Announcement

Collapse
No announcement yet.

Corolla 1.4 vvt-i (2004) GPL??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Corolla 1.4 vvt-i (2004) GPL??

    Olá Toyotistas,

    cá em casa temos um Corolla 1.4 vvt-i de 2004, com 101.000 km.
    Estamos a equacionar instalar a modificação para que o motor trabalhe a GPL.
    Por acaso alguém já alguém teve alguma experiência em colocar GPL neste motor, ou num similar da Toyota?
    As minhas preocupações são as normais...
    - Diferenças nos consumos significativas
    - Problemas mecânicos (em 10 anos só foi à oficina para manutenção, queria que isto assim continuasse)
    - Perdas de potência
    - Manutenção mais cara...

    Caso alguém tenha uma experiência positiva ou negativa com GPL em toyota, se pudessem partilhar...
    ​Cumprimentos.

  • #2
    10mil km por ano até agora... acho que não é um investimento com claro retorno....

    Comentar


    • #3
      Este carro fez mais ou menos 30.000 km entre 2004 e 2006.
      Depois fez mais ou menos mais 35.000 km entre 2006 e 2012.
      E desde meados de 2012 até agora fez mais ou menos 35.000 km.

      Ou seja isto foi sempre irregular, devido a diferentes necessidades de transporte que temos tido cá em casa.
      E a tendência é neste momento fazer cerca de 15.000 por ano nos próximos anos.
      Além disso, com um combustível mais barato, provavelmente viajaremos mais nele, e aumentará de certeza a quilometragem anual.


      Por isso pode muito bem valer a pena, tendo em conta que o Corolla não é para vender tão cedo.
      Cumps
      Last edited by ricardo_peixoto; 12-11-2014, 11:31 AM.

      Comentar


      • #4
        Ok, assim sendo, 15mil por ano é uma amortização rápida.
        Julgo que a instalação do GPL para estes motores deverá incluir o Flashlube.
        O membro Powerslave tem uma máquina destas a GPL, vai à Garagem e dá uma olhada no tópico dele.

        Comentar


        • #5
          Originally posted by telmo.salgado View Post
          Ok, assim sendo, 15mil por ano é uma amortização rápida. Julgo que a instalação do GPL para estes motores deverá incluir o Flashlube. O membro Powerslave tem uma máquina destas a GPL, vai à Garagem e dá uma olhada no tópico dele.
          Assim que estiver no PC dou uma resposta em condições (mete números e cálculos e a resposta alonga-se um pouco ;) )

          Comentar


          • #6
            Eu sabia que podia contar contigo para envenenar mais um vvti! :)

            Comentar


            • #7
              Fiz a contas tendo em conta o que tenho lido, e num cenário algo pessimista.

              Com uma média de 10,5L/100 a GPL, um custo total de 1.400 € € com a instalação (único orçamento que pedi), demoraria 35.000 km, ou seja começaria a ganhar dinheiro + ou - a fazer 2,5 anos da instalação.

              Comentar


              • #8
                Ora bem... envenenemos!
                Respondendo por ordem às perguntas que colocaste inicialmente ricardo_peixoto:
                - Os consumos sobem na casa dos 20% para a mesma utilização, usando o meu como exemplo, a média dos consumos passou dos 6.58 a gasolina para os actuais 7.75l/100km, mas com a diferença de preço dos combustíveis acabas por reduzir a despesa entre 40 a 45%;
                - Os problemas mecânicos vão depender da competência do instalador (é realmente o instalador que faz a diferença e não a marca do sistema que se coloca), bem instalado e bem afinado o sistema, não vais ter problemas (já explico melhor à frente);
                - A perda de potência era nos sistemas aspirados, actualmente com os sistemas de injecção as perdas são quase nulas (há até sistemas em que a potência aumenta);
                - A manutenção do motor mantém-se igual, a manutenção do sistema de GPL é a troca de um filtro do combustível de 15 em 15 mil quilómetros.

                Os preços dos sistemas de injecção gasosa (os mais comuns) andam na casa dos 1400-1650€, varia consoante a marca a instalar, os de injecção líquida (o supra-sumo da coisa) andam nos 1850€.
                Os motores desta família (ZZ) têm válvulas e sedes de válvula "macias", funcionam bem com gasolina mas como o GPL não deixa depósito e queima com uma temperatura mais elevada, as válvulas e as sedes podem desgastar-se prematuramente (don't panic!), no entanto, há maneira de evitar isto com a adição de um "lubrificante de válvulas" (flashlube ou similar), no colector de admissão é colocado um líquido que entra para os cilindros que protege as válvulas e as sedes do desgaste excessivo. O preço do sistema de lubrificação de válvulas anda nos 150-250€ (consoante seja manual ou electrónico, o segundo é bastante mais fiável e tem avisar de nível) mais o líquido que se compra de tempos em tempos e é uma aquisição obrigatória se o sistema instalado for um de injecção gasosa. Injecção de gasolina para lubrificar as válvulas não chega, tem que ter lubrificação suplementar.
                A injecção líquida, tanto quanto sei, não precisa de lubrificação de válvulas suplementar, o próprio sistema injecta gasolina para evitar os problemas (cerca de meio litro para 100km), não tem o filtro que te falei acima (não tem manutenção periódica como os de injecção gasosa) e, devido ao facto de ser injectado em estado líquido, há um ligeiro aumento de potência.

                Agora pergunto eu:
                - Que médias fazes?
                - Quanto tempo tencionas manter o carro?
                - De onde és?
                - Já visitaste o http://forum.autogas.pt/ ? (eles é que percebem bem da poda ;) )

                Comentar


                • #9
                  depois desta resposta, acho que podem fechar o topico :lol

                  Comentar


                  • #10
                    Bem, obrigadão pela resposta ;) Bem antes de mais, é a minha mãe que anda com ele normalmente.

                    -Médias, neste momento faz mais cidade, tem andado nos 8,5L/100.
                    Este carro há uns meses fazia-me uns 11 a 12L/100, até que levei à toyota e substituiram-me as velas e correia de distribuição, da revisão dos 90.000 km e reduziu um pouco (só levo à toyota de 2 em 2 anos por ser mais caro, vai mais a um mecânico daqui da zona). Mas a minha mãe tem pé pesado tb, e é um motor que há alguns anos que faz viagens muito curtas, em que o motor atinge a temperatura normal, e passado 2-3 minutos é desligado por umas horas.
                    Btw, o senhor da Toyota aconselhou-me a fazer uma limpeza do sistema de injeção (80 €€), mas não fiz porque acabei por já pagar muito dinheiro pelo resto. Mas ele disse que ainda podia melhorar mais os consumos. Acham que devo fazer ? E já agora, este carro que tipo de injeção tem? Confesso que não percebo muito do assunto.

                    - Tenciono manter o carro pelo menos mais 5 anos. E depois reavaliar, talvez possa ser mais tempo.

                    - Sou de Braga, e o carro normalmente anda por Braga. Mas no Verão faz uns 2500-3.000 km por esse Portugal fora numa ou duas semanas ;)

                    - Tive a ler as FAQs em Autogas.pt... E pedi um orçamento. Total 1400 €. E com base nisso estimei que em 2,5 anos teria o investimento recuperado.
                    Last edited by ricardo_peixoto; 14-11-2014, 15:54 PM.

                    Comentar


                    • #11
                      desconhecia os dois sistemas de injecção para gás :) (gasoso/liquido)

                      Comentar


                      • #12
                        Originally posted by ricardo_peixoto View Post
                        Bem, obrigadão pela resposta ;) Bem antes de mais, é a minha mãe que anda com ele normalmente.

                        -Médias, neste momento faz mais cidade, tem andado nos 8,5L/100.
                        Este carro há uns meses fazia-me uns 11 a 12L/100, até que levei à toyota e substituiram-me as velas e correia de distribuição, da revisão dos 90.000 km e reduziu um pouco (só levo à toyota de 2 em 2 anos por ser mais caro, vai mais a um mecânico daqui da zona). Mas a minha mãe tem pé pesado tb, e é um motor que há alguns anos que faz viagens muito curtas, em que o motor atinge a temperatura normal, e passado 2-3 minutos é desligado por umas horas.
                        Btw, o senhor da Toyota aconselhou-me a fazer uma limpeza do sistema de injeção (80 €€), mas não fiz porque acabei por já pagar muito dinheiro pelo resto. Mas ele disse que ainda podia melhorar mais os consumos. Acham que devo fazer ? E já agora, este carro que tipo de injeção tem? Confesso que não percebo muito do assunto.

                        - Tenciono manter o carro pelo menos mais 5 anos. E depois reavaliar, talvez possa ser mais tempo.

                        - Sou de Braga, e o carro normalmente anda por Braga. Mas no Verão faz uns 2500-3.000 km por esse Portugal fora numa ou duas semanas ;)

                        - Tive a ler as FAQs em Autogas.pt... E pedi um orçamento. Total 1400 €. E com base nisso estimei que em 2,5 anos teria o investimento recuperado.
                        Consegui mandar a resposta completa para o "espaço"... mas cá vai de novo.

                        Com consumos de 8.5 a gasolina deve andar na casa dos 10.2 a GPL, para uma instalação de 1850€ (o valor mais alto de que falei) vais precisar de 30 a 32 mil quilómetros para começar a ser rentável.
                        Deve ter sido substituída a correia do alternador, a distribuição é de corrente, muito dificilmente precisarás de a trocar ;)
                        Quantos quilómetros são percorridos nessas viagens curtas? O carro pega a gasolina, mas a passagem para GPL é relativamente rápida, é caso de ver se compensa.
                        Não sei que tipo de limpeza seja esse à injecção, nunca fiz nada disso no meu (a única coisa que limpei no meu foi o corpo do acelerador, borboleta, por capricho e estava bem cheia de trampa).
                        A injecção nesses motores é indirecta, cada cilindro tem um injector que injecta o combustível no colector de admissão antes das válvulas de admissão (já numa injecção directa o combustível é injectado mesmo dentro do cilindro).
                        Perguntei o local de onde eras para saber se te indicava o meu instalador, mas aí por cima conheço pouco, mas se perguntares no fórum do autogás eles indicam-te logo as casas todas que são recomendadas ;)

                        Comentar


                        • #13
                          Originally posted by CorreiaRS View Post
                          desconhecia os dois sistemas de injecção para gás :) (gasoso/liquido)
                          A injecção líquida é relativamente recente por cá, lá fora já os instalam há quase 10 anos... é o tempo que temos de atraso na legislação :assobio

                          Comentar


                          • #14
                            O meu sogro tem a E12 1.4 SW dele com GPL e desde ai foi sempre a adicionar km.
                            Até ao momento 0 problemas.

                            Comentar

                            Em processamento...
                            X