Announcement

Collapse
No announcement yet.

[P&D] Vedantes válvulas motor 2E

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [P&D] Vedantes válvulas motor 2E

Boas,

Disseram-me há uns dias que os motores 2E na altura que saíram trabalhavam a gasolina com chumbo e que agora, devido a ser gasolina sem chumbo, os vedantes das válvulas são atacados e corroidos.

Pergunto, será que o problema de o meu carro comer muito óleo é daí?

O carro não tem perca de força e noto que ele deita um pouco de fumo a mais quando dou ao arranque depois de o motor estar parado umas horitas.. A minha teoria é que o óleo que está no cimo do motor, com o motor parado, passe pelos vedantes e se acumule na câmara de combustão e quando dou ao arranque queime esse óleo e largue tanto fumo...

Que acham?

Preciso da vossa ajuda pois estou com ideias de tirar a cabeça do motor fora, desarma-la toda, mudar vedantes e rodar as válvulas e se houver necessidade disso, rectificar a cabeça. Claro, leva a junta da cabeça nova...

Faço bem, faço mal?

Fazer bem fazes, resta saber se o valor disp€ndido vai compensar.

Comentar

Compensa se o problema for mesmo dos vedantes mas preciso da vossa opinião se acham que é por eles que o
      motor está a comer tanto óleo.
      Em termos de t€mpo, pelas minhas contas fica em +/-100€

Comentar

João , o meu Ke teve de levar esses tais vedantes ! Comsumia algum oleo e vim a descobrir que os vedantes estavam bastante ressequidos , levou junta da cabeça, a cabeça foi testada e o que mais doeu :evil: foram os vedantes ( 58€= 8 vedantes ) !! Foi arranjado e ficou ok ! O EE90 de meu cunhado , depois de fazer ums longa desçida , ao acelerar , fazia uma bafada de fumo azul :lol !! O carro tinha apenas uns 100 mil ( mal roda) e os tais retentores estavam tambem muito ressequidos ! Levou o kit de juntas de descarbonização e ficou ok tambem ! Por isso tambem penso que o seu problema será semelhante !! Força nisso ::p:p

Comentar

Boas. penso que todos os motores 2E sofrem desse mal, é um genero de feitio.
          Agora quando se tira uma colaça fora, esta tem de ser rectificada e a junta da colaça mais espessa, para o motor não ganhar mais compressão.
          O ideal é trocar os vendantes e ver como fica.

Abraço

---------- Mensagem adicionada em 05:37 AM ---------- Mensagem anterior em 05:34 AM ----------

The '3E' and '3E-E' engines are considered slightly less reliable than other Toyota engines, although they are also among the easiest engines to service. The most common problems affecting these engines are premature valve stem seal (nitrile) failure, carbon buildup on the intake valves, and collapse of the oil control ring on the piston. Any of these conditions can lead to rough idling, stalling, and fouled spark plugs, and therefore need to be differentially diagnosed. The valve stem seals, at least, can be replaced with silicone or viton-based seals which last much longer.

Isto aplica-se tambem ao 2E. O 4E por exemplo embora seja da mesma familia ja é completamente diferente, por exemplo DOHC 16V, camara de combustão Pentroof é outro motor mesmo.
          O 3E é exactamente igual ao 2E apenas muda o curso e/ou diametro para obter 1.5cc.

Cumprimentos.
          Last edited by BaCaRdI; 25-10-2011, 21:40 PM.

Comentar

Originally posted by Carlos Sol View Post
            João , o meu Ke teve de levar esses tais vedantes ! Comsumia algum oleo e vim a descobrir que os vedantes estavam bastante ressequidos , levou junta da cabeça, a cabeça foi testada e o que mais doeu :evil: foram os vedantes ( 58€= 8 vedantes ) !! Foi arranjado e ficou ok ! O EE90 de meu cunhado , depois de fazer ums longa desçida , ao acelerar , fazia uma bafada de fumo azul :lol !! O carro tinha apenas uns 100 mil ( mal roda) e os tais retentores estavam tambem muito ressequidos ! Levou o kit de juntas de descarbonização e ficou ok tambem ! Por isso tambem penso que o seu problema será semelhante !! Força nisso ::p:p
            "juntas de descarbonização" que é isso?

8 vedantes? não seria 12? o preço que me deram há uns tempos foi de +/- 6€ cada um.... (6*12=72€)
            A junta da cabeça pediram-me, se bem me lembro, 32€.

Sim, eu sei da parte da junta. A cabeça só a rectifico se ela não estiver dentro da tolerância, meto-a na freza com um relogio comparador e vejo as diferenças, se tiver fora das tolerâncias ai sim, rectifico-a mas eu proprio (sou muito desconfiado deste tipo de serviços feitos fora, prefiro ser eu a fazer. )

Alguém me sabe dizer como rodo as válvulas? à mão? Berbequim? :/

---------- Mensagem adicionada em 11:01 PM ---------- Mensagem anterior em 10:55 PM ----------

O Toyota vai agora com os 220000Kms :D
            Last edited by joao_mourico; 25-10-2011, 23:00 PM.

Comentar

Sinceramente acho que fazes bem em dissipar esse problema, que julgo também ser esse o problema do 2E do meu que acabou de fazer os 100mil...

Vai dando novidades.

Originally posted by joao_mourico View Post
              Boas,

Disseram-me há uns dias que os motores 2E na altura que saíram trabalhavam a gasolina com chumbo e que agora, devido a ser gasolina sem chumbo, os vedantes das válvulas são atacados e corroidos.

Pergunto, será que o problema de o meu carro comer muito óleo é daí?

O carro não tem perca de força e noto que ele deita um pouco de fumo a mais quando dou ao arranque depois de o motor estar parado umas horitas.. A minha teoria é que o óleo que está no cimo do motor, com o motor parado, passe pelos vedantes e se acumule na câmara de combustão e quando dou ao arranque queime esse óleo e largue tanto fumo...

Que acham?

Preciso da vossa ajuda pois estou com ideias de tirar a cabeça do motor fora, desarma-la toda, mudar vedantes e rodar as válvulas e se houver necessidade disso, rectificar a cabeça. Claro, leva a junta da cabeça nova...

Faço bem, faço mal?

Comentar

tenho de reunir mais algumas informações para não haver duvidas e depois tem de ser numa altura que não precise do carro (é o mais complicado pois so tenho este meio de transporte, claro, fora a bicicleta. :p)

Comentar

Junta de descarbonização (ou Valve Grind) é o conjunto de juntas quando se tira uma cabeça de motor fora, tipo junta da colaça, vedante de tampa de valvulas e juntas de colectores (admissão e escape)
                  No 2E tem os seguinte part number:
                  04112-11010 (08/1989 - 12/1989)
                  04112-11011 (01/1990 - 03/1991)

Kit de juntas para reparação de motor (quando se desmonta o bloco e cabeça):

04111-11021 (08/1989 - 11/1989)
                  04111-11022 (12/1989 - 12/1989)
                  04111-11023 (01/1990 - 03/1991)

Vedantes de Valvulas:

90913-02071
                  90913-02081 EXHAUST SIDE (11/1990 - 05/1992)
                  90913-02087 EXHAUST SIDE (02/1990 - 10/1990)
                  90913-02089 INTAKE SIDE

Comentar

Na tampa das válvulas não precisa, a vedação é feita por uma junta de borracha.

Agora a principal duvida está no rodar as válvulas...

Comentar

Joao, quando disse 8 vedantes era do motor 3K ( Ke20) que é do meu carro , tava numa de comparação ! Visto ser um tipo de motor já antigo não havia os vedantes cá e mandei vir do Japão ! Preferi usar original ! O motor 2/3E é já de 12 válvulas ! Há quem meta os vedantes sem tirar a cabeça fora , mas não acho um trabalho eficiente , por isso não faço assim ! Prefiro , tirar a cabeça fora , desarmar tudo, lavar bem , soprar tudo e depois vedar valvulas ! Sendo esses motores bastante silenciosos , é façil notar quebras de rotações e oscilações, muitas vezes provocadas pelo carvão acumulado na câmara de combustão e má vedação das sedes de válvulas , por isso , nada como tirar tudo e deixar a 100% !! Tambem a acumulação de oleos queimados no topo dos pistões dá oscilações das rotações , e ao retirar a cabeça fora já dá para limpar o topo dos mesmos !!:p

---------- Mensagem adicionada em 09:07 PM ---------- Mensagem anterior em 09:00 PM ----------

Podes vedar valvulas á mão , ou num tipo berbequim bastante pequeno apropriado ! Tambem já fiz com uma aparafusadora a bateria da Bosch :risohist ! Para vedar as valvulas é usado dois compostos , massa ( ou pasta) grossa e depois para finalizar a fina ! É tipo uma "areia" ! Quando estão com as sedes muito picadas é que demora cumó raio :evil: dá pasta, roda um pouco , limpa e vê ! É repetir o processo até as sedes ficarem tipo " um espelhado" e em toda a volta da sede ! As sedes para vedar , não podem rodar em " seco" , pois sem massa , não tá a fazer nada ! Mas quando "seca" a massa, faz um barulho já diferente !! Espero ter ajudado nalguma coisa João :p

---------- Mensagem adicionada em 09:08 PM ---------- Mensagem anterior em 09:07 PM ----------

Para finalizar !! Se estiverem muito picadas , é meter sedes e válvulas novas !! Dá para trocar !!

Comentar

Pois, mas essa parte de meter sedes e valvulas novas muda o panorama todo da coisa.. :P

Eu sei que massa estas a falar, uso-a algumas vezes no trabalho quando é para valvulas mas de outros fins.

tenho uma aparafusadora do lidl que deve dar bem para isso.

Agora só falta mesmo é o tempo. A principio no sábado quando for à terra já mando vir as peças.
                        - 12 vedantes
                        - junta de cabeça
                        - junta colector escape
                        - junta colector admissão

achas que 6€ cada vedante é caro?

Comentar

Boas, rapaz compra o kit de descarbonização, manda rectificar a colaça, muda as sedes de valvulas e vedantes e roda as valvulas, vai na volta fica te mais barato comprar o kit de descarbonização do que as juntas as peças e ficas sempre com a junta da tampa de valvulas nova.
                          Atenção a rectificação que se dá a cabeça a junta depois tem de ter espessura a mais para compensar o material que se "desbastou" da rectificação e não esquecer afinar as valvulas no final.

Cumrprimentos

Comentar

boas, segui o topico e o meu ee90 esta com o mesmo apecto do problema do joao_mourico,ja tem 290 mil kilometros e em subidas ou por vezes ao relantim deita uma fumarada desgraçada ou entao se puxar u pouco por ele ai é que se nota, ja me disseram tudo e mais alguma coisa de mudar vedantes de valvulas retificar o motor todo ...

Comentar

Originally posted by BaCaRdI View Post
                              Boas, rapaz compra o kit de descarbonização, manda rectificar a colaça, muda as sedes de valvulas e vedantes e roda as valvulas, vai na volta fica te mais barato comprar o kit de descarbonização do que as juntas as peças e ficas sempre com a junta da tampa de valvulas nova.
                              Atenção a rectificação que se dá a cabeça a junta depois tem de ter espessura a mais para compensar o material que se "desbastou" da rectificação e não esquecer afinar as valvulas no final.

Sabes preços das peças que falas-te? Assim aproveitava e comparava com os que me deram.

Cumrprimentos
                              Sedes de válvulas novas para quê? Para isso convinha meter as válvulas também, mas não tenho t€mpo para isso tudo.

A rectificação da cabeça só a faço se for mesmo necessário, como já mencionei em cima. Tenho a tolerancia que ela tem de respeitar em termos de empeno, se estiver dentro da mesma não rectifico.

Comentar

Em processamento...
                              X