Announcement

Collapse
No announcement yet.

Swap 1.9 PSA para 2.0 D4D

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Swap 1.9 PSA para 2.0 D4D

Boas!

Ha uns anos atrás comprei uma Starvan 1.9D, sem a noção que teria um PSA debaixo do capô.
    Como sempre fui um amante de boa estrada, decidi tentar tirar algum aproveitamento do motor que tinha ( quase nehnum ) em que consegui dar débito entre outros segredos, cujo resultado não foi mau, visto conseguir passar facilmente por muitas 2.0D de 72cv ( para mim já foi uma victória ).

como não bastou, decidi evoluir de forma um pouco drástica, projecto que está em desenvolvimento neste momento.

Estou a aplicar um motor 2.0D4D, de 2004, da carroceria E12, com 116cv.

partilho assim algumas umas imagens do processo do mesmo em anexo.

Com isto, disponho-me a responder a algumas perguntas se necessário e obviamente que agradeço imenso sugestões, e no caso de haver alguém que já o tenha feito, por favor, comente.

Em caso de maior curiosidade ou utilidade deste tópico, estarei disposto a desenvolver mais de forma mais esclarecedora e pormenorizada.

Comprimentos.

Helder CTL
    Attached Files

Uhmm podes colocar uma foto da parte de tras do motor.. junto aos colectores e do turbo em si .. ja agora ?

o swap ja esta feito e coube la sem problema? :).. os apoios nao deve ser no mesmo sitio ....

tiveste que mudar a electronica toda.. presumo eu ...

Abraço.. e bom projecto sim senhor.. finalmente um swap dum motor 1cd-ftv :)...

Comentar

por acaso não tenho nenhuma foto tirada a parte de tras do motor, mas assim que possa trato de tirar uma.

o swap ainda n esta fixo, tenho uma imagem do motor apontado, mas ainda não tenho os apoios fixos. era para usar os apoios de origem do ftv, com os suportes de apoio o psa, mas n ajusta o motor no seu ponto, fica muito encostado a longarina do lado esquerdo, vou usar os apoios do D4D E11 juntamente com as transmiçoes do mesmo. e sim, são no mesmo sitio :)

quanto á eletronica, a ideia era trocar por completo, mas encontro dificuldades nas ligações visto ser de anos diferentes ( radio, controlo de sofage, etc. ), logo estou a tentar ligar a eletronica suficiente para o motor, adaptando á cablagem de ogirem do carro.

obrigado!. Alguem tinha de o fazer =P

mais alguma duvida disponha.

abraços!
      :)

Comentar

O motor que aparece na 1a foto é o 2c-e .. suposto 2.0d toyota.. mas disse que os apoios nao dao .. E vai colocar os apoios do E11 d4d . Assim claro que da acho eu , pk os apoios do E11 d4d e o E12 d4d é o mesmo motor... 1cd-ftv.. E vai meter motor e caixa ?

EM relacao a electronica do motor , vai ter mesmo que arranjar tudo do motor 2.0d4d.. mas mm tudo .. :).. em relacao a parte de dentro. O e12 d4d tem o Ac automatico , logo so ai , implica mudar os motores da sofagem e Ac. Os radios sao diferentes.. por dentro é quase tudo diferente.. logo as fichas serem diferentes.. força nisso e boa sorte.. que corra td bem

queremos é fotos .. do espaço debaixo do capot , dos apoios, e do motor em si :) ehehehe...

alguem tinha mm que o fazer.. custa é aparecer alguem com coragem para o fazer :)

Comentar

Parece-me que isso vai dar muito trabalhinho e dores de cabeça!!!Espero que corra tudo bem porque parece-me que é um trabalho de valor!

Comentar

Muitos Parabéns pelo upgrade.
            O E11 também vai ter actualizado travões e suspensão?
            Boa sorte na continuação desse grande projecto.
            Cumps.

Comentar

No final, se tiveres pachorra, tempo e paciência podias colocar quais os pontos mais problemáticos nessa alteração (sim porque eles vão existir) as adaptações ajustes etc , assim como dicas!
              De certa forma criar um guia para que no futuro se alguém quiser fazer o mesmo já sabe o que vai esperar e como contornar todos os contratempos!!
              Boa sorte com isso...

Comentar

Originally posted by nuno_n View Post
                O motor que aparece na 1a foto é o 2c-e .. suposto 2.0d toyota.. mas disse que os apoios nao dao .. E vai colocar os apoios do E11 d4d . Assim claro que da acho eu , pk os apoios do E11 d4d e o E12 d4d é o mesmo motor... 1cd-ftv.. E vai meter motor e caixa ?

EM relacao a electronica do motor , vai ter mesmo que arranjar tudo do motor 2.0d4d.. mas mm tudo .. :).. em relacao a parte de dentro. O e12 d4d tem o Ac automatico , logo so ai , implica mudar os motores da sofagem e Ac. Os radios sao diferentes.. por dentro é quase tudo diferente.. logo as fichas serem diferentes.. força nisso e boa sorte.. que corra td bem

queremos é fotos .. do espaço debaixo do capot , dos apoios, e do motor em si :) ehehehe...

alguem tinha mm que o fazer.. custa é aparecer alguem com coragem para o fazer :)

aparenta o 2c-e por ser toyota, têm aspectos semelhantes.

sim, vou meter motor e caixa, e quanto á eletronica, é muito complicado aplicar um sistema de sofagem eletrico,por exemplo, ja pra não falar nos sensores, luzes interiores, air-bags, o radio não é problema, certos pormenores do genero.quanto ao AC, o meu ja tinha ac, logo, uso a instalação de origem, com o compressor que eu tinha.

a cablagem do interior e a do motor são separadas. terei que refazer as ligações que passariam de uma para a outra ligando. directamente á centralina.( tamos a falar creio que talvez uma das fichas da centralina praticamente completa .

Fotos virão, e assim que o motor trabalhe, o video estará disponível =P

Cumps a todos!

obrigado

---------- Mensagem adicionada em 01:29 PM ---------- Mensagem anterior em 01:26 PM ----------

Originally posted by zezitolx
                gana projecto muito bem...

e onde arranjaste o motor 1cd ftv? numa sucata calculo...

qt custa um motor desses?

e' o 2.0 116cv certo?

sempre podes por a pwr box e assim ficas com 136cv, o que agrada certo?

mete mais fotos, se possivel do novo motor...

mas dps vais ter q mudar a suspensao ou nao?
                O motor arranjei na sucata, como ja seria de calcular e sim, é o 116cv, mais tarde irá levar uma pwr box artesanal e um regulador de pressao.

a mecanica completa custa cerca de 2500€.

suspenção sera alterada, e aplicado o eixo traseiro do D4D E11.

cumps.

---------- Mensagem adicionada em 01:34 PM ---------- Mensagem anterior em 01:29 PM ----------

muito obrigado a todos pelo apoio, acreditem que ouvi demasiadas vozes dizer que não seria possível, e nem por isso desisti.

sim, muita dor de cabeça, trabalho e suor, mas garanto que compensa.

irei respondendo as perguntas necessárias, duvidas e aceitando sugestões.

assim que possível, farei um apanhado de tudo, com todas as alterações feitas e adaptações, incluindo imagens.

comprimentos a todos!!

Comentar

Originally posted by Helder CTL View Post
                  O motor arranjei na sucata, como ja seria de calcular e sim, é o 116cv, mais tarde irá levar uma pwr box artesanal e um regulador de pressao.

EU não me metia nisso... há muitas queixas de power box's que não as da TTE...

muito obrigado a todos pelo apoio, acreditem que ouvi demasiadas vozes dizer que não seria possível, e nem por isso desisti.

sim, muita dor de cabeça, trabalho e suor, mas garanto que compensa.

Possível é, dá trabalho sim senhor, mas no final irás dar muito mais valor à tua máquina!

Aqui há uns anos atrás vi uma foto duma CE100 com um 1CD-FTV montado... portanto se lá estava também pode estar na tua CE110... que em breve passará a ser CDE110! ;)
                  Já agora, se alguém tiver essa foto que a poste aqui para se ver!

Aproveito para te dar os parabéns pela vontade e afinco com que te lançaste a esse projecto, e para te desejar toda a sorte do mundo, e que fique pronto depressa para poderes juntar-te à malta com a máquina com novo pulmão!

Comentar

Originally posted by squamod View Post
                    Muitos Parabéns pelo upgrade.
                    O E11 também vai ter actualizado travões e suspensão?
                    Boa sorte na continuação desse grande projecto.
                    Cumps.
                    muito obrigado!

sim, como ja tinha referido deverá levar o eixo traseiro com disco, e suspenção completa Eibach.

cumps.

---------- Mensagem adicionada em 01:58 PM ---------- Mensagem anterior em 01:47 PM ----------

Originally posted by TerrorTechWar View Post
                    EU não me metia nisso... há muitas queixas de power box's que não as da TTE...

Possível é, dá trabalho sim senhor, mas no final irás dar muito mais valor à tua máquina!

Aqui há uns anos atrás vi uma foto duma CE100 com um 1CD-FTV montado... portanto se lá estava também pode estar na tua CE110... que em breve passará a ser CDE110! ;)
                    Já agora, se alguém tiver essa foto que a poste aqui para se ver!

Aproveito para te dar os parabéns pela vontade e afinco com que te lançaste a esse projecto, e para te desejar toda a sorte do mundo, e que fique pronto depressa para poderes juntar-te à malta com a máquina com novo pulmão!

Vou ter em consideração as box's, realmente não és o primeiro a dizer-mo e em muitos casos com razão. De qualquer das formas, a que estou a pensar encomendar será feita á minha frente, e o mesmo ja fez bastantes especialmente para este motor, e até com bastante sucesso.

obrigado! mal possa farei questão de expor a minha "menina" ao mundo, é claro, com outro pulmão mesmo! =)

cumps!

Comentar

Aquilo que eu sei sobre as box's é que há uma empresa em Pt que fez umas sob encomenda da Toyota, e que deram raia, por isso voltaram à produção das mesmas pelos próprios meios! Mas investiga melhor, eu também estou a falar do que ouvi dizer... só posso falar da minha que é TTE e até agora não me deu problemas nem ao anterior dono!

Comentar

a tua é tte marco....? :).. tenho as minhas duvidas :)... deve ser é um power set SC dos ultimos :) .. ou seja dos fiaveis..

Comentar

Acredito. Tenho que investigar a situação.

Sou sincero, ainda é bastante cedo para eu me preocupar com Box, mas ja que falamos nisso, quais ou onde arranjo box's que realmente se sinta a diferença?
                          Alem do mais, a que estou a pensar fazer é regulavel, tudo o resto não me interessa =)

comps.

Comentar

Originally posted by TerrorTechWar View Post
                            Aquilo que eu sei sobre as box's é que há uma empresa em Pt que fez umas sob encomenda da Toyota, e que deram raia, por isso voltaram à produção das mesmas pelos próprios meios! Mas investiga melhor, eu também estou a falar do que ouvi dizer... só posso falar da minha que é TTE e até agora não me deu problemas nem ao anterior dono!

Julgo que houve umas box's que foram feitas pela AutoFernandes Motorsport que teve sede em Viseu e que deram bastante barraca...

Comentar

Acredito. Tenho que investigar a situação.

Sou sincero, ainda é bastante cedo para eu me preocupar com Box, mas ja que falamos nisso, quais ou onde arranjo box's que realmente se sinta a diferença?
                              Alem do mais, a que estou a pensar fazer é regulavel, tudo o resto não me interessa =)

comps.
                              Monta la a bricolage toda ao sitio , depois em relacao as box' é outro assunto ... poe isso a andar e a curvar bem primeiro :) ..

Abraço

Comentar

Em processamento...
                              X