Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Ajuda] Qual o oleo mais indicado para Yaris 1.0 de 2004

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [Ajuda] Qual o oleo mais indicado para Yaris 1.0 de 2004

Boas após ler o manual e pesquisar muita coisa na net, cada vez fico mais confusa...

Ora no manual diz que motores a gasolina devem usar BP Visco 7000 sport ou visco 5000.

Segundo as normas da do Visco 7000 (5w40)

ViscosidadeSAE 5W-40
    Certificações ACEA
    • A3/B3
    • A3/B4
    • C3

Certificações API
    • SN
    • CF

O visco 7000 sport (5w30) tambem tem as certificações com norma c3

Para o visco 5000

ViscosidadeSAE 10W-40
    Certificações ACEA
    • A3/B3
    • A3/B4

Certificações API
    • SL
    • CF

Castrol EDGE 5w30

ViscosidadeSAE 5W-30
    Certificações ACEA
    • C3

Ora o que encontrei acerca do oleo da toyota é que este tem

ViscosidadeSAE 5W-30
    Certificações ACEA
    • A1/B1
    • A5/B5

Afinal alguem me consegue explicar em que ficamos qual o oleo indicado para um yaris 1.0 de 2004, pois das varias marcas uns tem umas normas/certificações e outros tem outros. Se não me enganei ambas as informações foram retiradas para o mesmo carro.

Peço desculpa se esta informação consta em algum lado mas não encontrei nada especifico quando a pesquisa no forum.

Não percebi.
    Qual a especificação que diz no manual? Tecnicamente, ao fim destes 10 anos, as marcas podem mudar de designação dos seus produtos e criar outros...não me parece que esteja lá indicado que só pode levar BP Visco XX ou YY. Deve referir algo do género: viscosidades adequadas, API, e ACEA.

Comentar

Das paginas que me mandaram do manual no campo do oleo apenas refer o que está ai mencionado bem como APi SJ ou SL... / Viscosidade 10w30 ou 5w30. Não fala nada de ACEA. (pelo menos nas folhas enviadas). Apenas fala das normas ACEA para carros a Diesel.

A designação dos oleos não muda se não cada fabricante fazia o que bem entendia... o maximo que pode acontecer é o fabricante alterar a formula do oleo e dar para mais motores, tal como aconteceu por exemplo com o oleo BP 7000 Sport (5w40), que agora tem a designação de bp 7000cc (5w40) e muitas outras marcas dizem que os oleos tem a norma X ou Y, mas que tambem podem ser utilizados para carros com norma Z ou P.

Comentar

O 5w30 da BP o da shell e Mobil ou similar são os que deixam o motor mais suave. Eu uso sempre o BP 5w30. Nada tem a ver com o 10w40 o carro fica completamente diferente. O taxoleo tem preços porreiros

Comentar

Quanto às promoções estou a par. Mas obrigado pela dica.

Quanto ao oleo poes qual o visco 7000 5w30 ou o visco 5000 FE 5w30? O 5000 FE sei que tem as mesmas normas que o oleo da toyota.

Estava a pensar comprar BP ou um dos oleos da liquid moly.

Comentar

Originally posted by Susie View Post
            Das paginas que me mandaram do manual no campo do oleo apenas refer o que está ai mencionado bem como APi SJ ou SL... / Viscosidade 10w30 ou 5w30. Não fala nada de ACEA. (pelo menos nas folhas enviadas). Apenas fala das normas ACEA para carros a Diesel.

A designação dos oleos não muda se não cada fabricante fazia o que bem entendia... o maximo que pode acontecer é o fabricante alterar a formula do oleo e dar para mais motores, tal como aconteceu por exemplo com o oleo BP 7000 Sport (5w40), que agora tem a designação de bp 7000cc (5w40) e muitas outras marcas dizem que os oleos tem a norma X ou Y, mas que tambem podem ser utilizados para carros com norma Z ou P.
            A designação pode mudar, e até há marcas de óleos que desaparecem, por isso devem estar sempre assinaladas as especificações mínimas, e o construtor não limitar a uma marca e modelo de óleo como parecia no teu post inicial.

A indicação de FE na designação permite um pouco mais de economia, pelo que poderás ter alguns pequenos ganhos em consumo.

Comentar

Telmo a designação dos oleos não muda isso são normas que são estabelecidas para o mundo automovel... o que acontece sim quando aparecem novos oleos/formulas é aparecer um novo oleo com a norma y vindo indicado que que tambem é indicado para a utilização em carros com a norma x ou z por exemplo.

E o que eu disse no inicio no meu primeiro post foi que no manual recomenda para motores a gasolina devem usar BP Visco 7000 sport ou visco 5000, ora toda a gente que tem um yaris aqui do forum sabe que é o que diz no manual o que claro não implica que não tenha havido lancamento de novos oleos ou a toyota tenha feito acordo com a liquid moly ou outra marca de oleos... Possivelmente no manual do teu carro tambem tens la a toyota a recomendar-te alguma marca.

Quando à tua recomendação obrigado.

Comentar

Vou deixar aqui um texto que escrevi à tempos no forum de autogas sobre oleos, mais ou menos é informação que tive de uma cadeira só sobre óleos Auto.

"Existe uma falta de atenção da parte das pessoas para um factor que é as folgas onde o óleo "anda" e as suas tolerâncias.
                Ou seja, eu também tenho um toyota corolla, o carro vem de fabrica com 5w30, o índice a frio é o 5w a quente é o 30, isto em português não diz nada mas se formos ver em termos técnicos a viscosidade altera com a temperatura, temos então uma viscosidade a frio (primeiro índice normalmente medida a 40ºc) e a viscosidade a quente ( segundo índice normalmente medido a 80 a 90ºc)

Se o carro de origem o fabricante aconselha 5w30 é porque para as folgas internas essa é a viscosidade mais indicada, o que acontece com os anos é que os materiais vão se gastando e por sua vez as folgas aumentam logo as tolerâncias também, muita malta coloca óleos com índices de viscosidade mais altos, estilo, 10w40, 15w40, 15w50 etc etc...

Cabe a cada um decidir, posso falar por experiencia própria, que aumentar a viscosidade em demasia não ajuda EM NADA, tive um caso que o óleo não chegava bem a cabeça, porque os capilares que levam o óleo a cabeça do motor e a outros locais era demasiados pequenos para aquela viscosidade de óleo.

Atenção que nunca se deve alterar os óleos indicados pelo fabricante de animo leve, o óleo do carro é como o nosso sangue.
                ou seja, no teu caso colocava o do fabricante ainda, a menos que tenhas um consumo de óleo exagerado.
                eu por exemplo no meu tenho quase 200.000km e ainda uso 5w40 que o segundo índice não é o 30 como o fabricante recomenda, mas como sou do algarve pouca diferença faz porque aqui as temperaturas são mais altas logo os motores trabalham com temperaturas mais altas de ambiente, logo o óleo a quente fica com boa viscosidade mesmo a quente, mas em breve devo começar a colocar 10w40 pois já começa a ter algum consumo de óleo.

O que aconteceu quando colocaste 5w30 foi que o motor deixou de ter de fazer maior esforço para trabalhar, pois o outro óleo poderia estar a ocupar um volume em certos locais que não deveria, visto ele ser mais viscoso. Se imaginares um peixe a nadar na água e outro a nadar em óleo de fritar batatas, o que nada na água vai bem mais livre, pois a viscosidade da água é muito pequena. :) (exemplo parvo mas pronto)

Um bom truque para quem compra carros novos, é fazer a rodagem bem, e mudar o óleo e filtro apos a rodagem. Isto para durante o processo de rodagem os materiais tem folgas com tolerâncias mais justas, o que vai fazer o motor se acamar por completo, apos esse período as limalhas que foram saltando vão para o óleo e para o filtro logo vai prejudicar logo nos primeiros 15 a 30 mil km todo o sistema de lubrificação e por sua vez o motor e componentes aliados ao mesmo.

Atenção também aos aditivos, com espessantes por vezes entopem os filtros e dificultam a circulação do óleo, alguns anunciam só vantagens mas temos de ter em atenção outros factores que podem ser visto nas caraterísticas técnicas dos aditivos."

Por norma os novos oleos trazem sempre a norma anterior.
                Qualquer duvida é sempre ir ao Data sheet dos oleos
                Para esse carro a Toyota em Faro anda a colocar 5w40 ou 5w30 cá no algarve, pelo menos a ultima vez que tive conhecimento.
                Como disse no texto, ia mudar para 10w40, e por acaso fiz no fim de semana e como o João disse o motor nota-se mais de origem e menos solto porque o meu já tem 200.000km o oleo anterior que tinha era o 5w40 e já sentia o motor solto demais e consumo de oleo.

Comentar

Originally posted by Susie View Post
                  Telmo a designação dos oleos não muda isso são normas que são estabelecidas para o mundo automovel... o que acontece sim quando aparecem novos oleos/formulas é aparecer um novo oleo com a norma y vindo indicado que que tambem é indicado para a utilização em carros com a norma x ou z por exemplo.

(...)
                  Acho que estás enganada. A designação comercial é de cada fabricante, "Visco", "GTX", "Fórmula", etc. e isso muda com o tempo.

As normas/especificações é que não.

Comentar

Exatamente, o Telmo tem razão, o importante nos óleos é NORMAS ACEA e SAE e API, o resto é marketing de cada marca.

Comentar

Telmo acho que me percebeste mal / ou eu expliquei-me mal... quando falei de designação do oleo em si estava-me a referir às normas é isso que eu estou a dizer que não pode mudar quando à designação (Nome do oleo/marca comercial) isso pode mudar as vezes que quiserem, mas a mim não me interessa, tal como ao resto das pessoas...

A minha questão é mesmo acerca das normas reparem nas normas dos oleos que bp utiliza ( oleo recomendado no manual na altura) e as normas retiradas de um garrafão da toyota.

Roast julgo que o Telmo não me entendeu / ou eu não me fiz entender da melhor maneira... E sim as Normas ACEA e API é o impotante nos oleos dai a razção de ter aberto este topico.

Se alguem conseguir chegar a alguma conclusão que se chegue à frente :)

Comentar

A toyota mudou recentemente de fabricante, mudam de X em X anos.
                        Já foi BP agora é Golp!

Quanto ao Yaris uso o 5w30 da BP e gosto, nada tem a ver com outras viscosidades.

Comentar

No manual do carro estão as especificações do óleo recomendadas e essas são as que se devem cumprir quanto a mim.
                          Eu estou-me nas tintas para o que os concessionários usam, ou para as folhas amarelas de publicidade que impingem no manual.
                          Se retirares estas duas ultimas "hipóteses" creio que é bastante claro que especificações de óleo usar :fixe

Comentar

Susie resumidamente podes usar qualquer oleo que tenha as normas que o manual do yaris aconselhas, ou mais recentes.
                            De qualquer das formas deve-se respeitar o oleo aplicado desde o inicio que o carro veio do fabricante, no caso do meu por exemplo, veio com 5w40
                            nos 12 anos do meu carro (corolla 1.4 de 2001) levou visco 7000 sport 5w40 só agora aos 200.000km é que subi a viscosidad epara 10w40, porque estava a gastar oleo e sentia o motor solto demais, tem tudo a ver com as tais tolerâncias de folgas que falei nuns posts atras.

Existem carros que nunca vêm a consumir oleo, aponto para na sua maioria, carros que a revisão é feita a tempo e horas, oleo sempre igual na sua viscosidade, o filtro de ar sempre impecável e carros que não façam muita terra batida...

No caso do meu carro tudo está impecável, menos o caso de eu fazer muita estrada de terra batida, acaba por entrar sempre partículas de areias e é isso que vai dando cabo da parte interna onde os pistons trabalham.

Na minha opinião o indice mais importante nos oleo no caso de portugal é mesmo o primeiro, ou seja, 0w, 5w, 10w, 15w, 20w, etc porque é onde o carro quando está frio vai trabalhar com uma viscosidade muito elevada comparando com a viscosidade a quente, quanto maior for este indice e se o motor não tiver folgas fora do normal, vai aumenta-las com o tempo, não nos podemos esquecer que isto é teoria mas que dentro do motor existem partes que trabalham a enormes rotações e bem justinhas lol

Comentar

Roast a questão é mesmo essa pois queria comprar oleo para fazer a revisão ao carro e fiquei na duvida, porque o manual diz que o carro utiliza um tipo de oleo com determinada norma acea, o oleo da toyota, tem outra dai ter ficado na duvida o que comprar. Se fosse o caso de dar para utilizar em carros com outras normas costumava dizer algo deste genero como a liqui moly diz ...

Specifications and approvals
                              ACEA C2

API SN / CF
                              LIQUI MOLY also recommends this product for vehicle

s for which the

following specifications are required:

ACEA A1 / B1, A5 / B5 .
                              Mas pronto vou colocar o visco 5000 FE 5w30 apesar de não saber qual lá está agora e qual é que o carro tem levado pois é a primeira vez que o carro faz revisões nas minhas mãos visto ter sido comprado usado.

João_Onyx utilizas o visco 7000 ou o visco 5000 FE?

Comentar

Em processamento...
                              X