Announcement

Collapse
No announcement yet.

DIY - Eliminar EGR Avensis T25 126CV

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • DIY - Eliminar EGR Avensis T25 126CV

    Depois de recolher alguma informação junto de colegas mecânicos e Google (:P) decidi tentar eliminar a EGR da minha Avensis T25 2.0D4D 126cv.
    O processo aparentemente é simples e o objectivo é ir dando feedback com forme vão surgindo novidades.



    1 - Válvula EGR.

    2 - Tubo de ligação a admissão.

    O objectivo é fazer uma junta cega para meter entre a EGR e o tubo impedindo assim que os gazes de escape recirculem para a admissão.
    Pela a informação que tenho sem mexer no ECU isto ia levar a que acendesse uma luz de avaria, então nessa junta que estou a fazer terei de fazer no centro um furo de 4mm para passar uma quantidade mínima e tentando assim evitar que assim a luz de avaria.

    A junta +- terá este aspecto:

    Assim que conseguir irei postar aqui os resultados.

  • #2
    Eu usei esse processo na minha antiga pd115, e também me diziam que ia acender uma luz e na verdade nunca me acendeu luz alguma ou deu erro. Apenas notei um ligeiro aumento no silvo do turbo ao ralenti, que demorava um bocado mais a aquecer o motor e obviamente os outros benefícios de uma egr fechada. Já agora refiro que nunca notei aumento nos consumos.
    Estou a pensar fazer o mesmo no meu 2.0 d4d e a minha erg é igual à tua? será que ninguém fez isso aqui no forum?

    Vais começar por testar com ou sem o furo? O furo acabará por se tapar num instante não?

    Comentar


    • #3
      Cegar a EGR é um método que piora sobremaneira as emissões de NOx, logo mais danoso para o ambiente.
      Acho importante que isso fique indicado para apoio à decisão. A prazo pode ser (?) que nas ITV vejam se o sistema está activo, o que joga contra esta opção.

      Comentar


      • #4
        Sim certo que sabemos disso, mas como é que nãs itv vão detectar uma egr fechada? Vejo carros que mandam uma fumarada louca e saem de lá com selo verde...
        Além disso creio que há coisas 10 mil vezes piores para o ambiente.

        Comentar


        • #5
          Originally posted by Fevereiro View Post
          Sim certo que sabemos disso, mas como é que nãs itv vão detectar uma egr fechada? Vejo carros que mandam uma fumarada louca e saem de lá com selo verde...
          Além disso creio que há coisas 10 mil vezes piores para o ambiente.
          A credibilidade dos ITV é um problema de terceiros. :(
          E se fosse tão simples afirmar que há coisas 10mil vezes pior, as EGR não estavam implementadas há tantos anos...

          Comentar


          • #6
            O problema da EGR não é a função para a qual foi criada, mas sim o estado em que ela deixa a admissão do motor levando te a ter despesas com o carro.
            No meu anterior carro tive alguns problemas derivados disso.

            Nos ITV para carros a gasóleo não medem os gazes, apenas opacidade dos mesmos.
            Já fui com vários diesel carros a inspecção sem EGR, CAT e FP e tudo passou.

            Comentar


            • #7
              Se passarem a medir NOx nas ITV, tenho quase a certeza que terão problemas...

              Quanto às despesas com a EGR e o estado que deixa a admissão do motor, é um problema sério e que não negligencio. É por essas questões, e não só, que a escolha por carros diesel deve ser bem ponderada...

              Comentar


              • #8
                Sim se passarem a medir vamos todos tirar a junta cega :)

                Agora a sério não sei até que ponto a egr reduz as emissões, para especialmente para quem não ande muito no trânsito, mas eu andei 160 k km com ela fechada e realmente é agradável não sentir o carro preso depois de alguns meses sem fazer uns bons km de AE.

                Sinceramente agora não tenho tanto essa preocupação pois frequentemente faço 900km de AE non stop.

                Comentar


                • #9
                  1º Passo já está, tubo que liga a egr à admissão já esta fora para fazer as chapas.

                  Comentar


                  • #10
                    Sempre vais optar por furar as chapas?

                    Comentar


                    • #11
                      Para já não vou fazer o furo, se acender a luz de avaria experimento com furo.

                      Comentar


                      • #12
                        Já está feito, amanhã é dia de montar o puzzle.

                        Comentar


                        • #13
                          Alguém que faça a correção ao título do tópico sff :fixe

                          Comentar


                          • #14
                            Originally posted by JFer View Post
                            Já está feito, amanhã é dia de montar o puzzle.
                            Obr não tinha visto o erro.

                            Comentar


                            • #15
                              EGR anulada.
                              O único problema que que não tinha tlm por isso não tirei fotos.
                              Mas posso dizer que vale a pena; em baixas o carro parece outro muito mais solto, não morre tanto, aguenta melhor as mudanças.
                              Utilizei a chapa sem furar e zero de erros. :)
                              Assim que tiver tempo meto a descrição do processo.

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X