Announcement

Collapse
No announcement yet.

P&D - Válvula EGR

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• P&D - Válvula EGR

Olá boas, eu tenho um Corolla Verso D-4D CAT 2.2 177CV High Pack com 87.000Kms de 2007 com 5 anos de garantia e mais ou menos apartir dos 30.000Kms eu comecei a sentir o carro "preso" abaixo das 2200rpm e sempre a gastar muito.

Hoje e após ter gasto cerca de 550€ numa manutenção (limpeza da válvula EGR e descarbonização do colector de admissão) fiquei a saber (da pior forma) que o meu carro tinha uma válvula EGR que serve apenas para não poluir o ar e que a minha garantia não cobria esta manutenção, pois se fosse até aos 3 anos estava coberta, assim como dos 3 aos 5 anos é uma "extensão" da garantia (mas eu paguei como se fosse uma garantia igual à inicial), tenho de ser eu a suportar este valor.
    A Toyota, de acordo com o plano de revisões e manutenções, a válvula EGR só é limpa a cada 45.000Kms, e esta limpeza está coberta pela garantia, agora o resto não!?
    Mas a consequência disso, é que possivelmente de 30.000/40.000Kms eu terei de fazer uma "manutenção" destas, além das revisões.

A minha questão é a seguinte:
    Poderei fazer alguma coisa para que dentro de 30.000/40.000Kms eu não tenha de fazer outra manutenção às minhas custas?

Eu andei a pesquisar e em diversos sites/forums diziam que o melhor era "eliminar" a válvula EGR, através de uma junta cega e do software vag-com. No entanto, eu não queria fazer nada disso sem antes ter a certeza de que o carro passaria na inspecção após essa operação. Será que alguém já o fez, mesmo noutro modelo e não teve problemas?
    Poderei fazer esta operação num concessionário da Toyota ou alguém me aconselha outro procedimento ou oficina?

Muito obrigado.

Se realmente "eliminar" a valvula e possivel que se ganhe mais rendimento, e tambem possivel nunca mais teres esse problema devido a valvula, mas claro n percebo nada disso.
    Mas tambem tenho interesse em saber se e possivel atrofiar o sensor dessa valvula.

Comentar

Existem algumas pessoas noutros forums que dizem que o carro fica com mais rendimento (potência) e inclusivé consome mais, contudo eu tenho as minhas dúvidas. Outros dizem que o carro fca mais "solto" e recupera mais facilmente em baixas rotações, quanto ao consumir mais é irrisório, eu acredito mais nestes. Também porque assim que eu fiz a manutenção, o carro respondia muito melhor em rotações baixas, quanto ao consumir mais, acredito que isso não acontece, ainda para mais porque desta forma eu não tenho de levar o acelerador ao máximo (aumentando o consumo instântaneo) para que o carro desenvolva.

A válvula EGR, apenas funciona abaixo de uma certa rotação (programada no ECU do carro), daí que em auto-estrada ou em grandes velocidades eu não sentia qualquer diferença de rendimento a não ser no consumo.

A maioria do pessoal não faz ideia do que esta válvula faz ao motor dos nossos carros, para quem não imagina o estrago, aqui ficam algumas fotos. Podem não ser do motor do meu carro, mas eu vi um motor igual ao meu aberto e a "porcaria" era igual.
      Façam a alteração enquanto é tempo, pois depois têm de pagar o valor que eu paguei ou mais dependendo do motor e mão-de-obra.

Aqui vê-se uma válvula EGR suja;
      Válvula EGR suja.jpg

Este é um colector de admissão com alguma "porcaria". O motor igual ao meu que eu vi, estava bem pior que este, havia partes que o diâmetro de abertura estava reduzido a metade.
      Colector de Admissão sujo.jpg

Esta é uma imagem de uma válvula EGR limpa.
      Válvula EGR limpa.jpg

Se me perguntarem o que prefiro, poluir o ambiente ou fazer as manutenções 30.000/40.000KMs, prefiro a primeira!
      Eu já faço reciclagem, o meu carro tem catalizador, vistas bem as coisas, há por aí muito boa gente que quando nós vamos atrás deles na estrada nem a chapa de matrícula se consegue ver de tanto fumo/poluição, reciclagem nem sabem o significado e eu/nós é que temos de pagar por esse pessoal.
      Mas também já devia estar habituado, num país onde toda a classe política é corrupta e nem sofre as consequências, a não serem sempre os mesmos...

Peço desculpa se feri os sentimentos de alguém, não era essa a minha intenção, no entanto aqui fica mais um input acerca da dita válvula e as suas consequências.

O que eu gostaria de saber era se alguém já teria feito a alteração?, e em caso positivo, onde, quanto custou e se após a alteração o carro passou na inspecção?

Muito obrigado.

Comentar

eu até tirava a valvula EGR do meu e12, se soubesse onde ela se encontra no motor LOL

Comentar

Resultados da pesquisa de http://img235.imageshack.us/img235/2210/dsc04624customvn2.th.jpg no Google

Este é um dos muitos sites onde o pessoal se queixa do mesmo e pelos vistos só quando o azar nos bate à porta é que vêmos que infelizmente não somos os únicos.

No entanto se não conseguires ver faz uma busca deste género ou parecida: "localização valvula egr toyota corolla verso 2.2 177cv"

Abraço.

P.S. - Se alguém souber local onde façam a intervenção/eliminação, por favor eu agradecia, obrigado.

Comentar

A limpeza (manutenção) no motor 2.2 D4D deve ser algo como How To Clean An Auris T180 / Sr180 Egr Valve, This Could Be A Good Ide - Toyota Owners Club - Toyota Forum

Cumps
            Last edited by [eB]; 18-07-2011, 16:38 PM.

Comentar

Sera que a minha Hilux 2.4TD de 1999 e o meu corolla 1.3 de 1998 tambem tem essa valvula?

Comentar

Esse assunto é um assunto delicado pk as coisas nao sao assim tao preto no branco ... Andam mais por uma zona cinzenta...

A valvula EGR existe por mais do que uma razão , mas claramente tem os seus lados positivos e negativos..

Obrigado por mostrar o seu parecer e opiniao honesta . Ja agora , é possível uma válvula EGR avariar porque parte do seu equipamento é eléctrico . Pode ter queimado a parte a parte eléctrica por exemplo , sem ter chegado aos kms devidos para a sua limpeza e manutenção marcada...

Sem saber e sem o conhecer de nenhum lado , diria que faz bastante kms dentro da cidade , ou pelo menos uns kms no para arranca quase todos os dias.. Nao ?

Comentar

Na minha opniao, pelo menos na motorizacao do meu carro. eliminar a egr so funciona electronicamente, agora com junta cega o carro fica muito estranho, nao gostei!

Comentar

O caminho que eu faço para o trabalho e vice-versa, é o que a população em geral faz. É engraçado você colocar essa observação no final: "Sem saber e sem o conhecer de nenhum lado , diria que faz bastante kms dentro da cidade , ou pelo menos uns kms no para arranca quase todos os dias.. Nao ?", pois já um Engº da Toyota me fez a mesma observação...

Eu moro em Odivelas e trabalho no Aeroporto de Lisboa, o meu percurso diário é o seguinte:
                    - Saio de casa por volta das 08H15 da manhã e vou levar os miúdos à escola, em 7/10 minutos eu estou na escola dos miúdos - neste trajecto deu para o carro atingir a temperatura normal e chegar a atingir os 130/140 Kms/h;
                    - Depois saio da escola dos miúdos e vou para o trabalho onde demoro cerca de 25/30 minutos - neste trajecto, o carro já está com a temperatura normal e não preciso de ir devagar como inicialmente, então chego a atingir os 140/150 Kms/h.

Estes tempos são durante 8 meses do ano, pois durante os meses das férias eu demoro para o trabalho cerca de 15/20 minutos, a velocidade mantém-se, é claro que durante os meses em que não há férias possivelmente metade desse tempo é em pára-arranca.

Agora a minha pergunta é a seguinte e foi a mesma que eu fiz ao Engº da Toyota: Qual é o automobilista que demora mais tempo ou menos tempo para o trabalho e que faz apenas auto-estrada de modo a essa válvula entupir mais tarde? - Pois é, ele também não me deu resposta...

Foi então que eu percebi que eu comprei um carro para competição/auto-estrada, só foi pena não me terem dito nada na altura da venda!?

Não me leve a mal o meu jeito de colocar este assunto, eu não tenho nada contra o senhor, no entanto, fez-me lembrar um dos Engºs. com quem falei e que descartou qualquer responsabilidade na manutenção da viatura. Pior que isto, ainda foi dizerem-me que a garantia que eu tenho, de 5 anos, cobre apenas algumas coisas, pois a garantia integral era até aos 3 anos!? Contudo, no momento da compra, eu paguei mais pela extensão da garantia dos 3 para os 5 anos, só que ninguém me disse nem está escrito em lado nenhum quais as coberturas anuais.

Enfim, para vender vale tudo...o pior vem a seguir

Comentar

O que é certo é que já foi limpa na revisão dos 60.000Kms, mas eu andava a sentir o carro "preso" desde os 30.000/40.000Kms e agora foi limpa uma segunda vez, no entanto, apesar dessa limpeza ainda teve de abrir a cabeça do motor para descarbonizar o colector de admissão, toma lá cerca de 550€ "à moi", e o carro ainda está dentro da garantia (fictícia, pelos vistos!?)

Comentar

Indo por partes, a garantia como referiu é de 5 anos, ou seja 3 anos garantia total + 2 anos de extra-care.

É preciso cuidado com as garantias...o extra-care apenas cobre defeitos/avarias relativas a partes fulcrais aos funcionamento do automóvel...tais como motor e caixa. O facto dessa válvula ter entupido, não se pode considerar uma avaria uma vez que no fundo não avariou nada....

Se tivesse acontecido como o user nuno_n referiu, queimado por ex algum componente electrónico da válvula, aí sim seria com certeza substituída em garantia, mas isso é uma manutenção.

Uma forma de evitar que tal volte a acontecer, é por ex de vez em quando colocar gasóleo do melhorzito e dar-lhe umas esticadelas para sair esse carvão que se vê nas imagens.

A par do filtro de partículas, a EGR foi outra invenção que só tráz dores de cabeça...no entanto retirá-la é uma opção...começam a existir é outros problemas tais como luzes acesas no painer de instrumentos, ou coisas mais estranhas...

Ah, e não confundir uma coisa, o software vag-com não se aplica nos Toyotas...isso é para os carros do grupo vag :fixe

---------- Mensagem adicionada em 12:35 AM ---------- Mensagem anterior em 12:30 AM ----------

Outra coisa, sendo esse o motor diesel mais potente que a Toyota tem, ainda é mais propício a que acumule esses gases...esse é um motor para fazer estrada aberta...quanto mais cidade fizer, pior é.

E se a limpeza da válvula está prevista no plano de manutenção, é por isso que as facturas são elevadas pois como referiu, tem bastante mão-de-obra. Isto porque por vezes as pessoas assustam-se com as facturas e não sabem como é possível ser tanto €...

Depois recorrem a oficinas´de rua (ñ tenho nada contra, é apenas uma forma de falar), e estas dão ao cliente o que ele quer....óleo e filtros mudados a um preço muito mais baixo...só que não fazem é metade do serviço que era suposto fazer :lol

Isto é só um alerta para os que pensam que por pagarem pouco, vão bem servidos à mesma...uma vez que nem sempre isso equivale à verdade :fixe

Comentar

Eu paguei 550€ foi da limpeza do filtro de partículas e da descarbonização do colector de admissão, a limpeza da válvula EGR estava coberta pela garantia.

A minha questão aqui é a seguinte, sendo eu igual à maioria dos mortais, que demora cerca de meia hora a 45 minutos até ao trabalho, seja no pára-arranca ou "abrir", o que eu posso fazer para evitar que dentro de 30.000/40.000 Kms volte a pagar 550€ ou mais por uma manutenção a uma válvula que pelos vistos não me serve para nada?

Comentar

Eu faço a mesma pergunta que o Sr. engenheiro da Toyota , ( apesar de nao parecer , eu de nada tenho de ligaçao laboral á empresa toyota... apenas um fan da marca ) ....Pk a realmente essa pergunta tem logica , devido ao funcionamento da EGR... e desde ja obrigado pela sua resposta :fixe...

Em relação á garantia dos 3 anos (total ) e a extensão (5 anos ) , a culpa é do vendedor da marca que o mal informou , ou então ocultou essa parte e como disse.. para vender tudo vale.. Sinceramente acho que isso é muito incorrecto , mas o mundo esta cheio de pessoas com falta de competência e seriedade no que vale a negócios e vendas.. mas adiante.

já agora posso deixar a questão no ar , de saber o que realmente esta dentro da garantia dos 5 anos para depois mais tarde não ter mais surpresas inesperadas... Deve estar escrito em algum lado o que esta coberto e o que não esta...

Voltando ao assunto da EGR.. a Egr em ingles " Exhaust gas re-circulation " . Este pdf cobre basicamente o que é e para o que serve... http://www.hmautotron.eng.br/artigos...lvulas-pro.pdf

Basicamente é uma válvula que abre para aproveitar 20 a 30 % dos gases de recirculaçao para quando o carro esta frio , os gases quentes de exaustão tornem a entrar em percentagem no ar da admissão para que o carro aqueça mais depressa e chegue mais rapidamente á temperatura Ideal de funcionamento.. As EGr antigas sao puramente mecânicas , funcionando com o vácuo do motor . tendo o medidor de gases na admissão para saber dosear a percentagem . As mais recentes, ja teem parte electrónica ( causando avarias e mais entupimentos, caso o sensor medidor avarie, suje ou esteja de leitura incorrecta).

Sinceramente o seu percurso para o trabalho não me parece nada mal .. Tudo correcto...

Se o engenheiro da Toyota nao lhe deu resposta para a sua pergunta que é muito boa, eu vou tentar dar....

Na minha opinião pessoal , há lubrificantes , assim como combustíveis, muito iguais e muito diferentes uns dos outros ao mesmo tempo , mas toda a gente diz que são todos iguais... Como disse , na minha opinião , ha combustível de boa e "razoável" qualidade.. todos fazem andar o motor por isso sao todos iguais.. Nao !!.. No motor entra ar e gasóleo e sai ar com gasóleo queimado ( co2+ ox ? ) . Se o gasóleo queimado entra outra vez na admissão e por duas razoes esta mal queimado (falta de temperatura ou excesso de gasóleo ) ou esta gorduroso , torna o ar mais gorduroso , fazendo alojar estas partículas aonde passa.. NA próprio corpo da EGR ( valvula ) , na parte de admissão, colectores .. elas vão-se acumular , criando uma obstrução , fazendo-a tapar por completo mais tarde ... Um gasóleo menos gorduroso de melhor qualidade tenha menos probabilidades de acumulação. Eu vou metendo gasóleo por 2 a 3 marcas no máximo .. nunca na mesma marca seguida .. para nao habituar mal os injectores , no seu caso piezoeléctrico..( muito sensíveis ) e depois para se ir variando de " comida "

Falta de temperatura.. o ponteiro ao estar há menos de 5 minutos por exemplo na temperatura correcta nao quer dizer que o bloco esteja todo na temperatura correcta.. mas o sitio da sonda sim ...

Excesso de gasóleo ... com um motor com um binário desses.. nao custa nada andar em 3a velocidade a 40 ou 50km/h muito tempo fazendo o motor esteja nas 1700rpm ( +/- ) a queimar mal ...

Mas mesmo assim .. mesmo com um óptimo uso de faixas de rotação e combustível , o carro tende a ganhar obstrução na válvula EGR ..é um mal necessário quase , mas muito mais tarde em kms.. por isso é que de vez em quando convém ao fazer uma viagem , esticar um pco, um pedaço grande para ele aquecer mm o motor .. e queimar essas partículas.. que afinal ate teem vestígios de gasóleo mal queimado... com a temperatura desaloja-las e queimado-as.

já diz ditado , cada cabeça sua sentença.. esta é a minha opinião ...

Nos aqui no fórum temos uma pessoa amiga em chaves .. de vez em quando eu vou la visita-lo e o motor vai ter que puxar , queimar bem durante uns bons Kms dessa AE ate la... Nada de exageros logicamente... Resultado .. EGr limpinha e o turbo sem vestígios de gordura de "óleos" ( recirculaçao de vapores de óleo do carter ) :fixe..

A EGr já foi posta em pratica no anos 70 Comandante.. e em nada tem haver com a FAP .. que é muito pior..
                            Em relação ao retirar electronicamente a EGR.. acho que esse carro usa Centralina DENSO .. logo é inviolável em questão de software.. Ou remoção ou alteração de algum parâmetro da centralina.. Alguma coisa que possa ser feita é um upgrade ao software na marca se existir...

Desculpe o testamento.. mas é a minha opiniao .. posso estar errado.. mas é aquilo que acredito hoje.. !!

Comentar

Originally posted by nuno_n View Post
                              (...)

A EGr já foi posta em pratica no anos 70 Comandante.. e em nada tem haver com a FAP .. que é muito pior..
                              (...)
                              Sim eu sei...eu referia-me à EGR e ao FAP como duas coisas distintas, apenas que ambas as coisas foram das piores invenções a nível mecânico e que mais dores de cabeça têem dado.....

Só uma coisa, tenho ideia que o melhor gasóleo é aquele que tem mais % de gordura...uma vez que lubrificariamelhor os injectores, originando assim a um trabalhar mais suave do motor e consequente prolongamento da vida útil do motor.....

É assim, ou estou errado?

Comentar

Em processamento...
                              X