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Quero saber mais sobre o Corolla E12...

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  • Quero saber mais sobre o Corolla E12...

    Olá pessoal! :)

    Como referi na minha apresentação, pretendo informar-me melhor sobre o Corolla E12, coisa que tenho feito através de pesquisa na web. (Se quiserem posso posteriormente colocar aqui os links das várias reviews que li.)

    Eu tinha-vos dito nessa mesma apresentação que o Rover 45 seria a primeira opção. No entanto, a Rover fechou as portas e no futuro poderá haver dificuldades no que toca a peças novas. Talvez isso não se verifique durante vários anos, mas tenho um pequeno receio nessa matéria. Por outro lado, visto que tinha em mente comprar uma das últimas unidades (2004-2005), nos anos seguintes iria sofrer uma grande desvalorização. Sendo assim, e com muita pena minha, afastei essa hipótese.

    Sendo assim, as duas principais opções que tenho neste momento são o Civic 1.6 Sport (os 3 portas com kit estético à la Type R) e o Toyota Corolla 1.6 VVT-i (E12). Visto que os preços destes chocam com os do Honda Accord 2.0 Sport, este também entrará em ponderação. Este último conheço particularmente bem temos um Accord 2.2 i-CTDI cá por casa.


    Voltando ao Corolla, têm-me surgido várias dúvidas e estou certo que os membros deste fórum, em particular os proprietários de E12’s, poderão solucioná-las e permitir-me ficar muito bem informado sobre o referido carro.

    A minha carroçaria preferida seria o HB de 5 portas, ainda que não esteja totalmente fora de hipótese uma SW. A motorização seria o 1.6 VVT-i de 110cv (150Nm@3800rpms :D ) e o nível de equipamento que pretendo é o Sol. Se comprasse o Corolla, as alterações a efectuar não seriam muitas:
    - pneu 195/55R15, o que permite ter uma escolha bem mais atractiva;
    - filtro de caixa K&N;
    - GPL + LT Lubricator;
    - insonorização (sem grandes ambições, apenas para aumentar um pouco o conforto e a qualidade do áudio);
    - adaptador para ler MP3 através de USB no rádio de origem (penso que há cá alguém do fórum que usa este sistema);
    - sensores de estacionamento, até agora nunca houve problemas por não os ter mas considero-os bastante úteis;
    - possivelmente, mudar algumas lâmpadas se achar justificável.


    1. Interiores
    - Apercebi-me que alguns Corolla têm folga na consola central e o porta-luvas desalinhado. Já ouvi dizer que as unidades produzidas na Turquia têm uma qualidade inferior aos restantes. Sabem dizer-me quais são as versões produzidas na Turquia? Estes "males" são específicos dos que se produzem nesse local? Gostava de saber as vossas opiniões sobre os interiores, nomeadamente, ruídos parasitas.

    2. Outras falhas
    - No que toca à mecânica, sei que houve recalls devido a problemas com os travões (que chiavam, e penso já ter testemunhado um caso), e também problemas de embraiagem e caixa de velocidades. Gostava de saber se alguém teve estas ou outras “imperfeições” resolvidas posteriormente, sejam ou não relacionadas com mecânica.

    3. Suspensão e comportamento
    - No meu Concerto 1.6i-16 tinha um carro que adornava bastante e com uns limites de aderência que não eram muitos elevados. Os do coupé são certamente superiores e adorna muito menos, nem parecem usar a mesma base. No Civic que referi anteriormente a suspensão é independente, ao passo que no Corolla é MacPherson à frente e eixo de torção atrás. Não é por isso que vou excluir o Corolla, mas gostava de saber a vossa opinião sobre o Corolla neste capítulo.

    Estas são as minhas dúvidas neste momento. Tudo o mais que quiserem acrescentar pelos vossos conhecimentos e experiências com os E12 será bem-vindo. O único Toyota a gasolina que conduzi foi um KE20 coupé, por isso, se quiserem falar sobre os VVT-i, melhor. ;) Tendo em conta que comprei um carro há menos de um ano e que já estou (lentamente) a preparar a sua troca, quero informar-me muito melhor sobre as possíveis opções para que a próxima compra seja mais consistente.

    Por último, vocês sabem onde posso ver fotos de interiores e catálogos de Corolla's online? O catálogo que eu aqui tenho é pós-restyle e não menciona o 1.6 VVT-i. E no que toca a fotos, é claramente marcado pelo HB.

    Penso poderem as vossas respostas poderão vir a ser muito úteis para futuros interessados em E12's. Agradeço desde já por todas as respostas. ;)

  • #2
    Originally posted by Gustavo.Almeida View Post
    1. Interiores
    - Apercebi-me que alguns Corolla têm folga na consola central e o porta-luvas desalinhado. Já ouvi dizer que as unidades produzidas na Turquia têm uma qualidade inferior aos restantes. Sabem dizer-me quais são as versões produzidas na Turquia? Estes "males" são específicos dos que se produzem nesse local? Gostava de saber as vossas opiniões sobre os interiores, nomeadamente, ruídos parasitas.
    Apenas as SW são feitas na Turquia.
    Quantos aos barulhos, é relativo. Tenho o meu desde 2005/10, já há 40k km com molas de rebaixamento. Barulhos? Nada. Outros com ele de origem queixam-se...depende, sorte talvez?
    Sobre a folga, mesmo coisa, o meu não tem nada. Ah e o meu é made in UK. O que tu queres ou é UK ou JP, depende, vês pelo nº de chassi.

    Originally posted by Gustavo.Almeida View Post
    3. Suspensão e comportamento
    - No meu Concerto 1.6i-16 tinha um carro que adornava bastante e com uns limites de aderência que não eram muitos elevados. Os do coupé são certamente superiores e adorna muito menos, nem parecem usar a mesma base. No Civic que referi anteriormente a suspensão é independente, ao passo que no Corolla é MacPherson à frente e eixo de torção atrás. Não é por isso que vou excluir o Corolla, mas gostava de saber a vossa opinião sobre o Corolla neste capítulo.
    Kit de unhas
    Fora de brincadeira, eu fiz o test-drive ao Civic, foi umas das opções, no entanto não o acho superior. Sentes mais a estrada é um facto, é mais desconfortável e tal, mas em curva olha que até acho que o Corolla, para o que é, não se porta mal.

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    • #3
      Power Pt, ja vi fotos do interior do teu carro quando tinhas o rádio de origem e tinhas uma folga no topo do rádio, tal como o meu (que vai ser resolvida dia 24 espero eu).

      Quanto a outros problemas, a coluna de direcção ao fim de alguns kilometros começa a fazer um barulho no piso irregular, já me foi substituida por duas vezes e continua igual, tive um problema na caixa de velocidades que já está resolvido e o barulho nos calços já foi resolvido quando os mudei, só duraram 25k mas pelo que ja vi e normal.

      De resto não tenho nada a apontar se fosse hoje voltava a comprar o mesmo carro, e se fosse a ti pensava bem na motorização que vais escolher, porque não o d-4d?

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      • #4
        Desculpa lá mas nunca teve!

        Olha isto:




        Agora mostra-me pff, já que não tenho aqui nenhuma foto, o meu rádio original...

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        • #5
          radio

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          • #6
            Isso não é folga alguma, é o rebordo normal!

            Olha a imagem em anexo aqui em baixo e vê o rebordo por toda a zona do rádio:
            Attached Files

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            • #7
              Para mim é igual a folga da imagem que esta na mensagem interior



              Este e o meu, amanha vou levalo ao concessionário para reparar isso.
              Last edited by reload_at_250k; 24-02-2008, 03:15 AM.

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              • #8
                Originally posted by powerPT View Post
                Apenas as SW são feitas na Turquia.
                Quantos aos barulhos, é relativo. Tenho o meu desde 2005/10, já há 40k km com molas de rebaixamento. Barulhos? Nada. Outros com ele de origem queixam-se...depende, sorte talvez?
                Sobre a folga, mesmo coisa, o meu não tem nada. Ah e o meu é made in UK. O que tu queres ou é UK ou JP, depende, vês pelo nº de chassi.



                Kit de unhas
                Fora de brincadeira, eu fiz o test-drive ao Civic, foi umas das opções, no entanto não o acho superior. Sentes mais a estrada é um facto, é mais desconfortável e tal, mas em curva olha que até acho que o Corolla, para o que é, não se porta mal.
                Já previa que o Civic fosse menos confortável e em equipamento fica umas boas léguas atrás do Corolla. :( Para mim o Civic ganha é um bom bocado na estética, graças ao kit estético e jantes 16".

                No que toca a folga, referia-me a uma por baixo do rádio. Dava para "espreitar" para o interior da consola.

                reload_at_250k, trocar de calços a 25 000 kms? Andas muito em cidade? Parece-me uma duração muito reduzida. Boa sorte na resolução dos problemas. ;)

                Agradeço a vossa participação e aguardo por mais opiniões. :D
                Last edited by Gustavo.Almeida; 24-02-2008, 23:24 PM.

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                • #9
                  D4D para quê? 1.6 VVT-i 110Cv com GPL fica mais económico e é logo outro motor.

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                  • #10
                    Originally posted by FastPeter View Post
                    D4D para quê? 1.6 VVT-i 110Cv com GPL fica mais económico e é logo outro motor.
                    reload_at_250k, desculpa, esqueci-me da tua pergunta.

                    Pessoalmente, gosto do binário dos diesel, permitem outra facilidade sem recorrer a rotações mais elevadas. No entanto, tenho preferência pela linearidade dos motores a gasolina. Não deve ter a mesma elasticidade do meu, mas parece-me ser bem acima da média. E, como referiu o FastPeter, com GPL fica bem mais barato, juntando o útil ao agradável. :D
                    Last edited by Gustavo.Almeida; 25-02-2008, 00:12 AM.

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                    • #11
                      devido a retirada do amianto, os calços em média não duram muito mais os donos de corollas que se pronunciem.
                      Quanto a folga que dizes por baixo do rádio da para ver mais ou menos na foto acima, tem quase um centimetro, da para ver os parafusos que tão dentro.
                      Tá marcado para segunda feira a reparação das folgas do rádio vamos lá ver como fica, depois posto fotos.

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                      • #12
                        Ola gustavo, o 1.6 vvt-i montado no corolla hatchback tem o binario 150Nm@4800rpms. Nas versões corolla verso e nos avensis o binario é atingido aos 3800rpm.

                        Este é o motor do corolla la de casa, e ele é bastante ruidoso quando esta em altas. É um som bonito, mas depois de algumas horas em AE cansa um bocado. Neste aspecto o d4d é mais silencioso.

                        Apesar do corolla ser de 2002 (primeiras unidades) nao teve nada de folgas como nos corolla pos restyling. Folgas de quase 1 cm..

                        Não houve nenhum recall para corollas a gasolina, houve para os d4d substituirem um tubo que ficava perto do turbo... substituiram o tubo por outro com revestimento contra o calor.

                        Julgo que a motorização 1.6 no corolla pos restyling nao veio para portugal, e mesmo no pre restyling é muito raro encontrares. O pessoal que queria a gasolina ia todo para o 1.4

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                        • #13
                          Originally posted by Toyosupra View Post
                          Ola gustavo, o 1.6 vvt-i montado no corolla hatchback tem o binario 150Nm@4800rpms. Nas versões corolla verso e nos avensis o binario é atingido aos 3800rpm.

                          Este é o motor do corolla la de casa, e ele é bastante ruidoso quando esta em altas. É um som bonito, mas depois de algumas horas em AE cansa um bocado. Neste aspecto o d4d é mais silencioso.
                          Ok, deve ser falha na Wikipédia. ;) Não é mau, o meu só atinge o binário máximo às 5700... tem é uma elasticidade incrível.

                          Bem... quanto ao ruído, não há de ser pior que o meu. Pelo que vi na net, a 140 km/h o 1.6 VVT-i vai a cerca de 4000 rpms. No meu a essa rotação vou a 125 km/h. Para além disso, o VVT-i será certamente mais silencioso e a insonorização do Corolla será bastante melhor. ;) E eu pouco uso AE.

                          Originally posted by Toyosupra View Post
                          Apesar do corolla ser de 2002 (primeiras unidades) nao teve nada de folgas como nos corolla pos restyling. Folgas de quase 1 cm..

                          Não houve nenhum recall para corollas a gasolina, houve para os d4d substituirem um tubo que ficava perto do turbo... substituiram o tubo por outro com revestimento contra o calor.

                          Julgo que a motorização 1.6 no corolla pos restyling nao veio para portugal, e mesmo no pre restyling é muito raro encontrares. O pessoal que queria a gasolina ia todo para o 1.4
                          No toyota.pt está lá um HB de 5 portas 1.6 VVT-i de 2006, de serviço. Aliás, só por lá é que encontro Corolla's 1.6 VVT-i. No standvirtual, a gasolina, só vejo 1.4 VVT-i.

                          Portanto, se bem entendi, nos pré-restyle não havia folgas? Eu estava mais inclinado para os pós-restyle, mas sendo assim vou ponderar bem a questão. O JeTBoy vai-me emprestar um catálogo que ele tem dos Corolla pré-restyle.

                          Sei que houve um recall por causa de um chiar dos travões. E há uns dias passou por mim uma Corolla SW D-4D (táxi) e chiava um bocado ao travar. Pode não ser da mesma coisa...

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                          • #14
                            o que la vejo é de 2003 (pre restyling) :P

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                            • #15
                              Olha aqui um de 2006... ;)

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