Announcement

Collapse
No announcement yet.

Tubos Vaco Carburador Corolla XL 1.3

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Sempre pensei que com o aumento de regime do motor atmosférico o vaco diminui-se visto que a admissão e estragulada pela borboleta do carburador e em altos regimes encontra-se menos estrangulada.

No meu caso só encontro vaco, ao relenti, no tubo superior.

Comentar

Originally posted by joao_mourico View Post
      Sempre pensei que com o aumento de regime do motor atmosférico o vaco diminui-se visto que a admissão e estragulada pela borboleta do carburador e em altos regimes encontra-se menos estrangulada.

No meu caso só encontro vaco, ao relenti, no tubo superior.

Boas João,

Tenta fazer a limpeza com um spray de limpeza de carburadores e limpa tambémtoda a tubagem e válvulas do circuito de vácuo, é possível que esteja a fazerfalta uma descarbonizarão completa do carburador.

Comentar

Fiz isso há coisa de 3 meses mas manteve-se igual.

Outra coisa que noto no carro é um trabalhar não certo que se nota mais ao relenti...
        Last edited by joao_mourico; 11-09-2011, 22:22 PM.

Comentar

Pois é amigo João, tenho pena de não poder ler, para já, que o problema estivesse resolvido...
          Não arranjas alguém que tenha um modelo igual para comparares as ligações dos tubos?

Comentar

Infelizmente não consigo arranjar aqui ninguém que tenha.

Está complicado....

Comentar

Fiz isso há coisa de 3 meses mas manteve-se igual.

Outra coisa que noto no carro é um trabalhar não certo que se nota mais ao relenti...
              Boas João,

Descreve o ruído que sentes quando o motor está a trabalhar ao relanti?
              Quando aceleras o que acontece?
              E em andamento notas perdas de potência?

Comentar

O ruído nota-se em andamento, parece que andam umas molas ou qualquer coisa solta dentro do motor... ou seja, supostamente o tal "grilar". Não se nota sempre, é só quando por exemplo mantenho uma velocidade constante e quando o motor entra em esforço.

O relenti esta instável, varia constantemente as rotações e parece que o motor falha.

Por falar em falhar, quando vou numa estrada a descer e acelero so para a acompanhar e o carro não perder velocidade noto uns "sulavancos" no carro...

Quanto à potência não percebo, umas vezes parece um doido e outras vezes parece um cocho, perde a força.

Para piorar tudo, hoje fiz outra vez a média, e lá está, 8,8l/100. Bebe mais gasolina que eu cerveja...

Ultimamente noto também que ele deita um cheiro um pouco incomodativo (parece que se entranha no nariz e na roupa) dos gazes e quando o meto a trabalhar deita um pouco de fumo a mais. (até me sinto mal andar assim com um Toyota a largar tanto fumo, ando a envergonhar a marca :p)

Mais perguntas

---------- Mensagem adicionada em 12:32 AM ---------- Mensagem anterior em 12:26 AM ----------

Originally posted by zapper View Post
                Sim, o vácuo aumenta com o aumento do regime de funcionamento do motor. Mas ao ralenti ainda existe vácuo, tanto que se tapares com o dedo o tubo que retiraste do bocal inferior do avanço do distribuidor, o motor sobe de regime até ao ralenti normal.

No tubo superior não tenho a certeza se tem vácuo ou não, só experimentando...

Sim, esse tubo que referes está ligado à traseira do carburador como referes.

O avanço do distribuidor aumenta com o aumento do vácuo pelo menos pelo bocal inferior do avanço do distribuidor (passo a redundância), ou seja, ao retirares o tubo, o distribuidor retarda o ponto de ignição, para os 10ºBTDC tal como é referido num autocolante que existe sob capot.
                Onde está esse tal autocolante? Parece-me que o meu não tem nada disso.. :s

Comentar

[QUOTE=joao_mourico;488768]O ruído nota-se em andamento, parece que andam umas molas ou qualquer coisa solta dentro do motor... ou seja, supostamente o tal "grilar". Não se nota sempre, é só quando por exemplo mantenho uma velocidade constante e quando o motor entra em esforço.

O relenti esta instável, varia constantemente as rotações e parece que o motor falha.

Por falar em falhar, quando vou numa estrada a descer e acelero so para a acompanhar e o carro não perder velocidade noto uns "sulavancos" no carro...

Quanto à potência não percebo, umas vezes parece um doido e outras vezes parece um cocho, perde a força.

Para piorar tudo, hoje fiz outra vez a média, e lá está, 8,8l/100. Bebe mais gasolina que eu cerveja...

Ultimamente noto também que ele deita um cheiro um pouco incomodativo (parece que se entranha no nariz e na roupa) dos gazes e quando o meto a trabalhar deita um pouco de fumo a mais. (até me sinto mal andar assim com um Toyota a largar tanto fumo, ando a envergonhar a marca :p)

Mais perguntas

---------- Mensagem adicionada em 12:32 AM ---------- Mensagem anterior em 12:26 AM ----------

---------- Mensagem adicionada em 01:10 AM ---------- Mensagem anterior em 12:52 AM ----------

[QUOTE=joao_mourico;488768]O ruído nota-se em andamento, parece que andam umas molas ou qualquer coisa solta dentro do motor... ou seja, supostamente o tal "grilar". Não se nota sempre, é só quando por exemplo mantenho uma velocidade constante e quando o motor entra em esforço.

Mais perguntas

João andaste a mexer no distribuidor?
                  Esquece o circuito de vácuo o problema não é dai garantidamente.

Vais fazer 4 testes que te vou dizer

1º - vais verificar o filtro da gasolina para ver se não tem ar lá dentro ( metes o carro numa zona mais escura e com uma lanterna apontas para o filtro e verifica se ele está totalmente cheio, se tiver ar muda-o que já foi com os porcos...)
                  2º - vais verificar o estado das velas, e vês se não estão carbonizadas!
                  3º - desmontas a cabeça do distribuidor e verificas o estado das 4 escovas que estão no interior.
                  3º - O que considero o mais provável ( vais tirar uma vela de cada vez e metes-lhe o cachimbo, metes o carro a trabalhar e de seguida encostas a vela ao motor para ver como é que está a ser feita a descarga eléctrica. Atenção não agarres a parte metálica da vela pois podes levar um esticão... lol), este teste serve para ver o estado dos cabos de corrente das velas, se notares que a descarga está fraca ou ao mexeres o cabo notas que não faz mesmo descarga nenhuma é porque o cabo já era. Nota se assim for recomendo a modança dos 5 cabos!

Pela descrição que fizeste algo se passa com o ponto de ignição desse motor dai estar a consumir mais e parece que está descompassado.
                  Depois diz algo, boa sorte!

Comentar

[QUOTE=Dantas;488779]
                    João andaste a mexer no distribuidor?
                    Esquece o circuito de vácuo o problema não é dai garantidamente.

Vais fazer 4 testes que te vou dizer

1º - vais verificar o filtro da gasolina para ver se não tem ar lá dentro ( metes o carro numa zona mais escura e com uma lanterna apontas para o filtro e verifica se ele está totalmente cheio, se tiver ar muda-o que já foi com os porcos...)
                    2º - vais verificar o estado das velas, e vês se não estão carbonizadas!
                    3º - desmontas a cabeça do distribuidor e verificas o estado das 4 escovas que estão no interior.
                    3º - O que considero o mais provável ( vais tirar uma vela de cada vez e metes-lhe o cachimbo, metes o carro a trabalhar e de seguida encostas a vela ao motor para ver como é que está a ser feita a descarga eléctrica. Atenção não agarres a parte metálica da vela pois podes levar um esticão... lol), este teste serve para ver o estado dos cabos de corrente das velas, se notares que a descarga está fraca ou ao mexeres o cabo notas que não faz mesmo descarga nenhuma é porque o cabo já era. Nota se assim for recomendo a modança dos 5 cabos!

Pela descrição que fizeste algo se passa com o ponto de ignição desse motor dai estar a consumir mais e parece que está descompassado.
                    Depois diz algo, boa sorte!
                    O carro já veio assim para as minhas mãos. Já tentei acertar o distribuidor, mas sem resultado. Existe alguma maneira de o fazer em casa?
                    Ja estive para fazer um circuito para a tal lampada estroboscópica, maz ainda não consegui arranjar um transistor pnp e não sei se vou conseguir fazer...

Respondendo às tuas perguntas:
                    1º- Sim, o filtro por vezes tem ar la dentro, mudei-o à coisa de 1 ano. Será que já está estragado? Lembro-me que quando o montei pouco tempo depois ja fazia isso.
                    2º- As velas estão boas, ainda a semana passada as tirei fora e voltei a limpa-las. Estavam brancas (supostamente estava a queimas bem). Aproveitei e afinei as válvulas, já não andavam lá muito boas...
                    3º- A tampa do distribuidor está boa, mudei-a na mesma altura do filtro da gasolina, tampa e rotor.
                    4º- Em relação aos cabos, não sei. vou ver logo

Obrigado dantas

Comentar

Dantas, fiz o 4º teste.

Notei que a primeira e a terceira vela, a contar da correia de distribuição, dão mais faisca que as outras. parece que preenchem o pólo todo enquanto que a segunda e a quarta só dão uma faisca única, de um só raio.

Qual o diagnóstico?

Comentar

Mais 2 perguntas:
                        -Quando mudaste a tampa e o rotor do distribuidor, mudaste também o condensador? (está localizado exteriormente à tampa do distribuidor)

-A folga das válvulas ajustaste com o motor quente?

Comentar

Não, não mudei o condensador. Qual é a função dele? Eliminar "ruídos" (interferências) no sistema eléctrico do distribuidor?
                          Devia mudá-lo?

A folga das válvulas ajustei com o motor quente, para os 0,20 mm. Esta semana ainda vou tirar a tampa das válvulas para confirmar se ainda se mantêm com a folga que lhes dei de novo com o motor em quente. Antes de as afinar só passava a lamina de 0,15 mm do apalpa-folgas e então ajustei de modo a passar a de 0,20 justa.

Comentar

O condensador permite que a faisca se mantenha por mais tempo após a descarga inicial. É coisa relativamente barata por isso se substituir é menos um "ponto" para suspeitar.

Comentar

Não, não mudei o condensador. Qual é a função dele? Eliminar "ruídos" (interferências) no sistema eléctrico do distribuidor?
                              Devia mudá-lo?

A folga das válvulas ajustei com o motor quente, para os 0,20 mm. Esta semana ainda vou tirar a tampa das válvulas para confirmar se ainda se mantêm com a folga que lhes dei de novo com o motor em quente. Antes de as afinar só passava a lamina de 0,15 mm do apalpa-folgas e então ajustei de modo a passar a de 0,20 justa.
                              Boas João,

O nosso motor tem uma afinação de válvulas complicada, quando comprei o meu DX ao Aguilar o motor estava fixe no entanto sentia-se as válvulas a matraquilhar tanto a frio como a quente... Dois dias depois fui falar com o meu mecânico e ele teve que fazer a afinação por duas vezes porque 4 das 12 tem que ser afinadas a frio, agora não te sei confirmar quais são.

---------- Mensagem adicionada 14-09-2011 em 12:04 AM ---------- Mensagem anterior 13-09-2011 em 11:53 PM ----------

Originally posted by zapper View Post
                              O condensador permite que a faisca se mantenha por mais tempo após a descarga inicial. É coisa relativamente barata por isso se substituir é menos um "ponto" para suspeitar.
                              Boas Zapper,

É capaz de ser isso ou mesmo os cabos do 2 e 4 cilindro, mas pode-se fazer novo teste aos cabos, trocando os cabos do 1º pelo 2º e do 3º pelo 4º, se se verificar falta de potencia electrica nos cabos 1 e 3 depois de trocar os cabos é porque é mesmo cabos. (Nota os cabos são de comprimentos diferentes, mas com jeitinho vai lá)

João verifica se os conectores dos cabos não estão calcinados ou mesmo com folga. ( se tiveres pasta de cobre coloca um pouco nos conectores)

Comentar

Do que sei, e que é recomendado oficialmente, a afinação é para ser feita à temperatura normal de funcionamento do motor.

Comentar

Em processamento...
                                X