Announcement

Collapse
No announcement yet.

História da Toyota

Collapse
Este é um tópico fixo
X
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • História da Toyota

    Porque mais importante do que a História dos Carros Toyota será a História da própria Toyota! ;)

    A Toyota Motor Corporation (TMC) está entre as dez maiores empresas da listagem da Fortune Global 500¹, e posiciona-se entre as mais importantes corporações mundiais globais. A Toyota é, neste momento, o terceiro maior fabricante de automóveis mundial, com vendas anuais superiores a seis milhões de veículos² nos cinco continentes. A Toyota tem todo o orgulho em ser um dos fabricantes de veículos mais admirados de sempre³ , uma proeza que a empresa acredita resultar da sua imensa dedicação em satisfazer o cliente. Tal como muitas empresas que deixaram a sua marca bem vincada na história da Humanidade, a Toyota tem-se definido por um conjunto único de valores e de princípios que têm as suas raízes nos seus anos de formação no Japão.

    A história da Toyota começa em finais do século 19, no momento em que Sakichi Toyoda inventou a primeira máquina de fiar eléctrica no Japão, que acabou por revolucionar a indústria têxtil do país. Em Janeiro de 1918, Sakichi fundou a Toyoda Spinning and Weaving Company e, com a ajuda do seu filho, Kiichiro Toyoda, realizou o sonho de uma vida ao fabricar uma máquina de fiar automática, em 1924. Dois anos mais tarde, era criada a Toyoda Automatic Loom Works.


    Sr. Sakichi Toyoda______________A primeira máquina de fiar eléctrica

    Um dos primeiros carros Toyota

    Tal como o seu pai, Kiichiro tinha um espírito inovador e durante as suas visitas à Europa e aos Estados Unidos nos anos 20 ficou profundamente interessado na indústria automóvel que aí ia dando os primeiros passos. Rentabilizando ao máximo as £100,000 que Sakichi Toyoda recebeu pela venda dos direitos da patente da sua máquina de fiar automática, Kiichiro estabeleceu as fundações da Toyota Motor Corporation (TMC), a qual foi criada em 1937. De máquinas de fiar a automóveis, a história da Toyota tem sido uma sucessão constante de situações em que as fronteiras da manufactura foram alargadas.


    ¹ Tal como publicado na edição de Julho de 2002 da revista Fortune
    ² Incluindo as marcas Hino e Daihatsu
    ³ Tal como publicado na edição de Fevereiro de 2002 da revista Fortune



    Abertura ao mundo

    Além da própria TMC, um dos grandes legados de Kiichiro Toyoda’s é o famoso Sistema de Produção Toyota. Instigado pela necessidade de fazer mais com menos, Kiichiro inventou e optimizou a filosofia "just-in-time" - a produção apenas das necessárias quantidades de artigos já encomendados com um mínimo de desperdício - que acabou por se tornar um elemento crucial no desenvolvimento da empresa, em sintonia com a filosofia de respeito consistente para com as pessoas. Na devida altura, o Sistema Produtivo da Toyota, com ênfase no melhoramento constante e o valor do empenho dos funcionários, Ao longo do processo, o Toyota Production System, foi considerado pela indústria automóvel mundial como a referência inquestionável.

    Erguendo-se das cinzas da indústria, na elevação no Japão do pós-guerra, a Toyota tornou-se o maior construtor de automóveis naquele país, conquistando uma fatia do mercado nacional superior a 40%. Em 1980, a Toyota já tinha montado o seu veículo número 30 milhões e na passagem do século atingia já os 100 milhões de automóveis construídos.

    No final dos anos 50, a Toyota começou a lançar as pontes para a conquista dos mercados internacionais. Os primeiros Toyota Crown chegaram aos Estados Unidos 1957 e, em 1965, modelos como o Toyota Corolla conseguiam-lhe granjear uma boa reputação na qualidade do serviço ao cliente e sua satisfação e os volumes de vendas começavam a estar ao nível dos fabricantes americanos. Actualmente, as vendas anuais da Toyota nos Estados Unidos situam-se quase nos 2 milhões de unidades, além de que 1.2 milhões de veículos e quase 1.3 milhões de motores e transmissões foram aí produzidos nos Estados Unidos em 2002.


    Adesão à Europa

    As primeiras importações oficiais da Toyota para a Europa tiveram lugar na Dinamarca em 1963 e, desde então, a corporação tem vindo a crescer continuadamente no sofisticado e complexo mercado europeu. Em 2003, a Toyota tinha já vendido mais de 12 milhões de viaturas na Europa, tendo registado o seu sexto recorde anual de vendas consecutivo. A Toyota acredita na sua filosofia de localização dos seus veículos para que possam dar resposta às diferentes necessidades dos diferemtes tipos de clientes europeus. O que quer dizer que as actividades da empresa na Europa - sejam elas a construção, investigação e desenvolvimento ou marketing - são geralmente localizadas próximo das comunidades que pretendem servir.

    Hoje em dia, a Toyota está a colher os frutos desta estratégia. Criou uma reputação sem paralelo em toda a Europa na fiabilidade e satisfação do cliente . Apoiada por uma rede de 24 empresas nacionais de marketing e vendas e cerca de 3300 concessionários, a Toyota olha o futuro com a perspectiva de aumento de vendas nos anos que se seguem.


    Cronologia da Toyota Europa:
    http://www.toyota.pt/about_03/toyota...istory_04.html
    In http://www.toyota.pt/about_03/index.html




    A Toyota começou a abordar o mercado europeu no início dos anos 60. Em 2003 entregou o seu veículo número 12 milhões a um cliente europeu acreditando firmemente que este sucesso resulta da dedicação de toda a família Toyota e o seu empenho em colocar sempre o cliente em primeiro lugar.

    A Toyota construiu uma reputação inigualável de fiabilidade e serviço e satisfação do cliente em toda a Europa. Os 6,000 funcionários da Toyota na Europa estão empenhados em fazer com que os veículos que produzem tenham qualidade do mais alto nível e que o serviço oferecido aos clientes seja tão perfeito quanto possível.

    Cimentando a sua liderança nas tecnologias ecológicas, a Toyota continuará a desenvolver os seus esforços a longo prazo para apoiar o desenvolvimento sustentável em geral e motores mais limpos e melhores métodos produtivos em particular.

    A combinação de preocupações ambientais com as necessidades dos condutores e da própria sociedade em constante mutação, a Toyota congratula-se por ter crescido juntamente com a Europa ao longo das últimas quatro décadas. E espera conseguir participar de modo activo na Europa de amanhã, através de contribuições construtivas para a mobilidade europeia.

    Dr. Shuhei Toyoda; Presidente e CEO; Toyota Motor Europe
    In http://www.toyota.pt/about_03/index.html



    The Toyota Motor Co. Ltd was first established in 1937 as a spin-off from Toyoda Automatic Loom Works, one of the world's leading manufacturers of weaving machinery.

    The Toyoda Automatic Loom Works was then headed by Japan's "King of Inventors" Sakichi Toyoda. The patent rights to one of his machines had been sold to Platt Brothers (UK) and provided the seed-money for the development and test-building of Toyota's first automobiles.

    August 1997 marked the 60th anniversary of TMC. The fledgling company founded by Kiichiro Toyoda, Sakichi's son, has since blossomed into the leader that it is today.

    In 1950 the company experienced its one and only strike. Labor and management emerged from this stoppage firmly committed to the principles of mutual trust and dependence, and that corporate philosophy still guides our growth today.

    Production systems were improved in the late 1950s, culminating in the establishment of the 'Toyota Production System.' It became known as TPS in 1970 but was established much earlier by Taiichi Ohno. Based on the principles of Jidoka, Just-in-time and Kaizen, the system is a major factor in the reduction of inventories and defects in the plants of Toyota and its suppliers, and it underpins all our operations across the World.

    Toyota launched its first small car (SA Model) in 1947. Production of vehicles outside Japan began in 1959 at a small plant in Brazil, and continued with a growing network of overseas plants. Toyota believes in localizing its operations to provide customers with the products they need where they need them; this philosophy builds mutually beneficial long-term relationships with local suppliers and helps the company fulfill its commitments to local labor.

    Over and above manufacturing,Toyota also has a global network of design and 'Research and Development' facilities, embracing the three major car markets of Japan, North America and Europe.

    In every community in which the company operates, Toyota strives to be a responsible corporate citizen; close relationships with people and organizations in the local community are essential contributors to mutual prosperity. Across the world, Toyota participates enthusiastically in community activities ranging from the sponsorship of educational and cultural programmes to international exchange and research.

    Today, Toyota is the world's third largest manufacturer of automobiles in unit sales and in net sales. It is by far the largest Japanese automotive manufacturer, producing more than 5.5 million vehicles per year, equivalent to one every six seconds. In the time it has taken you to read this paragraph, we'll have produced at least another three or four cars!

    In http://www.toyota.co.jp/en/about_toy...ory/index.html

  • #2
    Re: História da Toyota

    Belo, belissimo !!!!!!!!!!!!!

    8)

    Comentar


    • #3
      Re: História da Toyota

      Excelente tópico!!!! :palmas

      Comentar


      • #4
        Re: História da Toyota

        Falta uma coisa :P
        Se o homem se chama Toyoda, pk a companhia se chama Toyota??
        Eu sei +/- pk, teve a ver com os caracteres de toyoda em japones, tinha um certo numero de caracteres k significava bad luck e entao alteraram pra toyota.
        Mas vou procurar melhor pra confirmar isso ;)

        Comentar


        • #5
          Re: História da Toyota

          Originally posted by TiZeDasCoives
          Falta uma coisa :P
          Se o homem se chama Toyoda, pk a companhia se chama Toyota??
          Tens toda a razão!!

          Na altura, reparei nessa discrepância nos nomes, mas não consegui descobrir a explicação disso... :oops: Também devo confessar que não me esforcei muito para a encontrar... :oops:

          Quem descobrir primeiro a resposta para essa questão que a "poste"! ;)

          Comentar


          • #6
            Re: História da Toyota

            Achei!! achei! biba!! ganhei a torradeira a pedais!
            Apos ter andado a procurar na minha base de dados em casa e n ter encontrado (é o k faz ter kuase 2gb de coisas da TOYOTA :D ), consegui dar com um site k da a tal explicaçao k eu uma vez li..

            Establishment of Toyota Motor Co. and WWII 1936-1946
            Toyota Motor Co. was established as an independent company in 1937. Although the founding family name is Toyoda (豊田), the company name was changed to

            - Signify the separation of the founders' work life from home life;
            - Simplify the pronunciation, and
            - Give the company an auspicious beginning. Toyota (トヨタ) is considered luckier than Toyoda (トヨダ) due to the fact that eight is a lucky number, and is the number of strokes it takes to write Toyota in Katakana.

            http://www.japan-101.com/business/toyota.htm

            Comentar


            • #7
              Re: História da Toyota

              Tenho pouco tempo para vir ao forúm... E, dá nisto!!! Perdi uma torradeira a pedais!!! :( :lol :lol :lol :lol

              Por acaso, hoje lembrei-me de pesquisar isto e descobri exactamente o mesmo que o TiZeDasCoives, só que noutro site, que é uma autêntica Enciclopédia!

              Se quiserem ver, está lá a história completa da Toyota ;) :
              http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota

              Comentar


              • #8
                História da Toyota

                http://www.toyota.co.jp/en/about_toyota/history/

                Comentar


                • #9
                  História da Toyota

                  Muito bom post!

                  Comentar


                  • #10
                    História da Toyota

                    A TOYOTA também fabrica robots que usam na própria linha de montagem! E tem um departamento dedicado a casas pre-fabricadas!
                    Já agora também tem um departamento de máquinas de costura (ainda há dias, em Inglaterra, vi uma daquelas lojas de arranjos rápidos com ums Toyota Industrial!

                    http://www.toyota.co.jp/en/

                    Os meus parabéns pelo post AnaCS.

                    E ao TiZeDasCoives não ganhas a torradeira a pedais mas podes ganhar um saco de rebuçados de funcho da Madeira... ;) Com os cumprimentos do TiAlbertoJardimDasFlores :) É só o pessoal se encontrar no 6º... Encontro :lol

                    Comentar


                    • #11
                      História da Toyota

                      Originally posted by goncas_pt
                      E ao TiZeDasCoives não ganhas a torradeira a pedais mas podes ganhar um saco de rebuçados de funcho da Madeira... ;) Com os cumprimentos do TiAlbertoJardimDasFlores :) É só o pessoal se encontrar no 6º... Encontro :lol
                      É melhor do que a torradeira a pedais :lol :lol
                      Mas não vou puder ir ao encontro, estou de momento na Alemanha a finalizar os estudos e só devo dar um salto a Portugal em Maio :(

                      Abraços e obrigado na mesma ;)

                      Comentar


                      • #12
                        História da Toyota

                        Deixa estar.. eu guardo uns. :chupa

                        Com que então na Alemanha... :copos

                        Tenho uns amigos malucos em Frankfurt. Diverte-te e bons estudos. :pcfight

                        Comentar


                        • #13
                          História da Toyota

                          Ainda não visitei Frankfurt em condições, e no entanto moro perto :oops:
                          Fui lá ao Salão Internacional do Automóvel e pouco mais :? Mas agora também estou atafulhado de coisas para fazer :susto

                          Comentar


                          • #14
                            História da Toyota

                            Muito bom, AnaCS! :D

                            Sem duvida, uma excelente dose de cultura toyotista!!!

                            Comentar


                            • #15
                              História da Toyota

                              Belo post, ana, sim senhor...

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X