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Auris 1.4 D4D Sol (2009) - Problemas com o nível do óleo

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  • Auris 1.4 D4D Sol (2009) - Problemas com o nível do óleo

    Boas!

    O meu Auris tem-me dado o seguinte problema nas duas últimas mudas do óleo: nas mudanças do óleo, o carro sai da oficina com o óleo no nível (um pouquinho abaixo do máximo) e passado algum tempo (1000 km ou menos) aparece-me uma mensagem relacionada com o óleo. Quando vou ver o nível, ele está acima do máximo - às vezes, 5 mm, outras vezes quase um cm (!).

    Da primeira vez, levei o carro de volta ao mecânico e ele tirou o excesso e disse-me que é possível que tenha havido uma descarga do filtro de partículas e que tenha ido para o motor. Disse-me que essa descarga normalmente vai para fora do motor (pelo escape), mas para isso acontecer eu teria de fazer percursos que o obrigassem a aquecer, garantindo para isso uma velocidade próxima dos 100 km/h durante algum tempo - o que eu na altura até andava a fazer, pelo que achei estranho. Ele disse-me que se fosse pouca mistura, que não havia problema. Mas que se fosse muito, seria melhor mudar o óleo novamente. Dessa vez, tirou-me apenas o excesso de óleo e a luz de aviso desapareceu.

    Recentemente, fiz nova mudança do óleo e aconteceu-me exatamente o mesmo. Com cerca de 1 cm a mais na vareta, fui ao mecânico e ele vazou-me o excesso. Contudo, passada uma semana, mais ou menos, voltou a luz e a vareta mostrou novamente excesso. Fiquei preocupado com a questão da descarga do filtro de partículas... Mas optei por voltar a tirar o excesso.

    A luz desapareceu mas ando preocupado com a possibilidade de o óleo andar "contaminado".

    Eu percebo muito pouco de carros e pedia a V/ opinião. Isto é mesmo assim? Os donos de Auris têm tido o mesmo tipo de problemas?

    Obrigado e saudações Toyotistas!
    Last edited by rapazote; 09-09-2014, 17:56 PM.

  • #2
    O óleo contaminado com combustível é verdadeiramente mau para o motor e para o turbo.
    Eu substituia sem mais demora.

    Os diesel recentes têm de fazer regenerações do filtro partículas regularmente, sob pena disto acontecer.

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    • #3
      mas há interligação entre o óleo de lubrificação e a regeneração do filtro?

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      • #4
        Durante a regeneração, é injetado gasóleo extra. Se algum dele não for conduzido para o sistema de escape, cai para o óleo por via de EGR, readmissão e blowby.

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        • #5
          Tenho que dar uma vista de olhos num esquema.
          Pensei que pela EGR, ao haver a readmissão, nunca podia ir parar à parte do carter. Apenas seria queimado novamente e seguia pelo escape.

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          • #6
            Só é queimado nas condições propícias a tal. O gasóleo não é um combustível tão volátil como a gasolina.

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            • #7
              Mas havendo readmissão, vai entrar de novo na câmara de combustão, e aí obrigatoriamente será queimado.
              Eu não estou a perceber é em que ponto é que existe interligação entre a EGR e o carter.

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              • #8
                Originally posted by CorreiaRS View Post
                Mas havendo readmissão, vai entrar de novo na câmara de combustão, e aí obrigatoriamente será queimado.
                Eu não estou a perceber é em que ponto é que existe interligação entre a EGR e o carter.
                Não é queimado, porque entra em estado líquido e não pulverizado.
                Desce pelas paredes dos cilindros e vai ter com o óleo.

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                • #9
                  entendido :) não me tinha lembrado desse pormenor.
                  Obrigado.

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                  • #10
                    Não sei exatamente se também é possível o caminho via PCV... :|

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                    • #11
                      Bem, nisto tudo (e boas questões levantadas) eu voltei à pesquisa, e encontrei informação sobre regenerações.
                      A quantidade de combustível injetada pode ser até 8 vezes a normal...
                      http://pmmonline.co.uk/technical/cau...m-regeneration


                      E o "caminho" que eu supus como certo está claramente errado por demasiado elaborado, em termos práticos, o gasóleo "cai" diretamente para o cárter por blowby nos segmentos:
                      http://www.j-mst.org/On_line/admin/f...2526-2533_.pdf

                      My bad, e a todos, em particular ao CorreiaRS, um pedido de desculpas.

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                      • #12
                        desculpas nada. Já deu foi para aprender =)

                        mas alem do blowby (que eu desconhecia o termo até hoje), eventualmente pode haver alguma porção que também seja responsabilidade dos segmentos raspadores de óleo.

                        Sobre o nível do óleo subir 1cm, realmente bate certo com os valores de %combustivel no oleo que relatam no artigo que o Telmo.Salgado referiu.

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                        • #13
                          Agradeço as respostas. Realmente, confirma-se o que me disseram. O que é chato é isto andar a acontecer-me vezes demais, mas presumo que tenha a ver com a minha condução. Por agora, terei de mudar o óleo e ponto final. Cumprimentos a todos!

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