Announcement

Collapse
No announcement yet.

4A-FE consumo de oleo

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Originally posted by Carlos Sol View Post
    O Telmo tem razão e sou plenamente de acordo com ele , os vedantes de valvulas dos motores a gasolina da Toyota , são meio pirados , tendem a ressequir e queimam algum oleo ! Lá na oficina nesses modelos , levavam era o 15W40 ( ordem do Boss lol) só se akgum cliente pedisse para mudar para o semi, deitavamos o 10W40 !! Ligares o carro e açelerares nao adianta nada , alias tem d fazer fumo, dizes que nao faz, mas faz , não é electrico lol ! Deixa-o a trabalhar ao ralenti durante uns bons 5 minutos e depois dá-lhe uma gazada a ver a cor do fumo se é azulada, ou então fazes uma descida e depois outra gazada a ver a côr !!
    Eu deixei ele a trabalhar á pouco durante 5mins e pus-me junto ao escape e sinto na mao o "bafo" quente do escape e humido mas nao se ve nada....como disse, o escape larga pingas de agua...

Mas vou fazer isso que dizem, uma aceleradela depois de uma descida... ou depois de tar algum tempo ao relantim...

E trocar os vedantes de valvulas é algo dispendioso e complexo?

Alguem tem o manual tecnico deste motor ?

Cumps! e obrigado!

Comentar

Esse motor é o dupla arvore de cames e 16 valvulas, e depois tem os pontos da arvore de cames/cambota , ou seja , tem de ser feito por alguem que perceba do assunto, para nao descomandar os pontos e enpenar valvulas, ou no pior caso furar um pistão ! Para fazeres o teste tens de ter o motor á temperatura normal de trabalho , ou seja , abaixo de meio !!

Comentar

Quanto ao beber óleo, a fuga pode estar num sitio que não vejas, é normal, verifica o carro por baixo se ainda não o fizeste, principalmente a junta do cárter e os retentores da cambota, que são o que normalmente dá problema, verifica bem a tampa de válvulas e procura óleo nos orificios das velas, tira-as se necessário.
        Quanto ao óleo em si, quando chega a uma certa altura da vida do motor, principalmente se este começar a consumir óleo, podes por óleo um pouco mais espesso para compensar as folgas ganhas pelo desgaste, isto por norma baixa o consumo de óleo mas não o pára (penso que dei este conselho também á raquel mas só ela o poderá dizer), se isso está a levar 10w40, experimenta o 15w40.
        Como dizes que o carro não aqueceu não dei esta sugestão, mas não significa que não faças, vê se o líquido de refrigeração tem bolhas de gordura (tipo azeite na água).

Comentar

Originally posted by Carlos Sol View Post
          O Telmo tem razão e sou plenamente de acordo com ele , os vedantes de valvulas dos motores a gasolina da Toyota , são meio pirados , tendem a ressequir e queimam algum oleo ! Lá na oficina nesses modelos , levavam era o 15W40 ( ordem do Boss lol) só se algum cliente pedisse para mudar para o semi, deitavamos o 10W40 !! Ligares o carro e açelerares nao adianta nada , alias tem d fazer fumo, dizes que nao faz, mas faz , não é electrico lol ! Deixa-o a trabalhar ao ralenti durante uns bons 5 minutos e depois dá-lhe uma gazada a ver a cor do fumo se é azulada, ou então fazes uma descida e depois outra gazada a ver a côr !!

Nem mais, o meu com o motor 2E também já deita fumo azulado quando meto a trabalhar a frio, durante alguns segundos e depois do ralenti ficar normal, se der um toque no acelerador, sai mais um bocado de azul, mas depois disso deixa de fazer. Em andamento também já reparei (indo num outro carro atrás) que depois de desacelerar faz um pouco, ou em trocas de mudança em regime mais elevado.
          O motor só tem 90mil km, comecei a notar que o nível de óleo baixou a partir dos 75-80mil km e ultimamente gasta 1/4 da marca na vareta em 5000km.
          Acho um pouco cedo para consumir óleo pelos segmentos por isso desconfio que talvez seja mais pela idade dos vedantes das válvulas... e de já não queimar gasolina com chumbo há muito tempo.
          Na altura em que apareceu a gasolina sem chumbo classificaram este motor como apto para usar sem chumbo... mas se calhar não estava 100% apto visto que sempre ouvi dizer que motores que não estão preparados para queimar gasolina com chumbo se consumirem sem chumbo acabam por dar cabo dos vedantes das válvulas.
          Não sei se esta suposição sobre a gasolina está correcta, só confirmando com alguém que saiba mesmo.

Comentar

olá, a gasolina com chumbo ajudava a lubrificar as sedes das valvulas,não os vedantes

---------- Mensagem adicionada em 09:09 PM ---------- Mensagem anterior em 09:05 PM ----------

o meu é tmb o 1600, 4a-fe, comprei com 56000Km, mas ele sempre teve sede, mas como nunca tive nenhum toyota tipo camelo, sempre achei normal, todos os toyotas que tive, gastaram oleo e sempre me disseram que era normal nos toyotas.será que fui enganado???

Comentar

Originally posted by joao baterista View Post
              olá, a gasolina com chumbo ajudava a lubrificar as sedes das valvulas,não os vedantes

---------- Mensagem adicionada em 09:09 PM ---------- Mensagem anterior em 09:05 PM ----------

o meu é tmb o 1600, 4a-fe, comprei com 56000Km, mas ele sempre teve sede, mas como nunca tive nenhum toyota tipo camelo, sempre achei normal, todos os toyotas que tive, gastaram oleo e sempre me disseram que era normal nos toyotas.será que fui enganado???
              Primeiro seria adequado uma passagem por este tópico: Regras do Fórum!
              E de seguida por esta secção: Forum de Apresentações

Em relação ao facto dos "Toyotas beberem oleo", isso está longe de ser verdade. Tens aí muito boa gente com motores destes (e outros também) que não bebem oleo.

Comentar

Esse problema é como o meu,mas uma coisa que reparei. se não levar o visco 5000 sintético da bp ele bebe oleo. É engraçado,com o visco 5000 nao bebe 1 gota de oleo, com os das outras marcas ja bebe, e bem. E dar uma explicaçao a isto???
                Pode ser o problema que esteja a surjir no teu tambem...

Comentar

Pois eu falei em vedantes mas posso-me ter enganado, porque também não sei dizer ao certo o que é o que, ambas tem a função de impedir passagem de fluídos ou ar...

Quanto ao consumo de óleo, no manual refere mesmo que é normal ter um consumo entre mudas de óleo, por exemplo de 1L por cada 7500km, julgo que não tenho um manual com informação errada.

Originally posted by joao baterista View Post

Comentar

Ora viva, no meu EE90, acontecia gastar muito óleo... mas era queimado, reparei o motor faz 3 anos e comecei a por BP visco 5000 semi-sintético e agora acreditem ou não, não gasta um pingo de óleo desde a ultima mudança já fez 4500Km e continua no mesmo nível, aconselho plenamente este óleo e não o BP visco 7000 sintético por ser para motores específicos..."Informação transmitida por um mecânico da Toyota à 25 anos"
                    Cumprimentos Toyotistas

---------- Mensagem adicionada em 01:37 PM ---------- Mensagem anterior em 01:32 PM ----------

E já agora...

Visco 5000 10W-40

Lubrificante parcialmente sintético de qualidade Premium para motores ligeiros:
                    - Excelente limpeza interna do motor.
                    - Elevada protecção do motor em condução intensa.
                    - Reduzido consumo de óleo.

Comentar

os lubrificantes da shell também são muito bons!

Comentar

Tenho utilizado bp visco 3000, mas na ultima muda meti o 5000 e continuo a verificar o mesmo consumo, passados já 4500km desde que foi mudado. Se a especificação é a mesma julgo que não é por ter mais ou menos aditivos que o óleo deixe de ser mais ou menos queimado.
                        Se o óleo passar pelos vedantes das válvulas penso o consumo será ditado em função de pressão do óleo em funcionamento, ou seja, é maior quando o motor está frio e/ou o regime de funcionamento do motor é elevado, tal como constato...

Comentar

Olá maltinha, não sei se podesse desenterrar tópicos, mas a necessidade trouxe me aqui a de volta, o problema é comum o meu carina também começou a beber óleo j a uns 10 anos , coisa praticamente insignificante prai 250ml aos 10 mil KMS, foi aumentado, até que bebe prai meio litro aos 10 mil, mas aí é que está a coisa sou eu que mudo o óleo já experimentei várias marcas de 1040 , de bp a total, Castrol, Mobil, liqii moly (lqm pior de todos fica escuro depressa e muito fino ) e mandei fazer a distribuição a uns 2 meses(vou chegar lá) e troquei o óleo de seguida porque tem de tirar tampa das válvulas( coisa mais mal.amanhada da Toyota, que noutros.modelos é tampa á parte) pode cair sempre lixo e não é por 30 euros de mudar o óleo que fico mais pobre , e para meu espanto reparei num ressuado de óleo ( está é a parte) debaixo dos coletores de escape só com lanterna e um certo ângulo é que se vê, não chega a pingar apenas humidade de óleo fresca andando 10 KMS , não sei se será parte do consumo de óleo, fui indicado que havia uma oficina multimarcas de um ex mecânico que trabalhou na Toyota fui lá falar com ele e ele diz que existe um taco de óleo junto á árvore de cams em que ninguém liga nada e vai largando óleo e ele acha que aquilo vai pela emenda entre cabeça e bloco e vai largar lá.oleo , não sei se é se não, ficou de me.ligar a dar uma data para eu ir lá, mas até agora nada concreto, mas fica a dica
                          eu não me lembro de fuga , nunca reparei não sei se é recente ou antiga sei que a partir de certa altura começou a beber óleo, também não larga fumo nenhum, e por esse ressuado sai sempre oleo

Comentar

Comentar

Em processamento...
                            X