Announcement

Collapse
No announcement yet.

Instalaçao cruise control avensis e outros

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Instalaçao cruise control avensis e outros

    Boas caros amigos,algumas versões avensis não tem cruise control de origem e e possível instalar qualquer modelo de 2003 a 2008.
    Falo na avensis pois foi a única que instalei,mas e possível corolla verso,corolla,auris,yaris entre outros.
    O custo total ronda os 106 euros no caso da avensis e na corolla verso.Os restante os valores são aproximados.
    Tempo médio instalação e 2 horas ,claro com pratica demora muito menos.
    Material necessário será:
    84632-34010 Comando esta e referencia do comando para corola verso e também da para avensis.
    84633-34010 cabo ligação.
    Atenção estas referencias podem ser substituídas,mas mesmo que as peçam a sempre a indicação para cor respondente.
    Estas referencias são de uma corolla verso mas como disse serve também para avensis.

    comando..jpg
    Alem deste material vamos precisar chave torx t20 e t30.
    Chave fendas finas ,e algumas brocas para fixação.
    Chave 19 luneta.
    Para começar a montagem primeiro desligamos a bateria pois vamos ter desmontar o volante e airbag do mesmo.
    Para isso precisamos duma chave torx t30.
    Retiramos os para fusos que estão na mesma direçao no volante como mostra figura.

    volante..jpg
    Por vezes pode custar um pouco mas acreditem que sai tentem dar pequenos jeitos ao airbag e levantar primeiro dum lado será mais fácil.
    Após retirar airbag iremos encontrar 2 fichas precisamos de as desligar desta forma.
    airbag..jpg
    Após esta parte teremos desapertar o volante com chave luneta 19 desta forma.
    aibag2..jpg
    Se repararem na foto la mostra a ficha onde teremos ligar o nossa manete cruise control.
    MUITA ATENÇÃO APÓS RETIRAR O VOLANTE, TEMOS SENSOR POSIÇÃO DO VOLANTE DEVE PERMANECER NA POSIÇÃO, SE ANDAREM COM ELE A VOLTA APÓS RETIRAREM O VOLANTE E ELE FICAR POSIÇÃO ERRADA AO CURVAR, O AIRBAG PODE DISPARAR.
    Tem margem mas não e um quarto de volta ok.
    O dito sensor ou posicionador e este autocolante amarelo por cima.
    sonda..jpg
    Após retirarmos volante teremos fixar a manete.O volante não traz furação teremos colocar mais o menos na posição original ,após isso teremos cortar plástico que fica por de traz do volante ,abrir uma pequena ranhura de maneira que passe a manete e dar um acabamento mais perfeito.
    Agora deixo imagem do volante o centro do mesmo tem chapa onde terão de fixar.
    volante1..jpg
    A dita chapa e a que se encontra aparafusada ao centro do volante, mas atenção ela também faz de buzina,ou seja se os amigos quiserem dar uma apita dela e la que carregam ou empurram,logo a que ter cuidado se o mecanismo continua a funcionar bem.Isto e fulcral os parafusos que iram fixar a manete não ficam a fazer contacto entre o chassi do volante e a dita chapa caso aconteça temos buzina sempre a tocar.( HeHeHe aconteceu-me isso lol )
    O tal rasgo terá de ser da seguinte forma como exemplo na imagem seguinte.
    manete..jpg
    Após fixação da manete ficamos com este aspecto no volante
    pessa1..jpg
    pessa..jpg
    Após isto vamos então ligar a nossa manete.
    Temos então o cabo que vem da manete.
    Ficha..jpg
    Vamos lhe retirar a parte branca a esta ficha não ira ser precisa por isso na a grandes cuidados a ter, apenas com os pernos que estão la dentro.
    Após parte branca sair iremos ver os ditos pernos apenas vamos precisar dos fios branco preto e do preto.
    Para retirarmos os pernos da fichas fazemos seguinte.
    Ficha1..jpg
    Introduzimos um arame fino que ira empurrar uma patilha ai eles saem com bastante facilidade.
    Após isso a dita patilha terá de ser empurrada de novo para fora com jeito para conectarmos os terminais a ficha que já existia no volante desta forma.
    ligaçao..jpg
    Ponto amarelo já tem fio ligado os que usamos será ponto laranja e ligado branco preto e no ponto verde o fio preto.
    Após isto montamos tudo no sitio e só no fim de tudo ligamos a bateria.
    Para testar basta ligar carro e carregar no cruise no quadrante ele da logo sinal de vida.
    Como o cruise funciona podem consultar o manual la vem explicado ,caso não encontrem eu poderei explicar.
    Uma coisa muito importante na 1 vez que se utiliza não se deve testar numa rua movimentada ,e de preferência deve-se testar numa descida.
    O cruise quando e ligado a 1 vez não sabe travar aquilo que fiz foi simples meti o carro numa estrada com bastante inclinação como cruise não travava eu travava por ele, a partir da 3 vez que o fiz o carro começou travar e acelerar sempre correctamente, já fiz 35 mil km com cruise nunca tive problemas.
    Quero agradecer em especial a Ovalillos, Juanpe, Felix_gt y Poniliu pois foram eles que elaboraram um manual onde eu me baseei nesta parte, e sem duvida sem eles muita gente não teria conseguido ,mérito disto e todos deles.Apenas aqui vos passei o meu testemunho como consegui instalar na minha avensis esta função ,sem pc sem marca e mais barato do que se carrinha fosse nova e manda-se por de fabrica.
    Algum ponto que não entendam estou disposto ajudar, as pessoas que vivam em lisboa poderei dar uma ajuda nesta instalação,atenção e ajuda
    :lol.

  • #2
    Boas

    tenho um auris 1.4d de 2008 onde já tentei colocar o cruise control mas não deu, pelos visto a motorização 1.4 D não permite essa adaptação deixo aqui link de outro forum onde tem as instruções para o auris, mas nas instruções não tem a indicação de mexer nos fios, são dois fios.
    achas que existe solução?

    Comentar


    • #3
      Boa noite, (auris 2010)

      Já tinha visto esse forum também, pedi instruções á toyota, disseram que era necessário também o modulo de cruise control para o auris d4d, que não tinha de origem, preço total com montagem cerca de 400 euros, ja vi tambem em usados conseguia arranjar as 3 peças (modulo,manete e fio) por 140 euros, mas o problema é montar, como ? não acho nada técnico para montar isso, também vi marcas de outros fornecedores tipo vdo, mas cheguei ao mesmo problema como montar o modulo, já existe cablagem ? é necessario passar os fios todos ?

      Alguem sabe alguma coisa ?

      também já comprei os modulos para a iluminação automatica e limpa vidros automatico, mas não consigo apanhar o esquema dos fios, para cortar e instalar, podem ajudar ?

      Obrigado

      CM

      Comentar


      • #4
        Originally posted by hugo_oracle View Post
        Boas

        tenho um auris 1.4d de 2008 onde já tentei colocar o cruise control mas não deu, pelos visto a motorização 1.4 D não permite essa adaptação deixo aqui link de outro forum onde tem as instruções para o auris, mas nas instruções não tem a indicação de mexer nos fios, são dois fios.
        achas que existe solução?
        Boas pelo esquema que esta apresentado ainda e mais facil, tenta desmontar o teu airbag e ver se tens aquela ficha vaga se tiveres garanto-te que funciona.Basta nao teres a ficha ai o caro ñao vem mesmo preparado mas e raro.

        ---------- Mensagem adicionada em 11:38 PM ---------- Mensagem anterior em 11:31 PM ----------

        Originally posted by carlos miranda View Post
        Boa noite, (auris 2010)

        Já tinha visto esse forum também, pedi instruções á toyota, disseram que era necessário também o modulo de cruise control para o auris d4d, que não tinha de origem, preço total com montagem cerca de 400 euros, ja vi tambem em usados conseguia arranjar as 3 peças (modulo,manete e fio) por 140 euros, mas o problema é montar, como ? não acho nada técnico para montar isso, também vi marcas de outros fornecedores tipo vdo, mas cheguei ao mesmo problema como montar o modulo, já existe cablagem ? é necessario passar os fios todos ?

        Alguem sabe alguma coisa ?

        também já comprei os modulos para a iluminação automatica e limpa vidros automatico, mas não consigo apanhar o esquema dos fios, para cortar e instalar, podem ajudar ?

        Obrigado

        CM
        Claro que posso ajudar em primeiro lugar em relaçao ao cruise dou-te mesmo conselho desmonta o air bag com bateria desligado,e ve se tens os tais conectores vagos se tiveres e certo que consegues ter cruise ,doutras marcas nao te metas nisso e caro e nunca fica a 100%.
        Quanto a iluminaçao tou preparar tambem um topico nesse sentido mas e bastante facil, na ficha que liga a manete procura 2 negativos o dos minimos e dos medios quanto ao kit que tens tens mostrar desenho ou enviar esquema posso te ajudar,nem todos kits sao iguais mas funcionamento e igual.Contactame por pm ou mesmo por aqui vou te ajudanto.

        Comentar


        • #5
          Originally posted by pdstpdst View Post
          Boas pelo esquema que esta apresentado ainda e mais facil, tenta desmontar o teu airbag e ver se tens aquela ficha vaga se tiveres garanto-te que funciona.Basta nao teres a ficha ai o caro ñao vem mesmo preparado mas e raro.
          Ja desmontei o airbag e tenho a ficha vaga, liguei o cabo e voltei a montar tudo deixando o manipulo de fora pendurado pois não ia cortar o plástico sem ter a certeza que ia funcionar, resultado não ligava a luz no painel nem nenhuma função.
          Pode ter ficado mal ligado mas voltei a tirar e a por e pelo menos a luz de cruise devia de acender mesmo parado

          ---------- Mensagem adicionada em 11:55 PM ---------- Mensagem anterior em 11:54 PM ----------

          comprei cabo e manipulo no ebay por 13€

          ---------- Mensagem adicionada em 11:56 PM ---------- Mensagem anterior em 11:55 PM ----------

          e vinha dentro da respectiva embalagem

          Comentar


          • #6
            bom post!

            já há uns tempos que andava a tentar averiguar isso :D

            Comentar


            • #7
              Obrigado pela ajuda, vou então ver isso, depois digo alguma coisa, deixo uma resposta também sobre a luz, no orçamento que tinha abaixo, também estava incluido um led e o fia, para ligar a luz do cruise, é provavel que nenhum traga essa luz, mas que funcione.

              Comentar


              • #8
                boas tamben ah para o corolla e12 de 2004 e onde posso comprar um
                fazia-me ca um jeito?obrigado

                Comentar


                • #9
                  Bom dia.
                  Mas no corolla não é no volante do lado esquerdo?
                  O que preciso de material?
                  Obrigado

                  Comentar


                  • #10
                    Boas
                    Tambem se aplica ao Rav 4.2 de 2002, motor D4D....?

                    Comentar


                    • #11
                      viva, alguem ja instalou num corolla de 2006?

                      Comentar


                      • #12
                        Caros amigos.
                        Ando determinado a colocar um CC no meu Toyota 1.4 d4d de 2006.
                        Ando ainda a reunir informações. Para já o que encontrei foi este link num forum espanhol, e esta companhia que vende Cruise Control para os Toyotas.
                        Altendorf GmbH - Startseite
                        Aqui encontrei este link:http://www.a-a.de/home/index.php/com...m/download/408
                        Vejam também este tópico no forum dos nuestros hermanos:
                        www.ClubToyota.Es • Identificarse
                        Para já ainda vou ler mais coisas.

                        Saudações a todos

                        Comentar


                        • #13
                          segundo a toyota, os 1.4d4d nao teem suporte para cruise control.
                          apenas nos 2.0 se consegue instalar.

                          Comentar


                          • #14
                            mais um link interessante:
                            http://www.casystem.cz/ceniky/elpas_cenik_komplet.pdf

                            Comentar


                            • #15
                              eu sinceramente, nao confiava muito num dispositivo aftermarket para um principio como esse.
                              estamos a falar de um campo em que a segurança é fundamental.

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X