Boas caros amigos,algumas versões avensis não tem cruise control de origem e e possível instalar qualquer modelo de 2003 a 2008.
Falo na avensis pois foi a única que instalei,mas e possível corolla verso,corolla,auris,yaris entre outros.
O custo total ronda os 106 euros no caso da avensis e na corolla verso.Os restante os valores são aproximados.
Tempo médio instalação e 2 horas ,claro com pratica demora muito menos.
Material necessário será:
84632-34010 Comando esta e referencia do comando para corola verso e também da para avensis.
84633-34010 cabo ligação.
Atenção estas referencias podem ser substituídas,mas mesmo que as peçam a sempre a indicação para cor respondente.
Estas referencias são de uma corolla verso mas como disse serve também para avensis.
comando..jpg
Alem deste material vamos precisar chave torx t20 e t30.
Chave fendas finas ,e algumas brocas para fixação.
Chave 19 luneta.
Para começar a montagem primeiro desligamos a bateria pois vamos ter desmontar o volante e airbag do mesmo.
Para isso precisamos duma chave torx t30.
Retiramos os para fusos que estão na mesma direçao no volante como mostra figura.
volante..jpg
Por vezes pode custar um pouco mas acreditem que sai tentem dar pequenos jeitos ao airbag e levantar primeiro dum lado será mais fácil.
Após retirar airbag iremos encontrar 2 fichas precisamos de as desligar desta forma.
airbag..jpg
Após esta parte teremos desapertar o volante com chave luneta 19 desta forma.
aibag2..jpg
Se repararem na foto la mostra a ficha onde teremos ligar o nossa manete cruise control.
MUITA ATENÇÃO APÓS RETIRAR O VOLANTE, TEMOS SENSOR POSIÇÃO DO VOLANTE DEVE PERMANECER NA POSIÇÃO, SE ANDAREM COM ELE A VOLTA APÓS RETIRAREM O VOLANTE E ELE FICAR POSIÇÃO ERRADA AO CURVAR, O AIRBAG PODE DISPARAR.
Tem margem mas não e um quarto de volta ok.
O dito sensor ou posicionador e este autocolante amarelo por cima.
sonda..jpg
Após retirarmos volante teremos fixar a manete.O volante não traz furação teremos colocar mais o menos na posição original ,após isso teremos cortar plástico que fica por de traz do volante ,abrir uma pequena ranhura de maneira que passe a manete e dar um acabamento mais perfeito.
Agora deixo imagem do volante o centro do mesmo tem chapa onde terão de fixar.
volante1..jpg
A dita chapa e a que se encontra aparafusada ao centro do volante, mas atenção ela também faz de buzina,ou seja se os amigos quiserem dar uma apita dela e la que carregam ou empurram,logo a que ter cuidado se o mecanismo continua a funcionar bem.Isto e fulcral os parafusos que iram fixar a manete não ficam a fazer contacto entre o chassi do volante e a dita chapa caso aconteça temos buzina sempre a tocar.( HeHeHe aconteceu-me isso lol )
O tal rasgo terá de ser da seguinte forma como exemplo na imagem seguinte.
manete..jpg
Após fixação da manete ficamos com este aspecto no volante
pessa1..jpg
pessa..jpg
Após isto vamos então ligar a nossa manete.
Temos então o cabo que vem da manete.
Ficha..jpg
Vamos lhe retirar a parte branca a esta ficha não ira ser precisa por isso na a grandes cuidados a ter, apenas com os pernos que estão la dentro.
Após parte branca sair iremos ver os ditos pernos apenas vamos precisar dos fios branco preto e do preto.
Para retirarmos os pernos da fichas fazemos seguinte.
Ficha1..jpg
Introduzimos um arame fino que ira empurrar uma patilha ai eles saem com bastante facilidade.
Após isso a dita patilha terá de ser empurrada de novo para fora com jeito para conectarmos os terminais a ficha que já existia no volante desta forma.
ligaçao..jpg
Ponto amarelo já tem fio ligado os que usamos será ponto laranja e ligado branco preto e no ponto verde o fio preto.
Após isto montamos tudo no sitio e só no fim de tudo ligamos a bateria.
Para testar basta ligar carro e carregar no cruise no quadrante ele da logo sinal de vida.
Como o cruise funciona podem consultar o manual la vem explicado ,caso não encontrem eu poderei explicar.
Uma coisa muito importante na 1 vez que se utiliza não se deve testar numa rua movimentada ,e de preferência deve-se testar numa descida.
O cruise quando e ligado a 1 vez não sabe travar aquilo que fiz foi simples meti o carro numa estrada com bastante inclinação como cruise não travava eu travava por ele, a partir da 3 vez que o fiz o carro começou travar e acelerar sempre correctamente, já fiz 35 mil km com cruise nunca tive problemas.
Quero agradecer em especial a Ovalillos, Juanpe, Felix_gt y Poniliu pois foram eles que elaboraram um manual onde eu me baseei nesta parte, e sem duvida sem eles muita gente não teria conseguido ,mérito disto e todos deles.Apenas aqui vos passei o meu testemunho como consegui instalar na minha avensis esta função ,sem pc sem marca e mais barato do que se carrinha fosse nova e manda-se por de fabrica.
Algum ponto que não entendam estou disposto ajudar, as pessoas que vivam em lisboa poderei dar uma ajuda nesta instalação,atenção e ajuda:lol.
Falo na avensis pois foi a única que instalei,mas e possível corolla verso,corolla,auris,yaris entre outros.
O custo total ronda os 106 euros no caso da avensis e na corolla verso.Os restante os valores são aproximados.
Tempo médio instalação e 2 horas ,claro com pratica demora muito menos.
Material necessário será:
84632-34010 Comando esta e referencia do comando para corola verso e também da para avensis.
84633-34010 cabo ligação.
Atenção estas referencias podem ser substituídas,mas mesmo que as peçam a sempre a indicação para cor respondente.
Estas referencias são de uma corolla verso mas como disse serve também para avensis.
comando..jpg
Alem deste material vamos precisar chave torx t20 e t30.
Chave fendas finas ,e algumas brocas para fixação.
Chave 19 luneta.
Para começar a montagem primeiro desligamos a bateria pois vamos ter desmontar o volante e airbag do mesmo.
Para isso precisamos duma chave torx t30.
Retiramos os para fusos que estão na mesma direçao no volante como mostra figura.
volante..jpg
Por vezes pode custar um pouco mas acreditem que sai tentem dar pequenos jeitos ao airbag e levantar primeiro dum lado será mais fácil.
Após retirar airbag iremos encontrar 2 fichas precisamos de as desligar desta forma.
airbag..jpg
Após esta parte teremos desapertar o volante com chave luneta 19 desta forma.
aibag2..jpg
Se repararem na foto la mostra a ficha onde teremos ligar o nossa manete cruise control.
MUITA ATENÇÃO APÓS RETIRAR O VOLANTE, TEMOS SENSOR POSIÇÃO DO VOLANTE DEVE PERMANECER NA POSIÇÃO, SE ANDAREM COM ELE A VOLTA APÓS RETIRAREM O VOLANTE E ELE FICAR POSIÇÃO ERRADA AO CURVAR, O AIRBAG PODE DISPARAR.
Tem margem mas não e um quarto de volta ok.
O dito sensor ou posicionador e este autocolante amarelo por cima.
sonda..jpg
Após retirarmos volante teremos fixar a manete.O volante não traz furação teremos colocar mais o menos na posição original ,após isso teremos cortar plástico que fica por de traz do volante ,abrir uma pequena ranhura de maneira que passe a manete e dar um acabamento mais perfeito.
Agora deixo imagem do volante o centro do mesmo tem chapa onde terão de fixar.
volante1..jpg
A dita chapa e a que se encontra aparafusada ao centro do volante, mas atenção ela também faz de buzina,ou seja se os amigos quiserem dar uma apita dela e la que carregam ou empurram,logo a que ter cuidado se o mecanismo continua a funcionar bem.Isto e fulcral os parafusos que iram fixar a manete não ficam a fazer contacto entre o chassi do volante e a dita chapa caso aconteça temos buzina sempre a tocar.( HeHeHe aconteceu-me isso lol )
O tal rasgo terá de ser da seguinte forma como exemplo na imagem seguinte.
manete..jpg
Após fixação da manete ficamos com este aspecto no volante
pessa1..jpg
pessa..jpg
Após isto vamos então ligar a nossa manete.
Temos então o cabo que vem da manete.
Ficha..jpg
Vamos lhe retirar a parte branca a esta ficha não ira ser precisa por isso na a grandes cuidados a ter, apenas com os pernos que estão la dentro.
Após parte branca sair iremos ver os ditos pernos apenas vamos precisar dos fios branco preto e do preto.
Para retirarmos os pernos da fichas fazemos seguinte.
Ficha1..jpg
Introduzimos um arame fino que ira empurrar uma patilha ai eles saem com bastante facilidade.
Após isso a dita patilha terá de ser empurrada de novo para fora com jeito para conectarmos os terminais a ficha que já existia no volante desta forma.
ligaçao..jpg
Ponto amarelo já tem fio ligado os que usamos será ponto laranja e ligado branco preto e no ponto verde o fio preto.
Após isto montamos tudo no sitio e só no fim de tudo ligamos a bateria.
Para testar basta ligar carro e carregar no cruise no quadrante ele da logo sinal de vida.
Como o cruise funciona podem consultar o manual la vem explicado ,caso não encontrem eu poderei explicar.
Uma coisa muito importante na 1 vez que se utiliza não se deve testar numa rua movimentada ,e de preferência deve-se testar numa descida.
O cruise quando e ligado a 1 vez não sabe travar aquilo que fiz foi simples meti o carro numa estrada com bastante inclinação como cruise não travava eu travava por ele, a partir da 3 vez que o fiz o carro começou travar e acelerar sempre correctamente, já fiz 35 mil km com cruise nunca tive problemas.
Quero agradecer em especial a Ovalillos, Juanpe, Felix_gt y Poniliu pois foram eles que elaboraram um manual onde eu me baseei nesta parte, e sem duvida sem eles muita gente não teria conseguido ,mérito disto e todos deles.Apenas aqui vos passei o meu testemunho como consegui instalar na minha avensis esta função ,sem pc sem marca e mais barato do que se carrinha fosse nova e manda-se por de fabrica.
Algum ponto que não entendam estou disposto ajudar, as pessoas que vivam em lisboa poderei dar uma ajuda nesta instalação,atenção e ajuda:lol.
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