Announcement

Collapse
No announcement yet.

A importância da chave dinanométrica no aperto das jantes

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• A importância da chave dinanométrica no aperto das jantes

Acerca do aperto das porcas das jantes

A força de aperto até vem indicada no manual do fabricante, o manual do utilizador do carro. Um aperto incorrecto provoca vibrações e até empenos nas jantes, é ridícula a forma ignorante como a maior parte dos supostos profissionais do ramo tratam deste aspecto.

tas a brincar, nao? agora tenho um furo e tenho de pedir
    a alguem com uma dessas chaves q me mude o pneu?

toda a gente sabe q é apertar tudo ate um pouquinho antes de partir :lol

Comentar

É mais apontar a pistola de ar e zumba :lol 8)

Comentar

É mais apontar a pistola de ar e zumba
        Ora nem mais!

P.S: Por acaso tenho uma chave dessas em casa, lembro-me do meu pai a utilizar aquando da desmontagem, rectificação e montagem do motor da KE36.

Comentar

Mas essas chaves são imprescindíveis nas cabeças de motor... :) Quer dizer, podem não ser se for feito na oficina da esquina :P

Todos os apertos têm uma força de aperto especificada no manual, e realmente tem a sua influência, mas há casos mais importantes que outros. O das jantes deve ser dos menos importantes, a menos que se parta um perno ou force demais a jante... mas para isso seria preciso um aperto animal mesmo :)

Comentar

Mas essas chaves são imprescindíveis nas cabeças de motor... Quer dizer, podem não ser se for feito na oficina da esquina

Todos os apertos têm uma força de aperto especificada no manual, e realmente tem a sua influência, mas há casos mais importantes que outros. O das jantes deve ser dos menos importantes, a menos que se parta um perno ou force demais a jante... mas para isso seria preciso um aperto animal mesmo
            Nem mais (tou a ficar repetitivo)...

Comentar

o melhor é a mão, com chave directa. Já vi rodas a saltar graças ao chaves dinanométricas, o que implicou rectificações e substituição de pernos partidos...

Comentar

Mas também já ouvi que as rodas não deviam ser demasiado apertadas. Existe um aperto certo para as rodas.

Penso que a Datsun uma vez num anuncio até fazia referência a que as rodas dos seus carros tinham o aperto ideal ;)

Comentar

Pessoal, chaves dinamométricas para verificar apertos , são do melhor que há , desde que esteja bem regulada, o que "se calhar" acontece é que as oficinas regulam a chave para um valor e esse valor vai dar para todos os tipos de carros , o que evidentemente está mal, cada modelo de carro tem o seu binário de aperto de rodas eu é que ainda não vi uma oficina que tivesse a regular para cada tipo de carro :roll: , é pena.

Comentar

Originally posted by balkaum
                    Concordo.
                    É que nesse caso, a Marta da Telesseguro passa a ter clientes à fartazana! :lol :lol

Se realmente é como dizem, está mal feito.
                    Só se for propositado para nos obrigar a ir às oficinas para trocar um pneu... :roll: :evil:

Comentar

Originally posted by acs
                      Originally posted by balkaum
                      Concordo.
                      É que nesse caso, a Marta da Telesseguro passa a ter clientes à fartazana! :lol :lol

Se realmente é como dizem, está mal feito.
                      Só se for propositado para nos obrigar a ir às oficinas para trocar um pneu... :roll: :evil:
                      Pior o emendo que o soneto... :lol

Comentar

Extremistas dum raio... :lol :lol :lol

Também não se deve subir passeios e passar em buracos e tal...

Comentar

Originally posted by Bakano69
                          Extremistas dum raio... :lol :lol :lol

Também não se deve subir passeios e passar em buracos e tal...
                          Correcção: Não se devem subir passeios nem devem existir buracos na estrada... :roll: :?

Comentar

N é o Citroen C5 k todas as vezes k se muda um pneu é necessário ir à marca para retirar la o aviso?

Comentar

Òla povo.
                              Essa historia das chaves dinamométricas é um pouco complicada,porque exige 2 chaves iguais e várias para x kg de aperto, 1para estar a trabalhar e outra pra ir calibrar (as calibragens demoram meses), o que implica um grande investimem-to que nem mesmo os concecionários conceguião suportar. São tambem muito frágeis e estou a ver um tr abalhador a fazer dela martelo e é claro...,mas ha uma série de condicionantes que não permite qualquer um te-las,principalmente o monetário.
                              Eu estou um pouco á vontade pra falar do assunto porque na empresa já fiz o control dos apertos.
                              Nesse aspecto do aperto das femeas das rodas e outros realmente deviam ser utilizadas só que...

Abraços

Comentar

Em processamento...
                              X