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(ajuda) Carburador corolla ee80

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  • (ajuda) Carburador corolla ee80

    boas toyotistas, adquiri recentemente um corolla e80 de 3 portas com o motor 1.3 (2E). o carro tinha estado parado há algum tempo mas quando o fui buscar estava bom, a andar bem, um toyota. fiz a revisao completa, tudo normal. meti o a trabalhar, deixei o aquecer e dei lhe umas gazadas, quando parei o carro ficou a fazer ratters vindos do carburador, ate o filtro do ar esta um bocado preto. tem relanti instavel e quando se acelera parece um trator mas nao se recusa a subir a rotaçao. esta tudo bem ligado, as velas sao novas, todos os filtros novos.
    o que acham que pode ser ? pode ter sido algum lixo que tinha no deposito e como ele tinha pouca gasolina (reserva) poderá ter entrado no carburador ? aquilo parece milho de pipocas a estourar. pode ser gasolina a mais tambem ? mas o carro nao embrulha.

    agradeço qualquer ajuda

  • #2
    Se notas que está a queimar gasolina a mais, primeiro verifica a afinação do parafuso (cabeça especial) da mistura ar/gasolina que fica mesmo nas costas do carburador.
    Caso a afinação não resolva, podes ter um problema numa ou nas duas válvulas de vácuo (são 2 peças de plástico por baixo da caixa do filtro do carburador no lado do pendura, uma é verde e a outra é branca com 3 ligações a tubos de vácuo cada) com membrana interna perfurada.

    Tive este problema válvulas de vácuo há pouco tempo, o sintoma apareceu dum dia para o outro ficando com o ralanti abaixo do normal a quente, e cheiro notório de gasolina mal queimada... no meu caso tinha a válvula verde estragada. Felizmente consegui arranjar na Toyota por +- 40€, mas fiquei logo a saber que já não fazem a valvula branca (penso que o funcionamento seja igual, só muda a posição das ligações dos tubos)...

    Cheguei a trocar uma pela outra (é importante tomar nota dos tubos ligados para depois não trocar) o sintoma mudou mas não resolveu passou a ficar sem avanço no ponto de ignição... (que também é controlado pelo vácuo).

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    • #3
      Originally posted by zapper View Post
      Se notas que está a queimar gasolina a mais, primeiro verifica a afinação do parafuso (cabeça especial) da mistura ar/gasolina que fica mesmo nas costas do carburador.
      Caso a afinação não resolva, podes ter um problema numa ou nas duas válvulas de vácuo (são 2 peças de plástico por baixo da caixa do filtro do carburador no lado do pendura, uma é verde e a outra é branca com 3 ligações a tubos de vácuo cada) com membrana interna perfurada.

      Tive este problema válvulas de vácuo há pouco tempo, o sintoma apareceu dum dia para o outro ficando com o ralanti abaixo do normal a quente, e cheiro notório de gasolina mal queimada... no meu caso tinha a válvula verde estragada. Felizmente consegui arranjar na Toyota por +- 40€, mas fiquei logo a saber que já não fazem a valvula branca (penso que o funcionamento seja igual, só muda a posição das ligações dos tubos)...

      Cheguei a trocar uma pela outra (é importante tomar nota dos tubos ligados para depois não trocar) o sintoma mudou mas não resolveu passou a ficar sem avanço no ponto de ignição... (que também é controlado pelo vácuo).
      Já agora, amigo zapper, há forma de verificar que essas valvulas estão estragadas? :fixe

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      • #4
        O do meu pai está na toyota em braga por um problema também do carburador, não da rateres mas embrulha todo a frio. Para não correres o risco de comprar a válvula errada mais vale levares á marca.

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        • #5
          Originally posted by SEDAN View Post
          Já agora, amigo zapper, há forma de verificar que essas valvulas estão estragadas? :fixe

          Sim, é simples, na válvula tens 3 conexões identificadas com uma letra gravada no plástico, X Z e S.
          As ligações Z e a X estão lado a lado e a S no topo.
          Explicando funcionamento:
          - Quando há vácuo na ligação S é aberto o fluxo entre X e Z
          - Quando não há vácuo na ligação S não pode haver fluxo entre X e Z, no entanto entre X e Z há um sentido do fluxo (não sei precisar se é X>Z ou X<Z neste momento) que é mais permissivo se por exemplo sobrarmos com alguma pressão.

          Para testar pode-se fazer o teste com uma seringa e um tubo de vácuo ligado à ligação S, cria-se um pouco de vácuo e mantem-se por algum tempo o vácuo, por exemplo 10 segundos, se ainda for possível existir fluxo entre X e Z durante esse tempo então a válvula está em condições.

          Espero ter ajudado.

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          • #6
            Originally posted by SEDAN View Post
            Já agora, amigo zapper, há forma de verificar que essas valvulas estão estragadas? :fixe

            Sim, é simples, na válvula tens 3 conexões identificadas com uma letra gravada no plástico, Y Z e S.
            As ligações Y e a Z estão lado a lado e a S no topo.
            Explicando funcionamento:
            - Quando há vácuo na ligação S é aberto o fluxo entre Y e Z
            - Quando não há vácuo na ligação S não pode haver fluxo entre Y e Z, no entanto entre Y e Z há um sentido do fluxo (não sei precisar se é Y>Z ou Y<Z neste momento) que é mais permissivo se por exemplo sobrarmos com alguma pressão.

            Para testar pode-se fazer o teste com uma seringa e um tubo de vácuo ligado à ligação S, cria-se um pouco de vácuo e mantém-se por algum tempo o vácuo, por exemplo 10 segundos, se ainda for possível existir fluxo entre Y e Z durante esse tempo então a válvula está em condições.

            Espero ter ajudado.

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            • #7
              Originally posted by SEDAN View Post
              Já agora, amigo zapper, há forma de verificar que essas valvulas estão estragadas? :fixe

              Sim, é simples, na válvula tens 3 conexões identificadas com uma letra gravada no plástico, Y Z e S.
              As ligações Y e a Z estão lado a lado e a S no topo.
              Explicando funcionamento:
              - Quando há vácuo na ligação S é aberto o fluxo entre Y e Z
              - Quando não há vácuo na ligação S não pode haver fluxo entre Y e Z, no entanto entre Y e Z há um sentido do fluxo (não sei precisar se é Y>Z ou Y<Z neste momento) que é mais permissivo se por exemplo sobrarmos com alguma pressão.

              Para testar pode-se utilizar uma seringa e um tubo de vácuo ligado à ligação S, cria-se um pouco de vácuo com a seringa e mantendo por algum tempo o vácuo, por exemplo 10 segundos, se ainda for possível existir fluxo entre Y e Z durante esse tempo então a válvula está em condições.

              Espero ter ajudado.

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              • #8
                Originally posted by SEDAN View Post
                Já agora, amigo zapper, há forma de verificar que essas valvulas estão estragadas? :fixe

                Sim, é simples, na válvula tens 3 conexões identificadas com uma letra gravada no plástico, Y Z e S.
                As ligações Y e a Z estão lado a lado e a S no topo.
                Explicando funcionamento:
                - Quando há vácuo na ligação S é aberto o fluxo entre Y e Z
                - Quando não há vácuo na ligação S não pode haver fluxo entre Y e Z, no entanto entre Y e Z há um sentido do fluxo (não sei precisar se é Y>Z ou Y<Z neste momento) que é mais permissivo se por exemplo sobrarmos com alguma pressão.

                Para testar pode-se utilizar uma seringa e um tubo de vácuo ligado à ligação S, cria-se um pouco de vácuo com a seringa e mantendo por algum tempo o vácuo, por exemplo 10 segundos. Se após esse tempo ainda for possível criar fluxo entre Y e Z então a válvula está em condições.

                Espero ter ajudado.

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                • #9
                  Originally posted by zapper View Post
                  Sim, é simples, na válvula tens 3 conexões identificadas com uma letra gravada no plástico, X Z e S.
                  As ligações Z e a X estão lado a lado e a S no topo.
                  Explicando funcionamento:
                  - Quando há vácuo na ligação S é aberto o fluxo entre X e Z
                  - Quando não há vácuo na ligação S não pode haver fluxo entre X e Z, no entanto entre X e Z há um sentido do fluxo (não sei precisar se é X>Z ou X<Z neste momento) que é mais permissivo se por exemplo sobrarmos com alguma pressão.

                  Para testar pode-se fazer o teste com uma seringa e um tubo de vácuo ligado à ligação S, cria-se um pouco de vácuo e mantem-se por algum tempo o vácuo, por exemplo 10 segundos, se ainda for possível existir fluxo entre X e Z durante esse tempo então a válvula está em condições.

                  Espero ter ajudado.
                  Perfeita explicação, Obrigado :fixe

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                  • #10
                    Só um aparte, o kit de juntas para o carburador também já não existe na toyota

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