Announcement

Collapse
No announcement yet.

Termostato - Ventoinha

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Termostato - Ventoinha

    Boas

    Tenho um toyota corolla starvan 2.0D de 1999 e estou com um pequeno problema, quando dou à chave a ventoinha que está junto ao radiador liga logo, parece-me um problema do termostato. Gostaria de saber que é fácil de desmontar e como desmonto para fazer eu mesmo em casa.

    Já agora aproveito para preguntar também se alguém já teve àgua no chão d lado do passageiro e como resolver ou possiveis causas.

    Agradeço ajuda pois não precebo nada de mecânica e o dinheiro também é pouco para mandar para a oficina.

    desde já obrigado pela ajuda

  • #2
    Boas.

    O facto do ventilador do radiador ligar logo, nada tem a ver com o termostato. O termostato é um orgão puramente mecânico... permite apenas a saída, ou não, do liquido de refrigeração do bloco do motor. E funciona com a temperatura do liquido.
    O que liga o ventilador será um termocontacto, que estará perto do termostato, 'mergulhado' no liquido de refrigeração e com uma ficha lá ligada. Poderão haver vários termocontactos... um para o ventilador... um para o quadrante... outro para a centralina...
    Ateção que ao mexer-se nisso, é necessário no fim purgar todo o sistema de refrigeração do motor.

    Quando à água nos pés do pendura... foi com certeza o radiador da chaufage que deu o berro e está a deixar saír água. A peça em si não é cara... a desmontagem e posterior montagem é que pode ser uma dor de cabeça. Inclusivamente pode ser necessário tirar o tabelier (no caso do Corolla não acredito que seja necessário).

    Boa sorte...

    Cumprimentos.

    Comentar


    • #3
      tá tudo dito! ;)

      Comentar


      • #4
        Boas

        No caso da água pode até ser a chaufage, mas a ser dai ela também vertia se estivesse desligada? É que a água só aparece quando esta a chuver, por acaso não poderá ser algo como um esgoto da água da chuva?

        Por acaso não haverá por aí um esquema de como mudar o termostato (Termocontato)? Se alguém tiver agradecia.

        Obrigado

        Comentar


        • #5
          Sim, realmente pode ser entrada de água do exterior... nem me lembrei dessa hipotese. Mas acho mais rebuscada... só se o vidro da frente já tiver sido trocado e ter ficado mal colado... ou os escoamentos do teto de abrir (se aplicável) entupidos ou assim.

          Cumprimentos.

          Comentar


          • #6
            Para Rui Sousa

            Como não consigo ver as imagens ou links, agradecia, se possível, que me fossem enviadas para o mail. [email protected]

            Posso dizer que já troquei o vidro e fiquei com o mesmo problema. Quanto ao radiador sofagem, também não me parece já que me parece bom.
            Obrigado

            Comentar


            • #7
              Tenho outra coisa a dizer. Também já verifiquei as condutas de escoamento de água e também estão limpas.
              Já estou a ficar desesperado e na oficina não encontram nada.

              Obrigado

              Comentar


              • #8
                Bem, já tudo foi dito.
                O pormenor da ventoinha, testa-o vê se ele está a fazer passagem sem ser submetido a temperaturas do liquido de refrigeração.
                Quanto ao radiador da chaufage, era fácil saber se era ele ou não, se a junta da colaça não estiver queimada e o liquido de refrigeração baixa-se era certamente este radiador, isto claro se não houver fuga no circuito na parte do motor, tubos etc...
                Quanto ao pormenor da estrada de agua do exterior, vai parecer estúpido mas é a solução, já o fiz em charutos sem ser Toyota, desmontas o máximo que poderes, banco para trás, lanterna, água com força de alguém que esteja no exterior e é só vela entrar, já apanhei de tudo, borrachas, guarda lamas furados/picados, para brisas mal colocados, borrachas fora do sitio, tipo aquelas da direcção, caixa de velocidades, etc...
                Espero ter ajudado. Cumprimentos

                Comentar

                Em processamento...
                X