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Ferrugem no radiador

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  • Ferrugem no radiador

    Boa tarde Toyotitas!

    Já muitos de nós tiveram a chatice de ter um radiador com ferrugem , ou porque o anterior dono não tinha o devido cuidado de não pôr água da torneira, ou porque o vosso mecânico (da treta, pelo menos o meu era), se lembrou de encher o radiador com água da torneira.

    Então andei a ler alguns tópicos colocados neste fórum, com técnicas q envolviam passar o circuito por água várias vezes, circular uns bons Km com vinagre na água para ajudar a soltar a ferrugem, e no final adicionar só líquido próprio para radiador.

    Segui tudo à risca, mas a verdade é que a ferrugem voltou a aparecer. :chorao

    Voltei a pesquisar sobre o assunto, e constatei que ainda tenho mais duas opções: :pc
    - Usar um líquido milagroso, que solta toda a ferrugem e limpa todo o circuito de refrigeração;
    - Mandar o radiador para um especialista e madar varejar o radiador;

    Como a 1ª hipótese me parece mais barata, e também demorará menos tempo, estou inclinado a experimentar.
    Mas antes, gostava de saber se alguém já usou este líquido, e se valeu realmente a pena:
    Liqui Moly - Radiator Cleaner



    Continuação de boas e duradouras voltas nos vossos bólides

  • #2
    que anti congelante meteste?

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    • #3
      Originally posted by Toyosupra View Post
      que anti congelante meteste?
      Não foi nenhum especial... Comprei no Continente, o que me pareceu melhorsito... Não sei se era da Redex. Lembro-me que era o que tinha a temperatura mais baixa...

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      • #4
        Ferrugem, a solução

        Caro toyotista:

        Presumo que o assunto em questão seja num carro antigo (diga qual o modelo), pq só nos antigos é que se utilizava a água.

        Esse "problema" tem de ser resolvido com algum cuidado. Pelo que diz, já limpou várias vezes e a ferrugem continua a sair. Isso é sinal que isso vai acontecer sempre que o limpar, sinal tb de que a ferrugem está "metida" no bloco.

        Evite os produtos dos continentes pois são muito corrosivos e desgastam mais ainda o bloco.

        O bloco tem nas partes laterais as relas, pequenos círculos que qualquer mecanico as pode remover e aí sim proceder a uma boa limpeza com uma mangueira de água (não imagina o lixo que lhe irá sair) e depois umas relas novas são baratas, mais ou menos 6 euros cada e de fácil colocação.

        Depois use um anticongelante (-5 deve chegar, não estamos na Noruega), mas use de uma marca conceituada (galp,ou outra...)

        ISTO SE TIVERMOS A FALAR DE UM CARRO ANTIGO OU JÁ COM ALGUMA IDADE.

        Pascoal Costa
        Braga
        Corolla 2.0d4d

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        • #5
          Originally posted by Pascoal Carvalho Costa View Post
          Caro toyotista:

          Presumo que o assunto em questão seja num carro antigo (diga qual o modelo), pq só nos antigos é que se utilizava a água.

          Esse "problema" tem de ser resolvido com algum cuidado. Pelo que diz, já limpou várias vezes e a ferrugem continua a sair. Isso é sinal que isso vai acontecer sempre que o limpar, sinal tb de que a ferrugem está "metida" no bloco.

          Evite os produtos dos continentes pois são muito corrosivos e desgastam mais ainda o bloco.

          O bloco tem nas partes laterais as relas, pequenos círculos que qualquer mecanico as pode remover e aí sim proceder a uma boa limpeza com uma mangueira de água (não imagina o lixo que lhe irá sair) e depois umas relas novas são baratas, mais ou menos 6 euros cada e de fácil colocação.

          Depois use um anticongelante (-5 deve chegar, não estamos na Noruega), mas use de uma marca conceituada (galp,ou outra...)

          ISTO SE TIVERMOS A FALAR DE UM CARRO ANTIGO OU JÁ COM ALGUMA IDADE.

          Pascoal Costa
          Braga
          Corolla 2.0d4d

          O modelo é um EE90 de 1991.

          Acho que aqui a questão não é a antiguidade do modelo, porque lembro-me perfeitamente de o circuito de refrigeração ter ganho ferrugem apenas após de o ter levado ao mecânico por causa de um sobre-aquecimento (há cerca de 2 anos).
          CAUSA: falta de água no radiador.
          DESCUIDO? Não, pensei que bastava adicionar líquido anti-congelante no reservatório, o qual eu ia verificando regularmente.

          Desde essa ida ao tal mecânico que o carro ganhou ferrugem no circuito, concerteza por ele ter posto água de torneira no circuito.

          Talvez a melhor solução seja realmente leva-lo a um bom mecânico para fazer a limpeza como disseste. No entanto estava disposto a experimentar o tal líquido que falei, da Liqui Moly.

          Obrigado pelas opiniões. :)

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          • #6
            Eu optava por andar aí um mes com o liquido anticongelante e depois mudar de novo... Tem em atencao o deposito da água, tem que estar limpo também!
            Mas se a ferrugem está incrustada só mesmo com um radiador+tubagens novas é que vais conseguir por o líquido verdinho!

            Cuidado ao usar alguns tipos de anticongelante, no meu Golf por exemplo ia por o G12 (o que usam na VW) e desaconselharam-me por ser demasiado corrosivo! Ultimamente tenho andado com um dos mais baratos e para já a água tem andado verdinha!

            Esse produto de limpeza pode ser demasiado corrosivo para os tubos e se tiveres algum em pior estado pode mesmo ceder!

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            • #7
              Boas Tardes

              Em relação a ferrugem o meu Carina II estava na mesma... a solução foi, uma vez que os tubos tinham ferrugem encrustada e estavam pouco maleaveis, trocar todos os tubos de refrigeração do motor (apenas comprei os mais grossos na Toyota), os mais finos fui à "Borrachas Berna" na Avenida de Berna e comprei ao metro consoante as curvas que tinham e era preciso. Lavei todo o circuito com àgua à pressão fazendo entrar a àgua ora antes do termostato ora depois, no fundo é fazer a agua entrar por todos os orificios e faze-la sair pelos outros até correr limpa, mudar as tubagens e vai de Anti-congelante Toyota lá para dentro... Já la vai mais de 1 ano e nada de ferrugem...

              Relativamente a anti-congelantes de marcas menos conceituadas o meu mecânico diz que é bom para corroer o aluminio ou ferro do motor...

              Relativamente a aditivos para lavar o circuito o mais provávell é teres alguma fuga depois de colocares o aditivo pois pode haver buracos tapados por ferrugem...

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              • #8
                Olá pessoal.

                Acabei por deixar o carro no mecânico, pois a bomba de água começou a verter água, e não havia outra hipótese senão trocar a bomba. Aproveitei para mandar varejar o radiador, e limpar o circuito. Agora vamos ver que tal se aguenta em termos de ferrugem, já que a fuga parece contida.

                Abraço e boas viagens

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                • #9
                  mete liquido VERMELHO, o verde ou o azul fazem ganhar ferrugem...

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