Announcement

Collapse
No announcement yet.

Avensis 2.2 D4D 150Cv

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Avensis 2.2 D4D 150Cv

Boas tardes,

Este motor, pelo menos na minha carrinha, é preguiçoso que se farta até às 2000 rpm e tem um turbo lag de meter dó. Aliás o lag é de tal forma grande que já cheguei a apanhar sustos ao usar faixas de aceleração, porque estou à espera que o motor esteja disponível (e quando o motor se mostra disponível é excelente) e lá vem o lag que dura uma eternidade, sai uma nuvem de fumo e aí vem a potência toda de uma vez.

O que é que se pode fazer em relação a isto ? Repro ao que sei não é possível. Box TTE ? Outra solução ?
    Agradeço as vossas sujestões... E não me venham dizer que devia ter comprado a D-CAT, que também há uma lá em casa e o problema é o mesmo, só o pontapé nas costas é que "doi" mais. :lol

Cumps,

Não basta usar a caixa acima das 2000 rpm? Ou é assim tão frequente?

Comentar

Epah mas deixas cair as RPM's abaixo das 2000 por obra de quem? Calor nisso mazé e deixem-se de mariquices!

Comentar

Originally posted by praneves View Post
        Não basta usar a caixa acima das 2000 rpm? Ou é assim tão frequente?
        Essa é a solução que tenho usado, com a desvantagem de gastar mais combustível. O problema é que quando vamos nas calmas e de repente precisamos de motor, mesmo recorrendo à caixa o lag está lá e nota-se.

Comentar

Se andares na banda de binário correcta (onde o turbo está "activo") gastas menos, porque quando carregas e sentes esse lag, a carga no motor para finalmente por o turbo a girar é bem maior ou seja, embora penses que tás a gastar menos por andares em rpm's mais baixas, é precisamente o contrário! Gastas mais pois tens de injectar quantidades parvas de gasóleo para isso puxar a mudança numa rotação tão baixa, dai a tal nuvem de fumo quando o turbo dispara...

Comentar

Originally posted by Darkness View Post
            Se andares na banda de binário correcta (onde o turbo está "activo") gastas menos, porque quando carregas e sentes esse lag, a carga no motor para finalmente por o turbo a girar é bem maior ou seja, embora penses que tás a gastar menos por andares em rpm's mais baixas, é precisamente o contrário! Gastas mais pois tens de injectar quantidades parvas de gasóleo para isso puxar a mudança numa rotação tão baixa, dai a tal nuvem de fumo quando o turbo dispara...
            Estou a entender o que dizes, mas acho que não me fiz entender... Sempre que preciso de motor, não me limito a carregar no acelerador e esperar que a rotação suba até às 2000 rpm... nada disso. Uso a caixa, para reduzir, e acelero. Com a redução a rotação sobe para as 2000rpm ou mais, mas a porcaria da hesitação continua lá e só nessa situação é que deita o fumo. O curioso é que depois disto acontecer, não costuma voltar a notar-se quase nada até parar o carro... Parece que o motor está adormecido e precisa de um despertador.

Quanto ao andar na banda ideal de binário, o que tenho notado é que os consumos subiram cerca de 1l/100Km ao andar constantemente acima das 2000rpm. (media calculada, que o CB é um grande mentiroso, tanto marca a mais como a menos).

O que eu pretendia com este tópico era saber se isto era normal ou não, porque a informação acerca deste motor não abunda pelo fórum.

Comentar

O turbo lag é mau para quando queremos que o carro se desenrrasque depressa.

No Astra que tive com o motor 1.3 cdti, isso era por demais evidente. Tive de trocar de carro porque as situações enbaraçosas já se estavam a tornar desesperantes......:oops:

Comentar

Originally posted by Kabong View Post
                Estou a entender o que dizes, mas acho que não me fiz entender... Sempre que preciso de motor, não me limito a carregar no acelerador e esperar que a rotação suba até às 2000 rpm... nada disso. Uso a caixa, para reduzir, e acelero. Com a redução a rotação sobe para as 2000rpm ou mais, mas a porcaria da hesitação continua lá e só nessa situação é que deita o fumo. O curioso é que depois disto acontecer, não costuma voltar a notar-se quase nada até parar o carro... Parece que o motor está adormecido e precisa de um despertador.

Quanto ao andar na banda ideal de binário, o que tenho notado é que os consumos subiram cerca de 1l/100Km ao andar constantemente acima das 2000rpm. (media calculada, que o CB é um grande mentiroso, tanto marca a mais como a menos).

O que eu pretendia com este tópico era saber se isto era normal ou não, porque a informação acerca deste motor não abunda pelo fórum.
                Kabong, vai dar ao mesmo, quanto maiores e mais bruscas forem as variações de rotação, maior é o consumo, ao meteres uma mudança mais baixa é exactamente isso que acontece.... a rotação varia de forma brusca, logo o consumo sobe, se meteres a mudança um bocado mais tarde, vai sempre cair na banda de binário, ou seja, tens sempre potência disponivel.

Comentar

que estranho na minha a resposta e' bastante boa, mas e' claro que nao e' como o carro a gasolina...

quando vou para ultrapassar embalo um bocadinho antes e quando começo a ultrapassar ja vou com o power todo...

nunca me meto a ultrapassar sem ja estar embalado...

o turbo lag e' akele tempo de resposta ne<?

Comentar

Então sempre é verdade que repro está fora de questão (centralina Denso ?). Mas afinal há uns meses a minha Avensis foi sujeita a uma reprogramação da ECU na SC, por ordem da Toyota...
                    E boxes ? TTE, TuningBox, P-Tronic, Rapid ?
                    Algum conselho ?

Cumps,

Comentar

OK, trago mais novidades.

Fui a um mecânico de confiança, onde fazia a manutenção do meu veículo anterior (Audi A4 TDI 130cv) e expliquei-lhe a situação. O rapaz achou estranho o que lhe estava a dizer e quis ir testar a Avensis. Notou o que eu lhe disse e ainda me chamou a atenção para o seguinte comportamento:

- Sabendo que a faixa de binário ideal é das 2200-3500rpm neste motor, e que uma passagem de 3ª para 4ª, 4ª para 5ª e 5ª para 6ª faz a rotação descer cerca de 500rpm, efectuar as passagens de caixa às 3000 rpm para cair sempre na faixa ideal de binário, temos que
                      - Usando esta "técnica", notou-se que o tal "lag" ou atraso na resposta ao acelerador está presente sempre que se faz uma passagem de caixa e que se nota perfeitamente em recta e numa subida então nem se fala.

Depois de alguma conversa e mecânico disse-me que, embora não conheça a 100% este motor e o seu comprtamento, se esta situação não for normal poderá dever-se a um defeito do sensor MAP (e frisou que é MAP e não MAF) ou a algum tubo de vácuo que vai aos actuadores de pressão do turbo (esqueci-me de lhe perguntar quais, ele falou-me em Wastegate e outra qq, incluindo o actuador que faz variar a geometria do turbo).

Assim, pedia a quem tivesse uma Avensis com este motor o favor de fazer o teste acima descrito e relatar os resultados obtidos ...

Cumps,

Comentar

Parece-me a mim que ja vi esse tipo de problemita num avensis que conheço... Quantos km tem?

Comentar

Cerca de 45.000Km...

Deixa aí um relato do que se passava com essa Avensis que conheces, se não te importas.

Cumps,

Comentar

O tubo de vacuo que ele esta a falar e pode ser que esteja a nao receber vacuo suficiente é o tubo que faz a actuacao da wastegate do turbo.. é o que faz mexer a valvula para actuar nas palhetas no interior do turbo...

O veio pode por exemplo estar emperrado , e o vacuo pode nao ter pressao suficiente para empurar , puxar o veio , actuando na geometria do turbo ...

A carrinha ao relantim , o ponteiro das rpm esta constante ou oscila um bocadinho pequeno mm ?... repara la nisso pf...

Comentar

No teu caso com esses KM é mesmo estranho... mas vamos ao meu relato:

O que eu conheço tinha esse lag, não se sentia puxar até às 3500rpm mas depois puxava bem até se foi perguntar à SC o que se passava e disseram que era até à 1ªrevisão, e andou assim até aos 15mil km ou seja até à primeira revisão,
                              depois disseram-me que tinham retirado um tubo deve ser o tal tubo de vácuo que vai aos actuadores de pressão do turbo...Agora ainda não experimentei mas sei que
                              já não se nota o lag, que já puxa como deve ser a partir das 2mil rpm...

Comentar

Em processamento...
                              X