Announcement

Collapse
No announcement yet.

[DIY] Substituir iluminação na consola do Yaris

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [DIY] Substituir iluminação na consola do Yaris

Bem andei a dedicar-me a isto.
    Como sabem, o Yaris tem umas luzes da consola, meias manhosas, então para as substituir, sem usar aquelas capinhas da treta, só temos duas alternativas.
    1 - Comprar o Led sem suporte (apenas a lampada com as perninhas para o corrente)
    2 - Comprar com o suporte

Eu comprei com suporte, "Leds T5 com base"

Aqui vai:

1º Passo

Tirar os botões da sofagem, e retirar os parafusos, são 3 parafusos, dois em botões de sofagem e um lateral.

2º Passo

Puxar pela parte de baixo com cuidado, pois em cima tem tipo uns ganhos a fazer pressão. Depois é só retirar aquela parte com cuidado, e desligar as fichas atrás. São 4, umas para o CB, uma da Sofagem, outra dos quatro piscas e outra para o desembaciamento, no caso de ter AC é mais essa.

3º Passo

Desapertar as Luzes a consola, são duas. e Vão ficar com eles na mão. Depois com um objecto fininho, vão retirar o leds, mas têm de tirar os filamentos do sitio, ou seja, se observarem bem, vão ver uma espécie de "fios" em redor da base do led, então com um objecto pontiagudo, vão ao fim desse fio e vão levantar, e depois vão tirando esse fio. e ficam com algo assim.. No final é só puxar a lampada, com cuidado para cima... NOTA: Os filamentos têm de estar esticados para não quebrarem

4º Passo

Fazer exactamente o mesmo nos novos Leds. não tenho fotos do processo, mas no fim vão ficar com isto na mão

5º Passo

Depois de esticarem os filamento dos novo Led, vao tentar alinhar o melhor possivel, e vão colocar na base antiga, a que tinham no carro, aquilo tem dois buracos, tentem colocar aquilo alinhado e metam la o Led, não forcem, aquilo entra bem, e se forcarem vão danificar o novo led.
    Depois é so colocar os filamentos nos sitios, aquilo tem umas ranhuras, vejam como está quando retiram o antigo, e é so fazer igual

6º Passo

Por fim, vão voltar a colocar os Leds no sitio, apertar aquilo, ligar as fichas, não se preocupem que elas so entram de uma maneira, e num só sitio.
    E testar se está tudo operacional, ver se ligam os leds...

7º Passo

Montar tudo no sitio, apertar os parafusos, e está a andar....

NOTA: Para o CB, aquilo é mais complicado... Não é assim tão simples, por isso só no electricista...

---------- Mensagem adicionada em 01:17 PM ---------- Mensagem anterior em 01:14 PM ----------

Depois quando um ADM tiver disponibilidade, que coloque o Post da secção devida, sff.
    ;)

Está bom...

Qual a côr original? Verde?

Puseste em azul? por vezes as fotos enganam na côr...

Onde compraste os leds?

Comentar

Sim eram verdes.
      As luzes de origem têm umas capas verdes.
      Mas eu já as tinha tirado a uns meses...

É azul, estilo VAG.
      Se calhar ainda troco para vermelho.

Comprei aqui:
      http://www.curto-circuito.com/index....ru0acjn16e6d10

Comentar

Eu fiz o mesmo que tu mas substitui por outras lampadas. Na altura tambem perguntei por leds mas disseram-me que não tinham nada para 12v e eu comprei um saquinho pequenino de lampadas por 2€ e pouco quando na toyota me pediram cerca de 7€ se não estou enganado por uma lampada..

Eu teria posto em branco...

cumps

Comentar

No meu preciso de trocar as que estão no leitor de cassetes, de um lado está um pouco escuro. Deve ter fundido uma ou duas.

Comentar

suporte de lampada t5

Alguem sabe onde comprar os suportes de lampada que o joão mostrou?

No CC julgo que ja nao tem... pelo menos nao vi la nada.

Comentar

Em processamento...
            X