Announcement

Collapse
No announcement yet.

Toyota Land Cruiser 4.5 D4-D V8

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Toyota Land Cruiser 4.5 D4-D V8

Chegou o substituto do HDJ100. Mantém os traços rectilíneos mas está mais actualizado. Designa-se por V8, abandona o anterior motor de seis cilindros em linha e passa a ter um V8 biturbo de 4,5 litros com 286 cv. Por fora recebeu aquilo a que e pode chamar de "ampliação" e tem agora um comprimento de 4950 mm (mais 6 cm).

Ao volante, o seu "gigantismo" faz-nos parecer todos os monovolume, mesmo os grandes, somente médios, e até as jantes de 20" parecem pequenas.

A suspensão volta a exibir as "potencialidades" pneumáticas, com o eixo dianteiro a evoluir para um eficaz sistema de triângulos sobrepostos. Se, na Europa Ocidental, com boas estradas os elitistas SUV germânicos são a preferência, já no resto do mundo a indestrutibilidade do Toyota torna-o rei do deserto e um dos protagonistas por cantos do globo.

Para manter uma solidez típica de TT puro e duro, o chassis mantém travessas e longarinas, e tem um novo sistema designado por hidro-form em que, atrás, as travessas estão embutidas e não apenas soldadas ou aparafusadas. Face ao modelo que se reforma é anunciada uma rigidez torcional de 40% superior e, a verdade é que, não obstante o espírito “luxo”, é um dos mais bravos, do pelotão.

O motor V8 cativa logo à partida pelo som. Não parece nunca um Diesel e ora é muito silencioso ora, solicitando o kick-down, oferece um cativante efeito acústico. A caixa automática é rápida e decidida nas passagens, tirando bom proveito do binário do motor para conseguir uma aceleração natural e sem quebras.

Dos 0 aos 100 km/h gasta apenas 8,8, uma cifra orgulhosa, relembrando os 2615 kg. Pela cidade, e mesmo encontrando logo 450 Nm às 1200 rpm, o escalonamento da caixa impõe rodar sempre numa rotação alta… o que é criticável. O paradoxo é que a solução deste problema está na utilização do modo manual. Neste ambiente são essenciais os sensores de estacionamento em redor, e é bem vinda a câmara de estacionamento traseiro.

Seja como for, ruelas estreitas e o caos urbano podem gerar alguns nervos ao condutor, ainda que o Toyota lá acabe por se desenvencilhar. A atenuar tal stress temos o facto de ser um dos automóveis mais confortáveis do mercado. No modo "Comfort" da suspensão, as habituais lombas a que no habituámos deixam de "existir" e mesmo no mais firme modo "Sport" o conforto é uma referência, seja por asfalto ou pelos ressaltos de estradões de terra, surpreendendo.

Sob curva e contra curva, a altura, e peso do conjunto, fazem-se sentir, até porque a direcção não é perfeita, ainda que tenha melhorado. Ainda assim o rigor que a suspensão garante, e a electrónica, nunca o deixam ficar mal, sendo possível aplicar ritmos, impensáveis à partida, com confiança.

Já na travagem, as (mais de) duas toneladas e meia são um facto a ter em conta. Em suma, no capítulo dinâmico, o "Cruiser" não é tão dinâmico, preciso e eficaz como as referências BMW X5 e Porsche Cayenne, propondo uma condução mais ao estilo Range Rover.

In Autohoje - A Paixão pelo Automóvel

ja tive o previlegio de andar num destes,so foi por pouco tempo,lol,vendemos uma unidade destas aqui em leiria,em relaçao ao hdj100,tudo me agradou neste carro,para mim houve uma substancial evoluçao,em relaçao a tudo,tanbem nao foce o preço uma evoluçao,tanbem grande.

Comentar

Vi este modelo ao vivo no 8 encontro:D fiquei de boca aberta :P

So gostava de ter dado uma volta ehehe

Comentar

acho que por fora pudia ter evoluido mais...;)

Comentar

Vi tb este jipe quando fui buscar o carro À revisão na oficina de loures de facto é um jipe espectacular e muito imponente:P

Comentar

Cruzou-se cmg um destes na Quinta à noite acho eu... Imponente.
            Esteticamente desiludiu-me um pouco, mas apesar de tudo já me convenceu e tudo o resto e quanto à estética... até se come. Está muito bom o carro.

Encontrei uns videos interessantes que partilho aqui com o pessoal.

YouTube - Toyota Land Cruiser V8 tech suspension

YouTube - Toyota Land Cruiser V8 durability

YouTube - Toyota Land Cruiser V8 diesel engine tech

YouTube - Landcruiser 200 on Fifth Gear

Comprava... se tivesse $$ suficiente :lol
            Last edited by FastPeter; 18-05-2008, 21:25 PM.

Comentar

eu gostei do jipe!!!estetica nao ta tao agressivo como um range rover ou um X5 mas ta muito fixe o carro!!!gostei das linhas e pelo que li neste topico, parece ter uma potencialidade!!!agora vamos ver se continua o toyota de sempre!!

Comentar

Um TT ou aspirante a tal (ok, é mais um SUV luxuoso...mas Land Cruiser só me faz lembrar um TT) com...14 airbags

Gostei de o ver ao vivo e a cores (8º Encontro) mas, ainda assim, continuo a preferir o HDJ100

Comentar

não vi nenhum no 8º :\ , mas é muito chapa, e muito trambolho, não tou a ver isso no mato ....

Comentar

Originally posted by pedro_evil View Post
                    não vi nenhum no 8º :\ , mas é muito chapa, e muito trambolho, não tou a ver isso no mato ....
                    Se não me engano esteve lá ate as 11h30..;)

Comentar

Ao vivo é mais agradável do que nas fotos. Não é muito fotogénico.

Comentar

Será que a Toyota faz empréstimos a 40 anos?

Comentar

Faz o banco :P :lol

Comentar

Originally posted by pedro_evil View Post
                            Voilá!

Comentar

Mais uma :D:D

Comentar

Em processamento...
                              X