Announcement

Collapse
No announcement yet.

LEDs e fusivel queimado

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• LEDs e fusivel queimado

Comprei estas lampadas para meter na luz de matricula:

para substituir estas:

só que ao meter a primeira perfeito! Ao meter a segunda, o fusivel queimou!

Possivelmente estas lampadas não oferecem resistência suficiente ao circuito.

Uma pergunta aos electricistas do forum: Qual a melhor coisa a fazer? Aumentar a amperagem do fusivel ou arranjar outras lampadas semelhantes de LEDs que tenham (mais) resistência semelhantes ás lampadas incandescentes?

Originally posted by strick View Post
    Comprei estas lampadas para meter na luz de matricula:

para substituir estas:

só que ao meter a primeira perfeito! Ao meter a segunda, o fusivel queimou!

Possivelmente estas lampadas não oferecem resistência suficiente ao circuito.

Uma pergunta aos electricistas do forum: Qual a melhor coisa a fazer? Aumentar a amperagem do fusivel ou arranjar outras lampadas semelhantes de LEDs que tenham (mais) resistência semelhantes ás lampadas incandescentes?
    a voltagem è a adequada??

Comentar

Sim, são de 12v.

Comentar

Do pouco que sei de electricidade da escola, a Corrente (I) é igual à Voltagem (V) a dividir pela resistência (R). I = V/R

Neste caso o fusivel aguentava uma corrente (I) de 7,5 Ampere, para uma voltagem (V) de 12 Volt logo, a lampada tem de ter pelo menos uma resistência (R) de 1,6 Ohm. Na minha ideia estes LEDs devem ter menos resistência que a lampada fazendo aumntar a corrente pois são inversamente proporcionais.

A minha duvida é, se será seguro meter um fusivel com mais capacidade. Como posso medir a resistência destas lampadas de LEDs?

Comentar

Não te esqueças que se tem leds então tem polaridade tiveste atenção a isso? E outra coisa a resistência nesse caso não interessa para nada tem unicamente que ter tensão de alimentação de 12vdc ;)
          Last edited by reload_at_250k; 07-09-2008, 20:16 PM.

Comentar

Não é de todo aconselhável colocar um fusivel com maior amperagem, o circuito foi executado para aguentar um pouco acima de 7,5 A, se se aumenta o fusivel está sujeito a arder os fios e não o fusivel(este serve para protecção do circuito)

Se são leds têm polaridade, tenta ver isso com um multimetro ;)

Outra coisa, se existe baixa resistência mais uma razão para não queimar o fusivel, desde que não seja curto-circuitar o circuito:)
            Last edited by Duarte; 07-09-2008, 23:41 PM.

Comentar

entao nao é aconselhado usar isto: miau.pt - ID. 6496556: Lâmpadas Plafón - Tejadilho - Leilões, Vendas e Classificados - Tudo se Vende, Tudo se Compra!

Comentar

Podes usar sem problemas, se a lampada for de boa qualidade irá agentar muito mais do que as de filamento ;)

Porque dizes que não joao_onyx?

Comentar

Originally posted by strick View Post
                  Do pouco que sei de electricidade da escola, a Corrente (I) é igual à Voltagem (V) a dividir pela resistência (R). I = V/R

Neste caso o fusivel aguentava uma corrente (I) de 7,5 Ampere, para uma voltagem (V) de 12 Volt logo, a lampada tem de ter pelo menos uma resistência (R) de 1,6 Ohm. Na minha ideia estes LEDs devem ter menos resistência que a lampada fazendo aumntar a corrente pois são inversamente proporcionais.

A minha duvida é, se será seguro meter um fusivel com mais capacidade. Como posso medir a resistência destas lampadas de LEDs?
                  a única forma que tens para medir a resistência de um led é pela lei de ohm como tão bem recordaste, usando um amperimetro e um voltimetro.

os leds, que são diodos emissores de luz, não têm uma resistência linear, logo varia para diferentes valores de tensão como podes ver na imagem:

O fusível que queimaste era de quantos amperes? Os leds que tenho visto têm corrente máx de 30 ou 40mA milésimas de Ampere. Ou seja mesmo que sejam 6 na mesma lampada, 2 lampadas nao conseguem sequer queimar um fusivel de 1A.

Não terás curto circuitado isso por descuido? :P
                  Last edited by peixe; 08-09-2008, 00:43 AM.

Comentar

Originally posted by Duarte View Post
                    Podes usar sem problemas, se a lampada for de boa qualidade irá agentar muito mais do que as de filamento ;)

Porque dizes que não joao_onyx?
                    Porque pensava que nao era aconselhado usar Leds..

:S

bem mas se assim é vou meter, a luz deve ficar mais brilhante do que a de origem do tecto do carro

:)

Comentar

Originally posted by peixe View Post
                      O fusível que queimaste era de quantos amperes? Os leds que tenho visto têm corrente máx de 30 ou 40mA milésimas de Ampere. Ou seja mesmo que sejam 6 na mesma lampada, 2 lampadas nao conseguem sequer queimar um fusivel de 1A.

Não terás curto circuitado isso por descuido? :P
                      Pois, é estranho. O fusivel era de 7,5A.

Relativamente à polaridade, não houve engano. E também tenho a certeza que não curto-circuitei os contactos.

Eu coloquei a 1ª lampada de LED e ela ficou acesa com a original ao lado. Depois tirei a segunda original e meti o LED também nesta e foram 2 segundos até fazer pufff!

Continuo a achar que tem a ver com a resistência do LED ser baixa. Tenho de investigar. Amanhã vou comprar fusiveis! :P

Comentar

Originally posted by Duarte View Post
                        Outra coisa, se existe baixa resistência mais uma razão para não queimar o fusivel, desde que não seja curto-circuitar o circuito:)
                        Falso!!!

I = V / R

Se baixares a resistência aumentas a corrente electrica. São inversamente proporcionais.

Comentar

Fui comprar um multimetro.

Enquanto a lampada acusa uma resiistência de 4 Ohm, o LED acusa 0 Ohm, ou seja, ligado ao circuito é como se estivesse em curto.

Será viavel meter um resistor no fio da lampada para simular a resistência da lampada normal?

Comentar

Só agora vi este tópico mas ó strick, estás com a matéria sabida.

Sobre a resistência, sim mete mas experimenta de 220 ohms ou 430 ohms e diz-me alguma coisa ;)

Comentar

Originally posted by powerPT View Post
                              Só agora vi este tópico mas ó strick, estás com a matéria sabida.

Sobre a resistência, sim mete mas experimenta de 220 ohms ou 430 ohms e diz-me alguma coisa ;)
                              Não será de mais? De 4 para 200?

Comentar

Em processamento...
                              X