma invençao deste tipo (airbags, pré-tensores, ABS, ESP ..etc)


        esta ideia anda pela cabeça à uns anos, e a culpa é de um dia eu ter descoberto os AE86 :D (long long time ago... )

        é que para tirar o devido rendimento de um 4A-GE (tem centralina), o ideial é instalar carburadores (+debito de AR/Gasolina) mas no entanto neste caso é quase impensavel conseguir fazer uma utilizaçao normal do carro com consumos aceitaveis.

        entao quando eu um dia tiver um AE86, a soluçao vai ser algo deste tipo. a instalaçao de duas centralinas :twisted:

        (entretanto há-de surgir a oportunidade de experimentar isso e fazer os devidos testes... espero eu)

        Comentar


        • #5
          Re: Reprogramação da Centralina

          :?: :?: Explica la isso FummI.... :?:

          Comentar


          • #6
            Re: Reprogramação da Centralina

            Hehehee... Por acaso a ideia do Cavaleiro é mto fixe... Se houvesse um switch para activar/desactivar, era o ideal... Mas deve de ser uma fortuna para instalar isso tudo.... ;)

            Comentar


            • #7
              Re: Reprogramação da Centralina

              Originally posted by Cavaleiro
              que vou fazer testes de potencia ao meu carro "grátis" :lol :lol :lol :lol
              carrinha .... :P


              realmente achava estranho ninguem se ter lembrado disso antes :P lol

              agora essa do switch para activar/desactivar a repro. nao pode ser um simples interruptor, pois nao? tem de haver algum sitio onde esteja armazenada a info da reprogramaçao. ...penso eu de que.

              Comentar


              • #8
                Re: Reprogramação da Centralina

                Originally posted by FummI
                Não sabes o que é a MAF? Metes uma avariada e pronto... Acusa muito menos cv...

                entao ... mas assim continuas com o mesmo problema .... nao podes trocar entre performance/consumos quando quiseres, e de modo quase instantaneo.
                nao é?

                Comentar


                • #9
                  Re: Reprogramação da Centralina

                  Pois, deve de ser num sitio especifico... Mas é a alternativa mais viavel... digo eu...

                  Comentar


                  • #10
                    Re: Reprogramação da Centralina

                    :lol :lol :lol :lol :lol :lol voces n perdoam nada.... :lol :lol :lol :lol

                    Comentar


                    • #11
                      Re: Reprogramação da Centralina

                      hehehe... boa boa. :)
                      Tenho de ir ao dicionário buscar o significado de VAN outra vez?



                      O que já me falaram foi em fazer um reset à centralina... mudar os filtros e escapes e depois desligar a bateria durante uma porrada de tempo, para aquilo ir tudo abaixo e re-iniciar outra vez.

                      Comentar


                      • #12
                        Re: Reprogramação da Centralina

                        Sim claro... mas eu estou a falar em fazer um RESET para não fazer uma REPROGRAMAÇÃO.

                        Eu digo isto, porque havia malta com carros de injecção, que metiam escapes, tiravam catalizadores e metiam admissões directas, e para não comprarem chips de competição, faziam ISSO para o próprio carro escolher as melhores misturas.

                        Comentar


                        • #13
                          Re: Reprogramação da Centralina

                          400 € uma repro?? Mais 50 € o switch??? Bem... pensava k fosse mais barato.... :oops:

                          Comentar


                          • #14
                            Re: Reprogramação da Centralina

                            Originally posted by Cavaleiro
                            Uma empresa que faz isto é a DigitalModifications:

                            DigitalModifications-> Produtos
                            O chefe da empresa é o Daniel aka X-Santo e foi o próprio que fez a repro ao meu antigo Bravo jtd.

                            A cena do switch já existe á colho£s...

                            Se precisarem de algo com repro, chips, box, etc falem cmg.
                            Sou capaz de arranjar um desconto fixolas 8)

                            Comentar


                            • #15
                              Re: Reprogramação da Centralina

                              - È legal a repro? ----> Nada é legal neste País

                              :lol

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X