Announcement

Collapse
No announcement yet.

AURIS: Avaria no aviso de "MANUT OL BR"...

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• AURIS: Avaria no aviso de "MANUT OL BR"...

Boas tardes, caros Toyotistas.

Esta semana levei o meu Auris á 1ª revisão, a dos 15000km.
    Já tinha acendido o aviso de revisão em breve (MANUT OL BR), e depois ficou com o permanente MANUT OL NEC. Até aqui tudo normal.
    Deixei o carro na SC Faro para fazer a revisão, e não tenho nada a apontar; atendimento 5 estrelas.
    No entanto quando saí de lá, com a revisão feita, passados +/- 10km, acendeu o aviso de "MANUT OL BR"!! Achei aquilo estranho e voltei lá no dia seguinte.
    O atendimento continuo a ser 5 estrelas, e disseram-me que provavelmente tinham-se esquecido de desmarcar/desativar o referido aviso.
    De imediato tentaram-no desmarcar, mas como não conseguiram, decidiram reprogramar o carro todo a partir do zero. Passados 30 minutos já estava o carro na rua e disseram-me que aquilo tinha dado um errozito qualquer em que não assumiu a desmarcação do aviso, mas com a reprogramaçao já tinha ficado tudo resolvido.
    Fui-me embora e passados 5km o aviso apareceu novamente!!:oops:
    Voltei novamente p trás e reclamei.
    Disseram-me que iriam contactar a sede SC, afim de arranjarem a soluçao. Pois desconhecem esse tipo de problemas e dizem que nunca tiveram nenhum registo de tal coisa.
    Passados 2 dias ligaram-me para eu lá ir que já tinham uma nova reprogramação que resolvia a anomalia.
    Ontem fui lá e deixei o carro de manha, expliquei de novo tudo e ensisti para que fizessem um teste de estrada para terem a certeza de que tinha ficado resolvido, e que tinham de fazer +/- 10km, para que o aviso acendesse e não voltasse a apagar... Ao final da tarde fui buscar o carro com a garantia de que agora sim, tinha ficado bom de vez e que com esse tal novo software tinha resolvido a questao.

Não é que passados 5km acendeu novamente a luz!!!
    Simplesmente estava na mesma!!!

2ªf ás 08H30 vou lá estar a reclamar novamente....:evil:

Vou dando noticias...

Cumprimentos a todos os Toyotistas

que cena marada.
    o meu ainda não chegou aí...
    ao menos que dêem uma explicação um pouco lógica...

Comentar

No meu, aquando da 1ª revisão acenderam os 2 avisos da manutenção e foram apagados quando mudou o óleo.

Fiz a revisão dos 30k km esta semana, ainda só tinha acendido a 1ª luz de aviso, mas aquando da revisão, foi eliminada a mensagem. Com o meu está tudo ok.
      De facto isso é estranho. Vai dando feedback do que dizem na Toyota.

Cumps

Comentar

Isso é estranho... é reclamar no livro. Independentemente das responsabilidades, o problema é recorrente (várias vezes).

Comentar

Vê lá isso bem, não te deixes enrolar, senão acabas como eu, rotulado de cliente difícil e banido.

Comentar

O gajo não fez o reset ao aviso. Lê no manual na parte da manutenção que pode ser feita por si como é que se desliga o aviso.

Comentar

Esse problema é realmente estranho...
              Algumas vezes acontece esquecerem-se de reiniciar a contagem da revisão.

Agora o que descreves é sem dúvida fora do normal... Penso que o problema estará no quadrante que se passou ou o ECU, não vejo outra explicação.

Comentar

Boas,
                Pois o problema é mesmo estranho, certamente que na SC tentaram desmarcar ou reineiciar a contagem da revisão, mas certo é que volta sempre a aparecer!!

Sendo ainda mais estranho, que o aviso não aparece quando se liga a chave, mas sim quando o carro atinge a temperatura dita normal (tenho de percorrer cerca de 5 a 7km, se o carro estiver realmente frio, senão a distancia é inferior).

Mas amanhã de manhã lá estarei...

Certamente que vou ter de aguardar alguns dias até que me liguem para eu lá meter o carro para uma nova reprogramação...

Mas eu vou dando noticias...

Cumprimentos

Comentar

Este "issue" leva-me a questionar quando deve aparecer as mensagens, 1ª para breve e a 2ª para mudar (não sei exactamente os termos exactos, pois no meu manual pág.343 os avisos estão em Inglês...)
                  Têm em conta os kms (15000) ou a data (1ano) correcto? e daí poder aparecer antes dos kms que julgamos adequados :)?
                  Ficam fixos ou intermitentes?
                  Era interessante saber os possiveis conjunto de valores que fazem apresentar as duas mensagens. (não consta no manual, vou tentar saber na TCP)

Tudo de bom jsmbs! acredito que vai ser resolvido :)

p.s. -
                  que raio de valores de kms são aqueles apresentados para estas mensagens no manual pág.343 -> 35000kms e 40000kms???
                  o reset ao aviso está na pág.274
                  Last edited by Dryads; 21-03-2010, 23:56 PM.

Comentar

Originally posted by jppmendes View Post
                    Este "issue" leva-me a questionar quando deve aparecer as mensagens, 1ª para breve e a 2ª para mudar (não sei exactamente os termos exactos, pois no meu manual pág.343 os avisos estão em Inglês...)
                    Têm em conta os kms (15000) ou a data (1ano) correcto? e daí poder aparecer antes dos kms que julgamos adequados :)?
                    Ficam fixos ou intermitentes?
                    Era interessante saber os possiveis conjunto de valores que fazem apresentar as duas mensagens. (não consta no manual, vou tentar saber na TCP)

Tudo de bom jsmbs! acredito que vai ser resolvido :)

p.s. -
                    que raio de valores de kms são aqueles apresentados para estas mensagens no manual pág.343 -> 35000kms e 40000kms???
                    o reset ao aviso está na pág.274
                    Ora, a altura do aparecimento dos ditos avisos para a manutenção, depende muito do tipo de condução de cada pessoa. Um carro que leve uma maior escáfia, esses avisos irão aparecer mais cedo. Não tem a ver se o carro está a fazer os 15k km certos ou 1 ano. Depende sim do trato que o carro teve.

Comentar

Originally posted by Comandante View Post
                      Ora, a altura do aparecimento dos ditos avisos para a manutenção, depende muito do tipo de condução de cada pessoa. Um carro que leve uma maior escáfia, esses avisos irão aparecer mais cedo. Não tem a ver se o carro está a fazer os 15k km certos ou 1 ano. Depende sim do trato que o carro teve.
                      como assim? a parte lógica dos kms ou data percebo...

Comentar

No meu manual isso vem explicado. O meu carro é de 07/2010 e não sei se por isso haverá alguma diferença para outros...

No entanto o manual diz que +/- aos 14700km deve aparecer o aviso de "MANUT OL BR", que simplesmente acende quando se liga o carro e passados 3 segundos o painel passa ao estado normal, não aparecendo mais o aviso até que desligue e volte a ligar o carro.

E o aviso "MANUT OL NEC" aparece +/- aos 15200km, mas este uma vez que se acende fica permanentemente assim. Mesmo que mude no CB para ver outros dados, passados 2 segundos passa novamente para a mensagem do aviso.

Quanto aos km, é isso que diz o manual do meu carro. E foi +/- assim que se passou no meu caso.

Agora é diferente, porque não acende quando se liga o carro, mas sim quando ele atinge a temperatura dita normal, e aparece o aviso "MANUT OL BR"...

Vamos ver no que isto vai dar...

Abraços a todos

Comentar

querias dizer que o teu carro é de 07/2009 :) o meu 01/2009, o manual não diz nada disso e vem com uns valores absurdos que referi :)

p@rra mas o Comandante é que me partiu todo ao dizer que "a altura do aparecimento dos ditos avisos para a manutenção, depende muito do tipo de condução de cada pessoa. Um carro que leve uma maior escáfia, esses avisos irão aparecer mais cedo. Não tem a ver se o carro está a fazer os 15k km certos ou 1 ano. Depende sim do trato que o carro teve."

Comentar

E é verdade. Varia de carro para carro, e varia não só em função da condução.

Varia também em função dos percursos.
                            Eu faço 25 mil kms anuais, 70% AE, 30% cidade. Mas cidade é tipo 10 kms diários.

Nos primeiros 15mil, aos 13 mil apareceu "Mudança óleo necess.". Aos 15400, apareceu "Mudar óleo" (foi quando o mudei).

Agora, como se meteu o inverno e fiz mais cidade (o tal percurso mais curto, mais cidade), apareceu o "Mudança de óleo necess." perto dos 28 mil (portanto, 12600kms depois da revisão), e o 2º aviso deve estar a estalar (o carro tem 29400kms). Vou fazer a revisão por volta dos 29600, pelo sim pelo não. Prefiro antecipar um pouco (vou fazer mais de 1000 kms depois da revisão dos 30 mil por isso convém andar em condições)!

A Guia do Automóvel fez um teste ao Auris, papou revisão respectivamente aos 7 mil e aos 20 mil kms, salvo erro (isto foi em 2007/2008). Resumindo, isto varia! Caso contrário não eram precisos avisos!

Comentar

Originally posted by dvd.ribeiro View Post
                              E é verdade. Varia de carro para carro, e varia não só em função da condução.

Varia também em função dos percursos.
                              Eu faço 25 mil kms anuais, 70% AE, 30% cidade. Mas cidade é tipo 10 kms diários.

Nos primeiros 15mil, aos 13 mil apareceu "Mudança óleo necess.". Aos 15400, apareceu "Mudar óleo" (foi quando o mudei).

Agora, como se meteu o inverno e fiz mais cidade (o tal percurso mais curto, mais cidade), apareceu o "Mudança de óleo necess." perto dos 28 mil (portanto, 12600kms depois da revisão), e o 2º aviso deve estar a estalar (o carro tem 29400kms). Vou fazer a revisão por volta dos 29600, pelo sim pelo não. Prefiro antecipar um pouco (vou fazer mais de 1000 kms depois da revisão dos 30 mil por isso convém andar em condições)!

A Guia do Automóvel fez um teste ao Auris, papou revisão respectivamente aos 7 mil e aos 20 mil kms, salvo erro (isto foi em 2007/2008). Resumindo, isto varia! Caso contrário não eram precisos avisos!
                              ok desconhecia mesmo... pensava que os avisos fossem mais como que "lembretes", o meu carro deve ser igual ao teu em termos de mensagens. (já viste aqueles valores da pág.343?)
                              mesmo assim interessava-me saber como funciona essa "pseudo-mente" que determina as condições de uso.

Comentar

Em processamento...
                              X