Announcement

Collapse
No announcement yet.

Como calcular velocidade máxima com as relações da caixa de velocidades

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como calcular velocidade máxima com as relações da caixa de velocidades

    Isto é para os mais curiosos ou para os que precisam de fazer isto onde não haja internet, pois há N calculadoras online com isto.
    Ora bem aqui vai:

    O que vocês precisam:

    - Papel e caneta (ou algo onde possam apontar dados);
    - Calculadora ( não se armem em parvos com cálculo mental senão ainda vos diz que o carro dá 21 Km/h em 5ª a cair dum penhasco enquanto faz 19000rpm);
    - Medidas dos pneus;
    - Relações de caixa e diferencial.
    - Rotação máxima do motor. (Neste caso por ser velocidade máxima, mas se quiserem saber de outra rotação específica é só trocar o valor)

    Como fazer:

    Bem para começar temos de descobrir o diâmetro da roda:

    Neste caso vou usar as medidas originais de um Supra Turbo mk4 que são 255/40ZR17 (eixo traseiro).

    Então sabemos que a jante é de 17 polegadas o que temos de converter para milímetros:

    1 polegada = 25,4 mm
    logo
    17 polegadas = 17*25,4 = 431.8mm

    Temos que calcular também a medida da parede do pneu que sabemos ser 40% da largura que é de 255 mm, então:

    255 -> 100%
    x -> 40%

    (40*255)/100 = 102mm

    102*2 = 204mm

    diâmetro = 431.8+204= 635.8mm

    Como queremos o diâmetro temos que multiplicar por 2, (temos parede em cima e em baixo, também podemos calcular 80% e despachar logo a coisa).
    Já temos o diâmetro, hora de calcular o perímetro da circunferência da roda:

    Perímetro = pi*diâmetro (pi*raio*2) = pi*635.8 = 1997.42mm = 1.99742m
    Rotação máxima = 6800 rpm = 6800/60 = 113.33 rps

    E as relações de caixa e diferencial para o mesmo carro:

    1ª velocidade - 3.827:1
    2ª velocidade - 2.360:1
    3ª velocidade - 1.685:1
    4ª velocidade - 1.312:1
    5ª velocidade - 1.000:1
    6ª velocidade - 0.793:1
    Diferencial (ou relação final) - 3.266:1

    Pegamos no que temos e aplicamos a fórmula:

    Velocidade = (rotação máxima*perimetro)/(relação da velocidade*relação final)
    ou seja, para a 1ª velocidade:
    Velocidade = (113.33*1.99742)/(3.827*3.266) = 18.11 m/s = (18.11*3.6)Km/h = 65.2 Km/h

    Aplicando a todas as velocidades ficamos com:

    1ª velocidade - 65.2 Km/h
    2ª velocidade - 105.73 Km/h
    3ª velocidade - 148.08 Km/h
    4ª velocidade - 190.18 Km/h
    5ª velocidade - 249.52 Km/h
    6ª velocidade - 314.65 Km/h

    Pode haver variações conforme os arredondamentos feitos! ;)

  • #2
    Excelente!!!

    Comentar


    • #3
      Darkness achas mesmo que a medida do perfil de um pneu 255/40 é de 102mm ?!

      Comentar


      • #4
        Originally posted by miguel007 View Post
        Darkness achas mesmo que a medida do perfil de um pneu 255/40 é de 102mm ?!
        Se acho mesmo? Explica-te..

        Comentar


        • #5
          Originally posted by miguel007 View Post
          Darkness achas mesmo que a medida do perfil de um pneu 255/40 é de 102mm ?!
          As contas estão correctas.

          40% de 255 milímetros.

          Comentar


          • #6
            Originally posted by Darkk View Post
            As contas estão correctas.

            40% de 255 milímetros.
            Isso eu sei, não percebi foi a surpresa do rapaz!

            Comentar


            • #7
              Originally posted by Darkness View Post
              Isso eu sei, não percebi foi a surpresa do rapaz!
              Como as coisas andam hoje, se calhar viu um fantasma....

              Comentar


              • #8
                Bom tópico :fixe

                Comentar


                • #9
                  Onde é que eu consigo saber as relações de caixa e diferencial para o meu carro?

                  Comentar


                  • #10
                    Originally posted by TerrorTechWar View Post
                    Onde é que eu consigo saber as relações de caixa e diferencial para o meu carro?
                    Hum...

                    Nem te sei responder a isso.

                    Não havia um site de peças online? Toyota parts qualquer coisa?

                    Esss deve ter.

                    Comentar


                    • #11
                      Só conheço este: ToyoDIY.com

                      mas o que é que um site de peças online tem a ver com esse tipo de dados?

                      Comentar


                      • #12
                        Originally posted by Darkk View Post
                        Como as coisas andam hoje, se calhar viu um fantasma....
                        não foi bem isso mas quase! pelo menos ainda não verifiquei in loco o resultado do calculo do perfil de um pneu.
                        isto é:
                        é certo que toda a informação que encontrei até hoje acerca do calculo da media do perfil de um pneu é idêntica á que foi postada pelo darkness (disso não há duvida)
                        no entanto, usando por exemplo a medida aqui referida, não vos parece um exagero um pneu 255/40 ter de perfil 102mm, 10.2 cm?! (peguem numa fita e vejam por vós mesmo)
                        Por exemplo:
                        ferrari f50 usa 335/30 logo o perfil é de 100,5 mm
                        yaris 185/60 perfil é de 111,0 mm

                        ora na realidade só existe 11,5 mm (±1,1 cm) de diferença no perfil destes pneus?!
                        julgo que ainda temos de contar com a aba que encaixa na jante mas ainda assim algo não bate certo.

                        a minha intenção não é questionar o que o darkness diz. É antes tentar perceber a que se devem estes aparentes desfasamentos

                        Comentar


                        • #13
                          Originally posted by TerrorTechWar View Post
                          Só conheço este: ToyoDIY.com

                          mas o que é que um site de peças online tem a ver com esse tipo de dados?
                          Referência e descrição da peça?

                          Comentar


                          • #14
                            Isso por acaso não vem no manual do carro? Pergunto isso só para não ter que folhear o calhamaço todo em vão...

                            Comentar


                            • #15
                              Originally posted by miguel007 View Post
                              não foi bem isso mas quase! pelo menos ainda não verifiquei in loco o resultado do calculo do perfil de um pneu.
                              isto é:
                              é certo que toda a informação que encontrei até hoje acerca do calculo da media do perfil de um pneu é idêntica á que foi postada pelo darkness (disso não há duvida)
                              no entanto, usando por exemplo a medida aqui referida, não vos parece um exagero um pneu 255/40 ter de perfil 102mm, 10.2 cm?! (peguem numa fita e vejam por vós mesmo)
                              Por exemplo:
                              ferrari f50 usa 335/30 logo o perfil é de 100,5 mm
                              yaris 185/60 perfil é de 111,0 mm

                              ora na realidade só existe 11,5 mm (±1,1 cm) de diferença no perfil destes pneus?!
                              julgo que ainda temos de contar com a aba que encaixa na jante mas ainda assim algo não bate certo.

                              a minha intenção não é questionar o que o darkness diz. É antes tentar perceber a que se devem estes aparentes desfasamentos
                              Correcto. As tuas contas estão correctas.

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X