Announcement

Collapse
No announcement yet.

[P&D] Vedantes válvulas motor 2E

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

É o que já disse, tanto no manual da Toyota Motor Corporation e o da Hayness a tolerância é a mesma.
    0,05mm, ou seja, as 5 centésimas

Comentar

Boas! Podias fazer um genero de diy com fotos! Era porreiro para o pessoal que se quer aventurar!

E abraço e boa sorte com isso!

Comentar

Ok, vou ver o que posso fazer.

Já tenho o kit de descarbonização, ainda o consegui mais barato (60€).

Agora só falta mesmo é o tempo para o fazer e disponibilidade do Toyota pois é o único carro que tenho e preciso dele. :D

Comentar

só uma pequena achega: já mediste a compressão? antes de fazer esse trabalho eu tentava averiguar como estão os segmentos.

Comentar

O teste de compressão assegura apenas e só o estado dos segmentos? ou o facto de haverem válvulas mal acamadas pode influenciar os mesmos resultados do teste? é que eu tenho noção que o segundo factor que enumerei também entra em jogo... mas posso estar enganado.

Originally posted by EE90 View Post
            só uma pequena achega: já mediste a compressão? antes de fazer esse trabalho eu tentava averiguar como estão os segmentos.

Comentar

Boas malta, após um grande período de ausência aqui estou eu para vos trazer novidades.

Na terça feira tirei a cabeça do motor fora e limpei o bloco, coisa para ter demorado 4 horas.
              Na quarta feira desarmei a cabeça por completo, rodei válvulas (as 4 válvulas de escape estavam muito picadas e cheias de carvão, não faziam vedação como deve ser ), montei vedantes (os velhos estavam muito ressequidos, conforme raspava com a unha aquilo arrancava-se tudo), limpei tudo pois estava cheio de carvão na zona das válvulas, armei tudo como deve ser. (comecei ás 18h acabei ás 3.40 da manhã)
              Na sexta feira montei a cabeça no motor, afinei as válvulas e ensaiei (comecei ás 14h acabei às 00.10)
              Mal dei à chave aquilo pegou logo, impressionante.

Mas agora estou com um grave problema.

Aparece-me óleo em todo o lado. Inicialmente pensei que era da junta da cabeça mas afinal não, é da tampa das válvulas, já meti silicone para além da junta que já existe mas insiste em aparecer óleo. Pelo que me parece também está a sair retentor da árvore de cames e pelo lado do distribuidor. Não percebo isto, nunca tive nenhuma fuga destas e agora aquilo vaza por todo o lado.

Outra coisa que notei de diferente, e possivelmente o problema das fugas vem daí, é que existe alguma pressão interna no motor, quando tiro a tampa do óleo com o motor a trabalhar aquilo manda algum ar fora e salpica óleo, meto a mão por cima e noto alguma pressão.
              Será que é esta pressão que me esta a causar estas fugas todas?

Preciso de ajuda. O toyota não pode andar assim
              Last edited by joao_mourico; 26-11-2011, 21:30 PM.

Comentar

parece-me que te está a fazer falta o livro da Haynes sobre este carro ;) bastante bom, aconselho. esse excesso de pressão pode ser a válvula PCV na tampa das válvulas obstruída, troca-a que é coisa barata e com uma importância muito grande e muito negligenciada por muita gente. quanto ás fugas verifica se ao colocares a junta da tampa ou algum retentor não se deslocaram do sitio.

@zapper: as válvulas mal acamadas ou a vedar mal por qualquer motivo também influenciam sim o teste de compressão, para se despistar se a baixa compressão num cilindro é de segmentos gastos ou de vávulas a vedar mal, acrescenta-se um pouco de óleo pelo orificio da vela, se a compressão aumentar após a introdução do óleo, é sinónimo de segmentos gastos, visto que o óleo compensou momentaneamente esse desgaste.

Comentar

Eu tenho esse livro

Essa valvula que falas é nova, mudei-a há cerca de 1 ano e não é assim tão barata, custou-me 25 euros na altura.

Comentar

Exacto assim consegue-se despistar a fuga pelos segmentos ;)

Originally posted by EE90 View Post
                    parece-me que te está a fazer falta o livro da Haynes sobre este carro ;) bastante bom, aconselho. esse excesso de pressão pode ser a válvula PCV na tampa das válvulas obstruída, troca-a que é coisa barata e com uma importância muito grande e muito negligenciada por muita gente. quanto ás fugas verifica se ao colocares a junta da tampa ou algum retentor não se deslocaram do sitio.

@zapper: as válvulas mal acamadas ou a vedar mal por qualquer motivo também influenciam sim o teste de compressão, para se despistar se a baixa compressão num cilindro é de segmentos gastos ou de vávulas a vedar mal, acrescenta-se um pouco de óleo pelo orificio da vela, se a compressão aumentar após a introdução do óleo, é sinónimo de segmentos gastos, visto que o óleo compensou momentaneamente esse desgaste.

A junta da tampa das válvulas precisa de levar vedante (silicone) nos recantos junto à árvore de cames a junta não veda tudo, no manual haynes diz isso, tal como também fizeram na toyota quando afinaram as válvulas.

Comentar

Foi o que fiz zapper e já não há óleo à vista, estive agora a resolver uma fuga de gases de escape, tive de meter o produto para juntas de escape para vedar.

Agora sim posso dizer que está tudo ok.

Gosto do trabalhar do motor agora. Parece mais suave.

Comentar

O ralenti está estável a quente, nada de fumos brancos, ficou tudo impecável?

Comentar

O relenti está mais ou menos, mas agora o problema vem do carburador. (tem de ser o próximo a levar uma revisão)
                          Em relação aos fumos, até agora que tenha reparado nada, só mesmo o vapor de água que sai agora com estas temperaturas amenas.

Já fiz um tópico com as fotos da reparação:

http://www.toyotistas.com/forum/proj...-xl-1-3cc.html

Agora é fazer Quilómetros e ver se come ou não óleo. :p

Comentar

chegaste a medir a compressão?
                            Last edited by EE90; 01-12-2011, 01:43 AM.

Comentar

Não, não tenho como medir

Comentar

uma forma rápida e grosseira de o fazer é com o motor a trabalhar tirar a vareta de nivel de óleo, se espirrar óleo por aí está o caldo entornado.

Comentar

Em processamento...
                                X