Announcement

Collapse
No announcement yet.

Toyota MR2 - Evolução -

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Toyota MR2 - Evolução -



    A história do MR2 começa em 1976 quando a Toyota iniciou um projecto de um carro que teria que ser divertido de conduzir mas que fornecesse um bom consumo de combustível. Não tinha necessáriamente de ser carro desportivo, apenas divertido.



    O desenho base de chassis começou em 1979 quando Akio Yoshida do departamento de testes começou a estudar diversas configurações de chassis, desde a colocação do motor, tipo de tracção, até ao estilo de condução. Foi então decidido que a posição do motor seria transversal em posição central traseira. Nasceu assim o primeiro protótipo em 1981 de nome SA-X. O seu desenho base começa então a ser evoluído em diversos testes feitos tanto no Japão como na Califórnia. Estes testes passaram por estrada aberta e por circuitos como Willow Springs, onde o ex-piloto de Formula 1 Dan Gurney testou o SA-X.
    A excitação ao trabalhar neste projecto era tanta que alguns trabalhadores abdicaram de gozar férias para poder ajudar nos testes de desenvolvimento do SA-X.



    No Outono de 1983 a Toyota apresentou a evolução do SA-X no salão de Tóquio. Este novo protótipo de nome SV-3 tinha já um design bastante próximo do que viria a ser o MR2. A data de lançamento ficou agendada para o Verão de 1984 e ia ostentar o nome MR2, inicialmente as iniciais de “Midship Runabout 2-Seater” mas mais tarde de “Mid-Engine Rear-Wheel Drive 2-Seater”. O símbolo do MR2 que representa um pássaro significa “aerodynamic beauty through evolution”.
    Na evolução do SA-X para o SV-3, o chefe de departamento de design Seiichi Yamaushi decidiu dar então um toque desportivo ao carro.




    Na realidade, o desenvolvimento dos protótipos que deram origem ao MR2, tiveram o Know-How da Lotus na afinação do comportamento do carro. Roger Becker da Lotus teve muito trabalho no Japão com a Toyota a afinar o comportamento de vários protótipos. Basicamente o que houve foi um programa de treino para os engenheiros da Toyota visto que a Lotus tinha mais experiência em carros desportivos de motor central. Contudo o produto final foi concluído unicamente pelos engenheiros da Toyota. Ouve ainda alguns protótipos da Lotus a usarem peças Toyota, o que diz bem das boas relações entre as duas marcas. Ainda há alguns cépticos que afirmam que o MR2 foi um protótipo abandonado pela Lotus, mas como a própria Lotus já confirmou, o MR2 foi um projecto unicamente da Toyota, apenas Roger Becker ajudou no desenvolvimento das suspensões e comportamento geral do carro. Afinal de contas nessa altura a Lotus era controlada pela Toyota.





    1º Geração

    Nasceu assim o primeiro carro de motor central de produção em massa de um fabricante japonês. A primeira geração MR2 foi introduzida no Japão em 1984 com o nome de código AW11, mas apenas em 1985 os EUA e o velho continente conheceram pela primeira vez o MR2.



    Um dos maiores trunfos do MR2 era o seu reduzido peso, um comportamento excepcional e um potente motor mas não de grande cilindrada. Estes factores aliados à tracção traseira e ao motor em posição central faziam do MR2 um carro bastante divertido de conduzir. O MR2 foi muito bem recebido tanto pelo público geral como pelas revistas de automóveis.



    Na primeira fase do MR2 estiveram disponíveis dois motores, o de menor cilindrada, 3A-LU, tinha 1.5l de cilindrada e 83Cv/5600rpm. Os MR2 equipados com este motor têm o código de AW10. Este motor esteve apenas disponível no mercado japonês, uma solução idêntica à que encontramos no Corolla AE85.
    O principal motor do MR2 foi sem dúvida o 4A-GE de 1587c.c. DOHC com quatro válvulas por cilindro. Estes motores vinham equipados com o sistema Bosh L-Jtronic (sistema multi-ponto de injecção de combustível) e também com o sistema T-VIS. Apesar dos motores serem iguais, as potências podiam variar consoante o país, devido à utilização de MAF’s para melhorar as emissões poluentes, os motores viam a sua potência reduzida. Assim nos EUA a potência máxima era de 112Cv, na maioria dos países europeus a potência era de 124Cv e no Japão com uma taxa de compressão maior, a potência chegava aos 128Cv. Os MR2 equipados com o 4A-GE eram conhecidos como AW11.



    Em 1986, o MR2 sofreu ligeiras alterações, das quais se destacam a possibilidade de optar por uma versão targa, os pára-choques na cor da carroçaria e a instalação de embaladeiras laterais. Os interiores passaram a poder contar com estofos em pele, os travões passaram a ser de maiores dimensões e a transmissão C50, foi substituída pela melhorada C52.

    Dois anos depois das anteriores alterações que referi, a Toyota presenteou o MR2 com um novo motor. O novíssimo 4A-GZE. Partindo da excelente base do motor 4A-GE, a Toyota mantendo a mesma cilindrada, construiu um bloco reforçado e dotou este motor com um compressor e intercooler, desta forma, 4A-GZE conseguia debitar uns muito saudáveis 145Cv suficientes para acelerar o MR2 dos 0 aos 100Km/h em cerca de 6,9 segundos. Se o 4A-GE era um motor de excepção, uma verdadeira jóia para a época, o 4A-GZE era ainda mais exclusivo, pois não era comum adoptar-se estas soluções para aumentar a potência. Os MR2 equipados com este motor são denominados AW12. Infelizmente o mercado europeu nunca viu ser comercializado o AW12.



    Pode-se dizer que o MR2 entrou com o pé direito na sua primeira geração, a imprensa adorou o MR2 e a ele lhe foram entregues diversos prémios, destacando dessa forma o bom comportamento dinâmico, os muito competentes motores usados e a ousadia da Toyota de fabricar um carro que muitos julgavam que seria impossivel vir de um fabricante do país do Sol Nascente.

    O MR2 despertou atenção também no deporto motorizado, correndo em diversas categorias obteve o merecido êxito em muitas elas. Curiosamente o modelo de competição mais emblemático do MR2 nunca chegou sequer a correr. Esse MR2 foi desenvolvido pela TTE. Na época em que o MR2 foi lançado, o campeonato de GrupoB tinha na altura um enorme sucesso. Em 1988, uma nova classe de nome GrupoS estava para aparecer. Foi para o novo GrupoS que a Toyota desenvolveu o MR2, dotou-o com tracção às quatro rodas e um motor com cerca de 700Cv. Apenas a estética era semelhante ao original MR2, foram produzidos três MR2 de GrupoS, um de tracção traseira para ralis de asfalto e dois de tracção às quatro rodas, com uma caixa de velocidades desenvolvida pela Xtrac, para ralis de terra. Apenas um destes carros resistiu até aos dias de hoje, os outros dois foram destruídos em testes. Os motores tinham 2000c.c. de cilindrada e vinham equipados com turbo.
    Infelizmente para a TTE, o GrupoB foi banido e o GrupoS viu a cilindrada ser limitada a 1200c.c., desta forma a TTE nunca pode fazer correr o MR2 GrupoS de 700Cv.







    2º Geração

    A segunda geração MR2 foi lançada para o mercado no Verão de 1990. Nesta geração, o MR2 era mais comprido, mais largo e mais pesado do que a anterior geração. O estilo agressivo do AW11 comparado com um Kart de grandes dimensões deu lugar a um estilo mais adulto e maduro. Nesta nova geração destacavam-se as linhas mais redondas e harmoniosas, os faróis escamoteáveis e a opção do targa que já acontecia na anterior geração. Todo o conjunto fazia lembrar carros desportivos de segmento alto, esta geração distanciou-se em termos de conceito do AW11 mas com esta nova atitude, ganhou um tipo de adeptos que o AW11 não teve, em contra-partida, alguns fãns do AW11, continuaram a preferir o conceito original.



    Nesta geração, o MR2 é também conhecido como SW20, e propunha três diferentes motores. Um deles era o 5S-FE de 2200c.c. com cerca de 130Cv, o segundo motor mais potente era o 3S-GE com 165Cv e o motor mais potente de todos era o 3S-GTE com 225Cv capaz de acelerar o MR2 dos 0 aos 100Km/h em 6.1 segundos. Mais uma vez o motor mais potente disponibilizado no MR2 não foi disponibilizado na Europa, ficando assim a ser o motor 3S-GE o mais potente no velho continente a equipar os MR2.



    A entrada para o mercado do SW20, não foi tão harmoniosa com foi a do AW11, no SW20 a Toyota desenvolveu uma geometria de suspensão para trabalhar da mesma forma do que acontecia nos super-desportivos. Esta opção fez com que o MR2 tivesse uma capacidade de curvar excelente, a capacidade era tão boa que era demasiado fácil para condutores com pouca experiência em carros de tracção traseira e motor central, sendo demasiado fácil, esses condutores menos experientes podiam fácilmente cometer excessos e erros que facilmente entrariam em sobre-viragem podendo acabar num pião. Se os condutores experientes neste tipo de carros gostavam do comportamento, os jornalistas da época criticaram este ponto do SW-20.



    Em 1992 com o feed-back recebido, a Toyota introduziu algumas alterações no MR2. Entre elas encontra-se uma suspensão revista de forma a não entrar com tanta facilidade em sobre-viragem sacrificando um pouco o desempenho em curva. Para além da suspensão, a largura dos pneus traseiros foi aumentada, foram também introduzidas jantes de 15´´ e travões de maiores dimensões.
    Se os jornalistas e alguns condutores ficaram mais satisfeitos, outros condutores preferiam as anteriores especificações de chassis que eram mais exigentes para os condutores em termos de atenção, mas mais eficazes quando bem conduzido. Este conceito faz com que o SW20 não seja um carro para quem quer, mas para quem pode. Não deixa de ser um conceito bem interessante e de certo modo coincidente com o estilo de design do carro.



    Passados dois anos das primeiras alterações, a Toyota decidiu em 1994 melhorar de novo o SW20, em termos estéticos foram redesenhados os faróis traseiros e a grelha entre os mesmos faróis. Mas o melhor estava para vir, o motor 3S-GE viu ser removido o T-VIS e alteradas as entradas de ar na cabeça do motor, bem como um melhoramento no software da centralina. Com estas alterações o motor passou a debitar 172Cv. O motor 3S-GTE, teve igualmente as mesmas evoluções que o 3S-GE mas a ele lhe foi aplicado o novo turbo, o CT20B, isto fez com que o 3S-GTE debitasse uma potência de 240Cv.
    Mais tarde em 1996, os piscas frontais e laterais viram a cor laranja dar lugar à cor branca, as ultimas alterações ao SW20 ocorreram em 1999 e apenas tiveram efeito no mercado japonês. As alterações passaram pela introdução do sistema VVT-i no motor 3S-GE que viu a sua potência ficar nos 198Cv, bancos desportivos da Recaro e um spoiler traseiro regulável em três níveis.
    Outra versão bastante desconhecida ( ainda nem eu sei bem se é mesmo verdade ) é a versão SW20 Spyder, sabe-se que vieram apenas cinco para o Reino Unido pois como no Japão, os carros no Reino Unido têm volante à direita.



    Em termos desportivos, destaca-se a participação no campeonato japonês de turismos, JT-C. Neste campeonato o MR2 obteve várias vitórias e para comemorar essas mesmas vitórias, em 1998 a TRD fabricou um kit apenas disponível no mercado japonês denominado 2000GT. Para além do kit estético, as suspensões e motores eram melhorados com peças da TRD ( Toyota Racing Development ), alguns carros saíram de fábrica com potências a rondar os 493Cv e a pesar menos de 1100Kg. Apesar de haverem poucos SW20 Spyder, o kit 2000GT também chegou aos Spyder que sem duvida fazem do SW20 um carro com um design soberbo.








    3º Geração


    Depois da segunda geração MR2, os dirigentes da Toyota tinham planeado deixar o MR2 de parte, pois apesar de terem sido entregues unidades do SW20 até 1999, estas foram em muito pequenas quantidades e foi apenas no Japão, pois no resto do mundo o MR2 já tinha deixado de ser comercializado.



    Mas se os dirigentes da Toyota tinham pensado em descontinuar o MR2, o mesmo não aconteceu aos projectistas da marca, que meio às escondidas, continuaram a trabalhar no sucessor do SW20. Quando o projecto chegou às mãos da administração Toyota, o MR2 que tinha os seus dias contados viu a administração e os estrategas da empresa darem luz verde ao projecto.



    Desenhado sem grandes limitações, os designes tiveram uma enorme liberdade no desenho da terceira geração MR2. Esta liberdade marcou logo uma ruptura com o passado ao ser desenvolvido de raiz um MR2 roadster, algo que nunca tinha acontecido até então, e deixado para trás as carroçarias coupé targa. No Japão o MR2 passou a ser conhecido como MR-S, que significa “Midship Runabout – Spyder”



    No geral, pode-se dizer que este MR2 se aproxima mais do AW11 do que com o seu antecessor o SW20. As dimensões foram reduzidas, tendo 3885mm de comprimento, 1240mm de altura, 1695mm de largura e 2450mm entre eixos. Como não podia deixar de ser, o peso também foi reduzido e situa-se agora nos 975Kg. Isto fez com que o comportamento do MR2 ficasse mais ágil. Para esta maior agilidade, à que contar também com a distribuição de pesos de 42% à frente e 58% atrás. Ideal para se ter divertimento ao volante, bem como para conduzir de forma rápida.
    Transitam das anteriores gerações a disponibilidade de apenas dois lugares, a colocação do motor em posição central montado transversalmente e a tracção às rodas traseiras, mantendo-se assim, fiel ao princípio de Midship Runabout 2-Seater. Resta dizer que a terceira geração MR2, é também conhecida como ZZW-30



    Para equipar o MR2, a Toyota optou pelo motor 1ZZ-FE já anteriormente disponível na gama Corolla. Para o MR2, a Toyota adicionou o sistema VVT-i tornando o motor mais potente em cerca de 20Cv, sem sacrificar os consumos.
    Assim, o motor 1ZZ-FE, de 16V com quatro cilindros e 1794c.c. , passou a debitar 140Cv/6400rpm e 170Nm/4400rpm. Estas características fazem com que o MR2 tenha uma relação peso/potência excelente e as performances anunciadas são de 7,9 segundos dos 0 aos 100Km/h e 210Km/h de velocidade máxima. A transmissão ficou a cargo de uma caixa manual de cinco velocidades e por um diferencial autoblocante. O Coeficiente aerodinâmico de 0.36Cx, é também um dos melhores na classe dos roadsters.

    O sistema escolhido para a suspensão do ZZW-30 recaiu num sistema McPherson Strut com braço inferior em L e barra estabilizadora para a frente e sistema McPherson com Duplos braços sobrepostos com barra estabilizadora para trás.

    Os interiores do MR2 são como a Toyota diz, “feitos por medida”. A posição de condução baixa faz-nos sentir que estamos sentados num Kart, a bagageira foi reduzida ao máximo para não sacrificar a rigidez do carro e todos os comandos do tablier estão na posição desejada. Para além da capota em lona equipada com vidro traseiro com desembaciador, o MR2 tem ainda como opção uma capota rígida que dá ao MR2 um ar de um verdadeiro coupé.





    A recepção ao ZZW-30 não foi consensual, uns aplaudiram a aproximação que teve ao AW11, outros preferiam que se mantivessem as características do SW20. Gostos à parte, numa questão estavam todos de acordo, o comportamento do ZZW-30 era irrepreensível e é provavelmente o MR2 com melhor comportamento dinâmico. O experiente piloto Tiff Needell que testou o MR2 para a BBC no programa Top Gear elogiou bastante o comportamento do MR2.



    Em 2003 o ZZW-30 recebeu várias alterações a nível estético, como novos pára-choques e novas ópticas bem como entradas de ar laterais da cor da carroçaria. Em termos mecânicos recebeu uma caixa de seis velocidades e uma nova caixa, também de seis velocidades, disponível como opção de comandos sequenciais no volante, as jantes deixaram de ser todas de 15´´pois as traseiras passaram a ser de 16´´, as suspensões receberam novas molas e amortecedores bem como uma barra na traseira para aumentar a rigidez.
    Em 2004, a rigidez do MR2 foi aumentada tendo o peso total do carro passado dos 975Kg para os 985Kg.



    O Futuro do MR2 é algo incerto, parece certo que será descontinuado, mas ao mesmo tempo foi visto um MR2 alargado e camuflado em testes no circuito de Nurbrugring. Aos adeptos deste carro, resta apenas esperar e ver o que o futuro reserva.



    _________________
    :arrow: Post desenvolvido por FastPeter para Toyotistas.com

    Thanks to ImageShack for Free Image Hosting

  • #2
    Toyota MR2 - Evolução -

    :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

    Mais um belo tópico :amen :amen :amen :amen

    :boa

    :onda

    Comentar


    • #3
      Toyota MR2 - Evolução -

      Peter.... tu tas la


      :amen :amen :amen :amen :amen :amen :amen :amen :amen

      Comentar


      • #4
        Toyota MR2 - Evolução -

        ;) :D :D Belo poste!!!!!!!
        ui... ui... :palmas :palmas :palmas ;) :D
        abraço

        Comentar


        • #5
          Toyota MR2 - Evolução -

          Tás lá Peter!!!;)

          Ei ei!! Q n haja confusão com os "postes" ;)

          Comentar


          • #6
            Toyota MR2 - Evolução -

            Obrigado pelos comentários.

            Como tinha dito, já cá está a 3º geração :)
            Se acharem alguma incorrecção digam ;)

            Comentar


            • #7
              Toyota MR2 - Evolução -

              Tá tudo correctíssimo :!:

              FastPeter nomeado Rei do BesOff Toytoista :palmas :palmas :palmas :palmas

              Belas imagens 8) 8) 8) 8)

              Comentar


              • #8
                Toyota MR2 - Evolução -

                WWWOWWWW 8O
                Estou sem palavras.

                Comentar


                • #9
                  Toyota MR2 - Evolução -

                  evoluçao final do mr2:

                  http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eB...339&indexURL=3

                  Comentar


                  • #10
                    Toyota MR2 - Evolução -

                    É a nossa biblia humana :D :amen :amen :amen :amen

                    Comentar


                    • #11
                      Toyota MR2 - Evolução -

                      :amen :amen Sem palávras.
                      Completamente rendido

                      Comentar


                      • #12
                        Toyota MR2 - Evolução -

                        Epá...nem sei o ke diga... 8O tou....bem...nem sei! este FastPeter é o TOYOTISTA do ano...Parabens! Agora espero ke não seja copiado para outro forum! :lol

                        Comentar


                        • #13
                          Toyota MR2 - Evolução -

                          :oops: :oops: :oops:

                          Bolas ,Bolas ,Bolas..........
                          isto está mesmo fantástico :twisted: :twisted:
                          não Há mais nada a dizer.
                          :P :P :P
                          Fast Peter Rulezzz

                          Comentar

                          Em processamento...
                          X