Originally posted by nuno_n
View Post
E corrigindo e explicando-nos cada vez melhor.A turbina de admissão chama-se compressor, neste caso, do tipo radial. Até porque a malta diz que o turbo isto e aquilo, quando o turbo apenas serve para fazer o compressor rodar pois quem faz o trabalho de aumentar a pressão do ar é mesmo o compressor (e ninguém fala dele, coitado:chorao) e a turbina propriamente dita só nos traz problemas pois demora tempo a ganhar velocidade, "atrapalha" a saída dos gases de escape e, como trabalha a altas temperaturas, estraga-se mais
. E um compressor (ou bomba, no caso dos líquidos) tem sempre um lado de aspiração (ou sucção) e um lado de pressão, pois suga o ar do lado da aspiração e empurra do lado da pressão, neste caso fazendo com que o motor passe a trabalhar a uma pressão superior à atmosférica, o que permite queimar mais combustível e fazê-lo de forma mais eficiente. Eu escrevi "repor a pressão" quando devia ter escrito "compensar" ou "anular a perda de carga da admissão" que se tornava mais perceptível.Quanto ao efeito de menores perdas de carga através da admissão directa e de um filtro com menores perdas de carga, não me tinha lembrado desse duplo efeito de não só aumentar logo à partida a pressão no motor como também de diminuir o tempo de resposta! E isso interessa-nos muito nos nossos motores D-4D pois aumenta-nos a resposta em baixas. Não podiamos estar mais de acordo! E eu vou investigar melhor se não existe mesmo um filtro K&N que sirva no meu carro pois só tinha a ganhar.
Os pózinhos :risohist é porque a pressão final do turbo-compressor é o que um homem quiser... gastar! Quanto mais não seja em turbos partidos... Agora a sério, o que eu queria dizer era que o compressor não servia apenas para vencer as perdas de carga da admissão mas para aumentar efectivamente a pressão de funcionamento, o que bem explicaste com o teu exemplo. Agora vê lá se estou a fazer bem esta conta: P0=1bar, menos perdas de carga de 0,4 bar mais 1,1bar metidos pelo compressor temos o motor a trabalhar a 1-0.4+1.1=1,7bar, certo?
Votando à nossa questão inicial: apesar de haver clara vantagem em reduzir ao máximo as perdas de carga na admissão, não adianta fazer uma conduta para aproveitar a pressão dinâmica associada à velocidade do ar (carro) porque o valor é irrisório, sobretudo se comparado com os ganhos de montar um filtro com menor perda de carga.

Comentar