Announcement

Collapse
No announcement yet.

Tubos Vaco Carburador Corolla XL 1.3

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Boas João,

Manda uma PM ao Svicente ele tem um DX EE80 com a versão de carburador do EE90.
    Amanhã se tudo correr bem devo estar com ele, se assim for tiramos umas fotos para te enviar.
    De qualque maneira deixa o circuito aberto como te disse anteriormente, não é grave e o motor trabalha (apenas a frio é que tens que carregar um pouco no acelerador, depois de quente é só andar)!!!
    Motor 2E é um verdadeiro guerreiro!

Comentar

Eu já lhe mandei a PM à uns dias

Comentar

Originally posted by joao_mourico View Post
        Pois, só que para isso preciso de alguma informação extra para o fazer... Esquemas ou fotografias... são muitos tubos.. :p

---------- Mensagem adicionada em 08:48 PM ---------- Mensagem anterior em 07:18 PM ----------

Porque é que não consigo ver as fotos?
        http://www.toyotistas.com/forum/perg...arburador.html

Eu consigo ver as fotos....

Alguem que abra as fotos e coloque aqui no forum para o colega ver..

Tenho fotos do carburador do 2E
        ---------- Mensagem adicionada em 02:13 PM ---------- Mensagem anterior em 02:13 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:14 PM ---------- Mensagem anterior em 02:13 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:14 PM ---------- Mensagem anterior em 02:14 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:15 PM ---------- Mensagem anterior em 02:14 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:15 PM ---------- Mensagem anterior em 02:15 PM ----------

---------- Mensagem adicionada em 02:17 PM ---------- Mensagem anterior em 02:15 PM ----------

quem colocou as fotos deste carburador foi o Zapper..

outra foto

Comentar

Desde já agradeço a disponibilidade. ;)

Mas continuo com um problema. Entre o carburador e o motor passam 2 tubos de vaco, um proveniente de uma valvula do colector de admissão e o outro que vem do distribuidor.

Qual é que é o tubo que liga directamente ás duas valvulas que estão ao pé do carburador? É o que vem do distribuidor (do diafragma mais pequeno do distribuidor) ou o que vem da tal valvula do colector de admissão?

Comentar

Ora bem, antes de mais quero avisar que as ligações que tenho no meu corolla não estão de acordo com o diagrama proveniente do site toyodiy e que é de fonte oficial... por isso tudo o que mostrar aqui fica apenas como referencia para um esquema de ligação que tem funcionado desde sempre... se existe erro ou não no esquema oficial, disso já não tenho certezas, mas se formos a ver bem afinal de contas o esquema é mais para indicação das peças constituintes e não da sua montagem e ligação. Por isso tenho mantido o esquema que vou indicar a seguir em detrimento do esquema "oficial".

Seguem então as fotos com a correspondência de números quanto as pontas de cada tubo, e as ligações que tenho actualmente aplicadas sobre esquema do site toyodiy (assumindo o erro de desenho no quadrado verde).

Espero que ajude.

---------- Mensagem adicionada em 02:44 AM ---------- Mensagem anterior em 02:40 AM ----------

Em tempos lembro-me de tentar procurar esquemas de ligação noutros modelos que tenham sido equipados com o 2E e com o carburador Aisin VV, como por exemplo no starlet EP71, para ver se comprovava o erro do esquema oficial, mas por agora não tou a conseguir... A ver se faço uma pesquisa com mais tempo.

---------- Mensagem adicionada em 02:57 AM ---------- Mensagem anterior em 02:44 AM ----------

Encontrei o esquema do Starlet EP71 com o 2E e carburador Aisin VV. Este sim já ta de acordo com o esquema de ligações que tenho:

Fonte: ToyoDIY.com
            Last edited by zapper; 07-09-2011, 03:00 AM.

Comentar

Então o esquema da toyodiy está errado?

Comentar

Agradeço o trabalho que tives-te.

O meu está diferente do que mostras-te. O teu esta a trabalhar bem, né?

Vou alterar o meu e amanhã ver o resultado.

Obrigado zapper

Comentar

Pois, eu não posso dizer com certeza se os esquemas estão errados ou não (tanto o do EE90 como o do EP71) mas uma coisa é certa, já tentei há uns anos atrás meter como ta no esquema do EE90 e o resultado foi mau, o motor ficava a trabalhar a baixo das 850rpm (o ralanti normal a quente) e incerto (devia estar a influenciar avanço do distribuidor).

Tenta como te mostrei pelas fotos ou pelo como apresenta o esquema do EP71. É como tenho, o avanço do distribuidor está como deve ser, os consumos estão normais, e puxa bem.

Comentar

Meti como disses-te e à pouco fui beber café e reparei que a luz do economy não fica certa. Mal toco no acelerador ele passa logo a laranja.
                    O teu faz o mesmo?

Comentar

Não é logo mal toco no acelerador, claro que no curso do acelerador, o laranja aparece mais cedo se tiver em baixa rotação (por ex: 1000-1500rpm).

O sensor de vácuo se tiver se vácuo informa o laranja no economy, as tantas tens alguma fuga no circuito...

Mas à parte do laranja aparecer quando mal tocas no acelerador, sentiste melhorias?

Comentar

Ainda não deu bem para ver se há melhorias.

Logo já vejo quando for para casa. Já vou dar uma volta com ele e tiro a prova dos 9.

Agora essa parte da luz do economy é estranha... ali passa-se algo de muito estranho naquele carro...

Comentar

Não há melhorias....

Alguma ideia?

Comentar

Bem podes começar por um teste simples.

Com o motor em funcionamento, se retirares o tubo inferior do avanço do distribuidor, sentes vácuo se encostares a ponta do dedo no tubo? E ao retirar o tubo, o ralenti baixou das normais 800-900 para 600rpm? Se constatares as duas coisas então parece estar tudo como é suposto.

Atenção fazer isto de retirar o tubo com o motor em funcionamento é um procedimento que é efectuado quando se afina o avanço estático do distribuidor, por isso não é nada que não possa ser feito para efeitos de teste.

Ah e outro teste, desliga o tubo que vai pro sensor de vácuo e tapa o tubo de modo a não entrar ar algum pro circuito, e dá uma volta com o carro a ver se notas diferenças. O sensor é apenas um indicador para o painel de instrumentos visto que não há "centalinas" para monitorizar o quer que seja.
                            Last edited by zapper; 10-09-2011, 03:06 AM.

Comentar

No tubo inferior não obtenho qualquer vaco com o motor em funcionamento, so quando acelero e nesse mesmo momento de acelerar é que aparece o vaco que desapareço logo quando o motor repõem a aceleração que lhe impus.

Onde tenho vaco é no tubo superior (que se encontra mais próximo do distribuidor na zona maior do diafragma).

Esse tubo inferior que te referes, no meu caso, está ligado à zona traseira do carburador (mais próximo do pendura).

Outra coisa, o distribuidor avança conforme diminui o vaco (aumenta a pressão da admissão de ar) do motor?

Comentar

Sim, o vácuo aumenta com o aumento do regime de funcionamento do motor. Mas ao ralenti ainda existe vácuo, tanto que se tapares com o dedo o tubo que retiraste do bocal inferior do avanço do distribuidor, o motor sobe de regime até ao ralenti normal.

No tubo superior não tenho a certeza se tem vácuo ou não, só experimentando...

Sim, esse tubo que referes está ligado à traseira do carburador como referes.

O avanço do distribuidor aumenta com o aumento do vácuo pelo menos pelo bocal inferior do avanço do distribuidor (passo a redundância), ou seja, ao retirares o tubo, o distribuidor retarda o ponto de ignição, para os 10ºBTDC tal como é referido num autocolante que existe sob capot.

Comentar

Em processamento...
                                X