Announcement

Collapse
No announcement yet.

Auris D4D - dificuldade a engrenar 1ª velocidade

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Auris D4D - dificuldade a engrenar 1ª velocidade

Tal como o título indica.

Com o carro a quente, se tiver ligado em ponto morto, carregar na embraiagem e engrenar 1ª, há dificuldade a faze-lo, ela entra, não requer grande esforço na manete, mas sente-se um safanão estrutural dá a sensação que houve dificuldade a engrenar a velocidade a nível interno (portanto é algo que se sente mas não directamente na manete). Sempre com a embraiagem a fundo, se desengrenar e voltar a engrenar, entra bem suave não se sente nada.

Se voltar a desengatar, largar a embraiagem e voltar a carregar nela e meter 1ª, volta a acontecer o mesmo! Em simultâneo, quando carrego ou largo a embraiagem, ouve-se um "click" que vem do motor (diria que vem mesmo da embraiagem). Nada que aplique pressão a mais no pedal, mas ouve-se.

Alguém conhece este problema? Óleo da caixa, rolamento, embraiagem? É mais um a juntar à lista.

Em adição, se rolar com o carro em 2ª entre as 1000 e as 1200RPM, mantendo o ritmo (a plano por exemplo), há um ruído que se evidencia, soa a algo gripado, que desaparece se abrandar ou acelerar (só mantendo o ritmo nessa rotação). O motor não está em esforço nem nada, é só manter as vezes basta um cheirinho de nada no acelerador!

Agradeço opiniões para juntar aos problemas que tenho tido e resolver!
    Obrigado!

Carrega 2 vezes na embraiagem e mete a 1ª, depois diz se sentes o mesmo.

Comentar

Viva

Bem Ribeiro, estas feito com isso, parece que te saiu um limão :/

Assim sem ver/ouvir diria que haverá de facto um problema qq na caixa/embraiagem ou apoio do motor. Parece-me um tipo de problema que deve ser visto por eles o quanto antes pois pode originar problemas maiores... Pode ser apenas alguma coisa desapertada, molas partidas na embraiagem/volante motor (não sei se este usa o bi-massa).

Eu entretanto recebi a carta da toyota p ir ver o acelerador e vou aproveitar e queixar-me dos ruidos na direcção, ha ali alguma folga na coluna, na direcção propriamente dita não noto folgas.

Outra coisa que vou saber é quanto custa por sensores atras pois os familiares que vão ficar com o carro querem isso devido as dimensões e estão dispostos a por desde que nao ultrapasse os 200 euros.

Rápidas melhoras para o teu Auris. Até é um carro agradável mas com esses problemas todos borra a pintura toda...

Comentar

@Darkness, hoje de manhã fiz o teste e não notei tanto, parece-me que é mais com o uso do carro (como de manha andei pouco com ele praticamente não se nota nada). Faz é sempre um click ao carregar e soltar a embraiagem (sempre).

@JCF, é a vida, um gajo infelizmente habitua-se, o pior é que nem sequer resposta tenho para agendar um dia para o diagnóstico destes problemas (onde se incluem os amortecedores...).

Oxalá nunca precisem assim mais a sério da assistência.

Comentar

Voltei a tentar agora ao fim do dia e faz o mesmo esforço. Largar embraiagem, voltar a carregar e meter 1ª. Parece que a caixa resiste a meter a 1ª, o carro dá um ligeiro "solavanco"/salto. Mesmo largando e carregando 2 vezes na embraiagem faz o mesmo. É sempre!

Comentar

Voila!
            Isso é tipico quando a embraiagem está a pegar
            Vé a folga do pedal da embraigem com a mao subindo p cima e para baixo com a mao depois se tiver folga tira-a, tem la um parafuso tirá a folga para ficar com mais cursor para assim pressionar a bomba e abrir mais o prato pressao da embriagem, ficarás com sensaçao de pegar mais em cima mas é normal

Comentar

Hmm isso é estranho. Mas como infelizmente tenho outras coisas a resolver esta vai ser outra!

Comentar

Como dizes que tb ha um barulho tipo algo gripado a baixa rotação eu não sei se me fiava em acreditar que fosse só uma questão de afinação...

Uma situação que por vezes acontece é o tapete meter.se por baixo da embraiagem não deixando que esta vá bem ao fundo. Por essa razão de vez em quando reposiciono o tapete para que isso não aconteça.

As outras mudanças estão leves ou notas a caixa sempre mais dura do que era? Notas o carro mais brusco ao levantar a embraiagem? Isso cheira-me as molas da embraiagem/volante motor partidas...

Comentar

O tapete está no sítio certo;)

As vezes ao levantar a embraiagem o carro fica realmente mais brusco, mas é muito pontualmente. A caixa parece normal, as vezes parece-me um pouco mais dura, mas nada de excessivo.

Muito pontualmente noto também o carro mais brusco a pegar a trabalhar, mal dou à chave parece tipo um ligeiro solavanco, mas dai pra frente trabalha que nem um relógio.

Agradeço desde já a vossa ajuda. Infelizmente com a Toyota tem que se expor os argumentos todos senão tudo é perfeitamente normal num carro.

Comentar

parece que apanhaste mesmo uma má unidade. Nunca notei isso ao engrenar as velocidades. A única coisa que noto no meu, é os estalidos ao rodar a direcção...ao que já me disseram "é normal"....não me acredito muito, mas como o carro ainda tem 5 anos de garantia, se der barraca algum dia eu só lhes digo "pois é amigos....eu bem avisei que algo não estava bem...." :lol

De resto, só mesmo um ou outro ruído parasita que aparece.....o chiar dos calços ao travar, desapareceu com a muda dos calços da frente. Até agora, têm-me resolvido os problemas que me vão aparecendo.

Comentar

O meu Clio tinha esse sintoma , só que era em frio que se notava !! resultado: mola partida ( apenas uma ) do prato de pressão ! Resolvido na garantia , defeito de fabrico!

Comentar

Começo a achar coincidência a mais - no Toyota Owners Club UK:

I have ben wondering anout this myself - when I first use the car after it has been standing for a bit (such as overnight) when I pull off in first I get a "clunk" sound, this happens just the once. It may have always been like it, but I did not notice it until a few weeks ago. I am wondering if I should get it checked out or if this is normal.
                        Basicmanente a este proprietário acontece exactamente o mesmo, mas só uma vez. A mim acontece-me sucessivamente.

Uns posts acima, para um caso idêntico, recomenda-se verificação do óleo da caixa de velocidades.

Comentar

Pode ser do oleo da caixa mas isso normalmente é (devia ser, faz parte da chek list ) visto nas inspecções e se houver fugas o carro deixa pingos de oleo, nota-se o babado, etc.

Como disse face aos elementos eu inclino-me para as molas da embraiagem que no caso dos motores equipados com volante bi-massa estão no volante motor. Li relatos de problemas destes em Avensis e RAV4 com o motor 2.0 ou 2.2 mesmo em carros com poucos km e que estando fora da garantia eles já não pagam a reparação. E esta fica a volta dos 1000 euros...

Felizmente o Auris tem 5 anos ou 160 mil km de garantia mas não deixa de ser uma chatice.

Comentar

Novamente agradeço a vossa ajuda. A uns meses havia uma chiadeira ao engrenar 1ª, tiveram que desmontar a caixa e lubrifica-la. Ficou porreira, na altura e durante bastante tempo nunca fez nada disto. Diria que desde a um par de meses para cá começei a ouvir o click ao embraiar, e desde a coisa de um mês para cá este solavanco ao meter 1ª.

É mais uma daquelas que é melhor acontecer agora que depois da garantia!

Comentar

A chiadeira tambem ouço no meu D4D quando engato , mas o do meu é quase de certeza aquela "luva" que tem por dentro da caixa que faz acçionar o rolamento de encosto, e esta "luva" de certeza que está sem lubrificação, mas para isso é necessário retirar a caixa ! Vai ficar assim

Comentar

Em processamento...
                              X