Announcement

Collapse
No announcement yet.

A importância da chave dinanométrica no aperto das jantes

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Sinceramente não percebo... Já mudei os pneus ao meu carro uma dezena de vezes, e nunca vi jantes empenadas ou outra coisa... Inclusivé uma vez até se esqueceram de apertar um pneu... E nada.

Ainda hoje mudei um pneu a um Clio, e duvido que a dona venha a sofrer alguma coisa com isso...

Mas pronto. São taras... ;)

Comentar

Ontem mudei os pneus ao Avensis e no fim dps de apertarem as porcas com a pistola automática foram com uma chave dessas dar o aperto final. E havia um ou outro parafuso menos apertado que outros. Assim ficou tudo por igual.

Comentar

Use a torque wrench to tighten the wheel to specification (remember to use a criss-cross tightening pattern). Many garages use air tools to secure wheels. The over-torque can damage the wheel, over-stress the lugs and bolts, and make wheel removal impossible. If you take your car to a garage, insist that they use a torque wrench. Always!

Comentar

A mim já me apertaram as jantes de tal maneira que tava a ver que não conseguia desapertar aquilo... :evil:

O que também fico cego é quando se põe a apertar a porca de segurança com a máquina... :evil:

Depois vão-se as porcas de segurança à vida... ou pior.. arrisco-me a ficar com a porca de segurança moída e depois não a consigo tirar... :evil: :evil: :evil:

Comentar

falaram ai k da cabeça do motor é imprescendivel essa chavez so se fosse na oficina da eskina ora na toyota foi mesmo a mão que eu tava la e vi! aos 90 000 foi tirada a tampa pra afinar vavulase etc e tal e aquilo ficou o vedante mal metido ou que e fica sempre humido de oleo e eu fui lá e disse ao mecanico da toyota em sjm e o gajo vai de chaves a mão rac rac, e mai nada ! :lol

Comentar

Originally posted by ThE_CrOw
              Ainda hoje mudei um pneu a um Clio, e duvido que a dona venha a sofrer alguma coisa com isso...

Ó Crow andas a mudar pneus as meninas, na estrada!!! Ke cavalheiro, Humm..... :twisted: :twisted:

Comentar

Originally posted by pedro_evil
                falaram ai k da cabeça do motor é imprescendivel essa chavez so se fosse na oficina da eskina ora na toyota foi mesmo a mão que eu tava la e vi! aos 90 000 foi tirada a tampa pra afinar vavulase etc e tal e aquilo ficou o vedante mal metido ou que e fica sempre humido de oleo e eu fui lá e disse ao mecanico da toyota em sjm e o gajo vai de chaves a mão rac rac, e mai nada ! :lol
                Como já estava no aperto indicado e mesmo assim não vedou... toca de dar mais umas voltitas :D :D :D

Comentar

Originally posted by kaluk
                  Originally posted by ThE_CrOw

Ó Crow andas a mudar pneus as meninas, na estrada!!! Ke cavalheiro, Humm..... :twisted: :twisted:
                  Ninguém disse que tinha sido na estrada... :twisted: :twisted:

Comentar

Era só para vos dizer que fiquei parvo quando vi o meu mecânico (especializado em toyotas) a apertar as rodas com a chave dinamométrica! 8) 8) 8)

Sim sr!! Agora é outro nivel!! :D :D :D

Comentar

Originally posted by madvan
                      Era só para vos dizer que fiquei parvo quando vi o meu mecânico (especializado em toyotas) a apertar as rodas com a chave dinamométrica! 8) 8) 8)

Sim sr!! Agora é outro nivel!! :D :D :D

E á quanto tempo a chave foi calibrada?
                      O mais certo é ter cido calibrada no dia de São Nunca á Tárde :lol

Comentar

Está gente só sabe deitar abaixo... :lol :lol :lol :lol

Ao menos uma chave dinamometrica descalibrada deve ser mais precisa do que um aperto à mão... penso eu de que... :lol :lol :lol

Comentar

Ao menos uma chave dinamometrica descalibrada deve ser mais precisa do que um aperto à mão... penso eu de que...
                          infelizmente nada disso madvan :( por isso mesmo n gosto muito dessas chaves... ja apanhei em pista um 550Maranello a fikar sem uma roda na curva 2 i um amigo meu k ficou com os cubos todos lixados e com pernos partidos devido a um pekeno erro na força de aperto...

Comentar

8O 8O 8O 8O

Bem... só me resta confiar que a chave esteja bem afinada... :?

Comentar

Originally posted by madvan
                              8O 8O 8O 8O

Bem... só me resta confiar que a chave esteja bem afinada... :?
                              É isso aí. E realmente também concordo que é preferivel o aperto com uma chave dinamométrica descalibrada ao aperto á máquina. Mas o que eu quero dizer é que ,quem tem essas chaves cága pra calibração e não o devia fazer porque são chaves muito frageis e uma pequena pancada pode ser o suficiente para dar valores muito errados e não se apercebem disso. A calibração anual é muito importante.

Comentar

Eu tenho uma chave dessas ke komprei no ano passado, e pedi na BOSH em leiria para me kalibrarem a chave pagei 8 €, depois explicaram-me para ter cuidado com a xave, nao a mandar para o chão e não a deixar ao sol, pois dilata com o calor e ao voltar ao estado normal fika descalibrada.

Comentar

Em processamento...
                                X