Announcement

Collapse
No announcement yet.

Auris: Preços das revisões nos Concessionários oficiais é uniforme?

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Auris: Preços das revisões nos Concessionários oficiais é uniforme?

Boas pessoal!
    Não sei se já ha tópico por aí para esta questão, mas cá vai!

Será que o preço das revisões programadas, nos concessionários oficiais Toyota, são uniformes?

Faço as rcvisões do meu Auris na Caetano V N Gaia, N 222.

A revisão dos 45 000Km ficou por 160€.

A revisão dos 60 000Km ficou por 300€.

Os preços podem ser diferentes de uma oficina para outra, segundo me foi dito o preço da mão de obra é a única coisa que pode variar de oficina para oficina, no entanto apesar do preço bruto dos materiais ser iguas nas oficinas oficiais Toyota, algumas fazer desconto sobre o material e outras não.

Comentar

Originally posted by Jose Resende View Post

Viva.

Como foi dito os preços têm ligeiras variâncias dependendo do valor de mão de obra cobrada nas oficinas. Mas se foram esses os valores que pagaste pelas revisões, está dentro do normal, não está nada fora do normal :fixe

Comentar

Esses preços estão dentro do normal. Efectivamente o único que muda é o preço à hora de mão-de-obra e os descontos. Eventualmente poderão existir oficinas que "injectam" operações nas revisões para as encarecer, tipo limpeza de condutas do ar, afinação dos travões... não sei se são obrigatórias pelo manual da viatura mas duvido (por acaso só me aconteceu 1 vez isto foi aos 30 mil).

Fora isso os valores que mencionaste são normais.

Comentar

Originally posted by Jose Resende View Post
          Boas pessoal!
          Não sei se já ha tópico por aí para esta questão, mas cá vai!

Será que o preço das revisões programadas, nos concessionários oficiais Toyota, são uniformes?

Isso dá 460€ por cada 30000km! Não é lá muito barato ...

Comentar

Nestes dias precisava de fazer a revisão dos 15000 km ao meu Auris 1.4 D4D e pus-me a fazer contas para ver onde o levava. Nos concessionários oficiais (o que quer que isso seja hoje em dia) da zona da Maia - Guimarães ficava nuns 130 - 145€. Em condições normais teria ido a Vigo (110€ e ainda metia combustivel e fazia umas compras no Auchan), mas não deu e portanto pus-me a ver em que param as modas na Norauto, Midas e Precision, uma vez que se trata de uma revisão simples (mudar óleo, filtro e fazer umas verificações):

Norauto (simulador): 82€ com óleo Norauto
            Midas (simulador): 96€
            Precision Maia: 73€ com óleo Shell 5W30 ULTRA AF

Preservando sempre a garantia da marca obviamente.

Levei-o hoje à Precision (passo a publicidade). Pela factura, o preço tem ar de ser promocional (Julho?). Nos dias que correm, é preciso fazer contas à vida.

Falando de contas à vida e apesar de ser off the topic ... Gasta-se cada vez mais €€ em combustível ... A solução passa por andar nas calmas (5.2L/100km) e conseguir combustível tão barato quanto possível. Ultimamente tenho metido na BP por causa do desconto dos 6 cêntimos. Mas dei-me conta que à 4ª feira quem tem cartão Inatel paga menos 8 cêntimos por litro. Outra dica para quem viva na zona da Maia: há um posto BP mesmo no centro que pratica preços uns 2-3 cêntimos abaixo da generalidade dos outros postos BP (hoje estaria a 1,35 mais coisa menos coisa). Espero que esta info possa ter sido útil ...

Comentar

Originally posted by jmfiguei View Post
              ...

Preservando sempre a garantia da marca obviamente.
              ...
              Quem te disse isso? Foi nesses sítios onde viste os preços ou foi na Toyota? A Toyota é que diz se perdes ou não a garantia, porque os outros querem é vender, nem que para isso enganem os clientes. Mas alguém que saiba ao certo pode-te elucidar melhor.

Comentar

Originally posted by jmaclane View Post
                Quem te disse isso? Foi nesses sítios onde viste os preços ou foi na Toyota? A Toyota é que diz se perdes ou não a garantia, porque os outros querem é vender, nem que para isso enganem os clientes. Mas alguém que saiba ao certo pode-te elucidar melhor.
                Sim é verdade jmaclane.....essas oficinas têm "roubado" alguns clientes às oficinas da SC e eles já andam a estudar formas de tentar minimizar isso....mas a garantia só é mantida se nessas oficinas for aplicado material original Toyota, e forem seguidos todos os procedimentos recomendados pela marca...

Por ex, na Toyota colocam penso que actualmente o óleo Castrol não sei das quantas....se na Norauto por ex, colocarem o que eles chamam de "óleo Norauto", em caso de alguma avaria bye bye garantia, porque duvido que esse óleo seja o Castrol não sei das quantas...

O que eu não percebo é o seguinte....se as pessoas têm € para carros novos, não têm € depois para o manter convenientemente? Preferem poupar 30/40€ (tudo bem que ainda é algum €....) e ir a oficinas de esquina, para meterem material manhoso, só para no final ser mais barato.....

O mesmo se passa com os combustíveis, e ainda há pessoal que coloca também peneus reconstruídos/recauchutados só para poupar uns € em cada pneu!!!

Com isto tudo, poupam algum € sim...mas são capazes depois de gastar € em jantares fora, no café ou ainda nos cigarros que tanta falta lhes fazem....

Tudo bem que estamos em crise, e todos os € fazem falta...mas quando se compra um carro, principalmente novo, deve-se fazer contas também aos valores da manutenção e ter uma ideia de valores para ver se a carteira o suporta.....

mas isto é a minha ideia...posso estar errado.

sorry pelo "desabafo".

Comentar

Concordo Comandante. Actualmente o que é importante é mostrar que se tem, seja um carro, uma casa, roupas, telemoveis, etc., mas depois conseguir pagar isso tudo, e manter em bom funcionamento (no caso dos carros) já é secundário. Outros têm grandes carros e depois não usam porque consomem muito...Depois ainda dizem que a culpa é da crise.

De facto nos carros algo que já há muito aprendi é que não se deve poupar demasiado é na manutenção, e em especial em algumas coisas essenciais, desde as revisões atempadas, pneus, travões e suspensão - que é o que mantém o carro em bom funcionamento e bem assente no chão. Tirando despesas em que a diferença é extremamente grande (tipo quando gastei 100 euros em discos e calços novos no Corolla, quando na Toyota 80 euros + iva dava apenas para um disco, sem contar com mão-de-obra) continuo a fazer as manutenções na marca, e o carro já nem tem garantia (pudera, com 13 anos...). Ainda assim não coloquei o mais barato que arranjei, sempre foi material razoável (EBC). Fora da marca acredito que façam a mesma revisão, mas lá está, se usarem o mesmo material que a marca, para se manter a garantia, se calhar custa o mesmo ou mais.

Até que já soube de um caso, que até deu na televisão na altura (se calhar há mais quem se lembre), de uma senhora que levou a sua Mitsubishi Strakar a uma Midas (acho que me estou a lembrar correctamente da oficina), e por causa de falta de óleo, má vedação no carter, ou algo do género, acabou com o motor partido/gripado basicamente, e a Midas dizia que tinha feito tudo bem, e a marca (no caso a Mitsubishi) disse logo que o carro tinha ficado sem garantia pois não tinha feito a revisão de acordo com o previsto pela marca. Adivinhem quem ficou com o prejuízo... será que valeu a pena poupar 30 ou 40 euros?

Comentar

Caros jmaclane e comandante: Acho sinceramente, e com o devido respeito, que a vossa análise enferma de algum preconceito e falta de informação que me espantam para Senior Members. E essa história das aparências ... cada um lá sabe de si e há casos em que até pode ser assim, mas santa paciência, isto não tem nada a ver com show-off. Tem a ver com preços exagerados qb praticados por determinados serviços (revisões auto neste caso).

Mas vamos a alguns factos.

1. Os preços da revisão dos 15000km praticados em concessionários Toyota que mencionei foram obviamente obtidos junto desses concessionários (insinuar que os fui pedir a outro lado é um bocadinho ... enfim, mas tudo bem).
                    Em Portugal o preço das revisões feitas na SC é em geral cerca de 40% mais caro do que o mesmo serviço feito em Espanha, ou se preferirem, em Espanha paga-se 70% ou menos do que se paga cá. É por causa do IVA? Não. Por causa dos salários auferidos pelos espanhóis? Pelo preço das peças em Espanha? Certamente que não. Então ... política da SC que o portuguezinho até agora não teve grande hipótese de contrariar ("comer e calar"). Acham mesmo razoável pagar 130 - 150€ (ou mais) por uma revisão em que poem 4.3L de óleo 5W30, mudam um filtro de óleo e fazem umas quantas verificações mecânicas? Desculpem, mas parece-me que ou não têm que fazer ao dinheiro ou são accionistas da SC. Na realidade acho que nada disto acontece, não levem a mal, mas até parece que acham bem os preços praticados pela SC. Neste post referiu-se que era normal pagar 160€ pela revisão dos 45000km (parecida com a dos 15000km) e 300€ pela revisão dos 60000Km. Convenhanos que, apesar de normal, é um exagero.

2. Sobre a questão das revisões feitas fora da marca e que preservam a garantia. Não, não é a Toyota que diz se podemos ir fazer a revisão ao sítio x ou y (só faltava mais essa). A Toyota específica uma série de requisitos que têm de ser cumpridos para que a revisão seja, para efeitos de manutenção da garantia, igual a uma feita "na marca". E essa informação consta, para a Toyota e muitas outras marcas (senão todas), nas bases de dados da Midas, Precision, Norauto, Bosch Car Service, etc. Desde que os requisitos sejam cumpridos pode-se ir (a quase) qualquer lado. É a lei (uma chatice para o monopólio das marcas, mas é assim).

3. Vejamos só a questão do óleo. A marca específica óleo sintético 5W30 (provavelmente c/ algum dado adicional, não sei). Meus senhores, há de certeza no mercado montes de marcas que cumprem esses requisitos e é óbvio que a Castrol (que por sinal é uma marca do universo BP) é apenas uma delas. Portanto, desde que o óleo cumpra os requisitos impostos pela marca até podemos sair melhor servidos no final da revisão (que eu saiba Castrol não é "a melhor marca do mundo"). Eu não fui à Norauto em parte, confesso, por preconceito relativamente a colocarem um óleo da marca deles. Mas em rigor estou convencido que esse óleo cumpre o que a Toyota exige.

4. O gato por lebre. As grandes cadeias de oficinas não têm, acho eu, qualquer interesse em furar o esquema pela simples razão de que anunciam em tudo quanto é sítio que fazem as revisões de acordo com o específicado pela marca e carimbam o livro de revisões (o que é um compromisso forte qb). Se furarem o esquema, isso sabe-se e não só vão acabar por ter chatices como ficam sem clientes porque nestas coisas de automóveis a confiança é um bem precioso.

A próxima revisão é a dos 30000 km, logo verei como fazer. Sendo que não é tão simples como a dos 15000 km, à partida tentarei levá-lo à marca (onde tenho ido muitas vezes até para serviço de chaparia/pintura e não tenho rigorosamente nada a apontar). Agora, se a SC continuar a praticar preços Premium, podendo, lá irei ao lado de lá da fronteira.

Acho que a concorrência, que não seja desleal, é 1000 vezes preferível a monopólios em que vale tudo. Oxalá, para bem de todos nós, a SC comece a praticar preços mais razoáveis, inclusivamente nos veículos (e, já agora, a disponibilizar os preços das revisões na net como faz a Toyota Espanha; para o consumidor não há nada como a transparência).

Desculpem a extensão da mensagem.

Cumprimentos a todos.

Comentar

Jmfiguei se achas que a SC explora muito aconselho-te a ir a Italia ou a França como ja cheguei a ir com o E11 em viagem... paga-se bemmm mais.

Comentar

Ora, respondendo por partes, e aos pontos enumerados:

1 - Acho sim normal pagar 150€ pela revisãopor ex dos 15k km...isto porque se formor a ver, a mão-de-obra especializada (caso dos funcionários da SC) paga-se mais cara... (não vou entrar no campo da veracidade ou não, porque é certo que há mecânicos tão ou mais competentes que os que trabalham nas marcas oficiais...mas apenas parto do principio que são melhor formados)

2 - É correcto. foi exactamente o que referi no post acima.

3 e 4 - Óleo há muito e de várias marcas, mas por vezes a embalagem é toda ela a mesma...não sei se me faço entender....quero eu dizer, que em qualquer oficina colocam um logótipo no barril a dizer óleo X, quando na realidade o óleo é Y...
                        Se podem fazer o mesmo nas oficinas da marca? Sim podem...mas se depois der barraca eles que se desemm€rd€m porque a responsabilidade é deles...já o contrário não acontece, pois a oficina de esquina vai por-se de parte...

Básicamente, eu por ex prefiro pagar mais algum € e saber que posso andar descansado...se algo der problema deixo lá o carro e eels que se entendam...

Quanto às aparências, o jmclane não se estava a referir a ti óbviamente, mas sim num sentido geral...há muita gente que quer fazer parecer mais do que é...

Comentar

Bem, já que o resto parece ser ofensivo (não sei porquê, não estava a dirigir-me a ninguém daqui, mas...), podemos falar dos preços.

Já tive um VW Polo 1.0 de 97 que, aos 1.000 ou 2.000 km, foi trocar o óleo - 20 contos. Ao 10.000 ou 15.000 km (já não me lembro ao certo) fez a primeira revisão e foram mais de 50 contos. A Passat de 99 fez a revisão dos 90.000 km e passou dos 1.000 euros - tudo feito na VW. Agora se achas que a Toyota é cara... é, em relação à oficina que fica aqui ao lado do emprego, mas como já experimentei e não gostei do serviço de lá hei-de continuar a levar o carro à marca pois tenho mais garantias de ter um serviço bem feito, mesmo que os meus carros já não possuam garantia. Como já disse em cima, em relação a material em que é demasiada grande a diferença de preço, arranjo fora. Até quando reconstruí o meu carro foi fora da Toyota, pois já ficou caro que chegasse.

E não sou accionista da Salvador Caetano, mas também não sou anti-SC só porque são um bocado mais caros.Esses comentários que fizeste sim, podem ser considerados ofensivos.

Comentar

Ja agora alguem sabe qual o preço normal da revisao dos 60 mil para o Auris?

Comentar

Já tive carros de várias marcas: volvo, renault, ford, rover, citroën. A Toyota é, sem dúvida, a que tem preços mais acessíveis em termos de revisões. Para mim, assistência é sempre na marca, pelos motivos já apontados acima...

Comentar

Em processamento...
                              X